terça-feira, 23 de maio de 2017

I Semana Acadêmica de Medicina começa hoje





Começa hoje, 23/5 e segue até sexta-feira, 26/5, a I Semana Acadêmica da Medicina (SAMed) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com o tema “Potencialidades e Desafios da Medicina de Fronteira”, o evento tem como finalidade integrar os acadêmicos do curso de Medicina com os profissionais de saúde da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Na programação, haverá palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas, onde médicos e profissionais de saúde debaterão o assunto com os acadêmicos.  A abertura ocorre hoje a noite a partir das 19h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. No entanto, vale salientar, que as demais atividades ocorrerão no Campus da instituição de ensino.
Amanhã, 24/5, às 9h, acontece a palestra “Semiologia: um olhar à criança e ao adolescente”, sob comando de João Carlos Santana (UFRGS); às 10h40min, haverá a segunda palestra “As notificações compulsórias e a negligência na fronteira” de Walkiria Rosa Frassom e Angelita Colares. Na parte da tarde, às 13h, haverá a primeira mesa redonda com o tema “Enfoque LGBT: particularidades de acolhimento e conduta”, de Lisiane Marques Soares, Nilzar Amin Shihadeh, Leonardo Vilela Cezimbra e Annelise Aguiar; às 15h10min, ocorre o workshop “História da Radiologia: avanços no diagnóstico por imagem” e a oficina “Explorando novas visões: a Medicina Tradicional Chinesa”, Alexsandra Sharapin e um mini-curso “Bases da Sutura”. À noite, a partir das 20h, acontecerá um happy hour em um bar da cidade.
Na quinta-feira, 25/5, a partir das 9h, acontece a palestra “Aperfeiçoamento a Comunicação entre Médico e Paciente”, com Claduia Viviana Alvarez; às 10h40min, será a vez de Daiana Silva de Ávila comandar a palestra “Medicina da Descoberta; por que seguir carreira em pesquisa?”; às 13h, ocorre a mesa redonda “O profissional e a saúde pública no contexto da fronteira”, de Rita de Cássia Fossati Silveira Evaldt, Maurício Luis, Graci Lafuente e Josefine Bussanello; às 15h10min, acontece a oficina “Espiritualidade e Saúde”, de José Eudes Gomes Pinheiro Júnior e os mini-cursos “Bases da Sutura”, “Bases do diagnóstico: exames de imagem”, de Valdir de Paula (Unifra) e “Ausculta Pulmonar: identificando anormalidades”, de Claudio Barzoni Crespo.
No último dia de atividades, 26/5, a manhã começa com a palestra “Quando o paciente também é a vítima”, de Nathalia Stofel e Vanessa Alvez Mora da Silva, às 9h; às 10h40min, acontece a palestra “A importância da equipe multiprofissional no serviço de saúde”, de Márcia Arend.  Na parte da tarde, às 13h, ocorre a mesa redonda “Epidemiologia da Fronteira”, de Cida Bofill, Lucas Pitrez Mocellin, Luciane Dias Freitas e Jorge Raul Altamira; às 15h10min, acontece as oficinas “Bases da Semiologia: sistema nervoso”, de Eduardo Pedrolo e “Além do corpo: um olhar ao estado mental”, de Luana Ribeiro Borges; e os mini-curso “Asculta cardíaca: identificando anormalidades”, de Fábio Motta e “Bases da Sutura”.  O encerramento acontece a partir das 19h15min.
Os interessados que ainda não fizeram inscrição poderão se inscrever presencialmente nos dias 23 e 24/5. Durante o credenciamento, serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis destinados a ONGs do município.
A I SAMed é um evento de iniciativa do Diretório Acadêmico de Medicina Nise da Silveira (DANS) com a colaboração de acadêmicos das turmas 2016.1 e 2016.2 do curso de Medicina.

Karine Ruviaro

0 comentários: