quinta-feira, 4 de maio de 2017

Uruguaianense tem filme premiado em Festival





Principal evento dedicado à cultura do documentário não apenas no Brasil, mas também na América Latina, o “Festival Internacional É Tudo Verdade” realizou na noite de sábado, 29/4, a entrega dos prêmios de sua 22ª edição. Na competição brasileira de longas e médias-metragens, o grande campeão foi “Cidades fantasmas”, de Tyrell Spencer. O ganhador da categoria estrangeira foi “Comunhão”, de Anna Zamecka.
Os júris estavam assim constituídos: o internacional, pelos diretores Alexandre Philippe e Anne Georget e pela produtora chilena Jennifer Walton. Já o brasileiro, pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche, a produtora Daniela Capelatto e o cineasta Joel Zito Araújo.
O tema “Cidades Fantasmas” surgiu entre uma reunião e outra da produtora Galo de Briga Filmes, pertencente a Tyrell. Nascido em Uruguaiana, Spencer, de 30 anos, registrou a história de quatro cidades fantasmas (Armero, na Colômbia, Epecuén, na Argentina, Humberstone, no Chile e Fordlândia, no estado do Pará).
O processo de criação do filme que mostra aos espectadores lugares abandonados que um dia já foram prósperos foi comentado pelo diretor. “Da elaboração do projeto até a finalização levaram cerca de três anos. Em abril de 2014 viajamos para Humberstone, cidade abandonada no coração do Atacama, em Tarapacá no Chile. Com o que captamos nessa viagem criamos um material promocional do projeto e apresentamos para a Casa de Cinema de Porto Alegre, com quem fizemos parceria junto a Globo News no início de 2016”, disse Spencer.
Já em “Comunhão”, a estreante diretora polonesa Anna Zamecka acompanha a rotina de uma menina de 12 anos que cuida do irmão autista e do pai alcoólatra.

Karine Ruviaro

0 comentários: