quarta-feira, 28 de junho de 2017

Regulamentação dos Free Shops volta à pauta em reunião em Livramento


A regulamentação da lei dos Free Shops nas cidades-gêmeas de fronteira foi voltou a ser tema de reunião na região. Desta vez, Santana do Livramento sediou o encontro, que teve a presença da senadora Ana Amélia Lemos (PP), na segunda-feira, 26/6.
A partir de uma conversa com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, Ana Amélia diz que a expectativa é de que a fase de testes e homologação dos sistemas de controle de cotas das lojas francas seja concluída até o final do ano, contemplando onze municípios gaúchos, entre eles Uruguaiana. Esse é considerado o principal entrave para o avanço na implantação dos Free Shops. No início do mês, porém, a Receita Federal anunciou a aquisição do software (programa de computador) para desenvolvimento do sistema.
Inicialmente, a reunião ocorreu na Prefeitura de Livramento, com a presença do prefeito Ico Charopen (PDT), secretários municipais, do intendente em exercício de Rivera, Richard Sander, deputado Tabaré Viera e pelo diretor de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Alejandro Berton. Logo depois, o mesmo assunto foi debatido com empreendedores locais, na Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil).
Aeroporto
Além deste tema, também foi tratado sobre a binacionalização do Aeroporto Internacional de Rivera. O processo é o mesmo que lideranças políticas buscam realizar em Uruguaiana, no entanto, está bem mais avançado. No caso do Aeroporto Ruben Berta, o primeiro passo é recuperar o status de aeroporto internacional.
Gabriela Barcellos

0 comentários: