quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Câmara aprova programa Educação Empreendedora

Crédito: Madalena Christofari
O Poder Legislativo aprovou, na manhã de ontem, 7/1, o projeto de lei que institui o Programa Educação Empreendedora no Ensino Fundamental. A matéria foi encaminhada à Câmara de Vereadores pelo Poder Executivo, mas é mérito do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB). Inicialmente, Cabrito protocolou o projeto de lei, mas tal iniciativa necessitava ser do Executivo e, restando ao vereador protocolar um novo projeto, desta vez de indicação. A iniciativa foi acatada pelo Executivo.
Durante a votação Brites falou da importância do Programa e do apoio das entidades para formação dos jovens e para mudar a realidade do nosso município, onde os índices de desemprego são alarmantes. “As noções e conceitos de empreendedorismo estimularão competências que os capacitarão a tomar decisões, traçarem metas e planos e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas”, concluiu.
 
Projeto
A matéria prevê que as instituições de ensino incluam em seus currículos, conteúdos e atividades que promovam a cultura empreendedora no projeto pedagógico e no plano escolar visando à realização de práticas que contemplem o processo de ensino-aprendizagem. Para execução do Programa, poderão ser celebradas parcerias com órgãos públicos federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil organizada pública ou privada.
O objetivo é: I) ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo, objetivando a consolidação dessa cultura na educação; II) desenvolver características comportamentais empreendedoras que eduquem a criança e o jovem para o mundo do trabalho, independente das escolhas futuras de carreira; III) estimular a implantação de práticas educacionais que congregue a comunidade escolar através de inovações e projetos que explorem ideias de negócio; IV) fomentar a capacidade de gestão e inovação, através de atividades que estimulem a criatividade; V) incrementar o surgimento de novas atividades econômicas; VI) incentivar, em parceria com a Escola Agrícola Municipal e a Universidade Federal do Pampa, estudos e práticas referentes à agricultura, pecuária e comércio exterior; VII) fomentar o estudo, pesquisa e práticas voltadas à produção de energia eólica e ao turismo. 
Gabriela Barcellos

0 comentários: