sábado, 20 de maio de 2017

Menor explorada sexualmente é resgatada pela DPCA





A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente realizou entre a noite de quinta-feira, 18/5, e a madrugada de sexta-feira, 19/5, a Operação Cinderela. O objetivo da ação foi o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Contra Abuso Sexual de Crianças e Jovens e ocorreu, além de Uruguaiana, em Canoas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Carazinho, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Vacaria e Porto Alegre – as cidades que possuem delegacias especializadas.
Aqui, a ação foi organizada pelo delegado Enio Tassi, titular da DPCA, mas em campo teve a coordenação da delegada Caroline Huber. Ao longo das buscas, uma adolescente de 17 anos, que estava sendo explorada sexualmente em um estabelecimento comercial foi resgatada e encaminhada para assistência social. Em todo o Estado, cinco pessoas foram presas, inclusive uma em Uruguaiana – responsável pelo estabelecimento onde a menor foi encontrada.
“A exploração sexual também está ligada ao abuso econômico. O explorador abusa de adolescentes, em geral de 14 a 16 anos, que são encontradas nesse tipo de local. Elas são levadas para ajuda, para tentar sair dessa situação”, relatou a diretora do Departamento Estadual de Criança e do Adolescente da Polícia Civil (Deca), delegada Adriana Regina da Costa.
Durante a ação, também foram apreendidas duas armas, além de dólares e um Honda Civic clonado.
18 de maio
Em 18 de maio de 1973 uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Em 2000, a data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Denuncie!
Em alusão à data, o Poder Judiciário Gaúcho, juntamente com Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e OAB/RS, lançou na segunda-feira, 15/5, a campanha ‘Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - O problema é nosso! Denuncie!’. Em Uruguaiana, as denúncias, que podem ser anônimas, devem ser encaminhadas pelo telefone 3412 1127. Ou ainda pelo Disque 100.
Gabriela Barcellos

0 comentários: