sábado, 7 de outubro de 2017

BM prende por receptação e apreende onze cavalos

Um homem foi preso depois de ser flagrado transportando cavalos sem documentação. A interceptação foi feita pela Patrulha Rural da Brigada Militar, na RS 377 Km 14, na localidade conhecida como ‘Olhos D’Água’.
De acordo com o capitão Ricardo Gruner, que coordenou a ação, a Patrulha recebeu informações anônimas a respeito do transporte dos animais, inclusive, com o local do destino do veículo, um Ford Cargo cinza placas ITI 7880.
Ao abordar o veículo, os policiais encontraram onze cavalos. O carona do caminhão, Marcos Elezur Tamara da Rosa, de 39 anos, conhecido como ‘Deca’, se apresentou como dono dos animais, mas não possuía documentação comprobatória, como nota fiscal ou talão de produtor rural. Tanto Rosa, como o motorista do caminhão, Mateo Nunez Scheffer, 26 anos, de nacionalidade uruguaia, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A Inspetoria Veterinária foi acionada e também constatou a ausência da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é obrigatória, e de documentos sanitários.
Rosa contou que comprou os animais de um homem, morador da localidade de João Arregui, que também foi chamado à DPPA. O homem apontado por ele como vendedor foi chamado à Delegacia, mas também não possuía nenhuma prova de que era o dono dos animais. Por fim, a delegada de plantão, Caroline Huber, autuou Rosa em flagrante por receptação. A suspeita é de que os animais possam ser oriundos de crimes como furto abigeato. O motorista do caminhão foi liberado. Até o momento não há nenhum indício de que ele tenha participação no crime, e sim que tenha sido contrato somente para fazer o frete.
O caminhão foi apreendido e encaminhado ao depósito do Detran. Já os animais, também apreendidos, foram levados à estação da Fepagro, na BR-472, e ficarão aos cuidados da secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio de um fiel depositário.
Gabriela Barcellos

0 comentários: