sábado, 11 de março de 2017

Brigadiana reage e mata assaltante












Uma policial militar à paisana reagiu a uma tentativa de assalto ao Posto Cone Sul II, localizado na BR-472, por volta das 22h30min de hoje, 11/3. Ela efetuava um pagamento no caixa do estabelecimento quando dois bandidos tripulando uma motocicleta anunciaram o assalto. Imediatamente, a policial buscou um local coberto e abrigado, iniciando uma troca de tiros com os delinquentes, atingindo o que estava na garupa da motocicleta, que morreu no local. O comparsa empreendeu fuga.
O major Gerson, subcomandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira – 1º BPaf, disse à nossa reportagem que a análise preliminar dos registros das câmeras de segurança atestam conduta exemplar da policial militar que, ao proteger a própria vida, não colocou em risco a vida dos funcionários do Posto, que haviam sido rendidos, e empregou perfeitamente as técnicas de tiro transmitidas nas instruções da corporação policial.
A Polícia Civil aguarda a chegada do Instituto Geral de Perícias para o exame cadavérico e levantamento técnico do local do crime. A segunda seção do 1º BPaf, em apoio às patrulhas de serviço na noite de hoje, já identificou o assaltante morto e trabalha na captura do comparsa, bem como agentes da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas.

Premiação dos Jogos de Verão foram entregues nesta semana

Na segunda-feira, 6/3, no salão nobre do Sistema Fecomércio-RS/Sesc Uruguaiana, aconteceu a entrega da premiação dos Jogos de Verão 2017. Durante quase um mês, as competições ocorreram no Ginásio Municipal e no Parcão.
Confira os vencedores:
Na modalidade vôlei quarteto misto, o primeiro lugar ficou com a equipe formada por Silvana, Daniela, Arthur e Leonardo; em segundo lugar, ficaram o time de Iran, João, Fernanda e Susana; ocupando o terceiro lugar, o quarteto Rafael, Bruna, Thaline e Albano levaram para casa medalhas de participação.
Na categoria Vôlei dupla misto, o primeiro lugar ficou com a dupla Bruna e João; ocupando o segundo lugar, Silvana e Leonardo; já a dupla Luciana e Rafael, encarregaram-se de ocupar o  terceiro lugar.
Vôlei dupla: na modalidade masculina, os campeões foram Leonardo e Andrei; em segundo lugar, ficou a dupla Arthur e Douglas e em terceiro, Iran e João. Já na modalidade feminina, as vencedoras foram Bruna e Vanessa; na posição seguinte, Camila e Carol; e ocupando o terceiro lugar no pódio a dupla Silvane e Mariane.
No Beach Tennis: os vitoriosos foram Gladis/Fabrício; em segunda posição, a dupla Luciane Marques e Roberto Faraco conquistaram um lugar no pódio; já a dupla Luciane Bastos e Joaquim ocuparam o terceiro posição.
No Handebol, a classificação ficou da seguinte maneira: categoria feminina, as grandes campeãs foram as meninas da Univille; em segundo, o time SHU; já as meninas da Alfha voltaram para casa com o título de terceiro lugar. Já no masculino, o time Atlas garantiu a primeira posição; o grupo Karacas garantiu o segundo lugar e em terceiro, ficaram os meninos do Dallas.
Na modalidade futsal masculino, o time Só te Pegando garantiu o primeiro lugar; ocupando a posição seguinte, ficou a equipe Dall Car Dotto e em terceiro, a galera do SINDIVUR garantiu uma posição no pódio.
No basquete masculino, os grandes campeões foram os meninos da Luba Adulto; a equipe do Panatinaikos garantiu o segundo lugar; já a terceira posição, foi ocupada pelo Baskete Park.
Os jogos foram uma realização do Sesc Uruguaiana, lojas Modapé e Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). Participaram da entrega das premiações o gerente do SESC, Vilson Onei da Rosa; o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Fernando Bermudez; o empresário da Modapé, Thiago Salman e o professor da SMELC, Ismael Jung.
Karine Ruviaro

Encontro de canoagem será realizado na Barragem

Hoje, 11/3 e amanhã, 12/3, ocorre na sede do Centro Náutico Sanchuri, na Barragem Sanchuri, o 2º Encontro Internacional de Canoagem. Para amanhã, às 9h30min, a Associação Amigos do Rio de Canoagem organiza o Fórum Trinacional de Meio Ambiente em parceria com a ONG Atelier Saladero e apoio do Movimento Transfronteiriço de ONGs, que congrega Organizações Não-Governamentais do Brasil, Uruguai e Argentina. Na oportunidade, serão debatidos temas como: o rio que temos e o rio que queremos; educação ambiental e vocação para o turismo. O evento conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC).
No local, haverá praça de alimentação com produtos próprios da região. E ainda, um show especial com a Banda Dona Doida.
Karine Ruviaro

AEU dá o pontapé inicial para a temporada 2017

A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) deu início à temporada 2017 na série prata, na quarta-feira, 8/3, com a apresentação do seu elenco e comissão técnica para esta temporada. Na oportunidade, estiveram presentes órgãos de imprensa e representantes do executivo municipal.
Em um primeiro momento de conversa entre diretoria, comissão, elenco e demais presentes no local, foram apresentadas as dependências do vestiário da AEU, que passou por reforma e apresenta nova aparência. Outra novidade também foi a construção de um alojamento que deverá abrigar os atletas vindos de outros municípios.
O time conta velhos conhecidos e novos reforços. Juntaram-se aos campeões da série bronze 2016 os recém-contratados Luquinhas, Bruno Ribeiro, Sid Love e Matheus Ramires.
Por meio de discursos promovidos pelos integrantes da comissão técnica e diretoria, os atletas tiveram a oportunidade de conhecer o espírito do Tricolor da Fronteira para a nova temporada. O presidente Leandro Pavanato, enfatizou os objetivos do clube. “É muito difícil chegar ao topo, mas ainda mais difícil é manter-se lá. Nosso objetivo, portanto, é nos mantermos lá em cima”, frisou Pavanato. 
Após a sessão solene, o elenco teve a oportunidade de pisar pela primeira vez na quadra do Ginásio Municipal Oscar Schimitt, o Schmittão, onde juntamente com o técnico Noninho Menezes e sua equipe de preparação física, desenvolveram o primeiro trabalho da temporada. Claro, que a fiel torcida Touru esteve acompanhando este momento.
Partidas

A AEU tem sua estreia na séria prata 2017 marcada para o dia 29/4, em um jogo fora de casa contra a equipe Horizontina. Contudo, antes disso, o time de Uruguaiana disputará um amistoso com a atual vice-campeã, ACBF de Carlos Barbosa. A disputa acontecerá no dia 8/4, em Uruguaiana. 
Karine Ruviaro

Foragido é preso por populares em tentativa de assalto

Um homem foi preso em flagrante depois de tentar roubar o telefone celular de uma mulher, na quinta-feira, 9/3, por volta de 11h15min, na Rua Sete de Setembro, próximo ao Restaurante Monte Carlo.
A vítima, de 40 anos, contou à Polícia que estava a caminho do restaurante e falava ao telefone, quando o Rodrigo Gomes, de 28 anos, passou por ela e arrancou o telefone de sua mão. A mulher reagiu segurando-o pela camiseta e gritando por socorro. O homem, que acabou caindo ao chão, foi contido por populares que passavam pelo local e ouviram os gritos da vítima. A Brigada Militar foi acionada e, ao chegar ao local já o encontrou imobilizado por populares.
Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o delegado de plantão, Enio Tassi, o autuou em flagrante por roubo tentado. Gomes tem várias passagens pela polícia e cumpria pena no Instituto Penal de Uruguaiana (IPU). Ele estava nas ruas há dois dias, depois de ter fugido da casa prisional. Agora, ele foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
Gabriela Barcellos

Jovem é baleada em assalto

Uma mulher foi baleada em um assalto na noite de quarta-feira, 8/3, por volta das 22h, no bairro Santo Inácio.
Dayane Gomes Castilhos Dornelles, de 18 anos, trafegava acompanhada pelo namorado, Wverton Willian Houst, de 23 anos. Os dois foram abordados por dois homens em uma bicicleta. Um deles estava armado e exigiu que a jovem lhe entregasse o telefone celular. A vítima se recusou, o que um dos assaltantes a efetuar o disparo. A moça foi ferida na perna esquerda, na altura da panturrilha. Os dois homens fugiram. Dayane foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro municipal, onde foi medicada e posteriormente liberada. O namorado dela não ficou ferido.
O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), sob coordenação do delegado Enio Tassi.
Gabriela Barcellos

Uruguaiana teve sete processos por feminicídio em 2016

O Brasil está entre os países com maior taxa de feminicídios do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em nosso país a taxa de homicídios cometidos por homens contra suas companheiras é de 4,8 para 100 mil mulheres, o que o coloca o Brasil em quinto lugar neste ranking. A violência doméstica é dos crimes mais combatidos no Brasil e possui duas leis específicas que auxiliam neste sentido por meio da maior graduação da pena: a 11 340/2006, conhecida por Lei Maria da Penha, e a 13 104/2015, que altera o Código Penal para prever o feminicídio como um qualificador do crime de homicídio e o inclui no rol de crimes hediondos.
No Rio Grande do Sul, de acordo com a secretaria de Segurança Pública do Estado, houve redução de 3% neste tipo de crime. Os números da violência doméstica, porém, continuam assustadores. Conforme dados da Corregedoria-Geral da Justiça, em 2016 houve 51 219 pedidos de medidas protetivas de urgência no Rio Grande do Sul. Destes, 28 104 foram concedidas, representando 54,8%. Foram iniciados ao longo do ano 156 processos que apuram feminicídios no Rio Grande do Sul, entre tentados e consumados. Em Uruguaiana foram sete, seis deles são de tentativas feminicídio ocorridas no mesmo ano e um de feminicídio consumado, ocorrido em 2015, mas cuja investigação foi concluída com sucesso pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), sob coordenação da delegada Caroline Huber, em abril de 2016.
Gabriela Barcellos

Comissão Municipal de Fiscalização inspeciona obras da Odebrecht Ambiental

Na quarta-feira, 8/3, a Prefeitura Municipal, por meio de sua Comissão Municipal de Fiscalização do contrato n° 160/2011 - firmado com a concessionária Odebrecht Ambiental-, esteve acompanhando os trabalhos realizados pela concessionária de água e esgoto do município. A fiscalização é presidida pelo assessor Ricardo San Pedro, Engenheiro Osmar Saldanha, agente de trânsito Mariel Tedy, e pelo servidor, Alcir Massário.
Eles estiveram vistoriando as margens do rio Uruguai, onde está sendo instalada a rede interceptora de esgoto 1, que tem por finalidade canalizar o esgoto dos bairros Mascarenhas de Moraes, Bela Vista, e parte da região central. Essa canalização vai até a estação de bombeamento 1, que está em fase de construção no início da Rua Dr. Maia. Atualmente, devido ao alto nível do rio Uruguai, que dificulta os trabalhos, a obra encontra-se atrasada.
Além disso, foram inspecionadas as obras das novas instalações de redes de água na região, de acordo com a constatação da empresa, diante da necessidade de uma maior pressão do abastecimento de água. “Uma das nossas preocupações é com o tempo de duração da obra, pois acaba atrapalhando a vida dos moradores dessas regiões, assim como a recuperação das calçadas e das vias, que é uma obrigação da empresa em reparar”, disse o presidente da Comissão Fiscalizadora.
O trabalho de fiscalização passou também pela Rua Pinheiro Machado, onde há poucos dias reiniciaram as obras de instalação de parte da rede de esgoto da bacia 3. Visando garantir a manutenção do fluxo de veículos e pedestres no local, o trânsito está sendo orientado pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram). “Neste trecho a nossa preocupação é quanto a não interrupção do trânsito, considerando que se trata da principal via de acesso à zona sul da cidade”, disse o presidente.
Karine Ruviaro

Secretaria de obras recupera estradas do interior

Em janeiro deste ano, um convênio entre a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Uruguaiana foi firmado com a finalidade de recuperar estradas vicinais do município. Durante essa semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, coordenada pelo secretário João Francisco Fernandes, esteve percorrendo o interior do município realizando as manutenções necessárias.
 Pelo convênio, o município faz a cedência do maquinário necessário para o reparo e o custo de manutenção fica por conta das entidades. “Com essa parceria dos produtores estamos tentando corrigir os descasos com essas estradas. Sabemos que não será de um dia para outro, mas com a boa vontade e credibilidade vamos longe”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Estradas como do Ipané até a localidade de João Arregui já foram recuperadas. Contudo, os trabalhos seguem do Chapadão sentido Plano Alto e Plano Alto sentido BR 290 pelo brete do Moinho. “Está sendo realizada a recuperação dos pontos mais críticos para dar maior trafegabilidade para o escoamento da safra pela UR 101”, comentou o secretário.
Karine Ruviaro

Justiça rebaixa escolas para 2º Grupo

Na tarde de terça-feira, 7/3, uma Agravo de Instrumento movido pela Ilha do Marduque foi acatado pelo desembargador Irineu Mariani, do Tribunal de Justiça gaúcho, e as escolas de samba Pantera Negra, Acadêmicos de São Miguel e Império Serrano foram rebaixadas ao 2º Grupo do Carnaval de Uruguaiana.
No recurso, a Marduque requereu que fosse cumprido o regulamento pactuado pelas Escolas para o Carnaval 2016, e que previa expressamente o retorno ao 2º Grupo, com a consequente perda do direito a verbas de arena, àquelas que não desfilassem.
Dessa forma, faltando pouco menos de uma semana para os desfiles, as três escolas poderão desfilar apenas se concorrerem pelo título de campeã do 2º Grupo, condição para subir ao Grupo de Acesso em 2018, e tentar o Grupo Especial somente em 2019.
Segundo o assessor jurídico da Comissão do Carnaval, advogado Luiz Lagreca Neto, as agremiações já contestaram a decisão, e buscam a permanência no grupo em que pensam ser de direito.
O Carnaval é nesta segunda semana da Quaresma.
Karine Ruviaro

Interditadas sedes de três escolas de samba




As sedes das escolas de samba Ilha do Marduque, Bambas da Alegria e Deu Chucha na Zebra foram interditadas na quinta-feira, 9/3, pelo Corpo de Bombeiros de Uruguaiana. Irregularidades teriam motivado o fechamento.
Segundo o analista do Corpo de Bombeiros, responsável pelos planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), Emerson Luiz dos Santos, os locais estavam cadastrados como boates e não escolas de samba. Além disso, não possuíam itens mínimos de segurança, como extintores, saídas de emergência e ainda estavam com os alvarás de funcionamento vencidos. “A renovação dos alvarás deveria ter sido solicitada 60 dias antes do vencimento”, salienta Santos.
Até a manhã de ontem, 10/3, conforme o Corpo de Bombeiros, somente a direção da escola Deu Chucha na Zebra havia estado no quartel a fim de providenciar a desinterdição da agremiação. Ao Jornal CIDADE, o vice-presidente da escola, Marcelo de Moraes Fagundes alegou que a mesma fora liberada na tarde de ontem, depois das adequações. “Como não temos local para montar nosso carnaval, estávamos usando a sede da escola como barracão, mas não tínhamos alvará de funcionamento nesta modalidade. A documentação foi providenciada e já voltamos a trabalhar no local”, disse. Porém, no início da noite de ontem, o Corpo de Bombeiros desmentiu a informação. “Até o momento, nenhuma das agremiações foi liberada”, disse o 1º sargento João Batista de Castro.
Karine Ruviaro

Implantação de parklets poderá receber incentivo do Poder Público

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal analisarão projeto de Lei que busca incentivo à criação de parklets em Uruguaiana. A proposta do vereador Rafael Alves (PMDB) trata da permissão a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, de implantarem uma extensão temporária contínua às calçadas para espaço de lazer e convívio. Nela podem ser dispostos bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação, uso coletivo ou de manifestações artísticas, utilizando no máximo duas vagas de estacionamento.
O projeto determina a responsabilidade da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico para receber pedidos de implantação, que cumpram critérios técnicos como levar em consideração a existência de um certo número de parklets por quadra; não causar perda considerável de vagas de estacionamento; vias com baixa e alta circulação de veículos e velocidade máxima de 40km/h e não suprimir vagas especiais de estacionamento.
Na apresentação da matéria, o parlamentar salienta que a área será voltada para a comunidade, assim um estabelecimento comercial que queira instalar um parklet em frente à sua loja, não poderá controlar o acesso à área, ou seja, o parklet não será de uso exclusivo dos clientes. “O projeto não apresenta custos para o erário e vem ao encontro do anseio social, fomentando o comércio e tornando-o mais um atrativo, inclusive para turistas”, considera Rafael.
Luana Raddatz

Câmara deverá manifestar contrariedade à PEC 287

A Associação de Aposentados e Pensionistas de Uruguaiana e Região, presidida por Tânia Mariza Herrera, que também é coordenadora Nacional das Mulheres da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionista e Idosos, se manifestou sobre a Proposta de Emenda à Constituição que trata da Reforma de Previdência (PEC 287/2016). Tânia Mariza fez uso do espaço de tribuna livre na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na quinta-feira, 10/3. O requerimento foi do vereador Elton da Rocha (PP).
Na ocasião, a Associação solicitou aos vereadores que façam representação junto aos deputados federais de cada bancada para que travem a Reforma da Previdência. Tânia referiu-se aos prejuízos a todos, mas principalmente às mulheres que representam 52% da população do Brasil. “Somos duplamente prejudicadas, considerando a jornada dupla de serviço da mulher, pois ainda assumimos na maioria dos casos trabalho e tarefas domésticas”, disse.
Gabriela Barcellos

Poder Legislativo: Sessões no interior poderão depender de solicitação

Na sessão ordinária de quinta-feira, 9/3, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores apresentou proposta de alteração no formato das sessões realizadas no interior do município.
Atualmente, o Regimento Interno da Câmara determina que, anualmente, o Legislativo realize ao menos uma sessão em cada distrito. A proposta da Mesa é que as sessões sejam realizadas no interior somente se houver solicitação da comunidade daquele distrito. De acordo com a Casa, o objetivo é adequar os trabalhos do Parlamento, considerando que não há efetiva participação das comunidades nos atos realizados no interior e, portanto, não se justificando a manutenção da medida pela relação custo-benefício. “Com essa iniciativa estimulamos a mobilização das comunidades e evitamos que novas despesas sejam geradas”, justificou o presidente da Câmara, vereador Fernando Tarragó (PSD).
A proposta foi encaminhada às comissões técnicas para análise.
Gabriela Barcellos

Mulheres de destaque são homenageadas pelo Parlamento


Como faz tradicionalmente, a Câmara de Vereadores realizou, na noite de quarta-feira, 8/3, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, três cidades com relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense foram homenageadas pelo Parlamento. A sessão foi presidida pelo presidente, José Fernando Tarragó (PSD), com a presença dos vereadores Carlos Delgado (PP), Elton Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Clemente Corrêa (PSDB), Eric Lins (DEM), Zulma Ancinello (PRB), Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB) e Vilson Brites (PMDB), autoridades civis e militares. Também estiveram presentes o prefeito Ronnie Mello (PP), a juíza do Trabalho, Laura Antunes de Souza e o cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Sérgio Tamm.
A primeira homenageada com o ‘Troféu Mulher Cidadã’ foi a Maria Tugira da Silva Cardoso, presidente da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza. A indicação foi do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB). “Mulher admirada e lutadora, de trabalho árdua pela preservação do meio ambiente e de defesa da vida”, ressaltou o Vereador em seu pronunciamento. Já bastante conhecida da comunidade uruguaianense, Maria Tugira há anos luta em prol de melhorias para os catadores de resíduos sólidos e, entre suas conquistas junto ao poder público está a construção do Centro de Triagem, nas proximidades do antigo Lixão.
Por indicação do Piquete Lanceiros da Tradição, entidade proposta pela vereadora Zulma Ancinello (PRB), foi laureada Marlene Nilson Teixeira. “Mulher de conduta, versada pelos valores familiares, que nunca esmoreceu diante de dificuldades”, afirmou Zulma completando que não basta ser mulher, é preciso ser guerreira.
Por fim, o Parlamento homenageou a professora Marisa Crivelaro da Silva, a primeira mulher a assumir a direção de uma das mais conceituadas escolas de Uruguaiana, Colégio Marista Sant’Ana. Há 36 anos fazendo parte da equipe da escola, Marisa iniciou a carreira como professora, foi coordenadora pedagógica e, desde janeiro de 2009 exerce a função de diretora. A proposição foi da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), que destacou a importância da Professora na formação de jovens uruguaianenses ao longo das mais de três décadas de trabalho na instituição.
Além das homenagens, o ato contou um discurso do vereador Eric Lins (DEM), em nome do Parlamento. Na Tribuna, Lins “Por ene motivos as mulheres já provaram que são o sexo forte, desde as guerras mais antigas sempre se mostrou ponto de resistência no meio da calamidade”, declarou ele.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2732

Diocese

Na manhã de ontem, 10/3, o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Alvano Freitas e o administrador diocesano, Padre Flávio Soares, realizaram a abertura do 41º Conselho Diocesano de Pastoral com o lema “Igreja, comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos”.

Saúde

Quem passou em frente à Prefeitura Municipal de Uruguaiana ontem à tarde, 10/3, encontrou uma ambulância depenada estacionada no local. A ação, em forma de protesto, foi realizada para demonstrar o descaso em que a Secretaria de Saúde foi encontrada, sem verbas e com veículos sucateados.

Parabéns I

Desde quarta-feira, 8/3, os dias do casal Alexandre Brum e Vânia Nunes ficaram ainda mais coloridos. Isso porque, o pequeno Benjamin veio ao mundo trazendo alegria para os papais. Parabéns!

Parabéns II

Hoje, 11/3, a assistente social Aline Lunardini está comemorando mais um ano de vida. Felicidades, Aline!

Saúde
O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira, 8/3, Dia Internacional da Mulher, duas políticas que vão beneficiar as brasileiras. A primeira prioriza o parto normal e humanizado ao divulgar, pela primeira vez, diretrizes que orientam profissionais de saúde para o atendimento qualificado de mães e bebês. A outra é uma portaria que visa garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com maior acesso ao Dispositivo Intra-Uterino (DIU) de cobre.

Cultura
Amanhã, 12/3, Praça Barão do Rio Branco receberá diversas atividades culturais. O dia começa com a Feira da Comunidade Uruguaianense, das 9h às 13h. Durante à tarde das 17h às 21h, acontece a II edição da Feira do Artesão, na alameda em frente à Igreja Catedral de Sant’Ana. Já a partir das 20h, a escola de samba Os Rouxinóis se apresenta no projeto Valores da Nossa Terra, em frente à Câmara Municipal de Vereadores.

Corrida
O Grupo Amigos da Corrida realizou na última quarta-feira, 8/3, às 19h30min, um treino comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres. Os participantes percorreram cerca de quatro quilômetros pelas principais ruas da cidade. O evento teve também um lado solidário, onde cada participante doou 1 kg de alimento não perecível, que será repassado para o Rancho das Vovós.

Curso
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur), focado na promoção da qualificação profissional, realiza na segunda-feira, 13/3, das 8h30min às 17h30min, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), o curso “Departamento Pessoal – Procedimentos Práticos”. Mais informações no SindCur, por meio do telefone 3414-2987.

Contribuição sindical
Março é o mês da contribuição sindical dos trabalhadores. Todos os empregados, sindicalizados ou não, são obrigados a contribuir com o equivalente a um dia de trabalho. O desconto é feito pela empresa diretamente na folha de pagamento entregue em abril. A tributação é prevista nos artigos 578 e 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Luba
Hoje, 11/3, a Luba Basquetebol, estará vendendo o seu tradicional risoto com salada. O cardápio será comercializado no Grêmio Tiradentes, a partir das 12h. Quem quiser pode fazer a refeição no local ou se preferir, pode levar para casa. O valor da venda será usado para cobrir as despesas de participação das categorias do sub-15 e sub-17 em competições.

Carnaval
A Comissão de Carnaval informou que hoje, 11/3, os ingressos para o Carnaval Fora de Época 2017 estarão sendo vendidos normalmente nos turnos da manhã e da tarde na Rua Flores da Cunha, nº 2055 - fundos da Academia do Artesão. Mais informações no local ou pelos telefones (55) 3412-6822 ou (55) 3402-8492.

Brechó
Hoje, 11/3, a partir das 9h, no SOS Mulher, localizado na Rua Domingos de Almeida, número 3583, ocorrerá o primeiro brechó do ano da entidade. O mesmo visa arrecadar fundos para a manutenção dos serviços do local. Entre as 500 peças colocadas à venda, por preços que variam de R$ 2 a R$ 20, há 300 peças de lingeries e outras peças femininas novas apreendidas em operação realizada pela Receita Federal e que foram doadas à entidade.

Notícia Falsa
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informou que são falsas as informações divulgadas nas redes sociais a respeito da realização de um Concurso Público para o ano de 2017. No momento, não há qualquer previsão para a realização de um certame. A Administração encaminhou um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Federal para que os responsáveis pela falsa divulgação do Concurso sejam responsabilizados criminalmente.

Passaporte
Acontece hoje, 11/3, a partir das 21h30min, no Palácio do Samba, o evento Passaporte do Samba com Wantuir. A festa está sendo organizada pelo ‘Os Rouxinóis’. Mais informações pelo telefone 99922-4866.

Show
Hoje, 11/3, também acontece a partir das 21h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o show DNA Musical, do cantor Alexandre Pires. O espetáculo apresenta releituras de clássicos da MPB, além, é claro, dos maiores sucessos de sua carreira.

Alunos da Escola Municipal Marechal Castelo Branco realizam passeata comemorativa


Alunos e servidores da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, saíram em passeata pelas principais ruas de Uruguaiana na manhã de hoje, 11/3, em comemoração aos 41 anos da instituição de ensino.  A escola esteve de aniversário no dia 6/3. 

Ed. 2732 - Escolas de Samba interditadas

Aqui, a edição digital...
  1. A tragédia dos estados. O que fazer?
  2. Saúde
  3. Cultura
  4. Corrida
  5. Saúde
  6. Diocese
  7. Curso
  8. Contribuição sindical
  9. Luba
  10. Carnaval
  11. Passaporte
  12. Parabéns I
  13. Parabéns II
  14. Show
  15. Brechó
  16. Notícia Falsa
  17. Mulheres de destaque são homenageadas pelo Parlamento
  18. Câmara deverá manifestar contrariedade à PEC 287
  19. Implantação de parklets poderá receber incentivo do Poder Público
  20. Sessões no interior poderão depender de solicitação
  21. Interditadas sedes de três escolas de samba
  22. Justiça rebaixa escolas para 2º Grupo
  23. Secretaria de obras recupera estradas do interior
  24. Comissão Municipal de Fiscalização inspeciona obras da Odebrecht Ambiental
  25. Setor arrozeiro ganha apoio para exportar ao México
  26. Fundo pode ajudar produtores rurais a resolver problemas de infraestrutura
  27. Uruguaiana teve sete processos por feminicídio em 2016
  28. Jovem é baleada em assalto
  29. Foragido é preso por populares em tentativa de assalto
  30. Sonho interrompido
  31. Enem 2017 terá novo formato
  32. Dois editais para contratação de professores estão abertos
  33. AEU dá o pontapé inicial para a temporada 2017
  34. Premiação dos Jogos de Verão foram entregues nesta semana
  35. Público já pode votar no ‘Atleta da Torcida’ do Prêmio Brasil Olímpico 2016
  36. Encontro de canoagem será realizado na Barragem
  37. Cinco exames que ajudam a manter a saúde feminina em dia
  38. Eduardo Sterblitch tem parte do cabelo raspado no ‘Amor & Sexo’
  39. Isis Valverde esbanja beleza e simpatia em gravações
  40. Malhação
  41. Sol Nascente
  42. Rock Story
  43. Velho Chico
  44. Bruna Marquezine desiste de jaqueta ao ver preço