segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ed. 2716 - RPV's: Simur está fechado com Ronnie

Aqui, a edição digital...
  1. A suprema magistratura
  2. Batizado
  3. Parabéns I
  4. Parabéns II
  5. Pontual
  6. Troco
  7. Troca
  8. Voluntário
  9. Perícias médicas
  10. Bambas
  11. Mutirão
  12. Noite da Pecuária
  13. Simur aceita proposta de limitação das RPVs
  14. Prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto
  15. Edegar Pretto assume hoje presidência da Assembleia Legislativa
  16. Executivo deverá convocar extraordinária para sexta-feira
  17. Ordem dos Desfiles do Carnaval já está definida
  18. Chegada de turistas argentinos beneficia varejo no Estado
  19. Transporte coletivo poderá parar nesta semana
  20. Inscrições para os Bombeiros Mirins começaram ontem
  21. MPF quer abertura imediata da UPA
  22. Repasse de valores para a Santa Casa pode ser acompanhado via internet
  23. Santa Casa deverá se entregar ao município
  24. Homem é morto a tiros no Cabo Quevedo
  25. Brigada Militar faz patrulhamento aéreo em Uruguaiana a partir de hoje
  26. Polícia Civil formou 219 escrivães e inspetores
  27. Flagrante
  28. Clone
  29. Blitz
  30. Balada Segura
  31. Já estão abertas as inscrições para 214.110 bolsas do ProUni
  32. Certificado de conclusão com base no resultado do Enem já pode ser solicitado
  33. Aberto edital de contratação para professor substituto
  34. Prefeitos devem realizar cadastramento on-line no FNDE
  35. Guarani conquistou bicampeonato no domingo
  36. Novidades na AEU não param
  37. Barra do Quaraí terá quadra de futebol society
  38. Velocidade
  39. Inscrições para o Jogos de Verão do Sesc estão abertas
  40. O que é Trombose?
  41. Cinquenta Tons Mais Escuros
  42. Francesa vence o Miss Universo
  43. Malhação
  44. Sol Nascente
  45. Rock Story
  46. A Lei do Amor
  47. Tatá Werneck e Tiago Iorc no Altas Horas

Projeto cultural: Participe da segunda edição do “Valores da Nossa Terra”


Amanhã, 29/01, na Praça Barão do Rio Branco, irá acontecer a segunda edição do projeto “Valores da Nossa Terra”. Desta vez, os ritmos que embalarão o público serão o MPB e o Nativismo. A partir das 20 horas, sobe ao palco os cantores Nilton Rosa, Francisco Alves, Ricardo Carús e Fernando Baldes.

Uruguaiana: Fase deverá construir nova unidade escolar

Em uma reunião ocorrida na terça-feira, 17/01, entre o presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Robson Luis Zinn, o secretário da Educação, Luis Antônio Alcoba, e a secretária-adjunta, Iara Wortmann ficou definido a construção de seis novas unidades escolares da Fase. Elas ficarão na parte externa dos centros de atendimentos socioeducativos – atualmente, ficam no interior dos locais. A medida busca permitir a ampliação dos espaços para realização de cursos e oficinas profissionalizantes para os adolescentes.
Serão construídas novas escolas em Caxias do Sul, Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo, e em Porto Alegre, no Case POA II e Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef). Além disso, está prevista a construção de um ginásio poliesportivo que atenderá todo o Complexo Cruzeiro, na capital. As estruturas devem estar prontas até o final do primeiro semestre de 2018. Os valores de aproximadamente R$ 10 milhões são da Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
Outras duas escolas também serão construídas nos mesmos modelos. Contudo, com outras fontes de recursos. Em Porto Alegre, o Case POA I receberá uma unidade escolar com recursos provenientes de uma parceria entre a Fase e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Já em Santa Maria, na região central. a Fase construirá uma escola com verba proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Levantamento da Farsul mostra distância entre preços no campo e prateleiras

Gabriela Barcellos

Foi divulgado na quarta-feira, 25/1, Relatório de Índices de Inflação (IICP e IIPR), produzido pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. O documento aponta que, se os preços nos supermercados estivessem diretamente relacionados aos praticados no campo, eles fechariam 2016 praticamente com os mesmos valores do final de 2015, bem distante da realidade das prateleiras. O levantamento mostrou ainda um pequeno percentual nos custos de produção.
Conforme o levantamento, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais do RS (IIPR) registrou 0,28% no acumulado do último ano. No segundo semestre houve retração em todos os meses, com dezembro chegando a -0,23%. Já o IPCA ficou em 6,29% e o IPCA Alimentos teve alta de 8,61%. O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, lembra que há muito tempo a Federação vem alertando para o fato, “não são os preços agropecuários que causam inflação, mas é a própria inflação que causa o aumento nos alimentos”, explica.
Luz lembra que na composição dos preços entram diversos fatores como aluguel, energia elétrica, combustível e funcionários, e o custo do alimento é o menos impactante. “Não é o trigo que encarece o pão ou o tomate que faz uma pizza congelada custar mais, tem muitos outros fatores por trás”, afirma. Desde o início da série histórica o IIPR e o IPCA Alimentos registram movimentos independentes.
O ano que passou também apresentou pequena alta nos custos de produção. O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) fechou com 0,33% no acumulado. Depois de ter registrado, em 2015, a maior alta desde o início do Plano Real, 2016 foi marcado por deflação ao longo do período. Com as altas nos dois últimos meses, o indicador virou, mas se manteve próximo de zero.
Os fertilizantes, em consequência da taxa cambial, foram os grandes responsáveis por puxar o índice para baixo, com -19%. Mas, os agroquímicos, mais uma vez, foram os principais ofensores do IICP. Mesmo com a apreciação do Real, eles registraram aumento entre 10% e 13% em média, tendo a orizicultura como a mais atingida. As sementes também apresentaram reajustes consideráveis, principalmente trigo (29%) e milho (17%).
O relatório na íntegra está disponível no site da Farsul.