sexta-feira, 30 de junho de 2017

Empresa apresenta projeto de energia eólica

A empresa EPCOR Energia apresentou ontem, 29/6, o projeto de geração de energia eólica que vem desenvolvendo no município. O evento ocorreu no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), parceira do projeto, e a apresentação esteve a cargo do diretor executivo da empresa, Nilo Quaresma Neto.
De acordo com ele, a empresa já conta com seis torres anemométricas de 120 metros de altura na região. Os equipamentos são responsáveis por medir as condições e a qualidade dos ventos e estão instaladas na localidade do Imbaá e do Carumbé. Dentro de 30 dias, a sétima torre será instalada, na localidade do Camoati. As medições têm por objetivo a instalação de uma usina de eólica no município, com 200 aerogeradores distribuídos nas regiões atualmente em teste.
O estudo teve início depois que o potencial de Uruguaiana para geração de energia eólica foi demonstrado no atlas eólico do Estado. Considerado autoridade no assunto, o diretor geral da empresa, Nilo Quaresma Júnior, ex-diretor da CEEE e ex-secretário de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, disse que o relevo e formação geográfica de Uruguaiana favorecem a instalação das torres e que, há aproximadamente 7,24 GW de potencial eólico a 100 metros de altura, uma taxa alta para o estado do Rio Grande do Sul.
Outro fator estimulante para o projeto diz respeito às linhas de transmissão. A estrutura já existe em Uruguaiana e há previsão de que seja ampliada nos próximos três anos. Desta forma a eletricidade gerada será facilmente integrada ao sistema nacional energia e redistribuída. Espera-se poder produzir cerca de 600 MW, o que alimenta 600 mil residências, 15 vezes o número de residências de Uruguaiana. Além disso, a criação do complexo eólico criará cerca de dois mil empregos diretos e indiretos. O tempo de medição, já próximo de dois anos, está atendendo as normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), explica Nilo 
Ao fazer uso da palavra, a anfitriã Luciane Lopes, presidente da CDL Uruguaiana destacou que: “A economia de Uruguaiana começa a experimentar um novo vetor de desenvolvimento, através da geração de energia com fontes renováveis. Com isso teremos a criação significativa de vagas de empregos, arrecadação de impostos, investimentos e negócios na região, principalmente na indústria e no comércio. A CDL Uruguaiana apoia estes investimentos porque ajudam a desenvolver Uruguaiana e nos colocam mais uma vez como destaque estratégico no desenvolvimento do Estado e do País”.
Gabriela Barcellos

0 comentários: