sábado, 10 de junho de 2017

Ajuda sobre rodas: Caminhão da Adra chega hoje

A partir de hoje, 10/6, um caminhão estará à disposição da população de Uruguaiana afetada pela enchente do Rio Uruguai. O veículo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) servirá de base para o preparo de refeições, lavagem e secagem de roupas e atendimento psicológico. A informação é do coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Rinaldo da Silva Castro.
O mesmo é usado para ajudar pessoas afetadas por desastres naturais, e tem aproximadamente 45 m² de área útil, dividido em três compartimentos. O caminhão tem a capacidade de providenciar 15 mil refeições rápidas diariamente. “A vinda do caminhão é uma parceria da Defesa Civil Estadual com a ADRA”, disse Castro.
A Assistência Social do município, em conjunto com a Defesa Civil, coordenarão os atendimentos. Ainda conforme ele, o veículo ficará no município durante dois dias. Hoje, o caminhão estará estacionado em frente ao Restaurante Popular. 
“O caminhão da ADRA vem para somar todos os esforços que estamos fazendo em prol das famílias desabrigadas e afetadas pela enchente. Somos gratos por esse apoio e temos certeza que ações em conjunto só beneficiam nossa comunidade que neste momento necessita de ajuda”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Estado
No início da tarde de ontem, 9/6, um caminhão com donativos da Defesa Civil Estadual chegou a Uruguaiana. Na carroceria, alimentos, material de higiene e limpeza, colchões e roupas. Outros municípios da Fronteira Oeste, como São Borja e Itaqui, também receberam as doações.
Números
Na tarde de ontem, 9/6, o Rio Uruguai atingia o nível de 11 metros e 86 centímetros acima do normal. Ao todo, 68 famílias – com 267 pessoas – estão desabrigadas. O número de desalojados é ainda maior com 1 331 famílias (5 581 pessoas). O resultado chega a 5 848 pessoas afetadas diretamente pela cheia do Uruguai. Já o total de pessoas afetadas indiretamente é de 18 527. Totalizando assim, aproximadamente 24.375 pessoas prejudicadas em todo o município.
Karine Ruviaro

0 comentários: