sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Ed. 2712 - 8º RCMec tem novo Comandante

Aqui a edição digital...
  1. É prioridade?
  2. Produção
  3. Magrão Solon
  4. O Rio Uruguai
  5. Abafa
  6. Horta Pública
  7. Parabéns I
  8. Parabéns II
  9. Mercado Público
  10. Sisu I
  11. Sisu II
  12. Febre amarela
  13. Simers
  14. Consulta Popular
  15. Equoterapia
  16. Sessão extraordinária deverá ocorrer na sexta-feira
  17. Secretário dos Transportes confirma agenda em Uruguaiana
  18. Município pede adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
  19. Comissão Representativa da Câmara se reúne terça-feira
  20. 8º RC Mec tem novo comandante
  21. Secretaria de Saúde e Santa Casa adotam novas formas de atendimento
  22. Manutenções estão sendo realizadas pela Prefeitura
  23. Vacina contra a Meningite já está disponível
  24. Projeto inédito de reprodução bovina avalia touros Hereford e Braford
  25. Raça Crioula tem evolução de 4,35% no país em 2016
  26. Painel vai apresentar evolução do manejo da lavoura arrozeira
  27. Umidade coloca arrozeiros em alerta no controle da Brusone
  28. A nova gestão quer a transformação da Educação em Uruguaiana
  29. “Saúde não é tudo, mas tudo sem saúde é nada”
  30. Comprometimento é a palavra de ordem da nova Secretária
  31. O desafio é encontrar dinheiro
  32. Criatividade e parceria irão definir o futuro de nossa cidade no esporte e na cultura
  33. Entrevista exclusiva com Ronnie Mello e Brasil Carús
  34. A palavra que define a nova proposta da secretaria é desburocratização
  35. “Enfrentar os desafios da função numa Gestão compartilhada com toda sociedade”
  36. Economia é o mantra da Administração
  37. Retirar a cidade de um estado caótico é o objetivo
  38. Buscar, através do diálogo e de muito respeito, o estreitamento das relações com o Legislativo
  39. Planejar ações que saiam do papel
  40. “A palavra que envolve a secretaria de Assistência Social e Habitação é acolhimento”.
  41. Caseiros são rendidos e ladrões fogem levando caminhoneta
  42. Homem é preso depois de tentar estuprar duas adolescentes
  43. Brigada Militar anuncia 1 320 novos soldados
  44. Operação Fronteira prende seis pessoas em Itaqui
  45. Alguns minutos
  46. UERGS oferta cursos de graduação via Sisu
  47. Estado confirma pagamento de reajuste
  48. 600 turmas podem ser fechadas neste ano
  49. Repasse para professores e funcionários foi realizado nesta semana
  50. Artista argentino busca ajuda para realização de sonho
  51. Music Box Brazil apresenta melhores momentos da 12ª Festa Nacional da Música
  52. Lazer na Praça
  53. Pré-estreia do filme é cancelada em Los Angeles
  54. O que é Celulite?
  55. Carol Castro fala sobre a primeira gravidez
  56. Antes da estreia na TV, novelas já dividem torcidas na internet
  57. Malhação
  58. Sol Nascente
  59. Rock Story
  60. A Lei do Amor
  61. Jayme Matarazzo entra em ‘Malhação’

Sub 15 do Esporte Clube Uruguaiana é eliminado na fase do mata-mata

Karine Ruviaro

Na terça-feira, 17/01, em disputa com o E. C. São José, o Sub 15 do Esporte Clube Uruguaiana foi desclassificado nas quartas de finais. Na fase do mata-mata o time foi derrotado por 3 a 2, sendo eliminado antes da Semi-Final.
O jogo faz parte da 5ª Copa Cidade das Flores, realizado em Santa Clara do Sul/RS de 13 a 19/01.

Torneio de Futsal organizado pelo Sesc de Uruguaiana começa amanhã

Karine Ruviaro

Acontece a partir de amanhã, 20/01, e vai até domingo, 22/01, o 3º Torneio Interestadual de Futsal 2017, no Ginásio Municipal Oscar Miranda Schmitt. Neste ano, 20 equipes participarão dos jogos, divididos em quatro categorias.
Os atletas são das categorias 2001/2002, 2003/2004, 2005/2006 e 2007/2008. Equipes de cidades da Fronteira Oeste como Uruguaiana, Itaqui e da Barra do Quaraí estarão em quadra. O evento é organizado pelo Sesc de Uruguaiana.

Uma prova fora do convencional

Karine Ruviaro

Acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 9 horas, aqui em Uruguaiana, uma prova de corrida – modalidade duplas – em um percurso 100 % em terreno rural pelas estradas no interior do Município. O local de largada e também de chegada será a Granja Cerrito na localidade de Bolicho de Tábua – passando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a balança desativa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).
Percurso
Ao todo, serão percorridos 21 km, sendo um circuito de revezamento com 10.500 metros para cada atleta. As inscrições são limitadas a 100 atletas, ou seja, 50 duplas. O organizador do evento, Emerson Fechner Bahi, salienta que cada atleta deverá percorrer o trajeto sozinho, não havendo acompanhamento do outro competidor (dupla) durante o mesmo. Este será um critério de desclassificação da equipe caso ocorra.
Durante o percurso, os participantes receberão apoio da organização que estará em postos de hidratação fixados nos 2, 4, 6 e 8 km. Além disso, moto de apoio e ambulância também estarão no local. Para todos os atletas que concluírem o percurso, haverá a premiação com uma medalha personalizada do evento.
“A ideia de trazer esse tipo de prova além de ser em percurso totalmente rural (estrada de chão) é de sair da rotina de muitos atletas que somente participam de provas dentro das cidades. Outro diferencial é que a prova se realiza em duplas, o que faz do atleta depender do outro”, comenta Bahi.
Inscrições
O valor por dupla é de R$ 100,00. As inscrições ainda podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online junto, disponível na página do Facebook, Ciclismo Uruguaiana. Para confirmar a participação no evento, o atleta deve preencher o formulário, realizar o depósito bancário e logo após, enviar foto do comprovante via WhatsApp para a organização do evento por meio do número (55) 99998 - 2006. Vale ressaltar que no dia da prova não haverá inscrições.

Uma aula de história diferente

Karine Ruviaro

A partir de amanhã, 20/01, e nas próximas três sextas-feiras (27/01, 03/02 e 10/02), o professor Pedro Duarte estará ministrando aulas livres de História do Brasil em um lugar um pouco incomum, a Praça Barão do Rio Branco. As aulas do projeto “História Livre na Praça” acontecem a partir das 19 horas e 30 minutos.
A escolha pelo local surgiu justamente das aulas ministradas. “Como a praça é um local de reunião e discussão da sociedade ocidental desde a Grécia Antiga, pensei de bom grado tornar a nossa praça um palco de discussão e troca de conhecimento como eram as praças gregas”, comenta Duarte.
Pedro é professor há 13 anos e autor de vários livros de história. “Como “odeio” férias, achei interessante levar um pouco do que faço em sala de aula ao público em geral”, afirma.

Uruguaiana tem mais inscritos na educação infantil do que vagas disponíveis

Karine Ruviaro

Em 2016, a prefeitura de Uruguaiana ofertou 4435 vagas na educação infantil. Neste ano, ao total, mais 1460 novas vagas foram abertas – sendo 1012 nas creches municipais e 448 na pré-escola. Entretanto, o número de inscritos excedentes na creche e pré-escola foram respectivamente, 598 e 138 alunos. 
Segundo a chefe do setor de educação infantil do município, Nara Garcia, o município está estudando possibilidades para garantir a educação a todos. “Uma radiografia das zonas com alunos excedentes está sendo feita, visando organizar novas turmas para que nenhum inscrito fique sem vaga. Temos que priorizar principalmente os alunos da pré-escola, que tem direito garantido por lei, afirma Garcia”.
Quanto à acomodação, a quantidade de alunos por turma varia conforme os metros quadrados da sala de aula e a idade das crianças. Garcia salienta que a condição de trabalho com eles é um dos principais métodos utilizados na distribuição de aluno por turma. “Em duas salas de mesmo tamanho, por exemplo, caberiam 20 alunos. Entretanto, se estivermos falando em estudantes de diferentes faixas etárias em cada sala, é visto que aqueles de maior idade necessitariam de mais espaço. Dessa forma, a turma seria reduzida”.
Um novo período de matrículas será aberto no dia 01/03, onde os pais que já tem seus filhos inscritos em uma das 14 escolas municipais de educação infantil existentes na zona urbana de Uruguaiana, poderão se inscrever em outras. “A busca geralmente ocorre por escolas próximas as suas residências ou trabalho”, comenta a chefe do setor.
Além das 14 escolas de educação infantil já existentes, Uruguaiana, ganhará mais um reforço. Segundo o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz “tão logo assumimos, já autorizamos a construção do prédio novo para abrigar a Escola de Educação Infantil Tia Nina, no Bairro Francisca Tarragó, em parceria com o Governo Federal”, comenta. A escola irá atender aproximadamente 200 crianças.
Rio Grande do Sul
No final do ano passado, um levantamento - que corresponde a 2015 - mostrou que o Estado precisa gerar ainda, mais de 156 mil vagas de educação infantil. Os últimos dados apresentam uma radiografia do ensino infantil no estado, com comparação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Já no levantamento de 2015 - relativo ao período de 2014 - do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o número era bem pior, com a falta de 172 mil vagas. Apesar da pequena melhora, o problema continua.
De acordo a pesquisa são necessárias 89.849 novas vagas em creches e 66.642 novas vagas na pré-escola. Somando ambos, o número chega a 156.491 vagas. Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 já atingiram a meta estabelecida de atendimento. Conforme essa meta, 50 % das crianças de 0 a 3 anos devem estar frequentando a educação infantil. Em relação à faixa etária de 4 a 5 anos, apenas 94 municípios (18,95%) alcançaram o que foi estabelecimento pelo PNE.
Atualmente, o Rio Grande do Sul está no 7º lugar no ranking de atendimento de matrículas na educação infantil no Brasil. Em 2015, o Rio Grande do Sul ocupava a 10ª posição na listagem nacional.

Roubo de cargas preocupa setor de agronegócios

O ambiente é “fértil” para a proliferação do roubo e furto de cargas, em razão da crise econômica, principalmente no ramo de agronegócios. De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, a maior gerenciadora de riscos do Brasil, o abastecimento fica mais oneroso e ofertas de produtos roubados com parte dos valores subsidiados pelo crime se transformam em ofertas atraentes para o comércio. Além disso, a falta de estrutura da segurança pública e penalidades brandas na legislação contribuem para o aumento dos índices de perdas.
Hoje, conforme explica Cyro, os roubos estão concentrados principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, considerando tanto a área urbana quanto as rodovias. A Rodovia Anhanguera (recordista em incidências), Via Presidente Dutra e Castello Branco estão no topo da lista de ocorrências. A região Sudeste detém um pouco mais de 81% dos roubos no pais, contidos nessa região; São Paulo e Rio de Janeiro aparecem com quase 75%.
Produtos alimentícios, cigarros, confecções e eletroeletrônicos lideram a lista, pois são comercializados no varejo, devido à fácil distribuição e a difícil identificação de origem. Porém, produtos como café, açúcar, entre outros, também são alvo das quadrilhas.
“Diante de tudo isso, o gerenciamento de riscos é indispensável, inclusive, os modelos usados no Brasil já se tornaram referência mundial nessa prática, principalmente em países como México e Argentina”.
O gerenciamento de riscos envolve uma minuciosa análise situacional das operações, bem como a devida aplicação dos procedimentos, treinamento, implantação e manutenção, o que contribui efetivamente para a prevenção e a mitigação das perdas. “Esta afirmação é facilmente percebida quando estabelecemos um comparativo do número de cargas gerenciadas e recuperadas confrontado com o número de perdas”, diz.
As tecnologias são ferramentas fundamentais para a gestão de riscos das operações, porém, devem sempre buscar dispositivos que dificultem e/ou impeçam as ações marginais. “A evolução das ferramentas devem andar à frente do modus operandi das quadrilhas. É importante destacar que as tecnologias para nada servem se os seus recursos não forem bem programados e utilizados pelas centrais de monitoramento com ações de pronta resposta”, destaca.
“Além disso, sempre destaco que gerenciar riscos é uma cultura. É importante que todos os setores envolvidos, Gerenciadoras de Riscos, Embarcadores, Transportadores, Seguradoras, Corretoras de Seguros e Órgãos de segurança pública, trabalhem em sinergia com foco diário no controle e redução de perdas”, finaliza Cyro.

Polícia Civil recebe armamento oriundo do Judiciário

Gabriela Barcellos
Um repasse de verbas do Poder Judiciário possibilitou a aquisição de novos armamentos destinados ao treinamento de alunos da Academia de Polícia Civil (Acadepol) do RS. São quatro armas de fabricação nacional usadas em ações táticas e especiais, no valor total de R$ 42.289,20.
A formação de atiradores de elite (snipers) terá o reforço de dois fuzis 308, chamados de precisão, os primeiros adquiridos na história da Polícia Civil gaúcha. Até então, as armas desse tipo eram de propriedade particular, conforme explica um dos professores da Acadepol, Cezar Salvador. O treinamento destes especialistas dura cerca de três semanas. O arsenal da academia também recebe duas carabinas 5,56 IA2, de calibre pesado, usadas em operações do dia a dia.
Recursos
A aquisição dos equipamentos foi possível a partir de iniciativa que permite a entidades de caráter social (segurança, saúde, educação), captar recursos oriundos da aplicação de multas ou transações penais decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo, recolhida em conta corrente administrada pelas Varas de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMAs).
Conforme dados da Vara de Execuções de Porto Alegre - de onde partiram os valores para a compra das armas - entre 2014 e março de 2016, apenas a unidade jurisdicional da capital repassou pouco mais de R$ 1,2 milhão a instituições vinculadas à segurança pública e execução penal.

RS receberá núcleo federal de inteligência

Gabriela Barcellos

A partir de fevereiro, o Rio Grande do Sul terá um núcleo federal de inteligência. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, após reunião com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, na terça-feira, 17/1, em Brasília.
A ação faz parte do conjunto de iniciativas do Plano Nacional de Segurança Pública, que na ocasião foi oficialmente apresentado aos secretários de segurança de todos os estados. Em um primeiro momento, serão contempladas o Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio Grande do Norte. O objetivo da medida é reduzir os índices de homicídio.
Por questão de estratégia operacional, a maioria das atividades a serem elaboradas e executadas pelo grupo será de caráter restrito, no entanto, o Secretário destacou a importância da atuação integrada entre as forças estaduais e federais. “O crime organizado possui esse nome devido à estrutura que mobiliza em torno de sua atividade ilegal. Dentro deste contexto, é vital que atuemos em conjunto. Somando-se isso ao aporte de recursos que a União projeta a partir do plano nacional, promoveremos um novo momento no combate à criminalidade”, explicou.

MPF ajuíza ação contra a União pedindo efetivo para PRF

Gabriela Barcellos
O procurador da República Filipe Andrios Brasil Siviero, em nome do Ministério Público Federal (MPF) em Uruguaiana ajuizou uma Ação Civil Pública contra a União, buscando suprir o déficit de policiais rodoviários federais na 13ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, que abrange Uruguaiana, Alegrete, Barra do Quaraí e Itaqui.
De acordo com o MPF, o déficit de policiais rodoviários federais ocorre em virtude da disparidade trazida pela conclusão do processo de remanejamento interno de servidores e, assim, assegurar, de forma contínua e efetiva, a atuação da 13ª Delegacia.
O MPF está solicitando ainda a remoção de ofício de policiais selecionados no último concurso público e que estariam lotados em delegacias das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, regiões cuja superlotação de profissionais é conhecida dentro da própria instituição. O objetivo é aumentar o efetivo de policiais rodoviários na região da Fronteira Oeste. Outro pedido que consta na ação é o critério fronteira, que o MPF pede que seja considerado, também a fim de que mais PRF sejam destacados para operar na região. Ao ajuizar a ação, o MPF solicitou ainda a deferência do pedido em tutela de urgência, condenando a União a proceder o aumento de efetivo, fixando a lotação da 13ª Delegacia em 44 policiais rodoviários federais, de forma a propiciar o efetivo desempenho de suas atribuições.
A expectativa é que o aumento de efetivo contribuia para uma melhor atuação do orgão de segurança, especialmente no que tange ao controle aduaneiro, considerando que Uruguaiana é a maior rota de entrada para argentinos durante o período de vereaneio e coibir o tráfico e contrabando de armas e drogas.

Remate Santa Causa superou expectativas

O leilão faturou R$ 625,5 mil, valor que não será administrado pela Santa Casa, mas pelo Instituto Maragata, para garantir sua efetiva aplicação. O lote mais valorizado foi arrematado por R$ 75 mil.



Gabriela Barcellos

Na noite de segunda-feira, 16/1, o local de remates do Parque Agrícola e Pastoril esteve lotado de crioulistas da região para acompanhar o remate Santa Causa: Solidariedade e Galope, organizado pela Estância Itapitocai e pelo Instituto Maragata Polo Team, de Carlos Alberto Martins Bastos. Toda a renda do leilão será revertida em beneficio ao Hospital Santa Casa de Caridade, cuja direção esteve presente, acompanhando os trabalhos.
A administração ficou a cargo da Tellechea & Bastos Leilões, que atuou de também de forma beneficente, sem cobrar comissão. O leiloeiro Pedro Sanchotene Martins Bastos esteve no martelo, mas contou com o apoio dos maiores leiloeiros da raça crioula do Estado, que se uniram em prol da Santa Casa. Além dos lances do recinto, os telefones dos leiloeiros e dos pisteiros não parou de tocar a noite e o evento registrou sucesso de vendas. “Vendeu tudo e vendeu rápido”, comenta Pedro Bastos. O remeta faturou R$ 625,5 mil.
Foram comercializadas 40 éguas, em 15 parcelas. O lote mais valorizado foi o 21. A égua de cinco anos, Camb Uma Fera – com fêmea ao pé de Índio da Escondida – foi arrematada por R$ 75 mil pelo produtor Francisco ‘Chicão’ Ribeiro Tellechea. Além dos animais, seis objetos, também doados, foram leiloados: dois relhos, uma moto, um quadro, uma faca e um pala. Entre estes, o de maior cotação foi o quadro, do artista plástico argentino José Acuña, doado pelo Antiquário Visconde e arrematado por R$ 20 mil.
A corrente de solidariedade continuou após o evento, com novas doações, inclusive da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que anunciou a isenção do valor de transferência das éguas adquiridas no remate. Toda a renda será revertida ao setor de Pediatria da instituição de saúde - referência para 13 municípios e aproximadamente 530 mil pessoas da região da Fronteira Oeste. O dinheiro será administrado pelo Instituto Maragata. A ajuda virá através da aquisição de equipamentos, conforme Luiz Paulo Martins Bastos “Não repassaremos nenhum valor diretamente ao hospital. O próprio Instituto Maragata fará a compra do que for necessário, conforme demandas, a partir de contato feito com a Santa Casa”, explica.
Para a administração do leilão, o evento foi um sucesso. “Foi mais que satisfatório. Superou e muito a expectativa”, diz Pedro Martins Bastos. “Foi emocionante pois não imaginávamos tomar a proporção que tomou, muita gente, de todos os setores da sociedade aderiram a santa causa. E tive o auxílio dos principais leiloeiros e empresas leiloeiras da raça”, concluiu.

Trabalho social deverá ser realizado no Conjunto Habitacional João Paulo II





Na manhã da terça-feira, 17/01, a Secretária de Assistência Social e Habitação da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Soraya Salomão e a Técnica do Setor de Habitação, Lidiane Borin, estiveram reunidas com o Supervisor de Filial da Caixa Econômica Federal, Otávio dos Santos Almeida. A reunião teve como objetivo principal, tratar sobre o trabalho social que deve ser desenvolvido no Conjunto Habitacional João Paulo II.
Estão liberados recursos de aproximadamente R$ 700 mil para concluir as últimas três etapas que envolvem o processo.  Os próximos passos serão a abertura dos editais de licitação e execução do contrato.
O trabalho social visa promover ações de caráter informativo e educativo, buscando o desenvolvimento comunitário e a qualidade de vida dos moradores. Segundo a secretária Soraya, “serão identificado os problemas e necessidades daquela localidade e diante disso, realizadas algumas atividades como palestras educativas, oficinas, entre outras”, comenta.

Contribuinte terá uma semana para pagar o IPTU com desconto

Os carnês do IPTU 2017 de Uruguaiana serão distribuídos a partir de segunda-feira, 23/01, pelos Correios.  A informação é do secretário de Fazenda, Valdir Venes. O contribuinte tem até 31/01 para pagar o imposto em conta única com desconto de 20%.
Além disso, o contribuinte que desejar pagar o seu boleto em cota única, poderá se dirigir até o antigo Fórum e solicitá-lo, ou pode obter o mesmo via Internet por meio do site da Prefeitura de Uruguaiana.
Entenda
Até então, os carnês não haviam sido liberados devido a um atraso na entrega por parte da gráfica estatal contratada, a Corag (Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas) de Porto Alegre. Vale lembrar que esta empresa teve a extinção aprovada pela Assembleia Legislativa em 21/12/16 durante a votação do Pacote Sartori. Semanas após, ela voltou a funcionar normalmente, por força de mais uma intervenção do Judiciário nas decisões do Executivo.

Caminhoneiros realizam protesto em Uruguaiana

Ontem, 18/01, caminhoneiros fizeram protestos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Eles estariam protestando contra a queda no preço do frete e diárias, bem como contra o aumento do preço do diesel. Em Uruguaiana, um grupo se reuniu, por volta das 9h30, nos acessos ao Porto Seco, no km 720 da BR-290, com retenção de veículos de carga por 30 minutos. Os caminhões foram formando uma fila que chegou a três quilômetros de distância na margem da rodovia.
O ato durou cerca de duas horas, terminando perto das 11 horas e 30 minutos. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local acompanhando o protesto. Não houve conflitos.

Santa Casa recebe 342 mil reais do Estado

Na terça-feira, 17/01, o Governo do Estado, efetuou o repasse de R$ 148 milhões aos hospitais gaúchos. Desse montante, foram destinados R$ 50 milhões - do Tesouro do Estado - para o cumprimento de ações judiciais requeridas por hospitais e prefeituras municipais. Também foi quitado neste dia, o pagamento dos incentivos estaduais correspondentes ao mês de outubro de 2016, no valor de R$ 26 milhões.
Além disso, mais R$ 72 milhões, entre recursos estaduais e federais, também foram repassados aos hospitais, clínicas e laboratórios que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Os valores foram destinados para custear a produção de serviços do mês de novembro e para o teto MAC (Média e Alta Complexidade) de dezembro de 2016. Os recursos são utilizados para o pagamento de atendimentos como consultas, cirurgias ambulatoriais especializadas e outros procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo financeiro.

Uruguaiana
A assessoria de comunicação do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) informou que R$ 342 mil foram repassados à instituição. Questionado sobre a destinação deste valor, o assessor, Everaldo Jacques, ressaltou que parte do dinheiro será revertido para pagamento da folha dos servidores da Santa Casa.

Escolas de samba comemoram aniversário de fundação



Gabriela Barcellos

Entre os dias 13, sexta-feira, e 16, segunda-feira, os carnavalescos uruguaianenses estão em festa, comemorando o aniversário de fundação de três das principais escolas de samba de Uruguaiana: Unidos da Ilha do Marduque, Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis e Unidos da Cova da Onça.
No dia 13, a Marduque comemorou com uma belíssima festa seus 40 anos. Atualmente comandada por Leandro Collazzo, o ‘Chorinha’, a agremiação possui sete títulos de campeã do Carnaval de Uruguaiana, o último deles conquistado em 2014. Mais que uma escola de samba, a entidade é conhecida pelo forte papel social na comunidade do bairro Mascarenhas de Moraes.
Já a Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis é a mais antiga escola de samba de Uruguaiana e também a que mais vezes ergueu a taça, 30 vezes. Sob o comando de Jorge Aurélio Quirino, a agremiação é a atual campeã do Carnaval, depois de colocar na avenida uma apresentação perfeita nas duas noites em que desfilou na Avenida Presidente Vargas em 2015. A escola comemorou, no Palácio do Samba, 64 anos de fundação.
Já a Unidos da Cova da Onça deverá realizar sua comemoração de aniversário no próximo dia 20. Os 47 anos de fundação, porém, foram completados na segunda-feira, 16/1. Atualmente comandada por José Carlos Barbosa Zaccaro, a agremiação possui 16 títulos de campeã do Carnaval de Uruguaiana, o último deles conquistado em 2013, e carrega uma verdadeira legião de integrantes.

Quaraí extingue diárias para vereadores, prefeito, vice e secretários

Gabriela Barcellos

O projeto de resolução do vereador João Érico da Luz Júnior, o Joãozinho (PSD) de Quaraí, que visava extinguir o pagamento de diárias pagas aos vereadores daquele município, foi aprovado na segunda-feira, 16/1. Tão logo foi protocolada, no dia seis, a proposta de Joãozinho se espalhou pela região como “exemplo” a ser seguido pelas demais casas legislativas da região.
A aprovação ocorreu em sessão extraordinária, que tratou ainda de outras pautas. De acordo com a assessoria do Partido Social Democrático (PSD), houve um “aprofundado debate” e, o plenário reescreveu o projeto, transformando-o em decreto parlamentar, acrescentando ainda a extinção das diárias aos integrantes do Poder Executivo (prefeito, vice, secretários e diretores municipais). O tema foi aprovado por unanimidade.
Em seu primeiro mandato, o Vereador agradeceu o apoio dos colegas e os parabenizou por darem junto a ele este importante passo no que diz respeito a economicidade, e colaboração mútua dos poderes neste período de crise enfrentado por todos. “Em meu entender, o valor correspondente ao salário pago por nossa atividade parlamentar deva ser utilizado para realização das demandas do cargo.  Entre as quais, está o deslocamento intermunicipal para tratar de assuntos de interesse da população. Sendo assim, acho desnecessário o pagamento de indenização por despesas realizadas em viagens deste tipo. Em um momento em que enfrentamos grande recessão econômica, tanto a nível nacional, estadual, quanto municipal, se faz necessário que tomemos diversas medidas de controle de gastos. O enfrentamento deste período de dificuldades necessita do apoio e colaboração de todos, o que inclui o legislativo e o executivo”, explicou ele em nota.

Prefeitura e arrozeiros fecham acordo para recuperação de estradas

Gabriela Barcellos

Membros da diretoria do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana e da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí foram recebidos pelo prefeito Ronnie Mello (PP) para reunião que tratou sobre as primeiras medidas a serem adotadas pelo novo governo municipal em relação ao interior do município e o desenvolvimento do agronegócio.
Um dos pontos foi o firmamento de um convênio entre as duas entidades e o Poder Executivo a fim de dar manutenção às estradas vicinais, um dos principais gargalos de produção do agronegócio local. Pelo convênio, o município fará a cedência do maquinário necessário para os reparos, no entanto, o custo de manutenção será por conta das entidades. Ainda não está definido quando o trabalho vai começar. “Este é um trabalho necessário para andamento da nossa economia, pois a colheita depende das boas condições das estradas, e estamos trabalhando para resolver essa questão”, disse Ronnie.
Ainda sobre convênios, teve início as tratativas para que sejam firmados acordos envolvendo o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. A nomeação dos subprefeitos também foi abordada.
Participaram da reunião a diretoria da Associação dos Arrozeiros, o Presidente Roberto Fagundes Ghigino, os diretores Ariosto de Macedo Pons Neto, e Vanderlei Bortolotto. O Sindicato Rural de Uruguaiana estava representado por Júlio Silveira.

Rumo ALL: Westphalen pede continuidade das operações ferroviárias

A partir de pedido do Secretário, a Casa Civil e a ANTT buscarão reverter a decisão da Rumo/ALL de paralisar o trabalho alfandegário em Uruguaiana e Livramento.

Gabriela Barcellos

Buscando evitar o fim das operações da Rumo ALL nos portos de Uruguaiana e Santana do Livramento, o secretário estadual de Transporte, Pedro Westphalen (PP) se reuniu, na segunda-feira, 16/1, com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e com o assessor técnico do transporte internacional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboru Ofugi.
“Se a alfândega não funciona, não entra e não sai carga do país. Desde o início do governo estamos tentando potencializar os modais no Rio Grande do Sul e diminuir o custo logístico, quando você está indo em um sentido de integração com o Mercosul, haver a desativação de um importante meio de transporte, que funciona bem, não é correto” explanou Westphalen durante a audiência, ocorrida no Palácio do Planalto. Padilha garantiu que não medirá esforços para que a operação continue, e que se necessário, irá tratar politicamente com a empresa, acreditando que a mesma irá rever sua posição. “Para o governo federal não é conveniente a entrega da concessão. O Estado tem meios para suprir, se for o caso, esta deficiência com quadros próprios que poderiam vir a ser deslocados, mas esta é a última hipótese”, afirmou.
A empresa Rumo Logística Operadora Multimodal S.A., controladora indireta da concessionária ALL- América Latina Logística Malha Sul S.A., protocolou na semana passada um documento junto à Inspetoria de Porto Alegre, solicitando a extinção do alfandegamento da Malha Sul como Permissionária do Contrato de Permissão para a Prestação de Serviços Públicos de Estadia e Pesagem de Veículos e Unidades de Carga, Movimentação e Armazenagem de mercadorias nos Portos Secos Ferroviários de Uruguaiana e Santana do Livramento. Antes mesmo do posicionamento da Receita Federal, que deve aprovar a extinção, a empresa anunciou que deixaria de operar no próximo dia 31. Depois, admitiu que, se a União não sinalizar positivamente quanto ao encerramento da operação por parte da empresa, no dia 1º de fevereiro, o serviço será realizado normalmente.
O argumento da empresa restringe-se à ausência de viabilidade econômica, alegando aumento dos custos operacionais, demonstrando desinteresse comercial nas atividades desenvolvidas. A posição é questionada pela secretaria dos Transportes em razão das diversas tratativas para identificação das prioridades de atuação. “Buscamos soluções conjuntas para eliminação dos gargalos do modal ferroviário, sempre visando a maior eficiência na operacionalização do serviço e ampliação dos investimentos na recuperação da malha e nos equipamentos, com foco na melhoria de mercado e no crescimento do modal. O governo continuará pleiteando a continuidade dessas atividades, uma vez que nosso objetivo e diretriz do governador são ampliar a utilização das nossas ferrovias” disse o secretário. O Governo do Estado entende que o encerramento das atividades da empresa somente é possível depois de ser encontrado um novo permissionário.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria de Transportes, um estudo realizado internamente pela Secretaria, com base nos números de operações da empresa, constatou que o Rio Grande do Sul possui volume de carga suficiente. Concluem-se então, que há viabilidade técnica, econômica e social na manutenção das atividades no município de Uruguaiana, importante rota de exportação, ponto de articulação multimodal. A cidade apresenta a única integração ferroviária em atividade com a Argentina.

Painel Ed.2711

Visita

Nesta semana, o prefeito Ronnie Mello visitou o berçário industrial, que abriga uma fábrica de iogurte, outra de pedras, e uma de papel. O espaço está localizado na Rua Emílio Saucedo e, segundo Ronnie, será ampliado e revitalizado. Acompanharam o prefeito o vereador Elton Rocha e o empresário Meireles Alves Moresco Filho, proprietário da Pampapel, uma das “bebês”.

Santa Causa

A comercialização de 40 éguas Crioulas, ofertadas pela Estância Itapitocai, além de seis objetos especiais, doados por parceiros que abraçaram a ideia do remate Santa Causa: Solidariedade a Galope, movimentou R$ 625,5 mil. Toda a renda será revertida ao setor de Pediatria da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Dnit

Na manhã da terça-feira, 17/1, o prefeito Ronnie Mello e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, se reuniram com o supervisor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Pedro Luzardo Gomes, e definiram ações para melhorar a iluminação e infraestrutura de rodovias e trevos que dão acesso a Uruguaiana. Entre as ações imediatas está a iluminação da Aduana Brasileira e do trevo de acesso à Barra do Quaraí.

Nova medida
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), fixou o teto de R$ 9,2 mil para a remuneração de cargos comissionados no Executivo municipal. Publicada na edição extraordinária do Diário Oficial de segunda-feira, 16/01, a medida vale para novas contratações e aos funcionários que já trabalham na prefeitura.

Limpeza
Na manhã de terça-feira, 17/01, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural esteve realizando diversos trabalhos na cidade. Entre os trabalhos estavam o escoamento de água na Rua Gregório Beheregaray com a Perimetral; corte da grama e limpeza no trevo de acesso à Uruguaiana; realizaram a colocação de tubulações em parceria com a comunidade na Rua Waldemar Dressler. Além da limpeza de valas na Rua Santos Dumont, em anexo à União das Vilas.

Seguro-desemprego
O Ministério do Trabalho liberou na terça-feira, 17/01, o lote de pagamento do seguro-desemprego com o reajuste das parcelas. O valor foi reajustado com base no salário mínimo e na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A maior parcela paga ao trabalhador subiu de R$ 1.542,24 para R$ 1.643,72, ou seja, um aumento de R$ 101,48. Já a menor parcela não pode ser inferior ao mínimo de R$ 937,00.

ENEM
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 já podem consultar os seus resultados. Também está aberta na internet a consulta pública que dará aos cidadãos brasileiros a oportunidade de opinar sobre o exame. Considerada a média total, os participantes obtiveram as maiores médias em ciências humanas e suas tecnologias (533,5), em linguagens e códigos e suas tecnologias (520,5), matemática e suas tecnologias (489,5) e ciências da natureza e suas tecnologias (477,1).

FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) divulgou nesta semana, o perfil do trabalhador desempregado. Do total de requerentes do seguro-desemprego nas agências FGTAS/Sine, 42% eram mulheres (177.238) e 57,7%, homens (242.412). A faixa etária com o maior número de solicitações foi de 30 a 39 anos (31%); seguida pelas faixas de 18 a 24 anos (21%), 25 a 29 anos (19%), 40 a 49 anos (18%) e 50 a 64 anos (9,6%).

Paz
Renato Rodrigues foi nomeado presidente da Comissão Organizadora da 21ª Semana da Paz. Neste ano, o evento acontece de 23/02 a 01/03 e tem como tema “A Paz Integrando Fronteiras”.

Igualdade
A 2ª Marcha pela Liberdade e Vida e Intolerância Religiosa acontece no próximo sábado, 21/01, às 20 horas e 30 minutos, com saída da Avenida Presidente Vargas, esquina Rua Duque Caxias.

Em Deus eu confio
A administração do recurso arrecadado pelo leilão Santa Causa pelos organizadores atesta que nem a administração, tampouco os “irmãozinhos” que se dizem donos, merecem crédito, e também reforça que a Instituição não é privada, mas de Uruguaiana. Transparência já.

Saúde
O Ministério da Saúde liberou ontem, 18/01, R$ 197 milhões para custear tratamentos nefrológicos, beneficiando 83 mil pacientes renais crônicos que necessitam de tratamento contínuo e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).