terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Expectativa de safra positiva e anúncio de recursos marcaram Abertura da Colheita


Nestor Tipa Júnior

Com a expectativa de uma safra satisfatória e de anúncios importantes para o setor orizícola foi aberta oficialmente no sábado, 18/2, na Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha, a colheita do arroz. Autoridades e produtores rurais acompanharam o trabalho de quatro colheitadeiras na lavoura preparada especialmente para o evento, que também contou com a presença de um grande público. A área plantada possui um hectare e foi semeada com a cultivar do Irga 424 RI/CL com genética resistente ao arroz vermelho, que está em 60% da lavoura de arroz do Estado.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, defendeu a valorização do Irga por parte do governo do Estado. De acordo com Dornelles, a entidade é uma autarquia diferente, uma vez que sua manutenção é paga pela cadeia produtiva. “Precisamos fortalecer a pesquisa, foi da Estação Experimental do Irga que veio um dos maiores cases do arroz, a 424. Este produto, lançado com inteligência brasileira, dá segurança alimentar para o consumidor”, afirmou.
Dornelles ainda destacou que o Brasil se encaminha para a maior safra da história mas que, no arroz, estão sendo recuperadas as perdas do ano passado, quando houve a redução de um milhão de toneladas. O presidente lembrou que o Rio Grande do Sul é responsável por 72% da produção do arroz brasileiro e, além disso, o produto é isento de resíduos de agroquímicos. Nesse contexto, Dornelles salientou que não é possível que empresas embalem o produto importado e disponibilizem para o mercado como se fosse do selo gaúcho. O presidente também afirmou que em um momento de ajuste de estoques, as cotações dependem da postura do produtor. “O que está sendo ofertado ao mercado é o mesmo volume do ano passado”, disse.
Dornelles finalizou ressaltando que o modelo da cadeia de arroz está desgastado e precisa ser repensado. Segundo o presidente, se a alteração não for realizada, no futuro poderá haver uma crise alimentar devido a descapitalização dos produtores.
O secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, representando o governador José Ivo Sartori, destacou o trabalho realizado pelos produtores rurais e disse que a colheita é um momento de celebração. Nesse contexto, o secretário lembrou que o governo enfrenta um grande desafio em buscar o equilíbrio das finanças. Polo reconheceu a excelência do trabalho do Irga. “No início do governo, nós deixamos as entidades indicarem os diretores do instituto”, ressaltou.
O secretário também lembrou que, nessa semana, foram chamados 46 técnicos e pesquisadores para atuarem na entidade. Polo afirmou que, para se ter uma qualidade na produção, é cada vez mais necessário um correto processo de gestão na propriedade. O secretário concluiu dizendo que é preciso equacionar o equilíbrio entre o setor e o meio ambiente. Para ele, nem todos sabem o quanto é difícil estar produzindo a céu aberto.  
Durante a cerimônia, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Edson Bündchen, anunciou recursos para a comercialização e compra antecipada de insumos aos arrozeiros gaúchos. Na linha de Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários Integrantes do Programa de Garantia de Preços Mínimos (FEPM), que substituiu o EGF, foram disponibilizados R$ 700 milhões, com juros de 9,5% ao ano. Para aquisição antecipada de insumos, a instituição disponibilizou R$ 12 bilhões em recursos controlados para o Custeio Antecipado da safra 2017/2018. As agências da região produtora de arroz já estão realizando as liberações desde janeiro de 2017.
Durante a Abertura da Colheita do Arroz, foi anunciada que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a retirada da grua que impedia a utilização do terminal que recebeu obras da Companhia Estadual de Cilos e Armazéns (Cesa), em Rio Grande (RS), e que servirá para exportações de arroz. A informação foi passada pela Secretaria Nacional dos Portos e o terminal deve estar liberado nos próximos dias.
A 27ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz foi organizada pela Federarroz, com o apoio do Irga. Esta é a terceira vez que o evento acontece na Estação Experimental do Arroz. O local foi sede também em 2008 e 2009 e será novamente em 2018.

Jovem tenta esfaquear a ‘ex’

Gabriela Barcellos

Um jovem de 18 anos foi preso depois de tentar esfaquear a ex-namorada, na tarde de sexta-feira, 17/2. O crime ocorreu na casa da moça, na Rua General Canabarro, bairro Boa Vista.
Inconformado com o término do relacionamento, Willian Ferreira Polano invadiu a casa, armado com uma faca de aproximadamente 15 centímetros de lâmina. Ele a ameaçou de morte, caso não reatasse o namoro e a agrediu com cabeçadas, socos no abdômen e tapas no rosto. Quando tentou esfaqueá-la, a moça, B.R.A.G. de 19 anos, conseguiu reagir e lhe tomar a faca.
Ele foi levado à DPPA pela Brigada Militar e autuado em flagrante por lesão corporal.

Homem é baleado no nariz

Gabriela Barcellos

Um homem foi baleado no nariz, na tarde de domingo, 19/2, no bairro Cabo Luiz Quevedo, próximo ao Cemitério. Jonathan da Silva de Miranda, 31 anos, estava em uma terreira, quando quatro homens, dois deles armados, se aproximaram. Dois deles efetuaram quatro disparos em direção à casa. Um dos disparos acertou o nariz dele, de cima para baixo e o projétil ficou alojado na bochecha do rapaz. Ele foi encaminhado ao pronto socorro municipal e acabou sendo internado na Santa Casa de Caridade, mas sem risco de morte. Na manhã de ontem, 20/2, ele fugiu do Hospital, e permanece ‘desaparecido’. Um adolescente, C.W.da S.N., de 17 anos, estava com ele, mas não foi ferido.
A motivação do crime, de acordo com uma das vítimas, foi religiosa. Ele contou ter tido uma discussão com o membro de uma igreja, e que este, acompanhado dos demais autores, foi quem efetuou os disparos. De acordo com o delegado Enio Tassi, responsável pela investigação, alguns suspeitos - entre eles uma mulher - já foram identificados. Ao longo da segunda-feira, a equipe da 1ª DP ouviu várias testemunhas. Até o momento, porém, ninguém foi preso e a motivação do crime ainda está sendo averiguada.

Homem atropela quatro pessoas e foge

Bêbado, ele atropelou uma moça e três crianças e foi preso depois que  uma testemunha o seguiu e que chamou a polícia.No entanto, já está em liberdade.

Gabriela Barcellos

Na noite de sexta-feira, 18/2, um homem foi preso depois de atropelar quatro pessoas e fugir do local do acidente, sem prestar socorro ás vítimas.
O acidente ocorreu por volta de 22h, na Rua Engenheiro Otávio Lago, bairro Santo Inácio. João Dilberto Braga Nunes, de 36 anos, perdeu o controle do carro que dirigia e atropelou Vanessa Cabrera Menezes, 21 anos, e três crianças, de um, três e seis anos. Imediatamente, ele fugiu do local, deixando para trás as vítimas e um limpador de para-brisa. No entanto, um motociclista que passava pelo local e testemunhou o acidente seguiu o motorista, que apresentava sinais de embriaguez, até a Rua Severo Luzardo, bairro Hípica, onde mora. De lá, o motociclista acionou a Brigada Militar. Enquanto isso, as vítimas, mesmo feridas, conseguiram chegar em casa e foram encaminhadas ao pronto socorro municipal por parentes. As vítimas foram medicadas e posteriormente liberadas. Todos passam bem.
Chegando no local, os policiais militares encontraram os portões fechados, ainda assim, conseguiram visualizar através de uma janela, o veículo de João Dilberto, com o vidro para-brisa quebrada e um limpador faltando. Já dentro da casa, encontraram o homem dormindo no sofá, completamente embriagado. Ele foi encaminhado ao pronto socorro municipal e submetido ao teste do bafômetro, que apontou 0,87 mg/l de álcool no sangue. Ele foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão, Enio Tassi, por embriaguez e fuga de local de acidente.
Liberdade
João Dilberto foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, ainda já no início da madrugada de domingo, 19/2. À noite, porém, foi colocado em liberdade. A defesa dele, a cargo do advogado Francisco ‘Kiko’ Azambuja Barbará. Ele solicitou a liberdade provisória do homem. Apesar de homologar a prisão em flagrante, a juíza de plantão, Karina Padilha, não o converteu em prisão preventiva, atendendo ao pedido do advogado e colocando João Dilberto em liberdade mediante algumas condições, entre elas a de não conduzir veículos automotores, o que aliás, ele já não poderia fazer, pois não possui carteira nacional de habilitação.

Evento celebra abertura do ano letivo municipal

Karine Ruviaro

Ontem, 20/2, aconteceu a abertura do ano letivo municipal. O evento foi realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, às 8 horas para professores, funcionários e estagiários da rede municipal de ensino fundamental. Às 14 horas, no mesmo local, foi a vez do quadro de servidores da Educação Infantil.
Durante o evento, aconteceu a palestra “O Universo escolar enquanto espaço de acolhimento, desafios e possibilidades”, ministrada pelo Psicopedagogo, Rodrigo Dalosto Smolareck. Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), Rodrigo veio de Alegrete palestrar para os servidores da educação de Uruguaiana.
O início das aulas está marcado para ocorrer amanhã, 22/2. Segundo o secretário municipal da Educação, Emerson Barreto Ortiz, neste ano, Uruguaiana atenderá aproximadamente 12 mil alunos entre a zona urbana e rural.

Unipampa: Chamada Oral da Lista de Espera acontece hoje

Karine Ruviaro

Acontece hoje, 21/2, a Chamada Oral da Lista de Espera dos candidatos do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A Lista de Espera do programa foi divulgada na última quinta-feira, 16/2.
Conforme a coordenadora de processos seletivos da Unipampa, Darlise Nunes Ferreira, todos os cursos oferecidos pela instituição ainda possuem vagas disponíveis, com exceção do curso de Medicina que passa por processo seletivo próprio. “Por isso é importante que todos os candidatos que fazem parte da Lista de Espera estejam presentes, ou se façam presentes através de procurador. Muitos dos candidatos não comparecem no dia da Chamada Oral por pensarem que estão muito longe das vagas, mas é importante que venham de qualquer maneira para continuar concorrendo”, frisou Darlise.
As manifestações de interesse na lista de espera devem ser feitas das 9 às 12 horas, no prédio 700 do Campus de Uruguaiana para todos os cursos. O que varia para cada curso é a sala de apresentação. Para o curso de Aquicultura, os candidatos devem comparecer na sala 703; no mesmo horário, os candidatos de Ciências da Natureza, devem se deslocar até a sala 709; os concorrentes do curso de Educação Física, na sala 705; para aqueles de Enfermagem, a sala de apresentação é a 713; os candidatos às vagas de Farmácia devem ir até a sala 707; para aqueles candidatos do curso de Fisioterapia, o deslocamento é até a sala 711 e para os concorrentes às vagas de Medicina Veterinária, a manifestação deve ocorrer na sala 715.
Durante a Chamada Oral, os candidatos deverão fazer a manifestação presencial de interesse de vaga por meio da assinatura na lista de presença. Se não houver a assinatura, o candidato será considerado inapto, ou seja, estará fora do processo seletivo. No mesmo dia, haverá a divulgação dos classificados e suplentes da Chamada Oral da Lista de Espera.
Vale salientar que o estudante irá concorrer na modalidade de vaga que se inscreveu durante o Sisu (ampla concorrência ou alguma das ações afirmativas).  Já amanhã, 22/2, e também na quinta-feira, 23/3, os candidatos selecionados poderão realizar suas matrículas em horário pré-determinado por cada curso.

Estado repassou R$ 1,1 milhão para Santa Casa

Karine Ruviaro

Ontem, 20/2, o Governo do Estado repassou para o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC), o valor de R$ 1,1 milhão. Deste valor, R$ 600 mil foram aplicados na folha de pagamento de novembro, sendo o valor de R$ 1.900 por cada colaborador; R$ 230 mil serão utilizados em compras de materiais e insumos e R$ 340 mil serão destinados para o pagamento de fornecedores.
Da folha de novembro, foi quitado o valor linear superior a R$ 2.500. Sendo assim, 549 colaboradores da instituição filantrópica tiveram seus salários quitados.

Testemunhas de Jeová realizam assembleia regional

Gabriela Barcellos

Neste domingo, 19/2, cerca de mil pessoas, de toda a região, se reuniram no Sest/Senat, na Assembleia de Circuito das Testemunhas de Jeová. Com o tema ‘Não perca seu amor por Jeová! – Mateus 22: 37’, o evento teve início às 9h40min, estendendo-se até às 16h.
Durante a manhã, a programação contou com quatro palestras baseadas na Bíblia Sagrada: ‘Não se esqueça do maior mandamento’, ‘Ame a Deus, não ame o mundo’, ‘Ensine outros a “amar o nome de Jeová”’ e “Aquele que ama a Deus deve amar também o seu irmão”. Por volta de 11h30min, houve a dedicação e batismo, quando estudantes da Bíblia declararam publicamente a decisão de seguir na religião, tornando-se novos membros batizados.
À tarde houve o espaço de troca de experiências, onde membros das Testemunhas de Jeová relataram situações por eles vividas. Logo depois houve o resumo de ‘A Sentinela’, publicação de estudo editada pelas TJs.
Outras três palestras compuseram a programação da tarde: ‘Ensinem seus filhos a amar a Jeová’, ‘Jovens — Provem que Jeová é o seu melhor Amigo’ e Não perca “o amor que tinha no princípio”.
Informações sobre as Testemunhas de Jeová, seus estudos e ações, bem como suas publicações – que incluem livros, revistas e folhetos – estão disponíveis no site oficial, o www.jw.org.

Segtram recolhe cavalares soltos na rua

Karine Ruviaro

Cavalos soltos nas ruas são rotina em Uruguaiana. Desta vez, os animais soltos foram flagrados, na manhã de ontem, 20/2, em um ponto de grande movimentação, na Rua 13 de Maio, próxima a Prado Lima.
Além dos transtornos, os animais representam um alto risco de acidentes, tanto para pedestres como para motoristas, visto que eles atravessam calçadas, ruas e vão parar entre os carros. “Essa situação é antiga. Eles sempre vêm ali debaixo, da Íris Valls, da Eustáquio (Ormazabal). Além de ser perigoso para a gente, eles também ficam sob risco. Podem ser atropelados”, comentou a moradora Ledir Silva.
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), por meio de sua Equipe de Fiscalização de Animais são os responsáveis pelo recolhimento de cavalos soltos e abandonados pelas ruas do município. Situação esta que é comum de se ver diariamente. Segundo o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, “a Segtram por meio de suas ações busca dar maior segurança no trânsito e zela pela vida dos animais abandonados pelos proprietários em via pública”.

Punições
Ainda segundo Irani, os animais recolhidos são levados para um terreno próximo a Barra do Quaraí, onde aguardam os seus proprietários por 48 horas. “Se ele aparecer - por cada animal apreendido - é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 66,51”, comenta Fernandes. Caso o dono não apareça para buscar o cavalo, com o tempo, o animal vai para leilão. “Pessoas de diversas cidades vem para cá comprar os animais recolhidos”.
Se verificado caso de maus tratos ao animal, o animal é encaminhado ao órgão competente e o proprietário reponde pelo Crime Ambiental. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
No município, mudanças podem passar a vigorar ainda este ano. “Estamos atualizando a legislação vigente. Queremos uma lei que nos diga como devemos proceder ao recolher os animais, onde devemos guardá-los e como devemos cuidá-los, bem como quais os demais cuidados necessários”, comenta.

Denúncias
Para denunciar maus tratos, assim como, cavalos soltos em via pública, você pode ligar para (55) 996795547 e informar local e situação em que se encontram os animais.

Morreu o empresário Rubens Almeida


Faleceu agora à noite, o empresário Rubens Almeida, um dos proprietários da Construtora Almeida. Seu corpo será velado no Tênis Clube Rio Branco. Rubens deixa a esposa Jussara, os filhos Bárbara, Bruna e Alexandre, e os netos Ignácio e .

Comissão do Carnaval faz hoje o leilão dos bares da avenida

Karine Ruviaro

Acontece hoje, 21/2, às 15 horas, na Comissão Municipal de Carnaval – Fundos Academia do Artesão, o leilão dos bares do Carnaval Fora de Época 2017. São três bares, com valores entre R$ 2.500 e R$ 13 mil.
A proposta deve ser entregue no escritório da Comissão de Carnaval, com o nome do interessado por escrito e assinado, em um envelope fechado. Antes de preencher a proposta o interessado deverá verificar a localização do Bar na planta que se encontra na Comissão de Carnaval. O maior preço ofertado ganha o lance.
A proposta aceita poderá ser paga à vista ou em parcelas. Neste caso, o primeiro pagamento deve ser feito até 48 horas após emissão do boleto bancário. O não pagamento do mesmo resulta no cancelamento da compra. O assessor técnico da Comissão Municipal Organizadora do Carnaval Fora de Época, arquiteto Carlos Alberto do Canto, explica que o local somente será disponibilizado ao vendedor após a confirmação de pagamento de todos os boletos. Antigamente, somente um bar poderia ser vendido por CPF. Entretanto, agora, cada pessoa poderá ter mais de um bar em seu nome.
Quanto às bebidas a serem disponibilizadas para vendas, ainda não há uma definição. “Faremos uma reunião para discutir sobre esse assunto ainda nesta semana”, comenta o assessor.
Estrutura
A montagem da Passarela do Samba, na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas General Câmara e Andradas, começou a ser montada ainda na tarde de segunda-feira, 13/2. Neste ano, a estrutura terá capacidade para aproximadamente 13 mil pessoas.
Novamente, a montagem está sendo realizada pela empresa Celeiro – com sede na região metropolitana de Porto Alegre -, a mesma que atuou no evento do ano passado. Cerca de R$ 460 mil serão gastos na montagem da Avenida que neste ano será de 500 metros.
Conforme o assessor técnico, Carlos Alberto do Canto, para não atrapalhar o trânsito e o movimento do comércio no entorno do local, a Comissão de Carnaval adiou a montagem. “Montamos as primeiras estruturas em locais que não afetam tanto o trânsito. Optamos por fazer isso, pensando nas pessoas que passam por esses lugares todos os dias”, expõe Canto. A partir da semana que vem, as estruturas voltam novamente a serem montadas pela empresa contratada.
Patrocínios
Para os empresários do município ou também de fora, que queiram divulgar a sua empresa no Carnaval Fora de Época, a Comissão divulgou em sua rede social, propostas e valores. Para a proposta mais simples, que refere-se a colocação de um banner quatro por um na Avenida do Samba, o valor é de R$ 300. Para a segunda proposta, que é a disposição de um banner quatro por um na Avenida, mais uma locução antes do desfile de duas escolas favoritas, o valor passa a ser de R$ 500 reais. Já na terceira proposta, que é a fixação de dois banners de mesmo tamanho (quatro por um) e duas locuções também antes do desfile de duas escolas favoritas, o valor é de R$ 700 e a proposta mais cara, refere-se a instalação de dois banners, medindo quatro por um cada, mais duas locuções antes do desfile de duas escolas favoritas, bem como locução durante a apuração dos votos, o valor desembolsado será de R$ 900.
Mais informações podem ser obtidas na sede da Comissão de Carnaval, na Rua Flores da Cunha, número 2055. Ou também pelo telefone 3402 – 8492.

Economia: Alves pede audiência pública para debater reflexos do processo de migração

Gabriela Barcellos

O vereador Rafael Alves esteve em Porto Alegre na sexta-feira, 17/2. Na ocasião, ele esteve no gabinete do deputado estadual Frederico Antunes (PP), quando foi recebido pelo chefe de Gabinete, Ernani Ruschel e pela assessora parlamentar Rejane Fittipaldi.
Alves entregou aos servidores uma solicitação de realização de audiência pública. em Uruguaiana, da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida por Antunes. O objetivo do vereador e reunir representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Argentina, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Consulado do Brasil em Paso de los Libres, Consulado da República Argentina em Uruguaiana, representantes do Poder Executivo e Legislativo de Uruguaiana e Paso de los Libres, entre outras entidades. O objetivo é debater o sistema de migração atualmente em prática e os reflexos na economia local. “Os argentinos fazem duas migrações, uma em Libres outro em Uruguaiana. Perdem tempo e nós perdemos dinheiro”, diz Alves.
Os argentinos só passam por Uruguaiana, em sua maioria, e não compram, não param nos hotéis, não se alimentam, por que? Se fosse só por que eles preferem parar em São Gabriel, Pântano e Rosário, mas existem mecanismos que não estamos fazendo, percebo que Uruguaiana já se ‘antenou’, com a nova administração municipal, mas ainda cabem outras medidas, quero discutir isso”, explica o Parlamentar.

Câmara faz homenagens em alusão à Semana da Paz

Gabriela Barcellos

Na próxima quarta-feira, 23/3, a Câmara de Vereadores realiza uma sessão solene para marcar a abertura da Semana da Paz. O evento está marcado para às 19h, no plenário do Palácio Borges d Medeiros.
Na ocasião, serão homenageados cidadãos com relevantes serviços prestados em prol da paz no município. Receberá medalha e diploma “Mensageiro da Paz” por indicação da Comissão Organizadora da Semana, Irani Coelho Fernandes. In memorian será prestada homenagem póstuma a Elder Galarça. Diplomas também serão entregues a Adahyr da Silva Comarú Neto, por proposição da Mesa Diretora da Câmara, e a Laurindo Ferreira de Souza Neto, por sugestão do vereador Elton Rocha, subscrito pelos demais parlamentares.

Governo Schneider: Metas fiscais e gestão SUS serão avaliadas pela Câmara

Gabriela Barcellos

A comunidade em geral poderá acompanhar, na quinta-feira, 23/2, uma audiência pública onde o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2016 e a prestação de contas da gestão de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) do mesmo período.
As informações a respeito das metas fiscais serão apresentadas pela secretaria de Planejamento. De acordo com o titular da pasta, arquiteto Carlos Prudêncio, o levantamento ainda está em andamento, a cargo do secretário adjunto, Marcelo Parraga. Já em relação às verbas do SUS, a apresentação fica a cargo da secretaria de Saúde. Nos casos, a prestação de contas ainda diz respeito ao trabalho desenvolvido pelas equipes do ex-prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB).
A promoção será da Comissão de Finanças e Orçamento com a presença do Poder Executivo. Na oportunidade devem ser observados os limites fiscais e do nível de endividamento do Município.

Comissão Representativa se reúne amanhã

Gabriela Barcellos

A Comissão Representativa da Câmara de Vereadores se reúne amanhã, 22/2, no plenário do Palácio Borges de Medeiros, a partir das 9h30min para a segunda reunião representativa desta legislatura. Integram-a o presidente do Parlamento, Fernando Tarragó (PSD), a 1ª secretária, Josefina Soares (PP) e os líderes de bancada: Eric Lins (DEM), Elton Rocha (PP), Clemente da Silva Correa (PSDB), Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB) e Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB).
Determinação do Regimento Interno da Casa e com a Lei Orgânica do Município (LOM) durante o absurdo período de recesso parlamentar de 91 dias, a reunião representativa deve ocorrer pelo menos uma vez ao mês, visando permitir que os nobres vereadores apresentem requerimentos, indicações e moções. Também são anunciados convites e as correspondências recebidas. No entanto, o ato não inclui discussão de projetos de lei ou decretos legislativos.

Painel Ed.2725

Ação beneficente

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação e Desenvolvimento Econômico realizarão uma ação beneficente junto com o Park de diversões Tiarajú. Amanhã, 22/2, das 18 às 22 horas, a entrada será 2kg de alimentos não perecíveis. As crianças poderão brincar quantas vezes quiserem. Todos os alimentos arrecadados serão doados para o Banco Municipal de Alimentos.

Parabéns I

Esteve de aniversário no último sábado, 18/2, o músico, produtor, jornalista e também colaborador do Jornal CIDADE, Leonardo Cendón Ávila. Felicidades, Leonardo!

Parabéns II

E hoje completa mais um ano de vida a farmacêutica Jéssica Brandão, de Jaguari, mas que não não sai mais de Uruguaiana.

Estágio
Estão abertas as inscrições para o processo de seleção pública de estagiários de nível médio e técnico na Caixa Federa. As inscrições vão até às 23 horas e 59 minutos do dia 3/3. Entre os requisitos exigidos estão: estar cursando e frequentando do 1º ao penúltimo semestre do curso; ter disponibilidade para estagiar em regime de 25 horas semanais compatíveis com o horário da vaga; e no momento da convocação, ter idade mínima de 16 anos. A bolsa auxílio é R$ 500,00 e o auxílio transporte de R$ 130,00 mensais.

Bolsa Família
A partir de março, mais de 484 mil gestantes beneficiárias do programa receberão repelentes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário distribuirá 15,9 milhões de frascos divididos em sete lotes, até dezembro. Nesta primeira etapa, serão entregues quase um milhão de unidades. As prefeituras ficarão responsáveis por escolher a melhor forma de distribuição – no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de saúde.

Convite
A Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal Dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede) e Fadergs estão organizando o 149° Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. Para isto, eles convidam a todos interessados para participar de uma reunião preparatória que acontecerá hoje, 21/2, às 9 horas, na Biblioteca Municipal de Uruguaiana.

Audiência
Na próxima sexta-feira, 24/2, a partir das 10 horas, na Câmara Municipal, haverá a audiência pública para que o Executivo demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2016.

Copa
Está marcada para acontecer nos dias 25 e 26/3, a terceira edição da Copa Elisa Valls de Futsal. As inscrições encerrarão no dia 20/2. A taxa de inscrição é de R$ 100. As equipes ganhadoras do torneio receberão premiações.

Ano letivo
Em Uruguaiana, algumas escolas da rede particular já voltaram às aulas ontem, 20/2, como é o caso do Colégio Marista Sant’Ana. Hoje, 21/2, e amanhã, 22/2, outras escolas também retornarão do recesso letivo.

Saúde
Os planos de saúde continuaram a perder clientes no começo de 2017. Segundo dados divulgados na quinta-feira, 16/2, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), houve uma redução de 192,2 mil no número de beneficiários em planos de assistência médica em janeiro. No acumulado de 2016, o setor perdeu 1,47 milhão de beneficiários.

Pagode
O único bloco de carnaval de rua de Uruguaiana, esse ano vem mais animado do que nunca. O Bloco pagode do Balaka acontece nos dias 25 e 27/2, no Bar Mistura Fina, com muitas atrações. Os ingressos são limitados e estão sendo vendidos por R$ 50. É obrigatório o uso de camiseta. Participe!

Semana da Paz
A Câmara Municipal realizará sessão solene de abertura da 21ª Semana da Paz que tem como tema “A paz integrando fronteiras”. O evento acontece dia 23/2, às 19 horas, no plenário do Parlamento, com conferência de homenagens a cidadãos colaboradores de atividades em prol da paz no município.

Moradia
As novas contratações de 2017 para a Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terão início no mês de março. Para esta faixa, estão previstas 170 mil novas unidades habitacionais, que atendem famílias com renda de até R$ 1.800.

Retiro
O Retiro de Avivamento Catedral Sant’Ana aconteceu no último final de semana. O evento iniciou no sábado, 18/2, às 8 horas e terminou no domingo, 19/2, às 12 horas. O retiro ficou por conta do Padre Carlos Vicente, da Diocese de Montenegro.

Corpo de Bombeiros estará fechado hoje


O Corpo de Bombeiros de Uruguaiana comunica a comunidade que devido a medidas de contenção de gastos do governo estadual e a falta de efetivo, no dia de hoje, não haverá guarnição de serviço para atendimento de emergências, permanecendo um telefonista no quartel para atendimento de telefonemas. Informamos também que o atendimento ao público no setor de prevenção de incêndios também não ocorrerá.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Uruguaiana

Uruguaiana está sem transporte coletivo

Sem nenhum aviso prévio, os usuários do transporte público de Uruguaiana foram surpreendidos na manhã de hoje, 21/2, com a ausência dos carros da Vaucher nas ruas. Isso porque, após receber da Prefeitura Municipal  uma notificação extrajudicial que dava um prazo máximo de 30 dias para suspender suas atividades, a empresa entregou o transporte coletivo na manhã de hoje.

Mais informações na próxima edição do Jornal CIDADE.