terça-feira, 21 de novembro de 2017

Câmara realiza sessão solene alusiva à Semana da Cultura Afro-brasileira

Crédito: Madalena Christofari/CMU
A Câmara de Vereadores promoveu, na sexta-feira, 17/11, uma sessão solene em alusão à Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira. Na ocasião foram homenageadas personalidades que cultivam e incentivam a cultura afro no município.
A solenidade foi presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), na presença de autoridades militares, amigos e familiares dos homenageados. Acompanharam os vereadores Zulma Ancinello (PRB), Vilson Brites (PMDB), Clemente Corrêa (PSDB), Suzana Alves (PRB) e Irani Fernandes (PP), além do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha, representando o Poder Executivo.
Foram homenageados Edimilson Machado Mendes e Maria Terezinha da Rosa, por iniciativa da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda); Daniel de Deus Reinoso Gomes e João Carlos Bandeira, em nome da Federação das Religiões Afro-Brasileiras (Afrobras); Ubirajara Brongar da Fontoura e Maria da Fontoura Garcia, por iniciativa do Movimento Negro de Uruguaiana.
Após explanar sobre as atividades desenvolvidas pelos homenageados em prol da cultura, o representante da Aruanda e da Afrobras, Jorge Quirino, aproveitou o espaço de tribuna para anunciar a retirada da capela de São Jorge da sede do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf), localizado na Rua Domingos de Almeida. “Triste, passo a vocês essa informação, que prejudicará uma das maiores procissões e manifestações de devoção na nossa cidade”, disse Quirino.
Já a presidente do Movimento Negro, Elza Suzete Pinto da Fontoura, tratou da data como momento de reflexão sobre a história afrodescendente, ainda descreveu atos de intolerância religiosa e a contribuição dos homenageados para cultura em Uruguaiana.
A luta do movimento e várias tragédias originadas do preconceito racial e religioso foram destacadas pelo vereador Irani Fernandes que falou em nome do Poder Legislativo. “Tivemos alguns avanços, mas ainda há muita injustiça. A Câmara Municipal tem a responsabilidade de manter esse ato de honraria à cultura afro-brasileira e apoiar essa luta social”, considerou Irani.
Gabriela Barcellos

0 comentários: