sábado, 20 de maio de 2017

Encontro debateu saúde da mulher





Aconteceu ontem, 19/5, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Uruguaiana. Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Uruguaiana e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Durante a cerimônia de abertura, compuseram a mesa de atos, o vereador Elton da Rocha, o secretário de Governo, Paulo Fossari - o qual esteve representando o prefeito Ronnie Mello -, o secretário adjunto de Saúde, Raphaelly Felix, que na oportunidade representou a secretária da Pasta, Thais Aramburu, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renato Corrêa, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Joraci Dutra e a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, Laura Antunes de Souza.
Na ocasião, Fossari fez a abertura oficial do evento, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na realização do evento. Já Félix parabenizou os organizadores do evento, salientou a importância do mesmo, visto que este é um espaço que permite discutir e refletir sobre diversos assuntos relacionados ao público feminino, como planejamento familiar, violência contra a mulher, entre outros. “Por fim, quero reiterar que para nós da SMS é uma satisfação fazermos parte desse momento histórico que é a realização da 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres de Uruguaiana”, frisou Felix.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Joraci Dutra, comentou que a mulher é a base da família, que a vida começa por ela, por isso, a importância do debate do assunto. “Para que daqui se extraiam diretrizes, ações, necessárias a todas as mulheres de Uruguaiana”, disse. A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, Laura Antunes de Souza, destacou alguns pontos importantes sobre os direitos das mulheres, principalmente sobre a diferenciação de salários em relação ao dos homens. Além disso, falou sobre a Constituição Federal de 88, mais especificamente sobre o artigo 7º, que fala sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
A programação da solenidade seguiu até às 18h com palestras de profissionais da área da saúde e assistência social, leitura e aprovação do Regimento Interno, Grupos de Trabalho, plenária final e eleição dos delegados. Até o fechamento desta edição, os nomes dos oito delegados (quatro titulares e quatro suplentes) não haviam sido decididos. 

Karine Ruviaro

0 comentários: