quarta-feira, 14 de junho de 2017

Enchente: Comunidade engajada em prol das famílias afetadas

Depois de três décadas, Uruguaiana vive a segunda maior enchente que atinge direta e indiretamente aproximadamente 24 mil pessoas. A Prefeitura Municipal, assim como órgãos militares, empresas e a comunidade estão dando todo o suporte para essas pessoas.
Diariamente equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e demais secretarias têm realizado a assistência necessária por meio de atendimentos de saúde, entrega de mantimentos, cobertores e colchões. 
“Junto com a Defesa Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, voluntários, servidores e a comunidade, estamos tentando amenizar a situação das famílias que estão que não quiseram ir para abrigos”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Donativos
E o fim de semana também foi destinado a ajudar o próximo. Isso porque, diversos eventos tiveram a entrada solidária. Bastava doar um agasalho ou um 1 kg de alimento não perecível e além de se divertir, o público contribuía com que mais necessita neste momento. 
No sábado, 10/6, o prefeito Ronnie Mello e a secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, receberam a doação de 40 cestas básicas da Escola de Samba Os Rouxinóis. 
Na mesma data, o evento “Um Beijo pela Vida” realizado no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, também foi solidário. Na oportunidade, 670 kg de alimentos, bem como 40 peças de roupas e vários pares de sapatos, foram destinados a Ação Social.
No domingo, 11/6, quem participou do evento “Domingo Solidário”, no Parcão, também pode destinar solidariedade aos afetados pela inundação do Rio Uruguai. Na ocasião, mais de seis mil pessoas participaram do evento e realizaram um gesto de carinho ao próximo.
Cadastro
Agora, os donativos recebidos serão enviados para as pessoas que foram cadastradas pela Secretaria. Durante a semana passada, o cadastro das famílias foram realizados em diversos locais, como no Centro de Referência da Assistência Social 2 – CRAS (Antiga Santa Casa), na sede da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, no CRAS Cabo Luiz Quevedo. Na ocasião, também foram entregues os donativos.
“Estamos cadastrando todas as famílias e pessoas afetadas pela enchente, pois só vão receber os donativos da “Campanha Uruguaiana + Solidária” aquelas pessoas que estiverem no Cadastro Único”, destacou a secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão.
Interessados em ajudar devem procurar os pontos de coleta da Campanha Uruguaiana + Solidária ou deixar na Central de Doações que fica localizada na Casa do Artesão, Rua Flores da Cunha, nº 2055, das 8h às 20h.
Números
Apesar de ter aumentado significativamente nos últimos dias, o Rio Uruguai deu uma trégua ontem, 12/6. Até à tarde do mesmo dia, a medição (das 15h) encontra-se em 12 metros e 12 centímetros. – mesmo nível das medições anteriores (das 6h, 9h e 12h). Entre os desabrigados estão 68 famílias com 267 pessoas. Já entre os desalojados esse número chega a 1 399 famílias com 5 875 pessoas. Ao todo, são mais de seis mil pessoas afetadas diretamente.
Karine Ruviaro

0 comentários: