quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ed. 2714 - Incêndio destrói casa na Cobec

Aqui a edição digital...
  1. Inteligência
  2. Ciclovia
  3. Limpeza
  4. Mercado Público I
  5. Mercado Público II
  6. Bombeiros
  7. Odebrecht Ambiental I
  8. Odebrecht Ambiental II
  9. Reunião
  10. Correios
  11. Visita cortesia
  12. Atenção contribuinte
  13. Reunião da Comissão Representativa teve todos vereadores
  14. Câmara lança sistema de acompanhamento de atividades
  15. Câmara pede implantação de turno integral na Biblioteca
  16. Acompanhamento de diários oficiais é indicada pela Câmara
  17. Convênio com Santa Casa busca realização de cirurgias eletivas
  18. Santa Casa volta a realizar Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia
  19. Nomeados novos conselheiros de Assistência Social
  20. Confira como está cada um dos processos sobre a tragédia quatro anos depois
  21. Defrec prende acusados de balear taxista em assalto
  22. Incêndio destrói casa em invasão
  23. Acusada de matar o ‘ex’ volta para cadeia
  24. Dupla assalta fabrica de placas e leva R$ 5 mil
  25. 10 dicas para conseguir a vaga com a nota do Enem
  26. Prefeito visita terreno onde será construída a nova Escola Tia Nina
  27. Aplicada prova do Processo Seletivo Específico para Indígenas
  28. Jornalista uruguaianense lança seu primeiro livro infantil
  29. Biquini Cavadão lança disco “As Voltas Que o Mundo Dá”
  30. Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga indicações ao Oscar
  31. Episódio VIII ganha título oficial
  32. Aprenda a fazer um jardim em miniatura
  33. Isabella Santoni mostra boa forma em banho de mar
  34. Isis Valverde grava com botos em Manaus
  35. Malhação
  36. Sol Nascente
  37. Rock Story
  38. A Lei do Amor
  39. Paolla Oliveira fala sobre moda

Sub 17 do Esporte Clube Uruguaiana é eliminado da 5ª Copa Cidade das Flores





Na última quarta-feira, 18/01, em disputa com o Santa Clara F.C., o Sub 17 do Esporte Clube Uruguaiana foi desclassificado nas quartas de finais. O jogo seguia empatado no zero a zero, quando ao final da partida, o time de Uruguaiana foi derrotado por 1 a 0.
O jogo fazia parte da 5ª Copa Cidade das Flores, realizado em Santa Cruz do Sul/RS. O evento aconteceu de 13 a 19/01.

Prefeitura está revitalizando os Centros Esportivos da cidade


Centros Esportivos de Uruguaiana estão sendo revitalizados. O objetivo é dar maior segurança e tranquilidade para os frequentadores destes locais. O trabalho é da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, coordenada pelo Secretário Paulo Kleinubing e sua equipe.
As atividades já foram realizadas no Centro Esportivo Nova Esperança e também no da Zona Leste. Os Centros Esportivos também estão recebendo, quando necessários, alguns reparos como troca de telhas, consertos de lixeiras, tapa buracos nas quadras poliesportivas, pinturas; retiradas de entulhos e lixos, entre outros.
Em sua rede social, o Prefeito Ronnie Mello, comentou que as comunidades estão colaborando nas reconstruções dos Centros. E ainda, parabeniza a toda a equipe e comunidade que tem se empenhado em auxiliar nas reformas mesmo diante dos poucos recursos que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer possuí. 

Sesc Uruguaiana: Torneio de Futsal Menor ocorreu nesse final de semana

De sexta-feira, 20/01, até domingo, 22/01, aconteceu o 3º Torneio Interestadual de Futsal Menor 2017, no Ginásio Municipal Oscar Miranda Schmitt. O evento foi organizado pelo Sesc de Uruguaiana com o apoio da Prefeitura Municipal.
Neste ano, participaram do evento nove entidades de três cidades (Uruguaiana, Barra do Quarai e Itaqui) com 17 equipes no total, nas categorias de meninos nascidos nos anos de 2001 a 2008. Nos três dias de competição foram realizados 40 jogos.
Na categoria 2001, os vencedores foram a equipe Real Itaqui; o vice-campeão foi o Expressinho; o terceiro lugar ficou com São Rafael; o título de goleador com Daniel do time Expressinho e o goleiro menos vazado foi Vinicius  do Real Itaqui.
Na categoria 2003, o título de campeão ficou com a equipe Juventude; o vice-campeão foi o Grêmio B; em terceiro lugar, ficou o Grêmio A; o melhor goleador foi Diogo do Juventude e o título de goleiro menos vazado ficou com Matheus, também do Juventude.
Já na categoria 2005, os campeões foram a equipe Bola Brasil; o time vice-campeão foi o Amigos da Comunidade; o terceiro lugar ficou com o Expressinho; o goleador foi Murilo do time Bola Brasil e o goleiro menos vazado foi Renato/Guilherme (estes faziam revezamento nos jogos) do Bola Brasil.

Rugby: Uruguaiana já conta com um clube

Um jogo onde o objetivo é levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o rugby. Neste esporte, todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola à frente.
Aqui em Uruguaiana, o Rugby já conquistou adeptos. Três vezes na semana - terça-feira, às 21 horas e 30 minutos; sexta-feira, também às 21 horas e 30 minutos e no domingo, às 18 horas e 30 minutos – o time do Angico Rugby Clube realiza os seus treinos no Parque Dom Pedro II, o Parcão. Segundo o idealizador deste projeto, Douglas Bitencourt Panerai, a ideia é buscar outros lugares para a realização dos treinos “estamos estudando os Centros de Treinamentos Esportivos que existem nos bairros para a gente consiga jogar, ter uma prática melhor. O ideal mesmo seria a prática na grama”.
Os treinos duram por volta de 1 hora e meia. Atualmente, o grupo é formado por 20 a 25 pessoas, entre homens e mulheres. “Procuramos mais gente, não interessa tamanho, não interessa o condicionamento físico. Queremos pessoas sérias e compromissadas com o nosso objetivo maior que é ser um catalisador do desenvolvimento social através do esporte”, salienta.
Além do time principal, a diretoria do Angico Rugby Clube pretende trabalhar com categorias de base. O propósito também é entregar os valores do rugby – integridade, paixão, solidariedade, respeito e disciplina – e trabalhar esses valores com crianças do centro e bairros, para que todos conheçam a realidade um do outro, que convivam juntos. Enfim, que possam interagir sem preconceitos.
Ideia de criação
Segundo Douglas Bitencourt Panerai, a ideia partiu de outro time deste esporte na cidade. “Conhecidas da cidade coloram em uma rede social que estavam formando um time e eu me interessei pelo convite e fui tentar treinar elas, mas elas não estavam organizadas suficientemente. Um dia cheguei em casa frustrado, pois cada vez mais iam menos pessoas . E pensei: eu vou fazer um time. Sai do grupo delas, coloquei um anúncio na rede social e alguns amigos se prontificaram a jogar, umas meninas do primeiro grupo também entraram”, comenta Panerai. Douglas já havia jogado por quatro anos em um time de rugby de Porto Alegre, o Charrua, enquanto fazia a faculdade de Educação Física.
Nome
O nome Angico foi decidido em assembleia realizada com os participantes do Clube.  A denominação veio justamente da árvore que leva nome, por ela ser uma árvore da região, que tem uma madeira boa, forte e nobre.

Férias: Estudantes da rede pública não possuem direito a passagem estudantil neste período

Estudantes da rede pública de ensino - seja ela municipal ou estadual – não possuem direto a compra de passagens estudantil durante as férias. A informação foi repassada na manhã de ontem, 23/01, pelo Secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes.
Segundo o secretário, somente os acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) têm direito ao uso e compra da passagem durante este período, visto que muitos estão em realização de estágios. Outra informação importante é quanto a aquisição das passagens fora do município onde estuda. O estudante só pode comprar e utilizar a passagem na cidade onde cursa a escola ou universidade.
A passagem estudantil tem custo 50% inferior a passagem normal. No município, o direito a passagem estudantil está garantido pela Lei nº 3.836 de 17 de abril de 2008 sob o artigo 1º que diz: “Fará jus à passagem o estudante que comprovar sua condição mediante a apresentação de sua identidade de representação municipal (União Estudantil Uruguaianense), estadual (UGES) ou federal (UBES) e, na falta destas entidades, de carteira fornecida pelos Grêmios Estudantis das Escolas e pelos Diretórios Acadêmicos das Universidades”.
Dessa forma, basta o estudante solicitar um comprovante de matrícula/frequência em uma das unidades acima e ir até a empresa responsável pelo transporte no município e adquirir as passagens estudantis durante o período letivo. A renovação do cadastro acontece anualmente.

Transporte escolar: Inscrições dos alunos da zona rural começam amanhã

O cadastro para o transporte escolar dos alunos residentes na zona rural – pólos: EMEF Dom Fernando, EMEF Patrício Lopes, EMEF Crespo de Oliveira e para as Escolas Estaduais de Ensino Médio: Uruguaiana, Roberval Beheregaray Azevedo, João Fagundes e Elisa Valls, começará a ser realizado a partir de amanhã, 25/01, até o dia 16/02.
As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Educação (SEMED). Para isso, é necessário que pais ou responsáveis levem até a SEMED a certidão de nascimento ou RG do aluno.

Educação superior: Sisu abre inscrições a partir de hoje

Encontra-se disponível para consulta na página eletrônica do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a pesquisa por vagas na educação superior pública. No total, serão ofertadas 238.397 oportunidades em 131 instituições - entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais, para o primeiro semestre de 2017. As inscrições começam hoje, 24/01, e seguem até o dia 27/01.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem participar desta seleção somente os estudantes que realizaram o Enem 2016 e que não zeraram a redação.
Durante o período de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte, contudo, é somente uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular sai no dia 30/01.

Soja volta a puxar queda das exportações

Gabriela Barcellos

Depois de um crescimento constante nas exportações do agronegócio do Rio Grande do Sul no primeiro semestre, o fim do ano mostrou recuo. O mês de novembro registrou queda nas vendas do setor para o mercado internacional, sendo o pior resultado do ano desde março. Na comparação com outubro, a retração é de 11,1% no valor e 8,7% no volume exportado. A soja foi a principal responsável pelo resultado, com redução de 38,7% (US$ 147 milhões).  As informações são do Sistema Farsul e estão no Relatório de Comércio Exterior do Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, em boa parte, o resultado se deve as vendas da soja na primeira metade do ano, resultando em estoques mais baixos e menor oferta.
Na comparação com outubro, carnes, puxado pelo frango, apresentou aumento de 2,2% no seu valor exportado (US$ 166 milhões). Produtos florestais também registraram crescimento de 33,1% (US$ 93 milhões). Em relação a novembro de 2015, o RS exportou -12,3% (US$ 104 milhões), também por influência da soja (- 49,6%), além de carnes (- 6,1%), cereais (- 69,6%) e produtos florestais (- 1,9). O fumo compensou com um crescimento de 86,8%.
No acumulado do ano, as exportações gaúchas atingiram US$ 10,318 bilhões. Ao contrário da primeira metade de 2016, que registrou crescimento contínuo, com pico em junho, o segundo semestre iniciou um processo de retração que chegou a -34,5% em setembro. Comparado com 2015, há uma queda de 6,13% no valor e de 7,5% no volume comercializado.
As exportações do agronegócio do RS chegaram a US$ 740 milhões, 46% do total do Estado. Ao todo, foram 937 mil toneladas. A balança comercial do setor fechou com saldo positivo de US$ 617 milhões. A China se mantém como principal comprador, com 38,2% do total comercializado. Os Estados Unidos foram o segundo principal destino do produto gaúcho (4,6%) e o Irã em terceiro (3,58%).

33ª Feovelha começa dia 26

Gabriela Barcellos

A 33ª edição da Feovelha, que acontece em Pinheiro Machado e é considerada uma das maiores feiras do Estado, foi oficialmente lançada na última semana, em evento ocorrido na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
O evento terá início no próximo dia 26, estendendo-se até o dia 29. A programação inclui exposição de animais, remates, artesanato, palestras e entre outras atrações. A abertura foi feita pelo presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Camacho, que comentou sobre a redução do número de dias da feira e reorganização dos remates numa adequação ao atual momento econômico do país.
Esteve presente o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, que falou sobre a importância do município de Pinheiro Machado na ovinocultura e lembrou que mesmo quando a criação foi quase extinta no Rio Grande do Sul, os produtores da cidade seguiram com suas criações e foram a base para a retomada no Estado. Porém, o dirigente lembrou que ainda há uma diferença grande no valor pago ao produtor e o que é cobrado dos consumidores e que o evento também serve para debater essa realidade.

Indicados jurados e árbitro da Morfologia da Expointer 2017

O Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (CDT-ABCCC) divulgou, na manhã do dia 22 de janeiro, os nomes dos jurados da Exposição Morfológica da raça na Expointer 2017. Os responsáveis por ordenar os melhores animais da temporada serão os criadores José Francisco Pereira de Moura e Ricardo Vieira Borges, que terão o auxílio do árbitro argentino, Raúl Etchebehere.
De acordo com o presidente do CDT, Luiz Martins Bastos Neto, a escolha dos nomes baseou-se nas características dos indicados. “Os membros do Conselho foram unanimes na escolha, pelo perfil dos jurados: são nomes muito qualificados, com grande conhecimento da raça, sérios e de uma conduta exemplar. Além disso não tem envolvimento com possíveis participantes nem estão preparando animais para campanha morfológica”.
Quanto à escolha do árbitro argentino, Bastos Neto justificou pelo conhecimento e qualidade da sua criação. “É um jurado que julgou a exposição de Palermo no ano passado, um criador de sucesso na Argentina, que tem um carinho e dá um tratamento muito especial aos brasileiros quando vão à Argentina, além de grande conhecedor e excelente cabanheiro”.
José Moura
Ligado ao cavalo Crioulo desde que nasceu, Zé Moura – como é chamado entre os criadores – herdou do pai o apreço pelo animal. Os primeiros contatos com a raça foram quando, ainda jovem, acompanhava o pai no trabalho junto à família Pons. Mais tarde passou a atuar na criação da cabanha Capanegra, de Fernando Pons, em Dom Pedrito/RS, onde segue há 23 anos. Também desenvolve a sua própria seleção há cerca de 30 anos, com o afixo Kavaju Porã.
Jurado da raça desde 1995, esta será a terceira vez em que Zé Moura irá julgar a morfologia da Expointer. “Anualmente ocorre uma renovação, aparecem novos animais, o que caracteriza a evolução da raça. Entre os quatro melhores da Expointer sempre tem animais que aprecem pela primeira vez, o que mostra que a seleção vem se aprimorando a cada ciclo”, diz.
Ricardo Borges
Experiência também não falta a Ricardo Borges. Afinal, esta será a sexta vez em que irá julgar a morfologia da Expointer. Criador desde 1980, Borges começou a trabalhar com a raça na criação da família em Guaíba/RS e mais tarde mudou-se para São Gabriel/RS, onde desenvolve a sua seleção na Estância Santa Adriana, sob o afixo Sem Fronteira. Médico Veterinário, o criador foi ainda técnico da ABCCC por 18 anos e atualmente é o superintendente substituto do Registro Genealógico da Associação.
Para o jurado, atuar mais uma vez na Expointer será, acima de tudo, uma responsabilidade muito grande. “A raça evolui muito rapidamente e por isso, cada vez mais, temos que ter responsabilidade no julgamento. O que for determinado lá, poderá se refletir mais na frente, principalmente nas categorias mais jovens. Pode definir o futuro de um animal”.
Com informações da ABCCC.