terça-feira, 30 de maio de 2017

Homenagem a Galba de Paiva ocorreu no domingo

A Câmara de Vereadores prestou homenagem in memorian ao escritor uruguaianense Galba de Paiva. O evento foi alusivo ao aniversário de emancipação política de Uruguaiana, comemorado ontem, 29/5. Inicialmente, a homenagem a Paiva ocorreria na sexta-feira, 26/5, na Câmara de Vereadores, mas acabou sendo transferida em razão do decreto de luto oficial por conta do falecimento do filho do prefeito Ronnie Mello (PP).
O ato então ocorreu na Biblioteca Municipal, durante o lançamento da reedição do livro “Folhas”. Um Certificado de Reconhecimento à família do uruguaianense foi entregue pelo presidente do Parlamento, vereador Fernando Tarragó (PSD).
O historiador Colmar Duarte, por delegação do presidente da Câmara, usou a palavra em nome da Câmara Municipal para destacar a obra de Galba, explanar sobre o trabalho de resgate da história e das composições do escritor, também demonstrar a importância da cultura em Uruguaiana.
A neta de Galba, Maria Helena, manifestou-se em nome da família agradecendo a oportunidade e a lembrança do avô. “Estamos aqui, seis familiares vindos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, emocionados pelo reconhecimento de Uruguaiana com a importância de Galba para a história do município”, salientou. Galba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy, estando seu busto ao lado desses no “Recanto dos Poetas”, na Praça Barão do Rio Branco.
Quem foi
Galba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy. Escreveu o livro de poesias, intitulado Folhas, e as obras Hora Azul e Elogio das Cores. Na madrugada do dia 01 de julho de 1938, deu fim à própria vida, deixando uma história marcada pela poesia, pela luta de ideais e pelos serviços públicos prestados.
Gabriela Barcellos

0 comentários: