quinta-feira, 14 de setembro de 2017

I Fórum Estadual de Ensino Jurídico debaterá currículos dos cursos de Direito


A Comissão de Ensino Jurídico da seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizará na sexta-feira, 15/9, o Fórum Estadual de Ensino Jurídico. Inédito, o evento acontece das 9h às 17h30 no auditório Guilherme Schültz Filho – 2º andar da sede da seccional. As inscrições são gratuitas.
Na pauta do evento está o papel do professor na educação jurídica, instrumentos de avaliação, ensino jurídico no Brasil, a educação a distância (EaD) nos cursos jurídicos e Exame de Ordem serão alguns dos assuntos abordados.
Para o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, a qualidade do ensino jurídico no País influencia a advocacia e os direitos dos jurisdicionados, entretanto ele se preocupa com o índice de reprovação no Exame de Ordem: “Temos de discutir a qualidade do ensino jurídico sem açodamento e com todo o cuidado necessário. Os altos índices de reprovação, observados no Exame de Ordem, decorrem da má qualificação oferecida por algumas instituições de ensino, as quais vendem uma ilusão aos estudantes. Resta, claramente, a relevância estratégica do ensino jurídico, motivo pelo qual a OAB tanto se preocupa com a questão”, disse.
“Vamos refletir e discutir também como o ensino foi construído através dos tempos e como podemos melhorá-lo com a nova realidade e com os avanços que vivenciamos”, acrescenta a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Rosângela Herzer.
O presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS, Igor Danilevicz, destaca que o objetivo do evento é refletir sobre o atual momento do ensino jurídico do País e avaliar as perspectivas de melhorias nos currículos de Direito para os próximos anos: “Esse é o nosso primeiro Fórum em nível Estadual e, desta forma, queremos avaliar a situação atual dos currículos de ensino jurídico, as perspectivas e as diretrizes curriculares e também analisar a modalidade de ensino a distância”, ressalta. Segundo ele a autorização de criação dos cursos tecnólogo e técnico em serviços jurídicos tem gerado certa angústia no meio acadêmico: “Esse assunto é bem polêmico e sensível, assim como também o do exame de Ordem e a qualidade do ensino nas Universidades, que serão muito discutidos no Fórum”, reiterou.
Segundo o dirigente da Comissão, o Fórum é aberto para toda a comunidade, advogados (as), estudantes de todas as áreas, coordenadores de curso, professores e demais interessados no tema.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal do Aluno da ESA/RS (http://portaldoaluno.oabrs.org.br/).

Programação
A abertura acontece às 9h, a cargo do presidente da OAB/RS, advogado Ricardo Breier.
9h30 – Reflexões acerca do ensino jurídico no Brasil
Debatedores: Fábio Sbardelotto (Diretor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP), Marciano Colpo (Coordenador da Faculdade de Direito – IMED – Porto Alegre); Mediador: Ígor Danilevicz (Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
10h15 às 10h30 - Questionamentos do público
10h30 - O papel do professor na educação jurídica e instrumentos de avaliação
Debatedores: Anelise Coelho Nunes (Reitora do Centro Universitário Metodista – IPA) e Dr. Ramon Perez Luiz (Professor do Curso de Direito Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
12h às 14h – Almoço
14h - Diversidade nos cursos jurídicos
Debatedor: Clarice Beatriz (Decana Associada da Escola de Direito da PUCRS); mediador Gustavo Adolfo Victorino Grehs (Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
15h15 - As diretrizes curriculares do curso de direito e o impacto no Exame de Ordem
Debatedores: Cezar Peres (Presidente da Comissão de Exame de Ordem e conselheiro seccional da OAB/RS) E Letícia Loureiro (Professora da PUCRS); Mediadora Fabiana Carla Camilotti Isaia (Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
16h15 - Educação a distância (EaD) nos cursos jurídicos
Debatedores: Maira Angélica Dal Conte Tonial (Professora da UPF e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS) e André Luiz Olivier da Silva (Coordenador do Curso de Direito Unisinos); mediadora Rosane Beatriz J. Danilevicz (Coordenadora do Curso de Direito Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
17h30 – Encerramento.

Gabriela Barcellos

0 comentários: