sexta-feira, 30 de junho de 2017

Educação ambiental: Alunos da EMEI Vasco Prado participam de projeto

Há três anos, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vasco Prado criou o projeto “Plantando Amor”. O mesmo visa incentivar os alunos a importância do cuidado com o meio ambiente.
O Plantando Amor é desenvolvido por alunos, professores, pais, empresas e Associação de Catadoras e de Catadores Amigos da Natureza (Aclan). E envolve atividades com hortas suspensas, reciclagem e revitalização dos espaços internos da escola. 
Os materiais produzidos pelos alunos são utilizados na revitalização da pracinha da escola. Além disso, a instituição de ensino também recebe doações de plantas, onde as crianças juntamente aos docentes realizam o plantio das mudas. Em setembro do ano passado, por exemplo, os estudantes realizaram uma ação educativa no centro da cidade. Na ocasião, durante a blitz ecológica, foram entregues gratuitamente mudas de flores e árvores, visando conscientizar os motoristas sobre educação ambiental.
Para incentivar as crianças a participem da ação, a Aclan leva ao local, mascotes para estimular a reciclagem. A cada semana, mais especificamente, toda sexta-feira, a turma que mais arrecada garrafas pet ganha um brinde.
No que se refere a participação da família: dentro das oficinas, elas confeccionam produtos como detergente e sabão em barra (reutilizando óleo de cozinha). Além disso, pais e voluntários realizam o recolhimento de pneus e pallets e que depois são transformados em floreiras e hortas suspensas. Vale salientar que os mesmos são confeccionados com apoio de empresas do município.
Conforme a diretora da escola, Fátima Rosangela Prettz Câmara Canto, diversos projetos ambientais que visam a preservação são desenvolvidos no ambiente escolar. “Esse é um projeto que cresce a cada ano, e envolvemos nossos alunos da creche e pré-escola. Neste ano, criamos a Patrulha Ambiental que é formada pelas crianças e elas ajudam a cuidar da preservação das plantas na escola. Temos um trabalho integrado com a família e a comunidade escolar. Nosso objetivo é semear com elas a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse a diretora.
Karine Ruviaro

0 comentários: