sexta-feira, 30 de junho de 2017

Parceria entre Executivo e entidades beneficiarão comunidade escolar

O Executivo assinou na manhã de ontem, 29/6, três convênios que irão beneficiar alunos e comunidade escolar das instituições de ensino do município. Na oportunidade, o prefeito Ronnie Mello esteve acompanhado do secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz e da secretária adjunta da Pasta, Maiza Jacques.
Os convênios fazem parte de um projeto de parcerias, que objetiva levar até as escolas municipais atividades esportivas, recreativas e culturais, dentre elas a dança, o teatro, circuitos, música e formação em Libras.
Das três parcerias firmadas, uma foi com a entidade Clã Produções e Eventos Culturais (Cia de Teatro e Dança Clandestinos), representado por Douglas Pereira de Menezes. Esta união viabilizará a realização do projeto “Por Uma Uruguaiana Mais Cultural”. Destinada aos alunos da rede municipal de ensino, durante o projeto serão desenvolvidas ações culturais de formação e difusão nas áreas de artes cênicas, assim como a conscientização da importância cultural.
Outro acordo foi com o Grupo Caminho Azul - Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Uruguaiana representado pela presidente da entidade, Gladis Maria Dal Prá Almeida. Este possibilitará a realização do projeto “Mãos que Falam” junto à comunidade uruguaianense. Nas aulas práticas e teóricas, serão abordados os conhecimentos básicos da estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais (Libras), as informações e práticas necessárias para se comunicar com as pessoas surdas. O “Mãos que Falam” será voltado aos pais, professores e auxiliares pedagógicos da rede pública de ensino.
Conforme Almeida, a realização do projeto será outra parceria com a Escola do Legislativo. “As aulas – gratuitas - serão realizadas no Plenário da Câmara. As datas serão divulgadas posteriormente”, salientou. Sobre a parceria, Gladis disse “é de extrema importância difundir a Língua de Sinais e que eles (surdos) a partir de agora possam ter como dizer, possam ser atendidos nos locais públicos como eles merecem. Eles merecem e devem ser inseridos e respeitados na sociedade”, frisou.
O terceiro convênio assinado foi com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, o qual foi representado por Ivoné Emílio Colpo. Esta atividade irá possibilitar a prática do projeto “MTG vai à Escola”, que consistirá na realização de oficinas de danças tradicionais, poesias, canto e destrezas campeiras dentro das escolas da rede municipal de ensino. O “MTG vai à Escola” tem como propósito levar a cultura tradicionalista e nativista para todos, incentivando assim a prática dos costumes e cultura gauchesca. 
O Secretário Emerson destaca, que desta forma, os alunos ganharão mais oportunidades de conhecimento em diversas áreas com as atividades propostas. Já Mello agradeceu “a cada uma destas entidades que se dispuseram, apresentaram projetos e estão aptas a firmarem convênios com a nossa secretaria de educação. Essa ação tem uma grande importância para o desenvolvimento cultural e educacional de nossos estudantes”, disse.
Karine Ruviaro

0 comentários: