quinta-feira, 25 de maio de 2017

Painel Ed.2763

Calçada para quê?

Pedestres têm se aventurado em meio aos carros na Duque de Caxias, próximo a EMEF Castelo Branco. Isso porque, andar pela calçada anda impossível, já que algumas obras tem “tomado” conta do local. Conforme Artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro, Capítulo IV (Dos Pedestres e Condutores de Veículos não motorizados) “Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres”. A sinalização está no local, e a segurança? Para os transeuntes, o cuidado deve ser redobrado, principalmente em momentos de maior movimento.

Doação

O grupo “Costurinha” integrado por domadoras do Lions Clube de Uruguaiana realizou a entrega de agasalhos para a pediatria Neonatal da Santa Casa de Caridade e para idosos internados no hospital. A entrega foi realizada na sede do Lions Clube, na segunda-feira, 22/5. Recebeu a doação a coordenadora de Ensino da Santa Casa, Fernanda Zadra. Para o setor de pediatria o grupo “Costurinha” doou 11 tocas avulsas, um par de meias de lã, quatro pijamas, uma manta em plush e 16 conjuntos completos em tricô, contendo meias, tocas, pijaminhas e manta. Já para os idosos, foram doados seis conjuntos masculinos e onze conjuntos femininos, com meias e mantas.

Exposição

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer organizou uma exposição de artistas plásticos uruguaianenses, dentre eles, o da Carlos Fonttes. A exposição está aberta todos os dias das 10h às 12h, e das 14h às 17h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, e reúne quadros de Sandra Minho, Ilsa Schwanck, Dione Schuestres, Maria Luiza Jager, Eliana Segabinazzi, Lais Guilhermone, Ana Júlia Martinelli Jager, Cleci Altermann Serpa, Gilda Lopes, Graciela Dal Forno, Daniel Fanti, Margot Moliska.

Medicina

Ocorreu na noite de terça-feira, 23/5, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, às 19h, a cerimônia de abertura da I Semana Acadêmica do Curso de Medicina (SAMed) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Junta Militar
O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de Prefeito Municipal de Uruguaiana, esteve na manhã de quarta-feira, 24/5, conhecendo as novas instalações da Junta Militar. Anteriormente, ela ficava em uma sala no pátio da Prefeitura, agora passou a funcionar no Centro Cultural Dr. Pedro Marini de Uruguaiana. As instalações foram reformadas e adaptadas para receber a Junta por militares da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea. A Junta Militar funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 14h no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, com entrada pela rua Duque de Caxias.

Carros
Nos dias 27 e 28/5, a partir das 9h, no Parcão, ocorre o 1º Encontro Internacional de Carros Antigos. No local, além das exposições haverá praça de alimentação e shows.

Rústica
No domingo, 28/5, a partir das 9h, acontece a “9ª Rústica Luz para os povos/Santa Casa de Uruguaiana”. O evento é organizado pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU). As inscrições podem ser feitas na sede da Associação, que fica anexa ao Ginásio Municipal, até às 18h, do dia 27/5. O valor das inscrições varia conforme o percurso a ser percorrido, sendo R$ 15 para adultos e R$ 2 para as categorias pré-mirim, mirim e infantil.

Leilão
Neste mês, Uruguaiana recebe mais uma vez o tradicional remate de tapetes orientais, cristais, pratarias e porcelanas da Bublitz Galeria de Arte. O leilão será realizado no dia 30/5, às 20h, no Salão de Festas do Hotel Glória, com a leiloeira oficial do evento, Marly Marensi Dischinger.

Baile I
Foi realizada na segunda-feira, 20/5, a primeira reunião do projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). Na ocasião, foram esclarecidas as regras de participação das meninas, como a responsabilidade e a assídua presença nas oficinas, bom rendimento escolar, ótimo comportamento e, claro, integração entre as jovens e o comprometimento com o projeto.

Baile II

Para a edição de 2017, foram selecionadas dezesseis meninas que completam 15 anos neste ano. Por meio do projeto, elas participam de diversas oficinas, realizadas entre os meses de maio e novembro, quando acontece a grande e inesquecível noite de princesa.

Museu
Também na manhã de quarta-feira, 24/5, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, aproveitou para verificar as instalações do primeiro Museu Crioulo do Rio Grande do Sul fundado em 1978. Na oportunidade, Carús conversou com a diretora do Arquivo Histórico, Patrícia Severo Quadros, na qual, já digitalizou mais de 12 livros do século 19 e cinco mil páginas.

Centenário
No dia 27/5, a partir das 9h, na Praça Barão do Rio Branco, acontece o Centenário da Fundação Rotária. Na oportunidade, haverá apresentações artísticas, mateada, cortes de cabelo, praça de alimentação, orientações judiciais, entre outras ações. Parte da arrecadação dos cortes de cabelos será destinada à Fundação. O evento conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana.

0 comentários: