quarta-feira, 21 de junho de 2017

Novo Bispo esteve conhecendo a Diocese

Chegou a Uruguaiana, na tarde de segunda-feira, 19/6, o novo Bispo, Dom José Mário Scalon Angonese, de 57 anos. O oitavo bispo titular do município, foi recebido no Aeroporto Internacional Rubem Berta pelo administrador Diocesano, Padre Flávio Soares, e pelo coordenador de Pastoral da Diocese, Padre Alvano Tadeo Setembrino Freitas. 
Na oportunidade, Angonese conheceu a Diocese, assim como realizou um primeiro contato com os Padres e Religiosos de Uruguaiana. No entanto, o período de visita é curto e hoje, 21/6, o religioso retorna a Curitiba, no Paraná, onde encerrará a sua atividade como Bispo Auxiliar daquela Arquidiocese. 
Nomeação
No dia 31/5, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Titular da Diocese de Uruguaiana. Nascido em Unistalda, sua formação seminarística aconteceu no Seminário Maior de Viamão, cursando Filosofia na FAFIMC (1983-1985) e Teologia na PUC de Porto Alegre (1986-1989). Foi ordenado diácono em 23/12/88, na cidade de Nova Esperança do Sul, por Dom José Ivo Lorscheiter. E ordenado sacerdote no dia 16/12/89, no mesmo município, também por Dom José Ivo Lorscheiter.
Durante sua vida sacerdotal, passou por diversos municípios, entre eles Ijuí e Santa Maria. Já no dia 20/2/13, foi nomeado Bispo Titular de Guif e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba pelo Papa Bento XVI, tendo sido na oportunidade, ordenado Bispo no Santuário Basílica da Medianeira. “Acolho com disponibilidade satisfação esta missão que me é confiada”, disse Angonese à época. 
Posse 
Com o lema episcopal: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8), a missa de posse de Dom José será realizada na quinta-feira, dia 20/7, na Catedral de Sant’Ana.
Karine Ruviaro

0 comentários: