sábado, 23 de setembro de 2017

Reunião debate retomada das operações ferroviárias


Depois da audiência pública realizada no último dia 25, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), a atual situação da malha ferroviária gaúcha voltou a ser pauta nesta quinta-feira, 21/9. O deputado estadual Edu Olivera cumpriu uma série de agendas no município, com autoridades locais, a fim de articular a reativação as operações ferroviárias em Uruguaiana. Olivera foi acompanhado pelo ex-prefeito e atual diretor da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), Luiz Augusto Schneider.
O primeiro encontro foi uma reunião, na sede da Aciu, com a presença do representante da Rumo ALL, Miguel Evangelista. A empresa ainda detém a concessão das ferrovias gaúchas. Logo depois, o Olivera e Schneider foram recebidos pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Fernando Tarragó (PSD), na Câmara de Vereadores e pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), presidente da Comissão de Serviços Municipais. À tarde, a comitiva foi recebida pelo prefeito Ronnie Mello (PP).

Empresários
A principal agenda, porém, foi a reunião com empresários brasileiros e argentinos, realizada na Aciu. A reunião foi intermediada pela ADU e tratou sobre a demanda de carga ferroviária para o centro do país, incluindo a Argentina que hoje conta com pelo menos 500 mil toneladas reprimidas, apenas em Passo de los Libres.
Participaram da reunião, operadores de transporte, representantes da indústria rural e empresários, afim de viabilizar o retorno do funcionamento dos trens de carga no município.
Medidas
Na ocasião, foi decidido que uma comissão será organizada, afim de reunir-se com o gerente comercial da Rumo para debater questões domésticas, como o transporte de soja e arroz e o funcionamento das operações do porto.
Além disso, foi realizada pelos empresários a entrega de um levantamento com informações de carga, destino e volume total de produtos e mercadorias. O que demonstra o total interesse dos produtores primários na retomada das operações do porto uruguaianense.
Olivera disse acreditar que em médio prazo aparecerão as primeiras sinalizações positivas por parte da Rumo, no que diz respeito ao trem de carga de Uruguaiana. Após negociações, fomentadas pelas audiências públicas realizadas pelo Deputado, em diversos municípios do estado, e de sua visita à sede da empresa em Curitiba, a Rumo ALL anunciou o investimento de mais de R$ 5 milhões na malha ferroviária gaúcha. Tais investimentos poderão chegar a Uruguaiana.

Gabriela Barcellos

0 comentários: