sábado, 27 de maio de 2017

Cheia do Rio Uruguai deixa 30 famílias fora de casa





A previsão de mais chuva para hoje, 27/5, é motivo de ansiedade entre os moradores de Uruguaiana. Isso porque, diversas famílias do município já estão fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai.
O principal motivo de preocupação é o volume expressivo de chuvas nas regiões norte e noroeste do estado, já que grande parte dessa água chega a Uruguaiana pelo Rio Uruguai.  Em dois dias - de quarta-feira, 24/5, até à tarde de ontem, 26/5 – o número de atingidos pela enchente cresceu consideravelmente. Na quarta-feira, o dado era de 20 pessoas atingidas, já ontem, chegava a 62. “Uruguaiana atualmente possui três famílias desabrigadas, sendo oito adultos e três crianças. Doze famílias desalojadas com 38 adultos e 13 crianças e 15 famílias afetadas, com 46 adultos e 16 crianças”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Rosa Woutheres. Os desabrigados estão sendo levados para o Centro Esportivo Zona Leste, já os desalojados estão na casa de parentes ou amigos.
Ao meio dia de sexta-feira, a aferição da altura do rio chegava aos 8 metros e 51 centímetros, vinte centímetros a mais do que na quarta-feira. As famílias mais atingidas estão no bairro Marduque e Santo Antônio.
Executivo
O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de chefe do Executivo, esteve na manhã de quinta-feira, 25/5, visitando áreas alagadas pela enchente. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação vem realizando visitas sociais para as famílias afetadas pelas cheias do Rio Uruguai.
Já a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, também esteve trabalhando em diversos bairros da cidade que foram afetados pela chuva. O trabalho foi intensificado principalmente na limpeza de valas e bocas de lobo, objetivando assim, evitar mais alagamentos. Entre os locais de limpeza estão a vala na Rua 7 de Setembro com Joal de Lima e Silva no bairro Vila Júlia; limpezas das valas que passam pelo bairro Cidade Nova; limpeza da tubulação na Rua Aleixo Worlod, no Bairro Cabo Luiz Quevedo e limpeza e terraplanagem na Rua Ivo Rodrigues, no União das Vilas.

Karine Ruviaro

0 comentários: