sexta-feira, 9 de junho de 2017

Secretaria de Meio Ambiente resgata animais da enchente

Foto: Vladimir Martins
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), coordenada pela secretária Márcia Fumagalli, está realizando um levantamento e resgate de animais atingidos pela enchente. A ação visa cadastrar os animais e ofertar aos donos a castração gratuita dos cães.
Conforme Fumagalli, o trabalho já vem sendo desenvolvido há dias. No domingo, 4/6, a secretária juntamente com representantes da Associação de Protetores Vira Latas - responsável pela coordenação do Canil Municipal -, do coordenador do Canil, Alex Vidal Rodrigues, e também de Melissa Mello Fritsch (irmã do prefeito Ronnie Mello), estiveram realizando uma visita aos centros esportivos, onde encontram-se diversas famílias atingidas pela enchente do Rio Uruguai. “Fizemos um cadastro das famílias que tem animais e quantos animais cada um tem. Estamos disponibilizando castrações para esses animaizinhos – gratuitamente - através do convênio que o município tem com a Associação Vira Latas”, frisou Fumagalli.
Nas visitas, alguns dados são solicitados aos donos dos mascotes. Entre eles estão número de RG, CPF, endereço da família e um telefone para contato. “Assinalamos também durante o cadastro, o tamanho do animal, uma idade aproximada e a raça”. Além disso, aos que estão com a família nos abrigos, são oferecidos ração e água potável. Já os animais que são deixados em meio a enchente, são resgatados pela Secretaria e levados ao Canil Municipal. “Para esses também serão oferecidas as castrações. Eles vão ficar lá até que suas famílias venham buscar”, disse.
As castrações serão ofertadas em uma parceria entre SEMA e Associação de Protetores Vira Latas. No entanto, vale salientar que as cirurgias serão feitas em outro momento. “Não vamos fazer imediatamente, até em vista da situação que as famílias encontram-se, já que o tratamento do pós-cirúrgico vai ficar comprometido, pois o animal requer certo cuidado para não infeccionar, não romper algum ponto. Mas os animais já vão estar todos cadastrados. Posteriormente, entraremos em contato para realizar as castrações”, falou. Ainda conforme ela, animais em situação de emergência – que estão no cio, por exemplo – vão passar na frente dos demais, pois encontram-se em maior vulnerabilidade. “Mas vamos atender todos, ressaltou”.
Fumagalli comenta que donativos de ração, bem como de materiais para construção de casinhas para os animais são bem vindas. “Aceitamos doações de folhas de zinco, casinhas usadas para os cães ou também de materiais para construí-las, ração, água potável. Eles (animais) que também são da família, precisam da nossa ajuda”, disse. Para doar, basta entrar em contato com a secretária pelo telefone 99635 – 3649.
Karine Ruviaro

0 comentários: