quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Uruguaiana deve declarar investimentos em educação até o final de janeiro

Karine Ruviaro

Governos estaduais, municipais e do Distrito Federal tem até 30/01 para enviar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informações sobre os investimentos feitos em educação em 2016. Para isso, é preciso encaminhar as informações e inserir os dados, por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). O Siope coleta, processa e divulga informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com o objetivo de dar transparência aos investimentos em educação no país.
Caso o prazo não seja cumprido ou até mesmo não consiga comprovar que investiu 25% do orçamento em educação, o governo fica inadimplente perante o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) do governo federal. Como consequência, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.
Em anos anteriores, os municípios tinham até 30/04 para enviar as informações ao FNDE, enquanto o DF e os estados podiam encaminhar os dados até 31/05.

Educa Mais Brasil: Estão abertas inscrições para bolsas de estudo

Para aqueles que desejam fazer uma faculdade particular, mas não tem dinheiro para pagar toda a mensalidade, o Educa Mais Brasil, está selecionando estudantes que não podem pagar 100% da mensalidade nestas instituições de ensino.  Para isso, irá beneficiá-los com bolsas de estudo de até 70% de desconto para o primeiro semestre de 2017.
O programa conta com mais de 15 mil instituições parceiras em todas as regiões do Brasil. Ao todo, no Rio Grande do Sul, são mais de 42.720 mil bolsas de estudo para este primeiro semestre do ano. Em Uruguaiana, as oportunidades são para cursos de educação básica, graduação, pós-graduação, cursos técnicos, de idiomas, preparatórios para concursos, bem como cursos profissionalizantes e pré-vestibular/Enem.
Para quem não encontrar o curso desejado na sua cidade, vale lembrar que o programa também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível o estudante se cadastrar em outra cidade. Para verificar os cursos disponíveis em seu município, basta acessar o site do Educa Mais Brasil e consultar a disponibilidade.
Como funciona?
Para se candidatar é preciso realizar a inscrição – que é gratuita -, por meio do site.
Entretanto, para ser contemplado com a bolsa de estudo, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do Programa, como o de não poder pagar a mensalidade integral, bem como a condição de pagar uma parte da mensalidade.  Para isso, é feito a análise socioeconômica do candidato.
Em mais de uma década de existência, mais de 400 mil alunos já foram beneficiados pelo Educa Mais Brasil.

Abertura da Colheita espera receber 50 delegações de arrozeiros

A participação de todos os envolvidos na produção de arroz no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também em países da América Latina na 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é fundamental. Para isso, a Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) começa neste mês a realizar diversas reuniões com as associações de arrozeiros, escritórios locais do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e cooperativas para mostrar a importância de estarem presentes ao evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Irga, em Cachoeirinha.
Conforme o consultor Luis Antônio Valente, neste ano a ideia é dar uma conotação significativa para a participação dos colaboradores, os que fazem a lavoura andar. As reuniões começam no próximo dia 10 com os produtores da Planície Costeira Externa, que vai desde São José do Norte até Torres. No dia 17, será a vez da Zona Sul, onde se reunirão além das Associações de Arrozeiros, também técnicos e alguns conselheiros do Irga. No dia 18, o encontro ocorrerá com os representantes do setor na Planície Costeira Interna e será em Camaquã. No dia 19, terá um Dia de Campo em Restinga Seca, na Depressão Central, dentro da estratégia do Irga de realizar dias de campo regionais. A partir das outras duas semanas, as reuniões serão na Campanha e Fronteira Oeste.
Valente destaca que o último encontro ocorrerá no dia 31 de janeiro, em Santa Catarina, na sede da Copagro, no município de Tubarão. Lá estarão reunidas todas as cooperativas que produzem arroz na região Sul catarinense, assim como representantes da Estação Experimental de Itajaí, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Nós acreditamos que venham mais de dez excursões do estado vizinho. A meta é tentar chegar a 50 delegações no geral. É com esse intuito que estamos trabalhando. Também queremos mostrar a importância da representatividade dos produtores, como os seus parceiros, os seus colaboradores”, afirma.
O encontro catarinense vai aproveitar uma reunião da Câmara Setorial do Estado com a participação do presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e do vice-presidente Alexandre Velho. Valente lembra que todas as reuniões farão um cenário da situação da lavoura arrozeira e as perspectivas para a próxima safra, para culminarem com o convite para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento em Cachoeirinha (RS) também deve contar com delegações de países do Mercosul. Além disso, produtores da Fronteira Oeste e Zona Sul estão organizando excursões para seus colaboradores.
Os interessados em organizar caravanas para participar da Abertura Oficial da Colheita do Arroz podem entrar em contato pelo telefone (51) 3211.0879 ou pelo e-mail federarroz@federarroz.com.br. O evento é organizado pela Federarroz. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.
Com informações da Agroeffective.

Agrovino começa amanhã





Gabriela Barcellos

Começa amanhã, 11/1, a 9ª Agrovino, no Parque de Exposição Visconde de Ribeiro Magalhães, em Bagé, com a participação confirmada das raças Ideal, Corriedade, Romney Marsh, Texel e Ile de France. Serão pelo menos 190 animais nas pistas de julgamento, o que já supera a edição anterior, quando 175 participaram. O julgamento de admissão será amanhã a partir das 14 horas e os julgamentos de classificação iniciam na manhã da quinta-feira, 12/1.
Serão jurados da feira, o inspetor técnico da ARCO, José Galdino Dias para admissão; Carlos Cléber Leal e Fernando Sosa Dias (Uruguai), jurados de classificação da raça Corriedale e as demais raças serão avaliadas por Paulo Velloso e Gustavo Caringi Velloso, pai e filho respectivamente. Paulo, ex-inspetor técnico da ARCO e Gustavo, atuando desde agosto passado como inspetor técnico da entidade.
Dentro da Agrovino acontece também a 3ª edição do Ovinocultura em Debate, este com programação voltada para o mercado e cenário atual da ovinocultura no sul do Brasil. O evento conta com a participação de importantes nomes como o economista Carlos Paiva, da Federação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul que vai falar sobre a Ovinocultura no contexto do desenvolvimento regional.
Outro convidado especial é o chef de cozinha Marcos Livi, que vai falar sobre as tendências de consumo da carne ovina, trazendo sua experiência nas principais cozinhas do Brasil e do mundo; a pesquisadora Élen Nalério da Embrapa Pecuária Sul apresentará sua pesquisa em Inovação em produtos de carne ovina, trabalho que tem feito sucesso tratando do aproveitamento quase que total de animais que iriam para descarte.
O 3º Ovinocultura em Debate que é uma promoção da ARCO e Embrapa Pecuária Sul, vai tratar também do tema cooperativismo com a apresentação do projeto desenvolvido no Alto Camaquã e contará com a participação de representantes da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos que apresentará o cenário da ovinocultura naquele estado.
Confirmada também a participação do Ministério da Integração Nacional que vai falar sobre o Projeto Rota do Cordeiro, projeto este que as regiões do Alto Camaquã e Fronteira Oeste do RS fazem parte como pólos de trabalho.

Confira a programação completa.
10 – Terça-feira
14h às 20h – Entrada dos animais rústicos e galpão, de todas as raças destinados à julgamento;
11 – Quarta-feira
8h às 12h – Entrada dos animais destinados à julgamento;
8h às 14h – Entrada dos cordeiros destinados ao Concurso de Carcaças;
9h – III Ovinocultura em Debate – Projeto Ovinosul;
14h – Início do julgamento de admissão – jurado: José Galdino Dias;
15h – Julgamento de Classificação dos lotes de cordeiros do Concurso de Carcaças (Abaco – Producarne);
12/1 – Quinta-feira
Das 8h às 18h – Entrada dos animais destinados à 2ª Mostra Pampa de Ovinos (concurso de borregas);
9h às 12h – Julgamento de classificação de todas as raças a galpão e rústicos (Na raça Corriedale a pontuação será válida para o Ranking da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale);
14h30min – Continuação dos Julgamentos de classificação;
13/1 – Sexta-feira
8h às 12h – Julgamento de classificação da 2ª Mostra Pampa de Ovinos
9h – Julgamento de Classificação dos Grandes Campeonatos de todas as raças
18h30min – Início do Remate da 9ª Agrovino e rebanho geral
14/1 – Sábado
9h – Assado de cordeiros
12h30min – Almoço de Confraternização e Entrega de Prêmios
19h – Início do Remate de Produção São Matheus e convidados
15/1 – Domingo
8h – Saída dos animais do Parque de Exposições e encerramento oficial da feira