quinta-feira, 4 de maio de 2017

Exposição Passaporte em Bagé tem programação intensa





Considerada uma das regiões mais tradicionais do Cavalo Crioulo no país, Bagé (RS) recebe neste próximo final de semana mais uma etapa das Exposições Passaportes que classificam exemplares para a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De 4 a 6 de maio, na Associação Rural do Município, ocorre o evento do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, que integra a trigésima sétima Exposição da Raça Crioula no município.
Conforme o presidente do Núcleo, Luis Mario Dias, a expectativa é de uma exposição com grande participação de criadores e expositores. A programação terá outras atrações como um ciclo de palestras, organizado em conjunto com a Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), onde participam o superintendente do Setor de Registro Genealógico da entidade, Frederico Araújo, a criadora Márcia Linhares e o jurado André Narciso Rosa, que será o responsável pelo julgamento da Passaporte. “Temos uma parceria grande com as universidades de veterinária que temos em Bagé, o que deve atrair público”, ressalta.
Sobre o crescimento da raça Crioula na região, que abriga tradicionais e reconhecidos criatórios, Dias salienta também que há um perfil de jovens e profissionais do centro urbano investindo no Cavalo Crioulo, muitos inclusive compondo a diretoria do núcleo. “Seguimos com os tradicionais criatórios de muito resultado na região, mas há muita gente entrando na raça que, com leilões de coberturas, têm acesso a genética importante. São advogados, professores das universidades e outros profissionais liberais que compõem o grupo de associados do Núcleo de Bagé”, observa.
Além da exposição e do ciclo de palestras, também será realizado um leilão de coberturas dos principais garanhões da raça Crioula. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.
 

Confira a programação
4 de maio de 2017 (Quinta-Feira)
8h - Entrada dos animais
15h - Concentração de Machos
18h - Admissão da Morfologia Passaporte
19h - Ciclo de Palestras “Aspectos Morfológicos da Raça Crioula”
5 de maio de 2017 (Sexta-Feira)
8h - Início da Exposição Morfológica
12h - Almoço
14h - Continuação do Julgamento
19h - Coquetel de Confraternização e Leilão de Coberturas
6 de maio de 2017 (Sábado)
8h - Continuação da Exposição
12h - Almoço e Entrega de Prêmios
19h - Leilão Cinco Salsos.
Nestor Tipa Júnior

0 comentários: