quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Realizado o primeiro treinamento para voluntários do CVV

Aconteceu no sábado, 16/9, o primeiro treinamento para os voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV), que deve abrir em novembro em Uruguaiana.
Participaram do treinamento 77 voluntários, de acordo com o presidente do Núcleo de Apoio à Vida de Uruguaiana (NAVIU), José Alberto Leal. Das 9h às 19h, com intervalo de 40 minutos para almoço, os voluntários tiveram orientações com facilitadores que vieram de Blumenau/SC.
Ainda devem ocorrer mais quatro capacitações para estas 77 pessoas que compareceram no primeiro encontro.
CVV
Devem ser instalados quatro Centros de Valorização à Vida no Estado, sendo um em Uruguaiana. A ligação que for recebida de Uruguaiana não necessariamente será atendida por um voluntário daqui. Pois se o telefone estiver ocupado, a ligação será encaminhada ao posto que estiver livre. A central fica em Brasília.
De acordo com Leal, ainda não há data definida para o CVV começar a operar com os atendentes de Uruguaiana. “Nós ainda não sabemos a data de operação, acreditamos que comece em novembro, porque dependemos de mais quatro treinamentos. Acreditamos que a capacitação vá até outubro”, explicou.
O CVV foi criado em 1962 por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que depois que decidiram fazer mais que conversar e imaginaram um sistema de atendimento por telefone, que expandisse o programa. O atendimento é realizado pelo telefone 188, sem custo e de qualquer telefone, ainda pelo site www.cvv.org.br via Chat, Skype e E-mail.
Dia D
No último domingo, 17/9, aconteceu o Dia D de Combate ao Suicídio na Praça Barão do Rio. Dezenas de pessoas participaram da programação que faz parte do Setembro Amarelo e envolveu a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Valorização à Vida (CVV) e outras entidades que estão apoiando as ações no decorrer deste mês.

Larissa Vargas

0 comentários: