sábado, 27 de maio de 2017

Salmo Dias é eleito novo presidente da Famurs

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, é o novo presidente da Famurs. Ele foi eleito na quarta-feira, 24/5, para comandar a entidade na gestão 2017/2018. A chapa encabeçada por Salmo recebeu 235 votos de prefeitos gaúchos. A posse da nova diretoria acontece no dia 6 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Salmo substituirá o presidente Luciano Pinto na direção da entidade. Entre suas bandeiras está a defesa pela autonomia dos municípios. “Precisamos unir os prefeitos em defesa de propostas como a PEC 61/2015, que faz com que os recursos de emendas parlamentares sejam transferidos diretamente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para que as prefeituras possam gerir esses valores de acordo com a sua necessidade. Isso é autonomia para os municípios”, reivindica. Salmo também promete ser incisivo na luta pela desburocratização da gestão pública. Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras.
O prefeito de Rio dos Índios foi escolhido pelo Partido Progressista (PP) para a presidência da Famurs após eleição interna. Salmo venceu o pleito ao obter 102 votos de prefeitos e vices do PP gaúcho. Também disputou a indicação do partido os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares; e de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, que receberam, respectivamente, 73, 28 e 24 votos.
A indicação de Salmo Dias de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Partido com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.
Gabriela Barcellos

0 comentários: