quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

BM captura foragido do IPU

Gabriela Barcellos

A Brigada Militar capturou Eduardo Pouey Azambuja, 21 anos, que estava foragido do Insituto Penal de Uruguaiana (IPU), onde cumpria pena no regime semiaberto, desde 1º de outubro do ano passado.
Ele foi localizado na Rua Albertino Pires, a partir de informações repassadas à BM, e detido pelo Pelotão de Operações Especiais (POA). Com vários antecedentes, Eduardo é conhecido como ‘Babão’ e como ‘Ganso’. Como fugiu da casa prisional, o detento regrediu de regime e foi encaminhado diretamente à Penitenciária Modulada.

Jovem é alvejado nas costas

Gabriela Barcellos

Um homem foi baleado na madrugada de ontem, 11/1, por volta de 2h30min, na esquina das ruas Tiradentes e Joaquim Murtinho, bairro Santo Antônio. Emerson Cardoso Ferreira, 20 anos, foi alvejado com um disparo nas costas.
Ele contou à Polícia que estava passando de bicicleta na frente da casa de um desafeto e que viu quando este sacou um revólver e desferiu três disparos em sua direção. Um dos disparos o feriu nas contas. Ele foi encaminhado ao pronto socorro municipal, examinado e medicado e posteriormente liberado.
Ainda segundo a vítima, o motivo do crime seria desavenças antigas entre eles.
Emerson tem várias passagens pela polícia, tanto quando ainda era menor, como depois de adulto. Entre os crimes que lhe foram imputados estão roubo, violação de domicílio, furto, receptação e lesão corporal.

Prisão
Pouco depois, um homem foi preso em flagrante por posse de arma de fogo de uso permitido. Ele foi detido pela Brigada Militar e a arma, uma garrucha calibre 22, estava em sua casa. Há suspeitas de que esta tenha sido utilizada na tentativa de homicídio.
O homem preso, porém, não figura como suspeito pela tentativa de homicídio. O suspeito está sendo procurado pela Polícia Civil e até o fechamento desta edição ainda não havia sido encontrado. A investigação é da 1ª Delegacia de Polícia, atualmente a cargo da delegada Alessandra Xavier de Siqueira.

Flagrante: Maria da Penha manda dois para Modulada em uma noite

Gabriela Barcellos
Dois homens foram presos em flagrante com base na Lei Maria da Penha na noite de terça-feira, 10/1.
A primeira prisão ocorreu na Rua General Vitorino, Centro, por volta de 22h. R.N.B., 43 anos, foi encaminhado à Delegada de Polícia pela Guarda Municipal depois de ameaçar a ex-mulher, B.R.B.. Durante a tarde, ele esteve na loja da ‘ex’ e quebrou uma das vidraças do estabelecimento. Ela então procurou a Polícia Civil e efetuou o registro, solicitando ainda medidas protetivas contra R.N.B.. À noite o homem voltou ao local, exigindo que ela lhe entregasse uma cópia da chave do apartamento onde mora com as duas filhas do casal, que são menores de idade. Diante da negativa da vítima, o homem passou a fazer ameaças, dizendo que iria terminar de quebrar as vidraças do estabelecimento e ainda que lhe daria uma surra.
Na Delegada de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a delegada de plantão o autuou em flagrante por ameaça, embasada na Lei Maria da Penha.
Já G.J.S.S. de 30 anos, foi preso na Quadra 01, nas Áreas Verdes, proximidades da Delegada Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), depois de descumprir as medidas protetivas concedidas pela Justiça à sua ex-companheira e ainda ameaçá-la de morte. Ele foi até a frente da casa onde a vítima, P.S.C.S. de 29 anos estava. O homem foi até o local com o objetivo de levar a a ex-companheira de volta para casa. Diante da negativa dela, ameaçou matá-la em alto e bom som, depois fugiu para a casa do pai.
A Brigada foi acionada e conseguiu localizá-lo na casa de seus genitores. Lá, o pai o convenceu a se entregar à polícia. Na DPPA, a delegada plantonista o autuou por desobediência (em relação às medidas protetivas) e ameaça.
Ambos foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Justiça Estadual terá novos horários nos dois primeiros meses do ano

O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Luiz Felipe Silveira, definiu alterações nos horários de atendimento do Judiciário Estadual. Nas segundas-feiras, durante os meses de janeiro e fevereiro, o horário de expediente, nos serviços auxiliares do TJ RS e no 1º Grau de Jurisdição, será das 12 às 19 horas, de forma ininterrupta. Já nas sextas-feiras, o expediente será das 8 às 15 horas. Além disso, na Quarta-feira de Cinzas, o horário de atendimento será das 12 às 19 horas, também de forma ininterrupta. Vale destacar que mantem-se os respectivos serviços sob regime de plantão e sem prejuízo nas audiências.

Educar é preciso

 Com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto ao uso abusivo de som em lugares públicos, além, da questão de jogar lixo no chão, consumo de bebida por menores de idade, entre outras situações, foi criada a Operação na Banda. A ação vai ocorrer de forma passiva, sem intenção de multar, mas sim, de conscientizar a população.
Participarão deste ato de fiscalização as secretarias de Infraestrutura Urbana e Rural; de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana; de Meio Ambiente, e de Desenvolvimento Econômico. Bem como o vereador Carlos Alberto Delgado de David, e o Major Mello, que responde momentaneamente pela Brigada Militar.

Temporal causou transtornos para moradores


O temporal que chegou a Uruguaiana na madrugada de terça-feira, 10/01, trouxe prejuízos a diversos moradores. De acordo com a Defesa Civil do município, oito casas foram afetadas, quatro árvores caíram e alguns pontos de alagamentos foram registrados. 
O vento forte de aproximadamente 70 km/h provocou também a queda de doze postes, que resultou em vários bairros sem energia elétrica. 

Carnaval Fora de Época está confirmadíssimo

Karine Ruviaro

Após várias especulações a respeito do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, o prefeito Ronnie Mello confirmou na terça-feira, 10/01, por meio de um post em sua rede social, a realização do evento. “Pedimos que a comunidade adquira seu ingresso, pois o nosso tradicional carnaval vai sair”, comenta Mello.
Uma comissão foi formada para buscar maneiras viáveis de realizar o evento, mesmo em meio à crítica situação financeira em que o município se encontra. Entre as formas encontradas estão: a valorização do empresário local, que terá oportunidade de mostrar a sua marca na Avenida Presidente Vargas, assim como, a obtenção de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet. Um projeto foi elaborado e aprovado para o município receber o benefício de 1 milhão de reais através de arrecadações.
Apesar do anúncio somente ter ocorrido nesta semana, a nova gestão já trabalha há algum tempo para a realização do Carnaval. O fato pode ser comprovado em uma publicação do Diário Oficial, do dia 03/01, oficializando a lei de incentivo à captação de recursos. Já sobre a captação de recursos junto as empresas privadas, Ronnie disse que “há 12 anos estamos falando que o carnaval deve ser auto-sustentável, já estamos discutindo essa questão com empresários e pessoas que possam nos auxiliar em buscarmos alternativas para que haja uma redução de custos do evento, salienta”.
O projeto enviado para aprovação no Ministério da Cultura foi elaborado pela empresa Download Produtora de Eventos e Marketing e os valores a serem captados chegam a R$ 1.003.090,00. O prazo começou no início deste ano e se estende até 30/06.

Como funciona a Lei Rouanet?
Qualquer pessoa física ou jurídica podem fazer doações. Os agentes incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total do valor desembolsado deduzido do imposto devido (artigo 18), dentro dos percentuais permitidos pela legislação tributária – pessoa jurídica, até 4% do imposto devido e pessoa física, até 6% do imposto devido.
O Carnaval Fora de Época acontecerá nos dias 16,17 e 18/03, na Avenida Presidente Vargas.

Vereador de Quaraí propõe extinção de diárias

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores de Quaraí já retornou do recesso parlamentar e, na segunda-feira, 9/1, reuniu seu parlamento em sessão ordinária. Na ocasião, um projeto de resolução chamou a atenção e ganhou repercussão regional. O vereador João Érico da Luz Junior, “Joãozinho” (PSD), é o autor da matéria, que tem como objetivo extinguir o pagamento de diárias aos vereadores do município. A atitude começou a ser considerada um exemplo a ser seguido. 
Joãozinho justificou a resolução, garantindo que o valor correspondente ao salário pago por sua atividade parlamentar deva ser utilizado para realização das demandas do cargo.  Entre as quais, estaria o deslocamento intermunicipal para tratar de assuntos de interesse da população. Sendo assim, vê como desnecessário o pagamento de indenização por despesas realizadas em viagens deste tipo. “No momento em que enfrentamos grande recessão econômica, tanto a nível nacional, estadual, quanto municipal, se faz necessário que tomemos diversas medidas de controle de gastos. O enfrentamento deste período de dificuldades necessita do apoio e colaboração de todos, o que inclui o legislativo”, explicou.
O projeto apresentado corre em regime de extrema urgência e será votado na próxima segunda-feira, 16/1.

Economia: Vereadores abrem mão de diárias e quotas de telefone

Gabriela Barcellos

A atual legislatura está disposta a realizar uma série de ‘mudanças’ no Poder Legislativo, em busca da retomada da credibilidade e em nome da economia, ainda que pequena se comparada com o orçamento anual da Câmara de Vereadores, que é de seis por cento da arrecadação do município.
Depois de propor a redução do absurdo recesso parlamentar de 91 para 30 dias (antes tarde do que nunca), os progressistas Elton da Rocha e Carlos Delgado abriram mão das quotas de telefone que são disponibilizadas aos vereadores. As quotas são de R$ 350 cada e, de acordo com os dois parlamentares, não serão utilizadas.
Já os vereadores Eric Lins Grillo (DEM) e Wagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) abriram mão das diárias referentes a viagens em prol do município. As diárias são concedidas a partir da comprovação da atividade – e da participação na mesma – por parte do parlamentar, em outros municípios e está instituída no art. 73 da Lei Orgânica Municipal.
As iniciativas dizem respeito somente aos respectivos parlamentares, não são propostas de alteração na legislação atual ou extensivas aos demais vereadores.

‘Nova’ dívida impede repasse de R$ 2,8 milhões à Saúde

Com a devolução de valor referente a compra de equipamento nunca utilizado, uma nova dívida foi descoberta e é prioridade para o Prefeito.

Gabriela Barcellos

O prefeito Ronnie Mello (PP) recebeu, na manhã de ontem, 11/1, a desagradável notícia de que a gestão Luiz Augusto Schneider (PSDB) deixou mais uma ‘conta para pagar’ que ainda não se tinha conhecimento. Trata-se de R$ 280 mil repassados pelo Governo do Estado para construção da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital Santa Casa de Caridade. Apesar de ter recebido o valor, o município não conseguiu construir e colocar em atividade a unidade e agora precisa devolver os recursos ao Estado.
A dívida chegou ao conhecimento do Prefeito depois que Ronnie quitou outro débito. Acompanhado do secretário de Fazenda, Valdir Venes e do secretário adjunto, Francisco Casqueiro, Mello fez um repasse de R$ 177 mil para o Governo do Estado na segunda-feira, 9/1. “Este valor está sendo devolvido para o governo, pois se refere à aquisição de uma usina de oxigênio que não foi utilizada nas gestões anteriores”, anunciou na ocasião. O equipamento foi comprado pela secretaria de Saúde e seria instalado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC). No entanto, nunca saiu da caixa devido à incompatibilidade com a rede de oxigênio existente na Santa Casa, o que fez com que o município tivesse que devolver os recursos.
 O pagamento foi comemorado porque, até onde se sabia, tirava o município do Cadastro Informativo de Créditos não quitados do setor público federal (Cadin). O Cadin é um banco de dados que contém os nomes de pessoas físicas e jurídicas com obrigações pecuniárias vencidas e não pagas para com órgãos e entidades da administração pública federal, direta ou indireta, na qual o município está incluído desde novembro de 2011. Após o pagamento, porém, um levantamento mostrou mais uma dívida.
De acordo com o Prefeito, o pagamento do débito de R$ 280 mil deverá ocorrer nos próximos dias. “É uma prioridade, pois, quitando esse débito, os repasses do Estado para a área da Saúde irão dobrar. É fundamental que essa dívida seja quitada imediatamente”, disse ele à reportagem do Jornal CIDADE na tarde de ontem.
Ronnie refere-se a repasses de R$ 2,8 milhões que estão represados por conta da inadimplência do município. Os valores são repasses do Governo do Estado ao Fundo Municipal de Saúde que não foram efetuados em razão do registro do município do Cadin.
Tão logo a ‘nova dívida’ seja quitada, o município terá acesso, além do repasse mensal regular de pouco mais de R$ 337, a um repasse de R$ 2 milhões, dividido em 24 parcelas e outro de R$ 814 mil, que será pago em doze parcelas.

Painel Ed.2708

Visita

O Prefeito Ronnie Mello recebeu em seu gabinete, na terça-feira, 10/01, o Prefeito Ribhi Dolah, da Prefeitura de Beitunia, na Palestiana, além de integrantes da Sociedade Beneficente Árabe Palestina Brasileira de Uruguaiana. Em visita, o prefeito, Dolah apresentou para Ronnie Mello um projeto de tornar Uruguaiana, uma co-irmã de Beitunia. Além disso, a comunidade árabe palestina presenteou Ronnie Mello com uma flâmula da Palestina.

Detran/RS

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul registrou aumento de 67% no número de processos abertos para suspender ou cassar o direito de dirigir de condutores infratores. Em 2016, foram 100.194, contra 59.908 em 2015. Em 2014, foram instaurados 38.084 processos.

Parabéns I

A Rita Trindade, na foto, apaga as velinhas hoje, 12/01, com muita energia e alto astral. Parabéns Rita, Felicidades!

Parabéns II

O empresário José Vicente Batanoli Ramos também comemora mais um ano de vida hoje. Parabéns, Batanoli!

Parabéns III

E a Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque comemora amanhã, 40 anos de existência. Parabéns a todos os envolvidos!

Demagogia
Os novos vereadores entraram em campo com espírito competitivo, mas é salutar competir em um colegiado cujo objetivo é único, de fazer boas escolhas para a comunidade? Os parâmetros são projetos e medidas de economia, que somadas alcançam 0,0001% do orçamento do município. O espírito é competitivo, mas o jogo é para a torcida.


Orçamento Federal
O presidente em exercício, Rodrigo Maia, sancionou nesta terça-feira (10) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 na íntegra. Pelo texto aprovado no Congresso em dezembro passado, o orçamento deste ano prevê R$ 3,505 trilhões e recursos maiores em investimentos para a saúde e educação. Ao todo, foram previstos recursos de R$ 125,3 bilhões para o Ministério da Saúde, superior aos R$ 118,4 bilhões previstos em 2016. Para o Ministério da Educação, a programação prevê R$ 107,5 bilhões, montante também superior a 2016 (R$ 99,7 bilhões).

PIS/Pasep
Mais de 22,61 milhões de trabalhadores sacaram o Abono Salarial do ano-base 2014. Esse número corresponde a 95,93% do total de pessoas com direito ao benefício no país. É a segunda maior taxa de cobertura da história dos pagamentos do abono – o recorde foi em 2009, quando o percentual de saques chegou a 96,3%.

Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 6,29% – valor abaixo do teto da meta (6,5%) e muito inferior ao resultado de 2015, quando a taxa havia sido de 10,67%. A desaceleração dos preços em 2016 foi ainda a maior da última década. Esse resultado foi fortemente influenciado pela queda expressiva de preços de produtos importantes para os brasileiros, principalmente de alimentos.

Energia
Em 2016, o Brasil registrou recorde anual de nova capacidade instalada de energia elétrica. Até dezembro do ano passado, foram adicionados ao sistema elétrico nacional 9.526 megawatts (MW), maior valor desde o início da série histórica, em 1998, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A fonte que mais cresceu foi a de grandes usinas hidrelétricas, com um incremento aproximado de 5 mil MW, representando 53% do total.

Ed. 2708 - Dívida de R$ 280 mil mantém Uruguaiana no Cadin

Aqui a edição digital...
  1. 2017-2018, um biênio crucial
  2. Visita
  3. Demagogia
  4. Orçamento Federal
  5. Parabéns I
  6. Parabéns II
  7. Parabéns III
  8. PIS/Pasep
  9. Detran/RS
  10. Inflação
  11. Energia
  12. O império da corrupção
  13. Vereadores abrem mão de diárias e quotas de telefone
  14. ‘Nova’ dívida impede repasse de R$ 2,8 milhões à Saúde
  15. Vereador de Quaraí propõe extinção de diárias
  16. Carnaval Fora de Época está confirmadíssimo
  17. Temporal causou transtornos para moradores
  18. Educar é preciso
  19. Justiça Estadual terá novos horários nos dois primeiros meses do ano
  20. Artigo: IPTU – pagar à vista ou parcelado?
  21. TRT mantêm proibição de demissões coletivas
  22. Ministério do Trabalho debate modernização do Programa Nacional de Microcrédito
  23. Toma posse nova juíza-corregedora
  24. Anuidades da OAB/RS aumentou 25% neste ano
  25. Maria da Penha manda dois para Modulada em uma noite
  26. Jovem é alvejado nas costas
  27. BM captura foragido do IPU
  28. A “MAL DITA” Castração Química
  29. Em Uruguaiana, ações realizadas por grupo busca educação especial inclusiva
  30. Unipampa oferece mais de três mil vagas no Sisu 2017
  31. Capes abre base de dados gratuita
  32. Cinema gratuito em Uruguaiana
  33. Atriz gaúcha protagoniza filme sobre questões femininas
  34. Blitz lança novo álbum
  35. “La La Land” é indicado em 11 categorias do Bafta
  36. Bonsais, árvores em miniatura
  37. Fernanda Lima comenta a volta de ‘Amor & Sexo’
  38. Ivete Sangalo conta que quer ter mais filhos ‘Nasci para ser mãe’
  39. Carlinhos Brown explica por que se emocionou