quinta-feira, 15 de junho de 2017

Aprovado pedido para cedência de local para IGP

Foi aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária de ontem, 13/6, o requerimento do vereador José Clemente da Silva Corrêa (PSDB), solicitando ao prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), a cedência de um local com estrutura física adequada para instalação do Posto Avançado do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Conforme Clemente, o requerimento nada mais é do que a formalização de um pedido já feito ao Prefeito, em recente encontro entre os dois políticos, após a direção estadual do IGP sinalizar que seria possível a implantação e consequente disponibilização dos serviços de perícias no município, caso houvesse a parceria do município em ceder o espaço físico.
O tema foi tratado em reunião entre Clemente e o diretor do Departamento de Perícias do Interior, Andrei Roehs Portilho. Na ocasião, ao tomar conhecimento que, “em Santana do Livramento há um índice bastante menor que o nosso, e lá estão lotados seis legistas e sete peritos, sugerimos que um desses profissionais venha a Uruguaiana e aqui permaneça por dois dias, em regime de plantão”, explica. O regime de plantão permaneceria em atividade até a contratação efetiva de profissional para atuar em Uruguaiana. O concurso público já está em andamento.
Para que tal medida seja viabilizada, Portilho mencionou as precariedades das instalações atuais, que não suportam um posto avançado, questionando sobre a possibilidade de cedência de uma nova sede por parte do município.
Atualmente, o posto do IGP funciona na Avenida Presidente Vargas, anexo à Delegacia de Polícia Civil. Conta com apenas dois servidores e enfrenta gravíssimos problemas estruturais. Com isso, não realiza serviços básicos, como exame de corpo de delito e necropsias.
“É fundamental que o Posto do Instituto Geral de Perícias, em Uruguaiana, possua reais condições de atendimento às demandas das forças policiais e da comunidade uruguaianense, visto que Uruguaiana é a maior cidade da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul e apresenta um índice considerável de crimes, que exigem a adoção de perícia técnica e a elaboração de laudos periciais”, explica Clemente na justificativa do requerimento. “Da mesma forma, entende-se que a garantia de um local apropriado para a instalação do Posto do Instituto Geral de Perícias, em Uruguaiana, fortalecerá as solicitações do Poder Público Municipal de Uruguaiana, visando o atendimento adequado do órgão em nosso município, sobretudo com a garantia de médico legista e demais profissionais necessários ao atendimento às demandas da comunidade uruguaianense”, concluiu.
Gabriela Barcellos

0 comentários: