sábado, 12 de agosto de 2017

Plano de urbanismo da cidade será tema de livro

O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), o secretário de Planejamento Estratégico, arquiteto e urbanista Carlos Prudêncio e o diretor de Cultura, Ricardo Peró, se reuniram na manhã de quinta-feira, 10/8, com o arquiteto e urbanista professor João Farias Rovatti e com o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-deputado estadual e federal Raul Pont. 

A visita teve como objetivo colher comprovações que possam servir de subsídios a respeito do plano de urbanismo feito para Uruguaiana no ano de 1944 por Edvaldo Pereira Paiva (urbanista, professor universitário e escritor brasileiro que chefiou e ajudou a elaborar planos diretores e estudos para diversas cidades do país) e Demétrio Ribeiro (formado em engenharia pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Central retornou ao Rio Grande do Sul, onde foi primeiro engenheiro auxiliar das linhas telegráficas e depois engenheiro da estrada de ferro entre Porto Alegre e Uruguaiana). Isso porque Uruguaiana está entre as cidades que farão parte de um livro sobre os planos diretores municipais. 

Na ocasião, Prudêncio, que é um dos autores do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana apresentou informações sobre o seu trabalho de diplomação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ritter dos Reis em 1987, hoje Uniritter, onde tratou o tema Urbanismo em Uruguaiana tendo como base o projeto de 1944.

“ A visita dessas duas pessoas, como o Raul Pont que nos trouxe aqui o João Rovatti é de muita importância para nós. Sei que o professor da UFRGS acompanha há muitos anos a evolução dos planos diretores das cidades gaúchas e se interessou muito por Uruguaiana porque ficou sabendo que aqui em 1944 já tinha havido um Prefeito que iniciou uma espécie de um Plano Diretor”, comentou o Vice-prefeito.

Gabriela Barcellos

0 comentários: