terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Implantada segurança 24 horas no Parcão e Praça do Barão

Gabriela Barcellos

A Praça Barão do Rio Branco e o Parque Dom Pedro II, o ‘Parcão’ terão segurança 24 horas. A determinação foi dada pelo vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) em reunião no último sábado, 7/1, e será executada pela secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana por meio da Guarda Civil Municipal de Uruguaiana.
De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, a medida foi implantada efetivamente já a partir de ontem, 9/1, e visa especialmente garantir a ordem e a segurança da população. “O objetivo é coibir encontros, confrontos e brigas, que vem sendo registrados nestes lugares”, conta.
A segurança nos dois locais ocorrerá de duas formas. Uma equipe fixa ficará em cada um dos locais e, ao longo do turno, haverá patrulhamento da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu). Os turnos, assim como nas demais divisões da Secretaria, serão de 12 x 36 horas, empregando agentes somente da área de Segurança da Secretaria.

Defrec recupera carro roubado e prende receptador

Gabriela Barcellos

Um carro roubado em Porto Alegre foi recuperado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) na manhã de ontem, 9/1. A ação resultou na prisão de uma pessoa.
Bruno Quintana de Lima, 27 anos, foi preso em flagrante delito por crime de receptação. Ele foi seguido desde a casa onde vive até um estabelecimento comercial, onde havia deixado o carro roubado, um Renault Sandero, para desmanche.
Assim que verificaram a placa no veículo, os policiais constataram tratar-se de carro clonado. Ao verificar o número do chassi, foi identificado como em situação de roubado.
Bruno já havia sido preso pela Defrec, acerca de três anos, por tráfico de drogas, mas foi colocado em liberdade pelo Poder Judiciário pouco depois. Até agora, não foi julgado por aquele crime.

Defrec captura matador foragido

Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) prendeu na noite de sexta-feira, 6/1, Fabiano dos Santos Araújo, conhecido como ‘Seco’, dono de uma extensa ficha criminal.
‘Seco’ estava foragido da Justiça há três meses, desde que fugiu do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU), onde cumpria pena em regime semiaberto. Ele foi capturado depois de um minucioso trabalho – realizado ao longo de três dias – da equipe de investigação da Defrec. Fabiano tem uma pena de 45 anos, nove meses e nove dias de prisão a ser cumprida em regime fechado. Ele tem antecedentes por extorsão, roubo e, desde 2005 coleciona vários homicídios – inclusive mediante pagamento.
Desde que fugiu da cadeia, no dia 14, Fabiano já se meteu em novos crimes. Ele é suspeito de três homicídios – dois tentados e um consumado.

Jovem vítima de acidente morre em Porto Alegre


Gabriela Barcellos

O jovem Gabriel Schmitt, de 20 anos, vítima de um acidente de trânsito ocorrido na última quinta-feira, 5/1, não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde de sábado, 7/1, depois de ser transferido para Porto Alegre e submetido a uma cirurgia.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC), foi solicitado um leito na Capital e o jovem foi transferido em uma ambulância, com lesões múltiplas.
O acidente ocorreu no cruzamento na Rua XV de Novembro com Rua General Hipólito, às 11h45min. Gabriel tripulava uma motocicleta, pela Rua XV de Novembro, quando teve sua trajetória interrompida por um veículo Renault Duster, que trafegava pela General Hipólito e não respeitou a preferência de trânsito.
Com a colisão, Gabriel foi arremessado para a calçada oposta, onde caiu com o peito no meio-fio. Ele foi levado ao Pronto Socorro Municipal ainda consciente e se comunicando normalmente. No entanto, seu quadro clínico agravou-se rapidamente para gravíssimo, o que determinou a transferência para Porto Alegre. Ele foi submetido a uma cirurgia na manhã de sábado, mas não resistiu.

Mulher briga e mata ex-companheiro depois da festa





Gabriela Barcellos

Um homem foi assassinado, na manhã de domingo, 8/1, na Vila Betânia. David Willian Rodrigues de Mello, de 23 anos, recebeu várias facadas no peito e no pescoço, durante uma briga na Rua Perimetral Norte, com a ex-companheira, Ritiele Altamiranda Rodrigues, 22 anos.
A briga começou em uma festa, onde o ex-casal se encontrou. De lá, Ritiele foi para casa, apanhou álcool, fósforos e uma faca, e foi para a casa de David com o propósito de atear fogo. Nesse momento David chegou à residência e houve nova briga. Ele agrediu Ritiele, especialmente no rosto. Ela reagiu e lhe desferiu várias facadas.
O rapaz chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao Pronto Socorro Municipal. Avisada pelo Hospital Santa Casa de Caridade, a Brigada Militar colheu as primeiras informações com familiares de David, e localizou Ritiele ainda na Vila Betânia. Ela foi detida e conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi autuada em flagrante pela delegada de plantão, Caroline Huber, e posteriormente conduzida à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.
Tanto Ritiele quanto David já tinham passagens pela polícia.

Dados referentes a atendimentos dos Bombeiros em 2016 são divulgados





Ontem, 09/01, às 10 horas e 30 minutos, na sede do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, aconteceu à prestação de contas da instituição referente ao ano de 2016. Os dados estão relacionados ao 10º Comando Regional de Bombeiros que abrange diversos municípios da região, como Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, Rosário do Sul, entre outros.
Em relação ao efetivo houve uma redução na corporação de cerca de 20%, já que em 2015 o número era de 196 servidores, por exemplo, e em 2016, passou a ser de 157. O Tenente Coronel Pedro Ricardo Burgel, que está à frente do 10º Comando Regional dos Bombeiros, comentou que entre maio e junho deste ano, há a possibilidade da corporação de Uruguaiana receber novo efetivo que venha complementar o quadro de funcionários.
Na análise das ocorrências atendidas, o número passou de 4092 em 2015 para 3557 em 2016, um decréscimo de 13%. Em ocorrências relacionadas a incêndios, houve uma variação de 3,1% - de 940 em 2015 para 911 em 2016; no quesito resgate e salvamento, a variação ficou em 18,9% comparado ao ano anterior - de 757 para 614; nas ocorrências atendidas com mortes, ao todo foram registradas 60 casos que resultaram e em 40 óbitos, ou seja, em 66,7% das ocorrências resultaram em vítimas fatais.
Na oportunidade, esclareceram-se também os números relativos às atividades de ensino e prevenção prestadas nas comunidades, entre eles estão os Bombeiros Mirins e Bombeiros nos Bairros. Nos nove municípios de abrangência, o programa “Bombeiros Mirins”, obteve um acréscimo, sendo que em 2015 atendeu 320 crianças e em 2016 o número passou para 371. Já para este ano, estarão sendo disponibilizadas 425 vagas.

Falar ao telefone vai ficar mais caro para os consumidores

Karine Ruviaro

Empresas de telefonia móvel e fixa já começaram a cobrar, neste mês, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Como consequência, os valores das contas dos consumidores terão aumento conforme o estado e o tipo de plano oferecido pela operadora contratada.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comenta que não se trata de aumento de tarifa ou preço de serviços, mas sim, de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que as operadoras cobrassem o imposto.

Revitalização na margem do Rio Uruguai


Neste final de semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural realizou uma revitalização às margens do rio Uruguai. No local próximo a “santinha” foram colocadas novas lixeiras, bancos, e placas sinalizadoras, pedindo para que a população respeite o local. A pedido do Vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, também foram colocados dois banheiros químicos.
No final da Rua Treze de Maio, a equipe de limpeza urbana ainda realizou a retirada de lixos e entulhos que haviam no local. De acordo com o Secretário, João Francisco Fernandes, ainda estão previstos a colocação de novos postes de iluminação.

Passagem de comando do 22º GAC AP - Grupo Uruguaiana

Na sexta-feira, 13/01, às 22 horas, no Quartel do 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado ocorrerá à cerimônia militar de passagem de Comando da Unidade.  O Coronel de Artilharia Marcos Hernandez Barreiros, Comandante desta Unidade de Artilharia do Exército Brasileiro, passará o comando ao Tenente Coronel de Artilharia Eduardo Gonçalves De Araújo. O Coronel De Araújo é natural do Rio de Janeiro e está vindo da Artilharia Divisionária de Porto Alegre.
Criado em 04/06/1831, o 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Grupo Uruguaiana, teve sua origem no Corpo de Artilharia a Cavalo. Mudou de nome várias vezes, contudo, consagrou-se como 1º  Regimento de Artilharia a Cavalo, durante as guerras contra Oribe e Rosas, na guerra do Paraguai. Neste último conflito, tomou parte no cerco que resultou na rendição do Gen Estigarribia do Exército Paraguaio e a consequente retomada da Vila de Uruguaiana, já em setembro de 1865.
Em 16/05/1925, é transferido para este município, vindo de Alegrete, com a denominação de 17º Grupo de Artilharia a Cavalo, ocupando as atuais instalações. Por mais três oportunidades, muda de denominação, passando, finalmente, em 1968, a chamar-se 22º Grupo de Artilharia de Campanha. Em 1972, o Exército Brasileiro concede a denominação Grupo Uruguaiana, baseado na participação que teve na retomada de Uruguaiana, bem como pela perfeita integração hoje existente com a cidade que o abriga. Na data de 06/09/1995, a Unidade foi agraciada com a medalha de Ouro da Cidade de Uruguaiana. Em 01/01/2005, passa a 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado recebe como armamento o obuseiro autopropulsado.

Funcionários da Santa Casa buscam ajuda do Prefeito

Karine Ruviaro

Na tarde desta segunda-feira, 09/01, o diretor do SindiSaúde, Rogério de Moraes, anunciou que novas ações estão sendo realizadas em busca dos direitos de funcionários da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Um abaixo assinado será entregue em vários órgãos competentes da cidade para tentar solucionar o grave problema que vem sendo enfrentado.
No abaixo assinado, os funcionários da Santa Casa pedem ao Prefeito Ronnie Mello, que faça uma intervenção administrativa imediata no hospital – afastando a atual administração e nomeando uma nova comissão técnica, bem como estabeleça que este novo grupo tenha tempo determinado para resolver a situação financeira em que se encontra a Santa Casa. Em reunião ocorrida ontem, às 17 horas, também foi solicitado ao Ministério Público que seja realizada uma auditoria com relação aos recursos públicos recebidos pela entidade.
Hoje a tarde, 10/01, às 16 horas, o diretor do SindiSaúde, relatará na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uruguaiana, a ação da Polícia Federal ocorrida na véspera de Natal. Para ele, o fato teria sido uma coação para que os servidores voltassem a trabalhar.
Para Rogério de Moraes, algumas alternativas podem ajudar a solucionar o dilema da falta de pagamento de salários e situação do hospital. A primeira seria buscar uma intervenção administrativa como já dito acima; a segunda, que a Santa Casa atenda somente o município – assim como ocorre em outros lugares – e coloque assim a folha de pagamento em dia; a terceira seria trabalhar a possibilidade de transformar o hospital em uma cooperativa dos funcionários; e a quarta, realizar o bloqueio de contas do Estado e Santa Casa, que deve ocorrer ainda nessa semana.
Na manhã de ontem, o presidente do Sindisaúde, Renato Corrêa, em entrevista para uma rádio local, afirmou que realizaria um panelaço em frente à Câmara de Vereadores e Prefeitura para “despertar” o município em relação à realidade enfrentada. Rogério faz questão de comentar que respeita o ato, mas eles - Câmara de Vereadores e Prefeitura - não são credores, logo, não fará parte desta ação. “Entretanto, se ele – Renato – quiser realizar o mesmo em frente à casa dos administradores, serei companheiro para a nova ação, comenta Moraes”.

Ronnie e Carús reúnem secretariado


Gabriela Barcellos
Durante a manhã de sábado, 7/1, o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD) reuniram seis doze secretários, mais o procurador-geral do município, no salão nobre da Prefeitura, para analisar a primeira semana de trabalho à frente do Executivo Municipal.
A pauta da reunião foi dividida em dois momentos. O primeiro deles foi a apresentação de um levantamento feito por cada um dos secretários, sobre a situação atual de cada pasta, avaliada ao longo da primeira semana de trabalho. Logo depois, foram discutidas ações e medidas que já foram aplicadas nas secretarias desde o dia 1º e ainda apresentadas sugestões a serem discutidas ao longo desta semana.
De acordo com Ronnie, a ideia é realizar reuniões com todo o secretariado pelo menos duas vezes por semana. “Nosso projeto inclui que todos saibam dos problemas de todos. Essas reuniões não serão esporádicas e objetivam trabalhar de forma unida em busca de soluções para as demandas”, explica.

Ronnie Mello decreta situação de emergência financeira em Uruguaiana

Entre as medidas anunciadas estão o turno único, corte de diárias e de horas extras e medidas para implementar a arrecadação.


 Gabriela Barcellos

O prefeito Ronnie Mello (PP) decretou ontem, 9/1, estado de emergência financeira no município de Uruguaiana, pelo prazo de 180 dias, e divulgou medidas que estão sendo imediatamente implantadas com o objetivo de contornar a situação e estabilizar as finanças do Executivo.

Economizar
Para economizar, durante este período estão suspensos: a) pagamentos das despesas contraídas no exercício 2016 e anteriores, inclusive aquelas relativas a restos a pagar, processadas sem o devido lastro financeiro, com a revisão das despesas e análise de todos os contratos firmados pelo Município, possibilitando ainda a negociação, por meio de desconto e alongamento, das dívidas efetivamente revisadas e devidas; b) despesas com diárias, passagens, participações em cursos, treinamentos, seminários e congressos,  bem como despesas com telefone móvel para servidores, salvo as despesas de diárias relativas a deslocamentos de motoristas em serviços de saúde e aquelas autorizadas expressamente pelo Prefeito em caso de interesse público; c) horas extras, exceto os casos necessários para assegurar o pleno funcionamento de serviços essenciais, situações as quais deverão ser comunicadas imediatamente ao Prefeito e ao secretário da área; d) suspensão de novas antecipações de valores para atender pequenas despesas através de contas adiantamento para servidores, retomando a centralização destas despesas na secretaria de Administração, salvo casos excepcionais e de extrema necessidade para a manutenção de serviços essenciais, a serem aprimorados em instrumento legal próprio.
Haverá ainda: a) redução na aquisição de materiais de consumo e permanentes, bem como novas contratações de serviços, priorizando somente aqueles destinados a atender serviços públicos essenciais e de relevante interesse social e econômico, revisando ainda os atuais processos de licitação instaurados e em andamento; b) redução de consumo de energia elétrica e água, aplicando medidas de uso racional, bem como instituição de quotas de uso de telefone fixo nos mais diversos setores/ c) a há anunciada redução de 15 para 12 as secretarias municipais e extinção de 40% dos cargos em comissão existentes no quadro anterior, devendo as nomeações obedecerem o critério da necessidade do serviço público.
Foi determinada ainda a revisão de todos os decretos de desapropriação dos últimos doze meses verificando se a destinação e uso dos imóveis atende ao interesse público, e avaliação da situação jurídica e financeira atual de cada uma delas e a revisão de imóveis locados pelo município, com o intuito de verificar a real necessidade da locação, mantendo somente os contratos destinados a instalações de serviços públicos essenciais e que não possam ser realizados em prédios próprios.
Ronnie e Carús também anunciaram a adoção de turno único – há muito reivindicada – com funcionamento das 8h às 14h. A medida, segundo eles, visa economizar energia elétrica, água e material de expediente no turno da tarde e propicia ainda a eficiência no serviço público. Dentro desta adoção está resguardado o direito ao intervalo de descanso a todos os servidores e a irredutibilidade salarial. A medida será aplicada a todos os órgãos administrativos da Prefeitura, salvo os servidores que trabalhem em regime de escalas e plantões, executando ainda as atividades essenciais das secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Habitação e Obras e Serviços Urbanos,
Haverá a instituição de um efetivo controle de veículos pertencentes a frota municipal, restringindo o uso somente quando da extrema necessidade do serviço, reduzindo gastos com combustível e manutenção; a criação de uma comissão especial para revisão completa da folha de pagamento, a fim de identificar eventual concessão de vantagem que não tenha observado o princípio da legalidade e o devido processo administrativo, e apontando ainda os principais temas causadores de litígios relacionados a direitos dos servidores e as medidas cabíveis no sentido de evitar o reiterado ingresso com ações judiciais em prejuízo aos procedimentos administrativos, sempre resguardando os direitos adquiridos e as condições de incorporação já implementadas. Outra implementação é a de estudos para analisar a viabilidade de criação do Programa de Demissão Voluntária (PDV) dos empregados públicos.

Arrecadar
Objetivando o incremento da receita, também foram anunciadas algumas medidas, todas a serem imediatamente colocadas em prática. São elas: a) prorrogação do pagamento do IPTU 2017 com desconto de 20% na quota única até o dia 31; b) retomada do convênio com a Justiça Estadual em Uruguaiana, na busca de dar celeridade aos feitos da execução fiscal no que tange a citações dos devedores e demais atos e diligencias a serem praticadas pelo Judiciário, garantindo ainda o funcionamento do cartório do Anexo Fiscal no Fórum local e; c) levantamento do passivo fiscal para análise de concessão de medidas de incentivo para o pagamento dos tributos, como anistia, parcelamento,  conciliação judicial e cobrança administrativa.

Painel Ed.2707

Carnaval

O Secretário de Governo de Uruguaiana, Paulo Fossari, comentou que a realização do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana está confirmada. Porém, a prefeitura estaria buscando recursos de iniciativa privada e por meio da Lei Rouanet para custear a festividade.

Aniversário

Hoje, os nossos parabéns vão para o atual Secretário de Governo de Uruguaiana, Paulo Fossari. Felicidades, Fossari!

Nova lei
Após mobilizar servidores e comunidade para um mutirão de limpeza em espaços públicos, o prefeito Ronnie Mello encontrou novamente os locais sujos. Para coibir este tipo de atitude, ele pretende criar a Lei do Lixo Zero, com o objetivo de punir os “sujões”.

Saúde
O Ministério da Saúde acaba de incorporar o medicamento Certolizumabe Pegol para tratamento da Doença de Crohn, no nível moderado a grave, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A Doença de Crohn é uma doença inflamatória que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus, e tem origem ainda não conhecida. O objetivo é amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além induzir a remissão clínica e a prevenção de recorrências da doença.

Turistas
De 15/12/16 até 05/01/17, foram registrados na Aduana, a entrada de 37.117 viajantes. Já o retorno para casa, foi um pouco menor, com 11.939 pessoas.

Rolante (RS)
O Governo Federal disponibilizou ontem, 09/01, 226 kits de ajuda humanitária para o município de Rolante. Ao todo, foram disponibilizados 150 colchões e 76 cestas básicas para atender as famílias.
 
Atenção
Até sexta-feira 13/01, as equipes da Odebrecht estarão trabalhando nos bairros Nova Esperança, Bela Vista, Centro, Ipiranga e Cabo Luiz Quevedo, seja para substituição de rede de água, construção do interceptor de esgoto, ou até mesmo, para substituição de ligação de água. O trânsito nesses locais será parcialmente interrompido.

Presídio
O governador José Ivo Sartori comemorou o anúncio feito pelo presidente Michel Temer feito na manhã desta segunda-feira, 9/01, sobre a construção de um presídio federal no Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que ainda não está definida a cidade que receberá a nova casa prisional.

Mercado financeiro
Dados do boletim Focus, divulgados ontem, 9/01, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) assumiu uma trajetória positiva: uma expansão de 0,5% em 2017 e um avanço de 2,30% em 2018. A pesquisa revela ainda que o cenário esperado para os próximos anos é de alto crescimento e baixa inflação.

SAMU
Foram entregues ontem, pelo presidente Michel Temer, em Esteio, novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entretanto, Uruguaiana não está entre as cidades contempladas.

Degolas
Um juiz de Roraima mandou soltar 161 presos para prevenir novas chacinas. A bandidama agora já sabe que uma degola equivale a três alvarás de soltura. Um promotor de São Paulo sentencia: soltar criminosos aumentará a criminalidade e o sangue a correr não será mais das degolas, mas de cidadãos inocentes.

Turno único
Aquilo que um servidor público produz em 8 horas qualquer trabalhador produziria em 4 horas, senão menos. A adoção do turno único pelo prefeito Ronnie Mello corrobora isso, porque a produção de 8 horas será cumprida em 6 horas, e não faltarão as “chacrinhas” na repartição. Alguém duvida?

Rabo preso
Schneider liberou o arrancadão na Presidente Vargas, colocando a população em risco, para capitalizar apoio político, e lançou Mano Gás à vereança. Deu certo (acertou uma vez, pelo menos), e agora Schneider manda e desmanda no gabinete do novo vereador, que diz publicamente ter uma dívida com Schneider. E os eleitores?

A sauna do Detran
As repartições públicas, especialmente as que funcionam por permissão do Estado, como cartórios, quando mudam, mudam para melhor. O CRVA, que se afastou da área central para atender a população em um galpão, oferece, tanto para os funcionários como aos contribuintes, sauna, à próprio suor.