quinta-feira, 9 de março de 2017

Alunos do Colégio Agrícola participam de feira do agronegócio

Karine Ruviaro

Os alunos do Colégio Agrícola Dr. Luiz Martins Bastos foram até a 18° edição da Expodireto Cotrijal, a maior feira do agronegócio brasileiro, em Não-Me-Toque. Eles participaram de várias palestras técnicas onde puderam ter contato direto com diversas culturas e sistemas tecnológicos empregados no campo. 
A Expodireto ocorre todos os anos, e neste ano, de 6/3 até amanhã, 10/3. O propósito da Feira é atualizar conceitos teóricos, práticos, oferecer inovações tecnológicas, lançamento de produtos, troca de conhecimento, experiências, debates políticos, palestras, fóruns e seminários.
Os alunos foram acompanhados dos instrutores Mariluci Disconzi, Rosângela Simonetti e do diretor do Colégio Agrícola, ex-aluno não formado, Antonino de Oliveira de Lima. A excursão à Feira foi organizada pelos professores Sandro Castro e Mariluci Disconzi, e alunos do 4° módulo.

Tecnologia no ensino: Lousas digitais são utilizadas em escolas estaduais de Uruguaiana

Karine Ruviaro

Alguns professores das escolas da rede estadual em Uruguaiana têm inovado em suas aulas. Isto porque, aproveitando do recurso da Lousa Digital, eles ensinam os alunos de uma forma diferente, tornando assim, a aula mais atraente para todos.
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, contudo, mais inteligente, já que é sensível ao toque. Tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador – multimídia-, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela.
A servidora do Núcleo da Tecnologia Educacional (NTE), Diana Madruga, destaca quais são as vantagens dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. “Os alunos assistem e ao mesmo tempo, interagem em cima da imagem que aparece na tela. Podem apresentar vídeos e imagens, explorar mapas, podem escrever”, diz a servidora. “Algumas das funções disponíveis no equipamento levam os alunos à formação do conhecimento, à criatividade e ao trabalho em grupo”, salienta. O NTE é responsável por capacitar diretores, gestores e professores com cursos na área da tecnologia.
ProInfo Integrado
O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estas ações, integravam o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), uma parceria entre o Governo Federal e Estadual.
Em 2013, escolas da rede de ensino estadual – sejam elas de ensino fundamental ou médio – receberam lousas digitais para serem usadas nas salas de aula. Na época, o Governo Federal investiu cerca de R$ 3 milhões somente na rede estadual gaúcha, o segundo Estado que mais recebeu equipamentos no país, de acordo com o levantamento do Ministério da Educação (MEC) - o primeiro foi Minas Gerais.
O kit era composto por um receptor e um transmissor bluetooth com emparelhamento automático; duas canetas digitais com alça para punho; vinte pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição; cabo USB para carga; cinco suportes e dez faixas adesivas metálicos para fixação do receptor; um DVD de instalação e um Guia rápido de instalação (impresso). A chamada Lousa Digital On Board foi recebida nas escolas de ensino fundamental e médio de Uruguaiana.
Mas no final de 2015, novos kits também vieram às instituições de ensino estaduais. Desta vez, o kit era composto por um mini CPU e um quadro interativo. E somente escolas de ensino médio do município receberam o kit “Lousa Digital Touch Screen”.
Após receberem um dos kits, que vai diretamente para as escolas – sem passar pelas Coordenadorias de Educação -, a montagem fica a cargo das instituições de ensino. A capacitação para trabalhar com a lousa é dever das secretarias estaduais que repassa o curso para os servidores do NTE em uma troca de experiências. Já estes servidores, são responsáveis por ensinar professores e diretores das escolas a trabalhar com o material.  “Os professores solicitam um curso de aprendizado conosco. Nas aulas são praticados a montagem e o reconhecimento do equipamento, uso da mini CPU instalada ou outros computadores conectados, conhecimento do software instalado, uso dos aplicativos educacionais disponíveis e como o acesso à internet pode auxiliar nas aulas”, comenta Madruga.
Dependendo do número de alunos, as escolas foram contempladas com até três kits. Na última remessa, o Instituto Estadual Romaguera Correa, por exemplo, recebeu dois equipamentos que estão sendo utilizados pelos docentes.

“Noutra Direção” encantou o público





Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sistema Fercomércio-RS/ Sesc Uruguaiana trouxe para o município, o show “Noutra Direção” com Tati Portella. O espetáculo aconteceu na noite de terça-feira, 7/3, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.
A vocalista da banda de reggae Chimarruts, juntamente com a guitarrista Bibiana Petek, com a baterista Rika Barcellos e a baixista Jéssica Berdet, apresentaram músicas inéditas da banda para a comunidade uruguaianense.
Centenas de pessoas foram ao Teatro assistir ao espetáculo “Noutra Direção” que trouxe samba, tango, pop, entre outros ritmos. No final, os espectadores ainda foram presenteados com a linda voz de Tati cantando “Versos Simples” para um casal de fãs. Versos Simples é o tema musical do casal que há oito anos estão juntos.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Dia da Mulher é marcado por campanha contra violência


Gabriela Barcellos

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, entidades que integram a Rede de Combate à Violência contra a mulher montou estandes na Praça Barão do Rio Branco, onde desenvolveu diversas atividades, informou e orientou sobre os procedimentos disponíveis para enfrentamento da violência doméstica. Entre os presentes estiveram o Conselho Municipal da Mulher o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Criada no ano passado, a Rede reúne Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, secretaria de Ação Social e Habitação, Ministério Público, entre outros, e tem por objetivo fortalecer o atendimento e melhor a resposta ás vítimas de violência doméstica, inclusive depois do afastamento do agressor.
Entre as informações prestadas durante a programação, que iniciou às 15h e se estendeu até às 19h, estão as formas de agressão, a quem pedir socorro e as atribuições de cada órgão.
Deam
Chefiada pela delegada Caroline Huber, a Delegacia Especializada no Atendimento Mulher funciona na Avenida Presidente Vargas, no terceiro piso do prédio da Polícia Civil e está em funcionamento desde 2014. Lá, são efetuados os registros de ocorrência e encaminhadas as medidas protetivas de urgência solicitadas pelas vítimas ao Judiciário em 48 horas, além da investigação dos delitos relacionados à Lei Maria da Penha.
Patrulha Maria da Penha
Coordenada pela Brigada Militar, a Patrulha está encarregada de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência solicitadas na Deam pelas vítimas de violência doméstica residentes nos territórios.
Rede de Assistência à Saúde
Na Rede de Assistência à Saúde da Mulher é possível a realização de testes rápidos, consultas médicas, serviço DST/AIDS, Ambulatório de Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Unidades de Estratégias da Saúde e Família e Alcoólicos Anônimos.
Como identificar a violência?
A violência doméstica não está somente caracterizada pelas agressões físicas e os sinais de que a mulher está sendo vitimada passa também por: medo constante do companheiro, insegurança no próprio lar, anarquia de seus pertences pessoais, ser intimidada com arma de fogo ou faca, ser obrigada a ter relações sexuais, ser forçada a retirar denúncia e ainda quando o agressor passa a culpa das brigas para a vítima.
A quem pedir socorro
Em Uruguaiana, o socorro imediato pode ser solicitado à Brigada Militar através do 190, à Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) através do telefone 153 ou ainda diretamente à Deam através do 55 3411 1125, ou ainda por meio do Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher em todo o País.

Homem preso depois de tentar roubar veículo

Gabriela Barcellos

Um homem foi preso em flagrante depois de roubar um carro, na noite de terça-feira, 7/3, na Avenida Presidente Vargas.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, que ao chegar no local já o encontrou rendido por populares. A vítima contou que, tão logo estacionou o veículo e desceu, Miguel Gomes Porto, de 27 anos, entrou no veículo e seguiu em direção ao centro da cidade, levando consigo uma amiga da vítima, que estava no banco do carona. Nas proximidades do Posto do Parcão, o homem fez o retorno e seguiu em direção à saída da cidade, no entanto, foi perseguido por populares e acabou abandonando o veículo em uma tentativa de fugir, mas acabou detido.

Defrec captura Talipe


Gabriela Barcellos

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenada pelo delegado Enio Tassi, capturou na manhã de ontem, 8/3, Luiz Talipe Fernandes Ferreira, conhecido traficante e suspeito de pelo menos dois homicídios ligados ao tráfico de drogas.
Talipe, que fora preso preventivamente há pouco em razão de um homicídio, mas liberado provisoriamente, estava sendo novamente procurado em razão de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário de Quaraí, em uma investigação de roubo.
No momento da prisão, o bandido portava uma arma de fogo com numeração raspada, o que se equipara a arma de uso restrito. Em razão disso, acabou também preso em flagrante e responderá por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de ser ouvido nos outros crimes em que é suspeito. A Polícia Civil apreendeu a arma e o carro do bandido.

Homem é preso por dupla tentativa de homicídio

Gabriela Barcellos
Um homem foi preso em flagrante na madrugada de ontem, 8/3, por dupla tentativa de homicídio. O fato ocorreu por volta de 4h20min, em uma festa particular. Athos Mattos Kerch, de 21 anos foi acusado de esfaquear Jessica Cristina Coelho de Lima, de 25 anos, e o pai dela, Silvio Orcina Ribeiro de Lima, de 42 anos.
A confusão teria começado como uma briga de vizinhos durante a festa. Jéssica contou à Polícia que foi agredida a socos pela companheira do acusado, que acabou sendo qualificada como testemunha dos crimes. Repentinamente, o acusado se envolveu na briga em favor da companheira, acertando uma facada na cabeça de Jéssica. Ao tentar acudir a filha, Silvio recebeu três golpes de faca, que o acertaram no abdômen, no obro e o no maxilar. As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto socorro municipal. Jéssica necessitou de sutura, mas foi liberada logo depois, já o pai dela permaneceu internado.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, que precisou usar a força para conter tanto o acusado quanto a companheira dele, que chegou a receber voz de prisão por desacato e resistência, depois de ofender os policiais com palavras de baixo calão. No entanto, ela acabou liberada posteriormente. Já Athos foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão, Enio Tassi por duas tentativas de homicídio doloso.

Carta de Serviços da Receita Estadual está atualizada

Objetivando gerar maior transparência e agilidade ao contribuinte a Receita Estadual (RE) atualiza periodicamente a Carta de Serviços da RE. Publicado no portal eletrônico da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ), o mecanismo constitui uma forma didática e simples para acessar os mais de 240 serviços disponíveis. Ele existe desde junho de 2014.
O acesso é realizado no site da SFAZ, na seção da Receita Estadual, aba serviços e informações, item Carta de Serviços. Logo após, é apresentada uma lista de serviços categorizados por assunto, devendo o usuário selecionar a opção desejada para visualizar as informações detalhadas. Entre os serviços disponibilizados aos contribuintes estão: débitos, parcelamentos e certidão de situação fiscal; documentos fiscais eletrônicos, entre outras atividades.
Com informações Receita Estadual do RS.

Reunião discute desenvolvimento da Fronteira Oeste

Karine Ruviaro

Ocorreu na manhã de terça-feira, 7/3, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, mais uma reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). Na oportunidade, os prefeitos da região debateram temas pertinentes para o desenvolvimento.
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Santa Margarida do Sul, Luiz Henrique Machado; o prefeito da Barra do Quaraí, Iad Choli; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; o prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; o prefeito de Manoel Viana, Jorge Gustavo Medeiros; o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves. A Prefeitura de Uruguaiana esteve representada pelo chefe de gabinete do prefeito, Frederico Pellegrini.
A primeira pauta da reunião tratou sobre possíveis soluções para o destino dos resíduos sólidos urbanos. Entre uma das alternativas propostas estava: que por meio de um consórcio entre os municípios participantes, sejam implantados aterros sanitários. No entanto, devido a sua complexidade, esta seria uma solução a longo prazo.
A qualificação da gestão pública, com ênfase maior à gestão em saúde pública também foi exposta na reunião. Ao final, o prefeito Luiz Henrique Machado, que também é o atual presidente da AMFRO, convocou todos os prefeitos da região para que estejam em Brasília nos dias 15 a 17/5, na Marcha dos Prefeitos. Na Marcha, que será realizada em Brasília, Distrito Federal, serão debatidos temas para o crescimento e fortalecimento dos municípios. O presidente, salientou ainda, que a participação da região Fronteira Oeste na oportunidade é de extrema importância, visto que assim, a associação mostrará a força das nossas cidades.

Prefeitura confirma convênios com a Caixa Federal

Karine Ruviaro

O Prefeito, Ronnie Mello juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio; com a Secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, assinou na tarde de terça-feira, 7/3, convênios com a Caixa Econômica Federal.
O prefeito assinou junto com o Superintendente Regional, Marcos Luiz Decezaro, o convênio para a execução de um trabalho social no Conjunto Habitacional João Paulo II, na terceira fase. Segundo a secretária Soraya Salomão, após a escolha da empresa, cabe a Caixa regulamentar o que vai ser feito. “A Caixa dirá a empresa vencedora quais ações de caráter informativo e educativo que serão realizadas no local”.  Nesta fase, o valor empregado é de R$ 280 mil.
“Assinamos também o convênio para a utilização da Universidade Caixa por meio do Luiz Fernando Benetti Machado, Gerente Executivo de Governo, da Caixa”, destacou Mello. Conforme descrito no site da agência bancária, o objetivo do programa é disponibilizar - de forma gratuita - cursos à distância para empregados municipais e estaduais, promovendo assim a melhoria e o fortalecimento da gestão pública brasileira.
Também estiveram presentes o Gerente Executivo de Habitação, Alexandre Reis; o Representante da Caixa Econômica Federal de Uruguaiana, Otávio dos Santos Almeida; a Gerente de Clientes e Negócios do Governo, Marcia Valter Grams; o Superintendente Regional, Ruben Valter Grams; e o Gerente Geral da Agência em Uruguaiana, Marcelo Erasmo Temp.

Servidores da Santa Casa deverão entrar com ação coletiva contra a instituição

Karine Ruviaro

Amanhã, 10/3, a partir das 19h, o Sindisaúde e os funcionários do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCC) estarão reunidos mais uma vez buscando soluções para a situação dramática que enfrentam. Na ordem do dia da assembleia, a proposição de ação coletiva por danos morais e materiais contra a instituição. A ação será uma resposta do Sindisaúde e servidores ao hospital.
Os cerca de 500 funcionários alegam que a falta de pagamento causou prejuízos pessoais aos trabalhadores. Segundo o presidente do Sindisaúde, Renato Trindade Corrêa, “muitos colaboradores estão devendo contas de água, luz, outros estão com ordem de despejo pelo não pagamento do aluguel, fazendo assim, com que seus nomes entrassem na lista de inadimplentes do SPC/SERASA”, comenta.

Entenda
Em assembleia geral realizada na noite de quinta-feira, 2/3, os funcionários da instituição optaram por bloquear a entrada do HSCC. Contudo, ao saber do ocorrido teria distribuído aos grevistas uma nota baseada em uma liminar impetrada na Justiça do Trabalho (pelo juiz substituto da 1ª Vara do Trabalho, Marcos Pizino). Nela, há a determinação para que eles se absterem do bloqueio, e que eles evitem impedir a entrada dos demais trabalhadores, pacientes nas dependências do complexo hospitalar. Além disso, a Justiça determina que os servidores mantenham o número integral de funcionários na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e que nos demais setores do hospital, haja pelo menos 40% dos servidores.
O descumprimento da ordem acarretará em multa de R$ 200 mil para o Sindicato, ficando autorizada a utilização da polícia para garantir o acesso a Santa Casa. E, prevê multa de R$ 20 mil/dia, por servidor que esteja ausente da UTI.

Demais atos
Além da ação acima descrita, o Sindisaúde entrará com outra ação buscando cassar a liminar expedida pela Justiça do Trabalho. “Pedimos uma reunião com o juiz, onde queremos questionar o resultado da liminar. Ele deveria ter conhecido, ouvido os dois lados da história”, disse o diretor do Sindicato, Rogério de Moraes. E acrescenta, “levaremos a situação para a Corregedoria, se for preciso”.

Uruguaiana seleciona oito projetos para o Orçamento Participativo

Gabriela Barcellos

O salão nobre da Prefeitura Municipal sediou, na manhã de terça-feira, 7/3, uma reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-Fo), para escolher os projetos de interesse do município para o Orçamento Participativo. “Essa reunião é para fazermos um detalhamento dos projetos selecionados, e após fazermos o encaminhamento”, explicou o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio.
Foram escolhidos dez projetos, que serão encaminhados para inclusão no plano plurianual do Estado. Destes dez, Uruguaiana será representado por oito.
Os projetos escolhidos foram: 1) Estância Hidrotermal; 2) Roteiro Turístico Regional; 3) Organização de exposições, feiras e eventos de grande porte para promover os produtos de cada cidade; 4) Promover a criação e apoiar cooperativas regionais de produtores; 5) Financiamento de Projeto de Energia Sustentável; 6) Plano Regional de Eficiência Energética; 7) firmar consórcio para criação e manutenção de Centro Regional de Referência em especialidades médicas; 8) desenvolver, manter e firmar parcerias com instituições de ensino para criação de Centro de Formação de Gestores.
De acordo com Prudêncio, até o próximo dia 31, a equipe técnica do Corede irá encaminhar os dez projetos à secretaria de Planejamento do Estado para inclusão no Orçamento 2018. Após estes procedimentos será proposta a data para a votação através da Consulta Popular. As propostas aprovadas ficarão aptas para receber os recursos a partir de 2018. “O estado incluirá os valores no plurianual e não no orçamento 2018, e poderá destinar recursos a partir do orçamento 2018”, explica.

Ensino fundamental: PL condiciona ingresso de crianças ao entendimento dos pais e profissionais

Gabriela Barcellos

O vereador Eric Lins Grillo (DEM) quer condicionar o ingresso de crianças em idade escolar ao entendimento dos pais e profissionais de educação sobre a maturidade física, psicológica, intelectual e social necessária ao primeiro ano. Esse é o objetivo do projeto de lei que ‘No tempo certo’, apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 7/3.
De acordo com a matéria, para ingressar na pré-escola a criança deve ter a idade de quatro anos completos até o dia 31 de maio do ano em que ocorrer a matrícula. As alterações ocorrem em relação ao ingresso no primeiro ano do ensino fundamental.
Atualmente, crianças que completam seis anos de idade entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de março do ano da matrícula podem ingressar no ensino fundamental. As crianças que completam seis anos entre 1º de abril e 31 de dezembro do ano da matrícula não podem ingressar. O projeto altera esse regramento e abre a oportunidade para que essas crianças possam, sim, iniciar o ensino fundamental, respeitando a individualidade e a capacidade de cada um. Pela matéria, as crianças que completarem seis anos entre 1º de janeiro e 31 de março continuam ingressando normalmente. Quanto às crianças que completarem seis anos no período de 1º de abril a 31 de maio, elas ingressarão no primeiro ano do ensino fundamental, a não ser que os pais ou a equipe interdisciplinar se oponham. Já as crianças que completaram seis anos no período de 1º de junho a 31 de dezembro poderão ingressar se os pais fizeram a solicitação e a equipe interdisciplinar a aprovar. “As crianças não podem mais perder um ano simplesmente porque fazem aniversário depois do dia 31 de março. Hoje, só podem ingressar no 1º ano do ensino fundamental as crianças que completarem seis anos até essa data, ficando as demais obrigadas a cursar mais um ano na pré-escola. Só que existem diversas crianças que já têm maturidade fisico, emocional e psicológico suficientes para estarem lá mesmo sem terem completado os seis anos naquela data. Com o projeto as capacidades de cada um são levadas em consideração para o ingresso, respeitando-se o art 208, V da Constituição Federal”, justifica o Vereador.
A matéria foi encaminhada às comissões técnicas da Casa e tramitará inicialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e logo depois da Comissão de Finanças e Orçamento.

Crise Financeira: Decreto legislativo apoia situação de emergência


Gabriela Barcellos

O Poder Legislativo formalizou o apoio ao decreto de estado de emergência financeira do Poder Executivo. O ato ocorreu na sessão de terça-feira, 7/3, através de uma moção de apoio encaminhada ao prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e elaboração de um decreto legislativo com o mesmo teor do assinado por Mello.
A iniciativa foi da Mesa Diretora, presidida pelo vereador José Fernando Tarragó (PSD), com consentimento dos demais vereadores. “Ao Poder Legislativo não compete criação do Decreto com esse tipo de matéria, conforme Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno, entretanto certificamos a insuficiência financeira anunciada pelo Poder Executivo e estaremos dispostos a contribuir como Poder constituído, ao que estiver em nossa competência e atribuições”, disse Tarragó na ocasião.

O decreto
O decreto assinado por Ronnie, já nos primeiros dias de governo apresentava um relatório da gestão fiscal do 2º quadrimestre de 2016, com uma dívida consolidada líquida de R$ 161.023.577,52; comprometimento da receita com a folha de pagamento acima do limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal nos últimos quatro quadrimestres e obrigações vencidas decorrentes das decisões judiciais de pagamento de precatórios, no montante de R$ 109.999.346,21 e Requisições de Pequeno Valor (RPV), no montante de R$ 6.501.831,80. Tudo isso acrescida de total falta de recursos livres.
O decreto de situação de emergência tem validade de 180 dias a contar da data de sua publicação, nove de janeiro. A partir do estudo, o documento determinou algumas medidas – validas por este período – para economizar, como suspensão de pagamentos das despesas contraídas no exercício 2016 e anteriores, inclusive aquelas relativas a restos a pagar, processadas sem o devido lastro financeiro, de despesas com diárias, passagens, participações em cursos, treinamentos, seminários e congressos, despesas com telefone móvel para servidores, horas extras, novas antecipações de valores para atender pequenas despesas através de contas adiantamento para servidores, redução na aquisição de materiais de consumo e permanentes, sem novas contratações de serviços, priorizando somente aqueles destinados a atender serviços públicos essenciais, redução de consumo de energia elétrica e água, redução de 15 para 12 as secretarias municipais e extinção de 40% dos cargos em comissão.
Outras medidas foram instituídas com a intenção de aumentar a arrecadação do município, como prorrogação do pagamento do IPTU 2017 com desconto de 20% na quota única, retomada do convênio com a Justiça Estadual em Uruguaiana, na busca de dar celeridade aos feitos da execução fiscal no que tange a citações dos devedores e demais atos e diligencias a serem praticadas pelo Judiciário, garantindo ainda o funcionamento do cartório do Anexo Fiscal no Fórum local, e levantamento do passivo fiscal para análise de concessão de medidas de incentivo para o pagamento dos tributos, como anistia, parcelamento,  conciliação judicial e cobrança administrativa.

Painel Ed.2731

Reunião

Na manhã de segunda-feira, 6/3, o prefeito Ronnie Mello e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, receberam a visita de uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a reunião, o Técnico Regional da Campanha e Fronteira Oeste, Marcelo Baranski Feres, apresentou os serviços do Sebrae que podem ser realizados especialmente nas áreas de educação, agricultura, pecuária e turismo em Uruguaiana em conjunto com a Prefeitura para o desenvolvimento do município. A partir de agora, serão realizados encontros com os grupos responsáveis por cada área para viabilizar os serviços oferecidos.

Moraezinho

Na terça-feira, 7/3, o gerente comercial do CIDADE, Enio Moraes, comemorou mais um ano de vida servindo um churrasco de ternera regado a finos líquidos. Parabéns, Enio!

Alegrete

Na tarde de segunda-feira, 6/3, o prefeito Ronnie Mello recebeu a visita do vice-prefeito de Alegrete, Márcio Fonseca do Amaral. Na oportunidade, Amaral, comentou sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), no qual, o município de Alegrete faz parte. Em Uruguaiana, há interesse de se instalar o Sisbi-Poa, na qual, vai fomentar a agroindústria, e as empresas poderão vender os produtos para todo o território nacional, gerando novas oportunidades de trabalho.

Iluminação no Porto Seco

O prefeito Ronnie Mello recebeu na manhã de terça-feira, 7/3, juntamente com o Secretário Municipal de Governo, Paulo Fossari, as entidades representativas do setor do transporte e comércio exterior do município. Durante o encontro foram discutidas questões sobre a iluminação do Porto Seco, bem como o projeto e as ações que as entidades vão desenvolver junto com a iniciativa privada. Participaram da reunião, o Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (Sdaergs), Lauri Kotz; Diretora Executiva da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vinci; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cargas de Linhas Internacionais do RS, Jorge Frizzo; Gerente da Multilog, Darlan Souza, e o Supervisor da Multilog, Everson Martins.

Luba
Neste sábado, 11/3, a Luba Basquetebol, estará vendendo o seu tradicional risoto com salada. O cardápio será comercializado no Grêmio Tiradentes, a partir das 12h. Quem quiser pode fazer a refeição no local ou se preferir, pode levar para casa. O valor da venda será usado para cobrir as despesas de participação das categorias do sub-15 e sub-17 em competições.

ACIU
A Associação Comercial Industrial de Uruguaiana (ACIU) informou que ainda há vagas para os cursos de “Costura Básica” e “Modelagem”. Interessados devem fazer a inscrição na Aciu, situada na rua XV de Novembro, nº 2167. Os dois cursos serão realizados nas dependências do Senai, ministrados pela professora Vânia Cadorin. O “Costura Básica” acontecerá nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30min. Enquanto o curso de “Modelagem” será nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h30min. Mais informações no telefone 3412-6048, com o coordenador do curso, Jorge Unamuzaga.

SIMERS I
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) entregou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), nesta segunda-feira, documentos que denunciam suposto descumprimento da Emenda Constitucional que obriga o governo do Estado a aplicar, pelo menos, 12% da Receita Líquida de Impostos e Transferências em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS).

SIMERS II
De acordo com o Simers, levantamento feito pelo Ministério Público de Contas do Estado (MPC) mostra que cerca de 30% do que o governo afirmou ter repassado para ASPS em 2015 não pode ser encaixado em custos com saúde pública. Na ocasião, o Piratini disse ter encaminhado 12,2% da receita para a área, mas, segundo o MPC, apenas 8,8% estão dentro das especificações.

Curso
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur), focado na promoção da qualificação profissional, realizará no dia 13/3, das 8h30min às 17h30min, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), o curso “Departamento Pessoal – Procedimentos Práticos”. Mais informações no SindCur, por meio do telefone (55) 3414-2987.

Palestra
A União Espírita de Uruguaiana estará promovendo amanhã, 10/3, a partir das 20h, uma palestra no Salão Nobre do Colégio Santana. O palestrante Izaias Claro, orador renomado e fundador da Comunidade Espírita Joanna de Ângelis, de Osvaldo Cruz/SP, tratará sobre o tema “As aflições Humanas e o Espiritismo”. A entrada é gratuita.

FGTS
Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam amanhã, 10/2, para cerca de 4,8 milhões de trabalhadores. Nesse primeiro lote, a retirada do benefício estará disponível até 7/4 apenas para os nascidos entre janeiro e fevereiro. A expectativa da Caixa Econômica Federal é de que os saques dessa liberação cheguem a R$ 6 bilhões. O número de pessoas com direito a retirada a partir deste mês corresponde a 16% do total.

Vendas
O Sebrae Uruguaiana realizará no dia 16/3, o curso “Pratique abordagem de vendas”. O objetivo do curso é ensinar o caminho para apresentar uma proposta de valor com diferenciais para a empresa, utilizando reconhecidas técnicas de vendas. O curso terá carga horária de quatro horas, das19h às 22h, no Sebrae, localizado na rua Domingos de Almeida, nº 1706. O investimento é de R$ 60,00 (empresa) e R$ 80,00 (pessoa física). As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (55) 3412-4694.

Acadêmicos

Na manhã de ontem, 8/3, o prefeito Ronnie Mello recebeu a visita dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Antônio Junior e Cristina Rocco. Durante o encontro, os acadêmicos fizeram o convite para o I Evento do curso de Medicina que vai acontecer de 23 a 26/5, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento tem como objetivo de integrar toda a população e profissionais da área da saúde.