sábado, 7 de janeiro de 2017

40º Miguelão teve sua grande final nessa semana








Na noite desta quinta-feira, 05/01, o 40º Miguelão de Futsal coroou a equipe vencedora. O jogo que teve início às 21 horas estava em sua 17ª rodada, ou seja, na grande final. Por seis gols a equipe vencedora foi a Padaria Sônia Marisa que garantiu o primeiro lugar contra o time Dall Car com três gols.
Os gols do time vencedor ficaram por conta de Somália (com 1 gol), Lucas (2), Barriga (2) e Wagnerzinho (1); já no time Dall Car, os pontuadores foram Emerson (1), André Oliveira (1) e Elton (1).
Os melhores do campeonato
Ainda na quinta-feira, o público presente de cerca de mil pessoas, conheceu também outras categorias vencedoras, como o melhor técnico que ficou com Guto, da equipe Dall Car; melhor torcida para Só Te Pegando; melhor goleiro, com Rennan Santariano, do time campeão, Padaria Sônia Marisa; artilheiro, com Lucas da Maia, da equipe Tito com 12 gols e o título de craque do Miguelão com Michel Nogueira, do time Dall Car. Os títulos foram escolhidos por uma comissão avaliadora.
3º lugar
Na noite de terça-feira, 03/12, o terceiro lugar já havia sido ocupado. Na disputa entre Tito e Só te Pegando, quem se deu melhor foi o Só Te Pegando por 6 a 4, que garantiu sua vaga no pódio.
O começo
O 40º Miguelão de Futsal iniciou em 28/11/16. Ao total, contou com a participação de 24 times, distribuídas em seis grupos com quatro equipes cada.
Parabéns aos jogadores e à comissão organizadora pelo belo evento!

Principais pontos: Apresentado Plano Nacional de Segurança

Gabriela Barcellos

Com a crise institucional instalada após as quase cem mortes em casas prisionais, no Norte do país, o Governo Federal decidiu antecipar o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública. O documento na verdade está atrasado, pois devia ter sido apresentado em outubro passado.
A apresentação da minuta final ocorreu ontem, 6/1, a cargo do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Segundo ele, ao contráario dos anteriores este será um plano operacional e não de intenções. O documento receberá ainda sugestões das secretarias estaduais para ser finalizado. “Tudo que está previsto no plano tem previsão orçamentária, o que percebemos que não haveria orçamento por conta das condições econômicas do país, fica para depois. O plano é extremamente realista”, disse ele. Esta é a primeira vez que um plano é construído com participação de secretários estaduais, ministérios públicos, sociedade civil organizada, entre outros. O documento apresenta três eixos principais: integração, cooperação e colaboração.
Homicídios, tráfico de drogas e sistema penal
O novo plano terá três objetivos principais: reduzir homicídios, feminicídios e a violência contra a mulher; promover o combate integrado à criminalidade transnacional – ligada a grandes quadrilhas que atuam no tráfico de drogas e de armamento pesado – e a racionalização e modernização do sistema penitenciário. “Esses três objetivos estão interligados por terem relação direta com o narcotráfico e a criminalidade organizada. Combatendo isso, os demais são crimes reflexos e cairão”, destacou o ministro.
Núcleos de inteligência
Moraes detalhou as ações gerais de capacitação, inteligência e de atuação conjunta previstas. No que se refere à capacitação, o plano prevê nova matriz curricular para a formação policial, bem como a elaboração de estatísticas de mensuração da eficácia da atividade de Polícia Judiciária. As ações de inteligência preveem a implantação de núcleos nos 26 estados e no Distrito Federal. Moraes lembrou que isso será feito de forma conjunta com setores de inteligência das polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Civil, Militar e dos sistemas penitenciários. “Vamos implantar e interligar sistemas de videomonitoramento, a exemplo do que foi feito nas cidades que sediaram a Copa e os Jogos Olímpico, com a participação de toda a inteligência policial. Será um grande centro de cooperação de inteligência e de informações que poderá ser compartilhado com todos os municípios”, explicou.
Ainda dentro das ações de inteligência, o plano prevê a ampliação do número de radares do Alerta Brasil nas rodovias. “Vamos ampliar para quase mil [na verdade, 935] o número de radares Alerta Brasil, de forma a integrar esse sistema com os sistemas estaduais de identificação de veículos”.
A comunicação por rádio digital também está prevista no plano. Moraes explicou que essa integração, entre a PRF e as polícias estaduais que tenham rádio digital, será focada nas áreas estratégicas e de fronteiras. “Essa questão é muito importante porque há atualmente, nos estados, grande dificuldade de comunicação. Boa parte deles ainda faz comunicação analógica. Garantiremos uma comunicação sem interferência [de criminosos]”, argumentou.
Perícia criminal
Há também a previsão de investimentos nas perícias criminais, tanto estaduais quanto federal. “Um grande problema de vários estados é a questão da perícia criminal, seja para a resolução de homicídios – tivemos 52 mil em 2015 – seja para o combate ao narcotráfico. Vamos, então, instalar um laboratório central de perícia criminal que dê apoio a todos os estados. Daremos também apoio aos estados pelos laboratórios da PF que serão ampliados”.
 Ainda dentro das medidas de fortalecimento da perícia criminal, Moraes disse que o plano prevê a ampliação da inserção dos perfis genéticos no banco de dados de DNA e o compartilhamento, em âmbito nacional, do banco de dados de impressões digitais. A identificação de armas de fogo e de munições será uma “política pública destinada ao combate à criminalidade”, acrescentou, o ministro ao citar as ações denominadas “DNA das Armas”.

Defrec prende suspeitos de sequestro em Porto Alegre


Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana prenderam na quarta-feira, 4/1, Pedro Henrique Peralta, 30 anos, e a companheira dele, Taciana Laleska Viana. Eles são suspeitos de participar do sequestro de um idoso em Porto Alegre.
A ação em Uruguaiana foi coordenada pela delegada Caroline Huber e as buscas iniciaram antes do Natal, tão logo a Delegada recebeu informações sobre a possibilidade de os dois estarem em Uruguaiana, na casa de parentes. Ao longo dos dias várias incursões foram realizadas, sem êxito. Diante da pressão, porém, o advogado dos suspeitos procurou a Delegada informando que os clientes iriam se entregar. Eles se apresentaram na Defrec, na manhã de quarta-feira.
Eles são suspeitos de terem participado do sequestro do idoso Luís Carlos Protti, 75 anos, no bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre há exatamente um mês. Os dois se recusaram a prestar depoimento, dizendo que somente o farão depois de serem transferidos para Porto Alegre, na Delegacia onde o crime é apurado. Extraoficialmente, porém, eles negaram participação do crime.
A Polícia Civil apurou que o crime teria sido motivado por uma dívida que um dos participantes teria com um traficante, no valor de R$ 3 mil. O participante, Emanuel Nunes Corrêa, 26 anos, já havia sido preso, assim como a companheira dele, acusada de ter atraído a vítima no dia do sequestro.
De acordo com o delegado responsável pela investigação em Porto Alegre, Marco Antônio Duarte de Souza, foram comprovados saques bancários e compras com cartões da vítima, no valor aproximado de R$ 6 mil. Uma quinta pessoa investigada responde em liberdade e os agentes ainda não descartam a participação de um sexto criminoso.
O idoso ainda segue desaparecido e os policiais têm a esperança que, com a prisão de Peralta, ele seja localizado ainda nesta semana. Várias buscas foram feitas em possíveis cativeiros na Região Metropolitana.
Quem tiver informações sobre a localização do idoso, pode ligar para os telefones (051) 3288-5515 e 3288-2400. Ou, pelo 197 ou ainda para o (55) 3412 1127. A identidade de quem passar a informação será preservada.

Deam prende ‘ex’ por violar medidas protetivas

Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), sob coordenação da delegada Caroline Huber, prendeu na tarde de quinta-feira, 5/1, M.S.S.M., 37 anos, por descumpri medidas protetivas deferidas pela Justiça em favor de sua ex-companheira. Ele responde por ameaça, lesão corporal e violação de domicílio.
De acordo com a Delegada, o acusado e a vítima são ex-companheiros e ela, inclusive, possui medidas protetivas contra ele. No entanto, o homem descumpriu as medidas e chegou a invadir a casa da ‘ex’, além de perturbá-la constantemente. Em razão disso, a prisão preventiva de M.S.S.M. foi solicitada pela Delegada. “Nesses casos, onde o agressor continua a perturbar a vítima, nós representamos pela prisão preventiva e temos obtido boa resposta do Poder Judiciário”, destaca a Delegada.
A prisão ocorreu na Rua Padre Anchieta, bairro Cabo Luiz Quevedo, na casa de um amigo do acusado.

Dois homens presos por posse de armas

Gabriela Barcellos

Duas pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, a pedido do delegado Enio Tassi, da 1ª Delegacia de Polícia. Os mandados foram cumpridos sob coordenação da delegada Alessandra Siqueira, que responde pela 1º DP durante este mês.
Isael Maciel Lopes, de 61 anos, foi preso em casa, na Rua Borges da Costa, bairro Cabo Luiz Quevedo. Ele entregou espontaneamente o revólver Rossi calibre 38 que estava sob sua posse e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A delegada plantonista, Caroline Huber, o autuou em flagrante por posse de arma de fogo de uso permitido e fixou uma fiança de dois salários mínimos para que o homem não fosse recolhido à Penitenciária.
Já Lauri Rodrigues Corrêa, de 32 anos, foi preso com um revólver calibre 38 marca Taurus, cujo registro informa que foi furtado. Além de posse de arma de fogo de uso permitido, ele foi autuado em flagrante por receptação, o que não permitiu a fixação de uma fiança.
Os dois são suspeitos em uma investigação da 1ª Delegacia de Polícia, que apura outro tipo de crime.

Jovem vítima de acidente morre em Porto Alegre

O jovem Gabriel Schmitt (20), vítima de um acidente de trânsito na última quinta-feira, 5/1, morreu neste sábado, 7/1.
Gabriel tripulava uma motocicleta pela Rua 15 de Novembro quando teve sua trajetória interrompida por um veículo Duster que trafegava pela Rua General Hipólito e não respeitou a preferência de trânsito. Com a colisão, Gabriel foi arremessado para a calçada oposta, onde caiu com o peito no meio-fio, e a Duster chocava-se frontalmente com um veículo autoescola.
Ele foi levado pelo Samu ao Pronto Socorro Municipal em estado consciente e se comunicando normalmente, mas ao receber atendimento foram constatadas lesões múltiplas decorrentes de trauma toráxico, e seu quadro clínico alterou-se rapidamente para gravíssimo. Na sexta-feira ele foi transferido de ambulância para Porto Alegre onde foi submetido a uma cirurgia na manhã deste sábado, mas não resistiu aos ferimentos.

Uruguaiana recebe emenda de R$ 150 mil para Saúde

Gabriela Barcellos

Uruguaiana recebeu R$ 150 mil que deverão ser destinados à Saúde. A verba é oriunda de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gomes (PRB), solicitada pela vereadora Suzana Cardoso Alves, a Susana da Barragem. Foi ela quem anunciou a chegada da verba nesta quinta-feira, 5/1.
A verba será destinada a compra de equipamentos para dois postos de saúde. Tal destino já havia sido determinado pela administração anterior. “Trabalhamos por essa demanda antes das eleições e, estamos felizes por conquistar recursos para a saúde da nossa Uruguaiana”, disse ela.
Em razão do comprometimento do recurso, a Parlamentar anunciou que já está pleiteando novos valores de emendas parlamentares para aquisição de uma ambulância para atender a população do interior do município também junto ao gabinete de Carlos Gomes, que sinalizou positivamente sobre a solicitação.

A economia do antecessor: Atual presidente da Câmara que a sobra na Santa Casa

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores anunciou ontem, 6/1, que deverá concluir até o próximo dia 15/1 a apuração contábil da sobra financeira da gestão 2016. A previsão é que a sobra atingirá R$ 1,4 milhão, e tão logo apurada, o presidente da Câmara vereador Fernando Tarragó (PSD) fará a devolução do valor ao Poder Executivo.

A ladainha de sempre
O anúncio ocorreu após Tarragó se reunir com o provedor do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC), Eduardo Velo, com o diretor administrativo-financeiro, Geovane Cravo, com o presidente da subseção Uruguaiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maurício Blanco, e com o presidente do Sindisaúde, Renato Corrêa. Na ocasião, o grupo reapresentou as dificuldades financeiras vividas pela instituição e solicitaram apoio do Poder Legislativo às demandas do Hospital.
Como recursos abundam nos cofres de Uruguaiana, Tarragó, que também é medico da Santa Casa, indicará ao prefeito Ronnie Mello (PP), gestor financeiro dos impostos recolhidos pelo município, a destinação desse valor ao combalido hospital privado, cuja gestão é questionada por falta de transparência.
Procurado, o Prefeito não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE, e sua assessoria de imprensa não retornou o contato.

Vereadores progressistas propõem redução do recesso

A proposta de emenda à Lei Orgânica reduz os atuais 91 dias de recesso e estabelece ‘folga’ aos parlamentares de 21 de dezembro a 19 de janeiro.

Gabriela Barcellos

Os vereadores progressistas Carlos Delgado e Elton da Rocha protocolaram na quinta-feira, 5/1, a primeira proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) desta legislatura. O tema é polêmico e já se arrasta há anos no Parlamento Uruguaianense, a redução do recesso parlamentar.
A proposta dos vereadores de primeira viagem altera o artigo 58 da Lei Orgânica, que atualmente determina que a ‘Câmara Municipal reunir-se-á, independentemente de convocação, de primeiro de março à quinze de julho e de primeiro de agosto a quinze de dezembro’, tendo, portanto, 91 dias de recesso parlamentar. Com a proposta, a Câmara deverá se reunir de 20 de janeiro a 20 de dezembro, tendo, portanto, 30 dias de recesso parlamentar.
Como mostrou o Jornal CIDADE em janeiro de 2015, Uruguaiana é o município com maior recesso parlamentar da região. A grande maioria dos municípios já está adequada à legislação federal e estadual que, desde 2009, reduziu o recesso de 91 dias para 55 dias. Em algumas cidades, como Barra do Quaraí, o recesso é de 30 dias. A alteração já havia sido apresentada em pelo menos uma ocasião. Em 2009, projeto semelhante foi protocolado pelo então vereador Rogério de Moraes, mas não teve êxito. Em 2015, a então vereadora Jussara Osório, que presidia o Parlamento, prometeu uma reforma na Lei Orgânica que contemplaria, especialmente, a redução do recesso. A medida nunca passou de promessa.
Para os vereadores proponentes, a proposta é de extrema importância considerando justamente o tamanho absurdo do recesso enquanto um trabalhador tem o direito a 30 dias de férias por ano. “Precisamos resgatar a credibilidade do parlamento com a comunidade e isto se dará através de ações pautadas no interesse público. Neste primeiro momento precisamos corrigir alguns equívocos, como este, que é um absurdo. Se queremos mudar a política e sermos respeitados, devemos nós - representantes do povo - darmos o exemplo”, explica Delgado. “Hoje a Câmara de Uruguaiana está com pouco mais de 70% dos vereadores novos, então buscamos mudar um pouco esta imagem e aproveitarmos este momento para realizarmos as reformas necessárias para o resgate da ética e da credibilidade do parlamento uruguaianense”, completa Rocha.
A bancada do PRB, formada pelas vereadoras Zulma Ancinello e Suzana da Barragem, declararam apoio ao projeto.

Guarda Civil Municipal garante segurança nas praças

A Guarda Civil Municipal - GCM - passa a proporcionar ao cidadão de Uruguaiana segurança diuturna na Praça da Barão do Rio Branco (antiga Praça da Rendição) e no Parque Dom Pedro II, o Parcão.
A proposta de priorizar a preservação do patrimônio público e a segurança de seus usuários foi do vice-prefeito Brasil Carús, e tomada em reunião de secretariado ocorrida neste sábado, 7/1. O secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, já manobrou o efetivo para cumprir já a partir de hoje, a nova determinação.
Para o prefeito Ronnie Mello, é fundamental a presença da GCM nesses locais, e pede o apoio da comunidade para a preservação dos parques e praças, que estão para serem bem aproveitados por todos os munícipes.

Painel Ed.2706

Módulo

O ‘comandante’ José Clemente foi prestigiado ontem, 6/1, pelo comandante da 1º Batalhão de Policiamento de Área de Freonteira, da Brigada Militar - BM, TC Ortiz, e pelo Cap Gruner. Na linha que norteou sua atuação junto a Guarda Civil Municipal-GCM, de policiar a cidade em detrimento da segurança dos próprios municipais, Clemente sugeriu parceria entre BM e GCM para ativarem a “tartaruga ninja”, à entrada da cidade, que a “Gloriosa” já está recuperando. Segundo Clemente, os “pica-fumo” foram solícitos. Logo logo deve sair a ordem de “cumpra-se” para Irani Fernandes.

Parabéns I

A Jacinta Ruas, na foto com o marido Luiz Carlos, completou 50 anos nesta quinta-feira, 5/1, com muita energia e alto astral. Parabéns Jacinta, felicidades!

Parabéns II

Ontem, 6/1, foi a vez do ex-vereador Gilberto Risso, protagonista da eleição de Eric Lins, mas que acaba abandonar a política. Parabéns, Excelência!

Parabéns III

E hoje, é a vez da bela Gabriela Severo da Trindade apagar as velinhas. Ela é filha da colega de Imprensa, Pito ‘Super Coruja’ Severo, da Rádio Charrua.

Retorno
Se a passagem de José Clemente pelo Executivo levou à Guarda Civil Municipal a truculência característica do seu tempo de brigadiano da ativa, seu retorno ao parlamento sinaliza a volta de debates e contrapontos preciosos que marcaram seu primeiro mandato.

Recesso
Os vereadores Elton Rocha e Carlos Delgado não perderam tempo e tomaram a iniciativa de propor reforma da lei orgânica mais clamada pela população, que é o fim do delirante período de recesso, que a comissão da reforma não quis levar adiante.

Subsídios I
O Apóstolo Osvaldo Oliveira, após perder a teta que desfrutava à serviço de Schneider, saiu do Executivo com o mesmo ânimo do führer: Desqualificar os vereadores. Ele quer apresentar um projeto de iniciativa popular para reduzir o subsídio dos vereadores, hoje de R$ 7.054,37 bruto, aproximadamente R$ 5.400 líquido, para R$ 3 mil..

Subsídios II
O baixo subsídio dos secretários (bruto R$ 7.827,89, líquido +/- R$ 6 mil) foi a maior dificuldades de Ronnie Mello na formação do seu primeiro escalão. Poucos se dispõe a comprometer uma sólida carreira na vida privada por uma efêmera carreira na vida pública, e isso vale também para o Legislativo. Por isso, tantos “desqualificados”.

Comigo não
Não contém comigo para demonizar os políticos. Democracia sem políticos (e Parlamento) não existe. Alguns são ruins, mas chegaram lá pelo voto. Antes de destilar ira, quantas vezes o eleitor levou seus anseios ao seu representante? Se o atual sistema torna os políticos distantes, vamos melhorá-lo, mas demoniza-los aumentará o número de candidatos desqualificados nas futuras eleições e, com sorte, alguns até bem-intencionados, nada mais.

Coroação
Aconteceu ontem, 06/01, às 23 horas, na Arena da Cova da Onça, a coração das musas e rainha da entidade. O evento também contou com a apresentação da Bateria Furiosa.

Lançamento
Aconteceu ontem, 06/01, também às 23h, o lançamento do samba enredo para o Carnaval 2017 da Escola Deu Chucha na Zebra.

Parcão
Na manhã de ontem, 6/12, foi restabelecida a água no Parque Dom Pedro II (Parcão), Praça Barão do Rio Branco, e no Ginásio Municipal. O acordo para o reabastecimento foi realizado junto com a concessionária de água de município.

Saúde
O Posto Central da Secretaria Municipal de Saúde, a Policlínica Infantil e Adulta, estão com novo horário de funcionamento. Agora o prédio abre às 6h, e os atendimentos começam a partir das 7h.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros realizará uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo 10º Batalhão de Bombeiro Militar no ano de 2016. O encontro acontece no dia nove, na 3ª Seção de Combate a Incêndio de Uruguaiana, às 10h30min.

Gaes
Nesta semana, o Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) formou mais sete novos agentes penitenciários para integrar a equipe, que é a responsável pelas táticas de intervenção prisional no Estado. Na ocasião, os novos integrantes receberam os brevês, um tipo de distintivo, que os identificam como membros do grupo.

Mais médicos
As inscrições de candidatos brasileiros no Programa Mais Médicos chegou a 10.557 inscrições. Os profissionais vão concorrer a 1,2 mil vagas ofertadas nesta chamada para 563 municípios e dois distritos indígenas. O resultado das inscrições está previsto para o dia 9/01 e a seleção das localidades de preferência em 10 e 11/01.

Acesso a informações
O Portal da Transparência do Governo Federal, registrou mais de 21,6 milhões de visitas em 2016 - recorde de acessos desde a criação do site, em novembro de 2004. O número é 32,5% maior que as 16 milhões de visitas do ano passado. De acordo com o relatório, a média mensal de acessos foi de mais de 1,8 milhão.

Venda de veículos
Em dezembro, o licenciamento total cresceu 14,69% na comparação com novembro. O resultado do mês, com 204,3 mil veículos liberados para rodar nas ruas brasileiras, foi o melhor desempenho mensal de 2016.Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Usina de Asfalto
Também na manhã de ontem, 6/12, o Prefeito Ronnie Mello, acompanhado do Secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco Fernandes estiveram na usina de asfalto. Segundo o prefeito, a usina precisa passar por uma manutenção antes de iniciar as atividades, mas prevê junto com outras secretarias ações como a operação tapa-buracos.

Centro e São Miguel sem água até às 13h

Uma ruptura na rede de distribuição de água, na esquina da Av. Presidente Vargas com a Rua Sete de Setembro, interrompeu o abastecimento no centro e no bairro São Miguel. Equipes da Odebrecht Ambiental trabalham no local, e a previsão é restabelecer o fornecimento até às 13h.