quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

190 em ação

Furto de carga
Um motorista registrou na polícia que, saiu da Aduana Brasileira em direção ao pronto seco, sem parar em nenhum local, e que eu chegar ao destino, percebeu que o lacre da carga estava rompido e uma das portas da carreta aberta. Ele não soube dizer se alguma parte da carga, de pneus, foi furtada, mas acredita que o crime tenha ocorrido sobre o viaduto. O fato foi registrado como furto de carga em caminhão.
Lesão I
Um morador do conjunto habitacional João Paulo II procurou a polícia depois que o cunhado invadiu sua casa e o agrediu com socos e pontapés. Ele contou que a agressão fora motivada por uma discussão que teve com a companheira, irmã do acusado, pouco antes.
Lesão II
Dois irmãos foram acusados de ter agredido um grupo de pessoas. As vítimas contaram estar em casa, quando os rapazes chegaram, um deles armado, que efetuou disparos para cima. Quando as vítimas questionaram a razão do fato, passaram a ser agredidas com tapas e socos. A Brigada foi acionada e conduziu todos à Delegacia de Polícia, onde foi feito registro simples de ocorrência por lesão corporal. Os motivos não foram esclarecidos. O fato ocorreu no bairro Ipiranga.

Novas policiais começam a trabalhar hoje

Gabriela Barcellos

Uruguaiana conta a partir de hoje, 23/2, com duas novas policiais civis. Elas se apresentaram ontem, 22/2, ao delegado Enio Tassi e ficarão lotadas, uma na 1ª Delegacia de Polícia e outra na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), ambas sob coordenação de Tassi e funcionando na Avenida Presidente Vargas.
As policiais integram a turma de novos servidores formada pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) em janeiro. Além delas, outros 215 policiais foram destacados para diversas cidades do Estado.
A vinda das jovens policiais, ambas com formação em Direito, equilibra um quadro de servidores bastante deficitário. Isso porque, além de possuir equipes reduzidas em todas as delegacias, Uruguaiana perdeu nos últimos dias, dois servidores, removidos para outros municípios.

Adolescente morre afogada no Cacaréu

Gabriela Barcellos

Uma menina de 14 anos morreu afogada no final da tarde de ontem, 22/2. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a menina foi até o local conhecido como ‘Cacaréu’– bastante afastado – para nadar, acompanhada por amigas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 17h e foi até o local com um mergulhador. Jéssica Clarice Maciel Corrêa foi rapidamente encontrada, já na localidade conhecida como ‘Chirca’. Apesar dos esforços tanto dos Bombeiros quanto o Samu em reanima-la, inclusive com uso de choque e injeção de adrenalina, a menina não resistiu.
A mãe dela passou mal no local e foi atendida pelo Samu.
Jéssica era moradora do bairro Cabo Luiz Quevedo e estudante na escola de mesmo nome. De acordo com jovens que a conheciam era uma menina tranquila.

OAB/RS apresenta Plano de Valorização da Advocacia



Gabriela Barcellos
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) espera que 2017 seja um ano marcado pela valorização da advocacia. Com esse objetivo, o presidente da seccional Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, apresentou um Plano de Valorização da Advocacia, durante reunião do Conselho Pleno da entidade. São 21 medidas, que incluem ações de combate à publicidade irregular, respeito aos honorários e intensificação de trabalhos na área das prerrogativas, entre outras.
Antes de apresentar as medidas, Breier destacou que se trata de um trabalho a ser desenvolvido ao longo de toda sua gestão frente à OAB/RS e que teve como base o diálogo com os advogados. “Estaremos ao lado dos colegas, pois vivemos, no País, um momento muito difícil e precisamos fortalecer o advogado, profissional que tem o papel de assegurar a Constituição e a democracia”, declarou.  “Todas as nossas ações foram construídas a partir da experiência e conversas que tive com os colegas nos Foros e nas idas ao Interior, assim como em respostas a nossa pesquisa. Formamos um perfil da classe e do que a advocacia espera da sua instituição”, completou. As ações são focadas e reverterão em benefícios e melhorias diretas para os advogados a partir de março. Conheça as 21 ações do Plano de Valorização da advocacia:
Por um Judiciário mais ágil
Nesta ação, a OAB/RS fará uma pesquisa com os advogados para reconhecer quais as Varas mais morosas do Estado. A partir desse levantamento, irá apresentar os dados ao Judiciário Estadual. Da mesma forma, apresentará sugestões para melhorias no Tribunal, tendo como base modelos de Varas que apresentam eficiência na tramitação processual.
Respeito à advocacia trabalhista
OAB/RS promoverá atos contra o desrespeito à advocacia trabalhista e contra a interferência de magistrados na relação entre o advogado e seu cliente. Irá ao CNJ e tomará as medidas judiciais necessárias para combater violações às prerrogativas dos profissionais.
Atendimento prioritário no INSS
A OAB/RS buscará a edição de um ato normativo em todas as agências do INSS visando o atendimento prioritário ao advogado, conforme decisão judicial recente no TRF4.
Respeito à advocacia criminal
A OAB/RS visitará as delegacias e presídios para ouvir os advogados e verificar as condições de trabalho dos profissionais. Irá buscar a instalação de Salas para os advogados junto às Delegacias.
Piso da advocacia
Por meio de estudo elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Piso Salarial, a entidade enfrentará o tema, ainda neste semestre, para estabelecer um piso ético aos jovens advogados e advogados correspondentes.
Blitz pela ética
A OAB/RS promoverá blitze em escritórios que realizam publicidade irregular. No local, haverá a advertência da Ordem para o tema e a interdição de ações fora do Código de Ética.
Combate ao exercício ilegal da advocacia
A OAB/RS ingressará com notícia-crime contra a prática ilegal da advocacia.
Plantão 24h das prerrogativas
A OAB/RS fortalecerá o canal das prerrogativas, que já conta com um telefone de plantão para atender os advogados em todo o RS em caso de violação das prerrogativas. TELEFONE: 051.981707556.
Observatório dos honorários
A OAB/RS fortalecerá o Observatório do Novo CPC, ingressado judicialmente nas decisões em que houver aviltamento dos honorários advocatícios.
De colega para colega
Nesta ação, a OAB/RS visitará os escritórios da Capital e do Interior para ouvir e se aproximar dos advogados.
Interiorização da OAB
Nesta ação, a OAB/RS percorrerá as subseções regionais ao longo de 2017. Nos encontros, serão expostas as principais demandas da advocacia local.
OAB Móvel
Nesta ação, o presidente da OAB/RS estará, uma vez por mês, nos foros da Capital e do Interior conversando com os advogados e levando os serviços da OAB/RS.
Aplicativo OAB/RS
A OAB/RS lançará o app com os principais serviços da entidade para facilitar a consulta do advogado. Entre as opções, terá o Plantão das Prerrogativas - com manual das prerrogativas, Notas de Expediente, Cursos, Horário das Vans, Convênios, Tabela de Honorários, Consulta de Advogados, Denúncia contra a Publicidade Irregular, Endereço das Salas e Subseções e notícias.
ESA
Trazer novas temáticas de cursos de aperfeiçoamento: Português Jurídico será um deles. Levar o nome da ESA ao interior (+ ESA Interação): cursos mais regionalizados para os advogados das subseções. Cursos práticos e debates sobre a valorização da advocacia. Cursos de como gerir e administrar escritórios de advocacia. Mais ESA Mais Cultura – Valorizar advogados artistas. Trazer exposição de esculturas, pinturas, sarau de poesia e shows. Disponibilizar o curso de processo eletrônico atualizado para o novo Portal do Aluno da ESA no formato EAD. ESA Boas-Vindas: disponibilizar mais cursos e materiais para os advogados ingressantes na OAB/RS.
Consciência previdenciária
Por meio de parceria do OABPREV-RS com a Escola Superior da Advocacia, serão promovidos cursos para elevar a consciência previdente da advocacia.
Efetividade no processo eletrônico
Será intensificado o diálogo com os Tribunais para exigir a efetividade e o funcionamento pleno do processo eletrônicos.
CAA/RS
Implementar investimento material junto às subseções e salas da OAB/RS, no Interior e na Capital, de modo a investir em condições dignas para o exercício da advocacia; imunizar advogados do vírus H1N1, vacinando advogados e dependentes com vacinas recomendadas pela OMS, ao menor preço praticado no mercado; ampliar o atendimento médico e odontológico prestado pela CAA/RS no interior do Estado, onde houver demanda, através de estrutura própria ou mediante a contratação de terceiros; fomentar os delegados a buscarem maior número de convênios, de modo a devolver à advocacia o investimento que faz mediante o pagamento da anuidade; em conjunto com a CEDTI, ofertar cursos de capacitação para o processo eletrônico, aliando a teoria à prática, em cursos presenciais, em que a CAA/RS disponibilizará à Comissão o CIID, junto ao Sistema OAB Unidade Trend; valorizar a fotografia como instrumento de lazer para os advogados, realizando concurso fotográfico para a elaboração de calendário 2018, com o tema bem-estar (eixo do Projeto Previne da CAARS); valorizar o esporte como instrumento de lazer e união da classe, proporcionando rústicas e campeonatos na área de interesse da advocacia; no segundo semestre, disponibilizar, gratuitamente, software para gestão de escritórios, em que o advogado poderá organizar digitalmente todas as suas atividades; manter o investimento no que tange às notas de expediente; fomentar ações focadas na saúde e bem-estar dos advogados e seus dependentes, de forma gratuita ou a preços diferenciados.
Fale com o presidente
O presidente da OAB/RS estará ao vivo, pelas redes sociais, falando com os advogados sobre um tema proposto. Integrantes de Comissões também participarão do canal.
Reconhecimento da classe pela sociedade
Produção de pequenos filmes e áudios, mostrando o valor do advogado para o cidadão. Relato de casos reais em que o profissional consegue a efetivação da Justiça. Humanizar a profissão do advogado, promovendo a identificação do público com as histórias contadas. Ação de mídia em massa nas rádios da Capital e Interior, TV popular, jornais, sites e colunistas.
Comunicação interna
Nesta ação, os colaboradores da OAB/RS serão motivados a sugerir ações para valorizar o advogado de acordo com o seu núcleo. Além disso, serão promovidos treinamentos para qualificar o atendimento ao advogado.
Plano de comunicação
Engajar os advogados através de conteúdo no Facebook, E-mail Marketing, Twitter, Instagram, WhatsApp. Troca da foto de perfil e capa com a marca da campanha. Todo o material da Campanha contará com um site próprio com todos os materiais e informações.

Uruguaiana receberá projeto de sustentabilidade

Buscando inserir a temática “Sustentabilidade” no âmbito escolar, o projeto Educar para Transformar, iniciativa pertencente a RGE Sul, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa  em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade. O propósito principal deste projeto é contribuir para a formação de sociedades mais sustentáveis.
Na terça-feira, 21/2, em uma reunião com o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz, com a gestora de Poder Público da RGE Sul, Debora Kunzler, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira, foram definidos detalhes para a realização do “Educar para Transformar” no município. Já a participação das escolas estaduais foi definida em um encontro na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), com a coordenadora pedagógica, Madeneli Trindade. Neste município, as atividades serão realizadas nos dias 21 e 22/3.
O projeto
O Educar para Transformar está em seu terceiro ciclo, onde percorrerá os 118 municípios atendidos pela empresa, até setembro de 2017. Ações educativas serão promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais (capacitações específicas para os educadores), e nas Ações propriamente ditas (momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas). Integram as Ações a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.
Entre os matérias didáticos entregues nas escolas estão: a Revista do Professor, que traz textos e sugestões de atividades; a Revistas dos Alunos que apresenta atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e um CD que contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital.

Santa Casa recebe “Troco Amigo” da Panvel

Karine Ruviaro

Na manhã de ontem, 22/2, o Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) recebeu R$ 26.895,32 das farmácias Panvel. O valor refere-se ao recolhimento de doações realizadas pela comunidade durante 2016 no projeto Troco Amigo da rede de farmácias.
Na oportunidade, a instituição filantrópica fez a apresentação de um relatório de melhorias a serem realizadas com os recursos repassados pela farmácia. Segundo a responsável pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETES), Fernanda Zadra, o valor será destinado para a aquisição de 26 poltronas para serem instaladas no setor de Pediatria. “As mães e acompanhantes das crianças sofrem muito, pois, por vezes, tem que acompanhar os pacientes infantis em acomodações desconfortáveis”, esclareceu.
De acordo com o supervisor regional da rede, Sandro Corrêa, foram ao todo mais de 53 mil doações realizadas pela população uruguaianense, que doou uma média de R$ 0,50 em cada destinação. Além dos recursos em valores destinados ao hospital, a cerimônia também serviu para a entrega de doações de materiais de uso diário no setor infantil.

Usuários da Farmácia Popular encontraram ontem o local de portas fechadas

Karine Ruviaro
Os usuários dos serviços da Farmácia Popular que foram até o local na manhã de ontem, 22/2, encontraram as portas fechadas. Isso porque, conforme a secretária de Saúde do município, Thais Aramburu, o contrato dos funcionários terminou.
Um novo chamamento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) 38 já está sendo realizado.  No entanto, a farmácia não ficará fechada durante esse período. “Já estou deslocando uma funcionária da farmácia básica do município para lá”, salienta Aramburu. Além disso, uma farmacêutica e uma auxiliar de farmácia, aprovadas no PSS 38 já foram convocadas. “Elas têm dez dias para tomar posse, mas solicitei que se elas pudessem comparecer antes, seria melhor”, complementa o secretário adjunto de Saúde, Charles Jopal Hdlund. A previsão é de que no máximo até amanhã, 24/2, o serviço esteja normalizado.

Uruguaiana volta a ter transporte coletivo

Karine Ruviaro

Após 48 horas sem transporte coletivo urbano, desde às 6 horas de hoje, 23/2, a população volta a contar com um direito, e um dever do município. A chegada de 12 ônibus nesta terça-feira, 22/2, foi anunciada em uma coletiva de imprensa na sede da secretária municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), onde a frota foi estacionada.
A empresa individual Rodam Transportes, de Rogério dos Anjos Meirelles, que opera na cidade de Bagé, irá operar de forma emergencial o Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano do município.
A contratação foi decidida após a Vaucher Transportes receber uma notificação extrajudicial que lhe determinava a suspensão das atividades um prazo máximo de 30 dias. Vilson Vaucher tentou duas audiências com o mandatário, mas não foi recebido, então contranotificou informando que não necessitava de todo o prazo,  e suspenderia o serviço imediatamente, e suspendeu.
A frota deslocada para Uruguaiana atenderá temporáriamente a demanda do transporte urbano de passageiros, e a partir dos primeiros dias de março (2 ou 3/3, segundo o prefeito Ronnie Mello) novos veículos virão para Uruguaiana e estarão a disposição da população.
A autorização emergencial estabelece o prazo de até 180 dias para a prestação dos serviços. Além disso, até domingo 26/2, o transporte será gratuito para os usuários, data após a qual os passageiros voltam a pagar R$ 2,20.
Questionado sobre um possível aumento na tarifa, Ronnie explicou que a nova empresa terá prazo de 60 dias para avaliar número de usuários, gratuidades, e custos de operação e manutenção da frota, com o propósito de que seja estabelecido um valor justo de retribuição. “Uruguaiana tem uma das tarifas mais defasadas do Rio Grande do Sul. Quero deixar claro, que só haverá reajuste se houver qualidade e condições de atendimento à população”, disse Ronnie. Vale registar que os motoristas que atuarão pela empresa Rodam são os mesmos da Vaucher, que foram alvo de inumeras reclamações de deixar passageiros nas paradas.
Ao final da coletiva, o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, disse aos motoristas que é preciso tratar a população com carinho e atenção. “É preciso tratar bem a população, pois passaram por dias difíceis. É com o dinheiro deles que os salários de vocês são pagos, eles merecem atenção e respeito.”

Reunião da Comissão Representativa foi transferida para hoje

Gabriela Barcellos

A reunião da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, marcada para ontem, 22/2, foi transferida para hoje, 23/2, em razão do falecimento do empresário Rubens Aymone de Almeida, marido da ex-vereador Jussara Osório de Almeida.
Os trabalhos devem iniciar às 9h de hoje, no plenário do Palácio Borges de Medeiros. A Comissão Representativa é formada pelo presidente do Poder Legislativo, vereador José Fernando Tarragó (PSD), pela 1ª secretária, Josefina Soares (PP), e pelos líderes de cada uma das bancadas que compõem o Parlamento: Eric Lins (DEM), Elton Rocha (PP), Clemente da Silva Correa (PSDB), Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB) e Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB).
Na ocasião, os vereadores poderão apresentar requerimentos, indicações e moções. Também são anunciados convites e as correspondências recebidas, porém, não há discussão ou votação ou projetos de lei e decretos.

Lorenzoni garante R$ 500 mil à Santa Casa

Gabriela Barcellos
O deputado federal Onix Lorenzoni (DEM) destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O anúncio foi feito pelo vereador Eric Lins (DEM), quem intermediou o benefício.
Lins explica que, em visita a Uruguaiana no final do ano passado, Lorenzoni tomou conhecimento da situação financeira dificultosa da Santa Casa e se comprometeu a ajudar no processo de reestruturação do hospital, atuando especialmente em prol dos setores deficientes de atendimento à população. Agora, depois de tomar conhecimento da decisão judicial que garantiu à Santa Casa a documentação necessária para usufruir de benefícios como recebimento de verbas através de emendas (certidões negativas), propôs a emenda.
De acordo com Lins, ainda não está definido no que o valor será aplicado. “Já estamos em conversações com a Administração da Santa Casa para as definições da aplicação”, diz ele. O valor deverá chegar aos caixas da instituição no final do ano.

Justiça do Trabalho: Ronnie começa a cumprir acordo com servidores

Gabriela Barcellos

O Poder Executivo efetuou dois depósitos referentes ao acordo firmado com a Justiça do Trabalho e com os servidores municipais a respeito do pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Foram depositados R$ 219.501,16 na 1ª Vara do Trabalho e outros R$ 219.501,16 na 2ª Vara do Trabalho. “Estamos organizando a casa e tentando cumprir todos os nossos compromissos e acordos financeiros. Nossa nova gestão zela pela transparência, honestidade e credibilidade”, comentou o prefeito Ronnie Mello (PP), ao anunciar os depósitos.
O acordo
No início do mês, um acordo entre a Prefeitura, os servidores – representados por Apemu e Simur – e a Justiça do Trabalho, limitou os bloqueios para pagamento das requisições de pequeno valor (RPVs) para 20% da arrecadação ao longo do ano de 2017, retornando a 25% no ano de 2018. Tais pagamentos devem ser realizados através de depósito judicial em conta vinculada a cada uma das varas do Trabalho de Uruguaiana, pelo Município, até o dia 25 de cada mês. Em 2019, uma nova audiência irá debater novamente o tema, podendo ocorrer readequações. A audiência já está marcada para o dia 29 de janeiro.
O acordo mantém a prioridade no pagamento da folha de servidores e dos estagiários do município. E, por fim, o Executivo comprometeu-se que, em caso de necessidade de redução do teto das RPVs, nada será decidido pelo Prefeito sem que antes a categoria seja ouvida, tampouco será encaminhada proposta à Câmara de Vereadores, sem prévia realização de audiência pública com a participação do Ministério Público do Trabalho e dos juízes das varas do Trabalho de Uruguaiana.
Com o acordo, o processo que tramitava na Justiça do Trabalho sobre o tema foi suspenso. Caso algum dos termos do acordo não seja cumprido, volta a tramitar normalmente.

Painel Ed.2726

Transporte Coletivo

Também na terça-feira, 21/2, Ronnie Mello esteve reunido com trabalhadores da empresa Vaucher. O encontro foi realizado ao atender a uma solicitação do Sindimercosul com o objetivo de repassar aos colaboradores as irregularidades da Vaucher e mostrar a preocupação do Executivo e do Sindicato com os funcionários. A administração municipal em conjunto com os órgãos competentes ressaltou que irá buscar soluções para não prejudicar ainda mais os funcionários e a população que dependem do transporte coletivo.

Passamento

Sorriso franco, gestos largos e afáveis, enorme senso social e profissional, amigo dos amigos, profissional zeloso e competente, esse era Rubens Almeida. O engenheiro, que faleceu em 21/2, aos 66 anos, também foi destacado presidente de Tênis Clube Rio Branco, onde foi velado. Era casado com Jussara Osório de Almeida e deixa três filhos: Alexandre, Bruna e Bárbara. Deixa também, como legado, o exemplo.

Furto

Na noite de terça-feira, 21/2, por volta das 20 horas, a Guarda Municipal que é responsável pela segurança na Praça Barão do Rio Branco foi acionada para averiguar uma situação de furto. Chegando ao local, foi constatado o furto de duas torneiras do banheiro feminino. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco da Costa Fernandes, nos próximos dias serão instaladas novas torneiras.

Correios

As agências dos Correios no Rio Grande do Sul estarão fechadas nos dias 27 e 28/2, devido ao Carnaval. Já na quarta-feira, 1/3, as agências voltam a funcionar a partir do meio-dia. O funcionamento da Central de Atendimento dos Correios (CAC) também será alterado.

Parabéns

O advogado Valério Echeverria estará comemorando amanhã, 24/2, mais um ano de vida. Felicidades, Valério!

Pente-fino
O Governo Federal já cancelou mais de 43 mil benefícios de auxílio-doença irregulares em apenas sete meses com o pente-fino nos benefícios do Instituto Nacional Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A economia foi de R$ 715 milhões ao Fundo da Previdência.

Canoagem
Nos dias 11 e 12/3, ocorre na sede do Centro Náutico Sanchuri, na Barragem Sanchuri, o 2º Encontro Internacional de Canoagem. No último dia, será organizado um Fórum para tratar sobre questões ambientais. O encontro está sendo organizado pela Associação Amigos do Rio de Canoagem.

FGTS
Os trabalhadores que moram fora do País e possuem valores em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem solicitar o saque de valores em consulados. O calendário é o mesmo que será seguido por aqueles que residem no Brasil.

Acessibilidade I
O Prefeito Ronnie Mello, recebeu na terça-feira, 21/2, juntamente com a Secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão, as representantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Aline Puthin – Coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais -, e Andrea Asti Severo, Coordenadora de Pesquisa. Durante o encontro foi solicitado apoio para a realização do Fórum Regional Permanente das Políticas Públicas para Pessoas com Altas Habilidades que acontecerá no dia 30/03 no município. Estiveram também no encontro Gladis Almeida, e o Agente de Trânsito, Leandro Sanchotene.

Acessibilidade II
O fórum terá a participação da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro): Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Prevenção
Até o início do carnaval, o Ministério da Saúde vai distribuir 77 milhões de preservativos em todo o Brasil. A ação faz parte da campanha nacional de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sobretudo HIV/Aids. Neste ano, o slogan da campanha é “No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa”. O lançamento da campanha ocorreu na terça-feira, 21/2, em Salvador, pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Gala Gay
Hoje, 23/2, a partir das 22 horas, acontecerá a Noite Gala Gay, no Palácio do Samba. O encontro é destinado a todas as misses gays da cidade e região.

Ano letivo
Iniciaram-se na quarta-feira, 22/2, o ano letivo na rede municipal de ensino. Os agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), coordenados pelo Secretário, Irani Coelho Fernandes, realizaram fiscalização em frente às escolas. Conforme o planejamento da secretaria, o trabalho por parte dos agentes e guardas municipais será de prevenção, educação e fiscalização em locais, internos, externos, e próximo às escolas do município.

Feriado
Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM estão mobilizados para os seis dias da operação Viagem Segura de Carnaval, que tem início à zero hora de amanhã, 24/2, e se estende até a meia-noite de quarta,1/3. Na análise estatística do Detran/RS, o carnaval não está entre os feriados mais violentos no trânsito, contudo, o grande movimento esperado nas estradas e a tradição de consumo de álcool nas festas inspira cuidados redobrados.

Medicamentos da Farmácia Popular podem ser retirados em farmácias conveniadas

Os usuários dos serviços da Farmácia Popular que foram até o local nos últimos dois dias encontraram as portas fechadas. O motivo seria o término do contrato dos funcionários.
Aquelas pessoas que usam medicamentos contínuos e que necessitem retirar os mesmos nesse período, podem se deslocar até uma das farmácias associadas ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Entre elas estão à rede de farmácia Panvel (das ruas Duque de Caxias e Domingos de Almeida), rede São João (ruas Bento Martins, Domingos de Almeida e Duque de Caxias), farmácias Fronteira (Domingos de Almeida e Duque de Caxias). Nos bairros Cabo Luis Quevedo, Cidade Nova, Ipiranga e São Miguel algumas farmácias também são conveniadas ao programa.