segunda-feira, 17 de abril de 2017

Escolas do munícipio recebem doações de ovos de Páscoa





Nesta Páscoa, o espírito de doação se alastrou pelo município! Isso porque, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Elvira Ceratti (CAIC) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) receberam na quarta-feira, 12/4, ovos de chocolate. Ao todo, 144 unidades foram distribuídas aos alunos.
A atividade faz parte das ações da Casa do Coelho, que fica localizada na Praça Barão do Rio Branco. Estiveram presentes a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luciane Lopes, a diretora de Assuntos de Comunicação e Eventos da CDL Uruguaiana, Enilda Barreto, e a dona de uma franquia de chocolates no município, Lisiane Rizzi.

Karine Ruviaro

Policiais de Uruguaiana atuam em operação em Alegrete





Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) auxiliaram a Delegacia de Polícia de Alegrete e a 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) em uma ação que resultou na prisão de sete pessoas em Alegrete. A ação foi coordenada pelo delegado regional Juliano de Aguiar de Carvalho. A Operação Strike deteve homens com idade entre 19 e 22 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por roubo.
Conforme Carvalho, a operação teve por objetivo combater crimes de homicídios e de roubos ocorridos entre janeiro e março de 2017, com grande repercussão no município. As prisões ocorreram nos bairros Centro, Ibirapuitã, Rui Ramos, Bela Vista e Vila Nova.

Gabriela Barcellos

Defrec prende traficante procurado





Uma ação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), na tarde de terça-feira, 11/4, resultou na prisão de Paulo Roberto Martins Bittencourt, 37 anos. Ele estava foragido.
Bittencourt foi condenado a 13 anos e seis meses de prisão por tráfico der drogas.
Ao longo da investigação que culminou na prisão de Bittencourt, outros dois homens foram presos, também por tráfico de drogas, e estão recolhidos à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Sidnei Pinheiro Machado foi preso em flagrante e a prisão foi convertida em preventiva. Já Carlos Alberto, conhecido como ‘Ratinho’, estava com a prisão preventiva decretada.

Gabriela Barcellos

Padaria é assaltada no bairro Santo Inácio


A unidade do bairro Santo Inácio da Sônia Marisa foi alvo de um assalto na noite de quarta-feira, 12/4, por volta de 21h45min.
Um homem armado com um revólver calibre 38 ingressou rapidamente no estabelecimento, rendeu os funcionários e fugiu levando o dinheiro do caixa. A quantia roubada não foi divulgada.
Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança da empresa e já estão com a Polícia Civil. Além disso, foram publicadas em redes sociais a fim de possibilitar a identificação do criminoso. O rapaz, magro, vestia moletom preso com capuz e calça jeans no momento do crime.
Ninguém ficou ferido.
Gabriela Barcellos

Baixada: Receita Federal apreende R$ 105 mil em mercadorias


Uma ação da Receita Federal, na noite de quarta-feira, 12/4, no Camelódromo de Uruguaiana, resultou na apreensão de R$ 105 mil em mercadorias. A ação tinha como objetivo o combate ao descaminho e ao contrabando. A ação teve apoio do Núcleo de Repressão de Santa Maria e da Brigada Militar.
De acordo com a Receita, a ação teve início a partir de uma denúncia. Foi comprovada então a venda de mercadorias de procedência estrangeira, sem a regular importação.
Foram apreendidas 2,6 mil garrafas de bebidas alcoólicas, entre elas vinhos, espumantes, tequila, vodka e cervejas, e 400 caixas contendo material de limpeza e alimentos, inclusive congelados, como carnes.
Ainda conforme a Receita Federal, a intenção é “fortalecer o comércio regular da cidade, uma vez que as mercadorias ingressadas no país de forma ilícita são vendidas a preços inferiores aos praticados no mercado nacional, prejudicando o comércio local devido à concorrência desleal e aumentando o desemprego formal”.
Gabriela Barcellos

Buenos Aires classifica oito conjuntos ao Freio de Ouro


No último final de semana, Buenos Aires recebeu a classificatória ao Freio de Ouro 2017, integrando a programação da Expo Outoño 2017. Foram oito animais – quatro machos e quatro fêmeas – classificados para a maior competição da raça Crioula.
O evento ocorreu no Parque de Exposições de Palermo, promovido pela Asociación Criadores de Cabalos Crioullos (ACCC) e mostrou crescimento na raça nas terras argentinas.
A Classificatória contou com a supervisão técnica de Frederico Araújo, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Foram jurados os brasileiros Felipe Maciel e Jorge Aginelo do Nascimento, além dos argentinos Federico Arguelles e Ricardo Matho Maebe. “Os quatro machos e as quatro fêmeas classificados chegaram aos 18 pontos, habilitando a participação no Freio de Ouro, no Brasil. É um passo muito importante, se vê muito bem a evolução deles”, disse Araújo. O técnico ainda frisou que os próprios argentinos colocaram esta Classificatória como “a melhor dos últimos anos”.
Fêmeas
O 1º lugar entre as fêmeas ficou com ‘Cara Cara Bombilla’, montada por Luis Dure, que conquistou nota final de 19,358. Em 2º lugar, ‘Chake 4051’, montada por Ramon Diaz, obteve nota final de 18,367. Diaz também montou a 3ª colocada, ‘Chake Aba Ñee’, que recebeu 18,295 de nota final. Ja o 4º lugar ficou com ‘Del Oeste Pampeana’, montada por Horacio Casin, com nota final de 18,003.
Machos
Entre os machos, o 1º lugar ficou com ‘Del Paye A Lo Guaso’, montado por Nicolas Touyaa, com nota de 19,534. Em 2º lugar ficou ‘Viejo Campero Quedate Tranquilo’, com o ginete Tomaz Marques Ignacio Gonçalvez, que conquistou 18,424 de nota. O 3º colocado foi ‘Napaleofu Perdigon’, montado por Fernando Klega, e que obteve nota final de18,199. Fechando os classificados está ‘Perdido Baleon’, que foi montado por Horacio Casin e conquistou nota 18,118.
Gabriela Barcellos

Novos criadores despontam no cenário do Freio de Ouro

Profissionais e empresários entraram na raça Crioula por hobby, mas agora se dedicam também à criação

Os resultados do ultimo Bocal de Ouro apresentaram novos nomes no mundo do Cavalo Crioulo. Criadores há pouco tempo na atividade já estão despontando entre os primeiros colocados nas modalidades promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Profissionais que uniram o hobby e a paixão pelo cavalo com trabalho e dedicação para alcançarem o pódio nas competições. Histórias que mostram que com foco e determinação é possível atingir os objetivos dentro da atividade da raça.
Vencedor do Bocal de Ouro com a égua AM Gaita, Sérgio Augusto Amaral é empresário no ramo de armazenagem de grãos. Antigamente convivia com o cavalo na fazenda dos pais, agricultores. Pelos filhos, decidiu novamente cultivar as raízes do campo. Hoje a Sol Brilhante tem uma manada de cerca de 40 animais. O detalhe é que AM Gaita foi comprada para ser um presente de aniversário para um de seus filhos. “Compramos esta égua em um leilão de animais em Uruguaiana. No dia seguinte ela ganhou o campeonato de incentivo das fêmeas durante uma exposição. Era a mimosa da Cabanha, pois foi um dos primeiros animais adquiridos”, conta.
Depois AM Gaita foi para doma e treinamento, onde ficou seis meses em preparação. Amaral explica que se cercou de profissionais especializados e consultoria para criar um projeto para a cabanha Sol Brilhante, focada em um trabalho de gestão empresarial, assim como faz com a própria empresa de armazenagem, e o primeiro resultado - antes do esperado - foi o título do Bocal de Ouro no dia 9 de abril. O criador analisa que a vitória para uma cabanha de sete anos que fica em Frederico Westphalen vai incentivar outros projetos na região. “Esperamos também valorizar ainda mais o trabalho dos nossos colaboradores e também os nossos animais”, salienta.
Servidor público do Estado de Santa Catarina, Anastácio Vitória começou há cerca de sete anos na criação de Cavalos Crioulos. Montou a fazenda com seu sobrenome no município de Joinville (SC) e comprou algumas éguas para criar. Mas percebeu que precisava de um garanhão para a cria. Foi neste momento que Harmonia Ultimato entrou na vida do criador. “Sempre ouvia falar no Ganadero da Harmonia e o Harmonia Temprano vinha se destacando, procurei um animal com esta genética. Mas a nossa ideia era usar ele apenas como pai da Cabanha. Depois do Freio de Ouro do Temprano, decidimos testar o animal e ver o que acontecia”, ressalta.
E o resultado foi o Bocal de Ouro nos machos, repetindo o feito do irmão inteiro. Vitória enfatiza a confiança no cavalo pela sua genética e pelo seu treinador, o ginete Zeca Macedo. A esperança para o futuro são filhas de Ultimato, no qual o criador acredita que poderão ainda dar alegria nas pistas do Freio de Ouro e de outras modalidades da raça Crioula. Mas no momento o foco está em repetir o título do irmão Temprano. “Ia ser uma injustiça se eu não levasse ele para a prova. Ia viver no anonimato quando é um cavalo que é uma potência”, observa.
Há cinco anos na raça Crioula, Éverson Luciano da Rosa, da Cabanha Estribeira, de Novo Hamburgo, afirma que no início o Cavalo Crioulo foi apenas um hobby, onde os animais foram adquiridos para o lazer do final de semana. Mas o gosto foi tanto que a decisão foi a de se aprofundar e entrar nas competições da raça. Profissional do ramo calçadista, lembra que procuravam um animal bom de morfologia quando surgiu Feitiço Cavalera. “Desde que era potro o cavalo vinha se apresentando bem em exposições, então resolvemos comprar ele. Nos apaixonamos por ele e vimos futuro. Não via a hora de colocar ele na prova”, coloca.
E não deu outra. O cavalo foi Bocal de Prata e carimbou sua vaga para a final do Freio de Ouro. Rosa afirma que o resultado foi satisfatório e era esperado este bom resultado. A meta é continuar trabalhando firme para os próximos anos. “Temos para o ano que vem outro cavalo que vem sendo preparado. A cabanha é um sonho que vem se realizando. Já estamos na expectativa de um dia correr com um cavalo da nossa marca”, diz.
A médica veterinária Samantha Stolte está há três anos na raça Crioula. Já tinha antes criação de outras raças, como a Puro Sangue Lusitano. Apesar de vir de família de engenheiros mecânicos, sempre foi apaixonada por cavalos e tem equinos desde os 14 anos. Há pouco mais de dois anos adquiriu a égua Jotace Tenteadora, que foi a primeira a receber o Bocal de Alpaca, premiação criada pela ABCCC neste ano para o quarto colocado na competição. “No mesmo momento que vi a Tenteadora, me apaixonei, senti aquele friozinho na barriga e sabia que era ela. Essa gateada só trouxe alegrias. O treinador e ginete Volmir Guimarães vem fazendo um excelente trabalho com ela e sente muita confiança nela”, revela.
Proprietária da Agropecuária Alpha, de Porto Alegre, Samantha informa que no criatório possui atualmente cerca de 30 éguas de cria, potros, potras e alguns reprodutores. O desejo, a partir de agora, segundo a criadora, é ter animais nas provas com a marca da propriedade. “Em breve os primeiros produtos da marca Alpha vão iniciar suas carreiras nas pistas da raça”, afirma.
Nas regiões de fomento da raça Crioula, novos criadores vem se destacando. É o caso de Vitor Barbosa Penner, empresário do setor de transportes em Goiânia (GO) e criador de Cavalos Crioulos há seis anos, proprietário da Cabanha Gameleira, em Bela Vista de Goiás (GO), que conquistou o sexto lugar e a vaga na grande final com o cavalo Indivíduo da Cabanha Santa Fé. “Este cavalo foi comprado antes de um ano de idade da cabanha Santa Fé, de Taquara (RS). Gostávamos deste cavalo pela genética e acreditávamos demais na funcionalidade deste cavalo. É um cavalo de coragem”, observa.
Para Penner, há um desenvolvimento muito grande do Cavalo Crioulo no Centro-Oeste, especialmente com o trabalho realizado pelo núcleo de criadores do Distrito Federal em fomentar as competições da raça na região. O Centro-Oeste estava representado no Bocal de Ouro com três animais, sendo dois meus, e classificamos este cavalo para a final. Foi uma emoção muito grande chegar nesta conquista. Temos mais quatro animais credenciados e esperamos colocar mais algum na final do Freio de Ouro”, destaca.
Nestor Tipa Júnior

Orientações para economizar nesta Páscoa

Neste ano, os ovos de Páscoa estão em média 3,4% mais caros do que no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente às diversas “tentações”, como não comprar por impulso e acabar no vermelho?
Conforme sinaliza o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, “nesta época, muitos agem por impulso e prejudicam suas finanças. É preciso planejamento e consciência”, orienta. Compare: observe quanto custa uma barra de chocolate e um ovo de Páscoa, ambos da mesma marca, avaliando a quantidade de produto que vem em cada um.
Pense: agir por impulso é algo que pode levar ao comprometimento das finanças, portanto reflita.
Priorize: por mais que haja vontade de presentear a todos, priorize as pessoas mais próximas e que dão mais valor aos doces – afinal, não são todos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação a data.
Negocie: se desejar comprar itens de marcas específicas tendo dinheiro para isso, ótimo. Mas lembre-se que é sempre válido negociar, especialmente se for pagar à vista e comprar em grandes quantidades. Pesquise preços, opte pelo que oferecer menores valores e melhores condições de pagamento e peça desconto.
Substitua: considere trocar os ovos de marca por caseiros, que também possuem boa qualidade e não carregam o “status” da marca, que tanto encarece o produto.
Simplifique: é possível fazer algo coletivo também, por exemplo, uma cesta com chocolates para pessoas que moram na mesma casa. Sairá bem mais em conta.

Unicred vai leiloar a sede da Cova da Onça

A sede da escola de samba Unidos da Cova da Onça será leiloada. O remate está marcado para o próximo dia 26, às 17h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). Juntamente com a sede da escola, irá a leilão a casa do presidente da Cova da Onça, localizada na Rua Venâncio Aires.
O leilão é motivado pelo não pagamento de um financiamento com garantia fiduciária junto à Unicred Centro-Oeste/RS, contraído pelo presidente da escola, José Carlos Barbosa Zaccaro e, embora seja uma dívida em nome do presidente “pessoa física”, foi contraída para construção da quadra de ensaios.
O martelo será do leiloeiro Marcos Vinicius Menezes Quadros, e os dois imóveis serão vendidos em lote fechado, tendo como lance inicial o valor das avaliações, de R$ 1,9 milhão, sendo R$ 1,3 milhão pela sede da escola, e R$ 600 mil pela casa do presidente.
Não arrematado, um segundo leilão acontecerá no dia três de maio, desta vez pelo valor da dívida corrigido, mais as despesas previstas, que corresponde  hoje a R$ 1.406.224,16.
A divida
Procurado pela reportagem do CIDADE, Zaccaro confirmou que deve três parcelas vencidas, de R$ 13 mil cada, e uma a vencer até a data do leilão, totalizando aproximadamente R$ 50 mil. “Vou procurar os meios judiciais para tentar impedir isso. Não sei o que faço ainda, se peço ajuda aos componentes da escola, à sociedade. É uma vida ali”, finalizou.
Karine Ruviaro
Gabriela Barcellos

Projeto Leãozinho beneficia entidades do município

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 12/4, no auditório da Unimed, o encontro anual do Projeto Leãozinho. Neste projeto, é possível transformar impostos em Ações Sociais.
Faltando pouco menos de duas semanas para o término da entrega da declaração do Imposto de Renda 2017, que acontece em 28/4, a Unimed  juntamente com o Comdicau (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) explanaram como é possível realizar essa ação e beneficiar entidades do município.
De acordo com o auditor da Receita Federal, Anderson Mito, o processo é simples. “Para poder fazer este destinação ao Comdicau, aqueles que entregam a declaração no modelo completo, na própria declaração tem uma ficha “Doações diretamente na declaração”. Após preencher todos os rendimentos e deduções, essa ficha já vai indicar quanto que essa pessoa pode dar - que é 3% do imposto devido. Ela indicando ali que quer fazer a doação, vai emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) na própria declaração e vai pagar até o último dia de entrega da declaração”, ressalta.
Segundo a presidente do Comdicau, Rosana Kessler, 16 entidades no município recebem as doações. São elas: Centro de Equoterapia, APAE, Lar da Criança, SOS Mulher, Pediatria da Santa Casa, entre outras. “É um imposto legal, não tem perigo nenhum para o contribuinte. Basta ter vontade de doar”, disse a presidente.
O Lar das Crianças no ano passado recebeu aproximadamente R$ 36 mil, conforme a Irmã Michaela Hermann. “O projeto Leãozinho nos ajuda a comprar material de higiene e limpeza, na compra de alimentação, principalmente leite, manutenção dos brinquedos das crianças, entre outras coisas”, disse a Irmã.
As doações dos munícipes renderam somente no ano passado, R$ 126 mil. Já no ano de 2015, o valor foi de R$ 66 mil. Contudo, segundo o auditor esse valor poderia ser bem maior. “A gente fez um cálculo em relação a declaração do ano passado, se todos os contribuintes de Uruguaiana fizessem essa destinação que é permitida pela lei, seria em torno de R$ 1 milhão e 60 mil reais que poderia ficar no município”, frisou.  Para Rosana, o cálculo da Receita Federal mostra ainda mais o potencial que o município tem de fazer essa doação para as entidades ligadas ao Comdicau.
Karine Ruviaro

Farmácia Básica Municipal recebe novo lote de medicamentos

A falta de medicamentos na Farmácia Básica Municipal começou a ser solucionada. Na manhã de segunda-feira, 10/3, uma compra emergencial – com dispensa de licitação - no valor de R$ 211 mil foi entregue à Secretaria de Saúde. A informação é da secretária de Saúde, Thais Aramburu.
A população de Uruguaiana que vinha enfrentando dificuldades com a falta de medicamentos fornecidos no local, agora já pode contar com novos produtos. Na lista deste lote, estão antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, medicações para diabéticos, hipertensos, bem como remédios para tireoide, anticonvulsivos, entre outros.
O estoque recebido pela Secretaria deve amenizar o problema dos pacientes que diariamente necessitam dos medicamentos disponibilizados na Farmácia, já que muitos não possuem recurso para a compra de remédios controlados e de uso contínuo.
Além disso, segundo a secretária Thais, a Prefeitura Municipal realizou um pregão eletrônico para a compra de mais medicamentos. O valor deste seria de R$ 3 milhões. “Essa aquisição, no entanto, demorará cerca de um mês para chegar”, ressalta.
Na tarde de quinta-feira, 13/4, a Farmácia Básica Municipal encontrava-se lotada de pessoas em busca de medicações para si ou seus familiares. Para Renato Lopes Nunes, a chegada deste lote trouxe alívio para suas finanças, já que desempregado, ele não tem condições de comprar. “É a primeira vez que venho aqui neste ano e encontro medicamento que eu preciso”, disse. No entanto, segundo ele, ainda faltam profissionais para atuar no local. “Em relação aos medicamentos, agora, não temos o que reclamar. Só acho que falta gente para trabalhar aqui, porque tem muito movimento e pouca atendente”, finalizou.
Karine Ruviaro

Exercício 2014: TCE emite parecer pela desaprovação das contas de Schneider

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer desfavorável à aprovação das contas de governo do ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), referentes ao exercício de 2014. A decisão é da 1ª Câmara do TCE, por unanimidade, e teve como relator o conselheiro Algir Lorenzon. O Ministério Público de Contas (MPC) havia se manifestado pela emissão de parecer desfavorável à aprovação das contas e ainda a imposição de multa a Schneider. As irregularidades constatadas, segundo o órgão “desvelam a transgressão a dispositivos constitucionais e a normas de administração financeira e orçamentária.
Transparência (sqn)
Um dos pontos destacados no relatório é o não cumprimento da Lei 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, quanto ao que tange o art. 48, que determina a ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público de: planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos; e a disponibilização a qualquer pessoa física ou jurídica das informações referentes a receita e despesas do município. E art. 48-A, que garante a qualquer cidadão o acesso a informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Além do não cumprimento da Lei 12 527/2011 (Lei de Acesso à Informação), considerada um importante instrumento de transparência e controle da gestão pública.
Austeridade (sqn)
O TCE também discorreu sobre a insuficiência financeira existente no encerramento do exercício de 2014, no valor de R$ 20.297.194,85. Schneider defendeu-se falando que a situação herdada da administração anterior corroborou para o agravamento das questões financeiras, repisando que a insuficiência financeira não foi originada por sua gestão, não cabendo, portanto, desaprovação das contas. Para o MPC, porém, “independentemente do endividamento herdado de gestões anteriores, o fato de os restos a pagar continuarem se elevando ano após ano demonstra que não estão sendo adotadas medidas suficientes para debelar a trajetória ascendente de endividamento e desequilíbrio fiscal”.
Ele também alegou o pagamento de demandas e sequestros judiciais, especialmente trabalhistas, ocasionados por medidas administrativas adotadas em administrações de outros gestores. O Relator, no entanto, disse verificar “que já no primeiro ano de mandato do Gestor Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (2013) a Insuficiência Financeira para a cobertura de Restos a Pagar alcançou R$ 10.472.495,92, evidenciando acréscimo de 136,51% em relação à posição apresentada no encerramento do exercício de 2012 (R$ 4.427.868,68). No presente exercício (2014), houve novamente uma evolução significativa da mesma Insuficiência Financeira, alcançando, no encerramento do exercício, o valor de R$ 20.297.194,85, ou seja, superior em 83,96% à posição apresentada no encerramento do exercício de 2013, tendo por base os valores atualizados monetariamente (R$ 11.033.222,67).
Educação
Foram destacados ainda os descumprimentos de metas do Plano Nacional de Educação. De acordo com o parecer, o município não ofereceu vagas universais em número suficiente na pré-escola para crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, de acordo com a Lei 13 005, bem como não disponibilizou vagas em creches de modo a atender 50% da população com idade entre zero e três anos, também conforme determina a referida Lei.
Falta
Como de hábito da administração Schneider, alguns documentos não foram encaminhados para a análise. Tanto Ministério Público de Contas quanto Tribunal de Contas do Estado, não receberam cópia das atas de encerramento dos inventários de bens e valores, elaboradas pela comissão inventariante, “evidenciando eventuais diferenças e as respectivas providências adotadas”.
Gabriela Barcellos

Levantamento do sigilo das delações expõe detalhes das contribuições a “Zorro” e “Bebê”

A divulgação do depoimento de executivos da Odebrecht S/A dentro dos acordos de delação premiada, entre eles a do diretor-superintendente de concessões da Odebrecht Ambiental, Guilherme Paschoal, trouxe novas e contundentes informações sobre o envolvimento do deputado estadual Frederico Antunes (PP) e do prefeito Ronnie Mello (PP), à época vereador, no repasse de recursos provenientes de caixa 2 da empresa.
Em um depoimento de 20 minutos, Paschoal contou em detalhes como, em reuniões que ocorreram em Porto Alegre, negociou contribuições para as campanhas eleitorais de 2014, para Frederico Antunes, e para Ronnie Mello, entre os meses de maio e julho daquele ano.
Frederico Antunes
De acordo com Paschoal, o encontro com Frederico foi no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa. Na ocasião, Frederico solicitou apoio para a campanha eleitoral de 2014. Paschoal contou que, naquele dia, não foi informado a Frederico o valor da doação, que foi posteriormente decidido por outro executivo do grupo, superior hierárquico de Paschoal e também delator, Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis.
“Frederico já era deputado estadual à época e já havia recebido outras contribuições do Grupo Odebrecht de via oficial e não oficial. Houve a solicitação, por ele, que a gente o apoiasse mais uma vez na campanha de 2014, e o encontro foi agendado para acontecer na própria Assembleia Legislativa do Estado. Eu estive na Assembleia, no gabinete no senhor Frederico Antunes para indicar nosso apoio e confirmar que a gente precisava do apoio do Frederico Antunes. O Frederico Antunes é um deputado influente e que poderia ajudar a gente a manter a estabilidade e equilíbrio na base do PP lá de Uruguaiana, que era um apoio que a gente precisava contra todas as diversidades que a gente passava. O Frederico Antunes se mostrou sempre favorável... ele entendeu a necessidade de que também apoiasse a gente com mais ênfase na base dele. Sempre se colocou à disposição e ajudou de fato”, explicou Paschoal.
Paschoal contou que os dados para entrega do valor foram repassados por ele próprio a um assessor de Frederico, em um encontro no Aeroporto Salgado Filho, em agosto daquele ano. Na ocasião, Frederico teria recebido R$ 70 mil e a entrega ocorreu em um endereço em Porto Alegre. Ainda conforme Paschoal, Antunes, cujo codinome era ‘Zorro’, já tinha conhecimento de todos os procedimentos adotados pela empresa para tais situações e sabia que os valores eram oriundos de Caixa 2.
Ronnie Mello
O encontro com Ronnie ocorreu em um hotel próximo ao Aeroporto Salgado Filho. Conforme Paschoal, Ronnie, que tinha o codinome de ‘Bebê’, sempre teve seu posicionamento em defesa da empresa na região reconhecido nos mais diversos escalões. “Foi um subordinado que me ligou e disse que eu precisa conhecer o Ronnie Mello, que era importante, e que o Ronnie Mello gostaria de conversar sobre a campanha dele. Marcou uma reunião em Porto Alegre... Chamei o Ronnie para tomar um café em outra mesa e conversei sozinho com o Ronnie... Ele solicitou apoio para a campanha e eu disse que ia levar a demanda dele até o meu superior para ver como contribuiríamos e disse a ele que a contribuição seria de Caixa 2 e expliquei a ele a razão. Foi uma conversa rápida. Levei a proposta nos dias seguintes ao Fernando e expliquei a ele quem era Ronnie Mello. Ele concordou e foram definidos os valores das contribuições... Quando recebi as informações, devido à distância, repassei a um emissário o endereço, a senha, a data e hora, e o emissário fez chegar até o Ronnie as informações para retirada do valor, também em Porto Alegre”, disse.
Outros políticos
As informações tornadas públicas também dizem respeito aos valores repassados a outros políticos, quatro dos quais comunicadores do rádio e que valeram-se de sua audiência para aventurar-se na carreira política, em tese, na defesa dos interesses da população, conforme tabela.
Cápua
A contribuição recebida por Ronnie Mello, da Cápua Engenharia, e denunciada pelo ex-secretário de Schneider, Fernando Alves, não faz parte das contribuições consideradas “Caixa 2”.
Ao Jornal CIDADE, e também através de notas oficiais e pronunciamentos públicos, todos os beneficiados, à exceção de Egídio Carvalho, alegaram desconhecer o conteúdo das delações ou atacaram as autoridades judiciais, acusando-as de atuação política, e negaram o recebimento de qualquer valor não declarado para suas campanhas eleitorais. Egídio alegou ter recebido valores por conta de do exercício de sua profissão de radialista.
Procurada pelo Jornal CIDADE, a Odebrecht S/A disse que é responsabilidade da Justiça a avaliação dos relatos de seus executivos e ex-executivos, e está colaborando com a Justiça no Brasil e nos países onde atua. A empresa já reconheceu seus erros, pediu desculpas públicas, assinou um Acordo de Leniência com as autoridades brasileiras e da Suíça, e com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e está comprometida a combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2747

Segtram

Na tarde de quarta-feira, 12/4, na Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) uma equipe de colaboradores se reuniu para preparar os eventos do Maio Amarelo, dentro da programação dos Festejos de Aniversário do município. O Maio Amarelo é um projeto voltado para ações educativas do trânsito.

Serenata

A ONG Parceiros Voluntários realizou no final da tarde de quarta-feira, 12/4, a tradicional Serenata de Páscoa. A ação contou com a participação do grupo de voluntários que visitaram todos os andares da Santa Casa de Uruguaiana. Sob comando de Silvani Santos, os integrantes levaram momentos de descontração aos pacientes e trabalhadores da instituição filantrópica.

CDL

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, Luciane Lopes, e o vice-presidente da entidade, Read Barakat, participaram na manhã de quarta-feira, 12/4, da na reunião que discutiu a questão da informalidade na cidade. A reunião esteve sob a coordenação do vice-presidente do sistema Fecomércio-RS, André Roncatto. Na oportunidade, também estiveram presentes o delegado da Polícia Federal, André Luiz Martins Epifânio, o delegado da Receita Estadual, Eduardo Fonseca, o promotor de Justiça, Luis Antônio Barbara, entre outras autoridades da segurança e representantes de entidades.

Vendas

Continua na Praça Barão do Rio Branco, a Feira de Chocolates, com vendas dos doces. As tendas ficam abertas das 9h às 23h e lá você pode encontrar chocolates dos mais variados preços e tamanhos. Assim como os demais vendedores, a dona Luiza Azambuja, que há dez anos trabalha com chocolates, está no local esperando por sua visita.

Páscoa Solidária
Hoje, 15/4, a partir das 15h, acontece no Centro Comunitário Salvador Faraco, a festa de Páscoa para as crianças da localidade. Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro, Solange Romero, na oportunidade haverá distribuição de cestas de Páscoa, apresentações de balé e capoeira, além de uma festinha, onde serão distribuídos lanches e refrigerante para a garotada. “Se alguém quiser nos ajudar, fazendo uma doação de doces ou até mesmo de refrigerantes, a gente agradece, pois ainda estamos precisando”, ressalta a presidente.

Saúde
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou na quarta-feira, 12/4, junto com o ministro Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), no Palácio do Planalto, da assinatura de portaria conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A portaria visa agilizar o exame de patentes na área de produtos e processos farmacêuticos. O acordo facilitará a chegada de novos medicamentos genéricos ao mercado.

Tráfego
Para melhorar a segurança neste feriado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá restringir o tráfego de alguns veículos de carga em rodovia de pistas simples. Combinações com dimensões excedentes, cegonhas (CTV e CTVP) e outros que portem AET (Autorização Especial de Trânsito) devem obedecer aos períodos de restrição: amanhã, 16/4, o período se estende das 16h às 22h. A ação faz parte da Operação Semana Santa.

Feriado
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou na quarta-feira, 12/4, que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) com vencimento no dia de ontem, 14/4, poderão ser pagas normalmente nesta segunda-feira, 17/4, sem a incidência de multa.

Campanha
Termina hoje, 15/3, o prazo da campanha “Limpe seu nome”. Organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, a mesma tem como objetivo recuperar o crédito da população inadimplente, bem como fazer novamente “girar” o valor na economia local.

Oficina

Deseja aprender a tocar um instrumento em uma escola de samba? A escola de samba “Apoteose do Samba” realiza todos os domingos, às 18h, no Ferro Carril, a Oficina da Batucada.

Vacinação

A partir de segunda-feira, 17/4, os professores da Rede Pública Estadual já podem procurar os postos de saúde em busca da vacinação contra a gripe. A campanha nacional iniciou no último dia 10 e vai até 26/5. O Dia D de Mobilização Nacional vai acontecer no dia 13/5.

Documentos
O plenário do Senado aprovou na terça-feira, 11/4, o projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional, que reunirá dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor em um único documento. A Identificação Nacional dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem e será emitida pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento será impresso pela Casa da Moeda e usará como base de identificação o CPF.

Palestra
Acontece na próxima quarta-feira, 19/4, às 19h, no Clube Comercial de Uruguaiana, a palestra “Marketing Strategy Coaching”, de Luiz Guilherme Jardim. Os ingressos já estão a venda na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU). O ingresso custa R$ 20 e o valor arrecadado com a venda será revertido para o Grupo Uruguaianense de Apoio e Prevenção à Aids (Guapa).

Homenagem
Na segunda-feira, 17/4, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, ocorre uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque.

Marinha
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) iniciou na quinta-feira, 13/4, a inscrição de mais um concurso público para quem possui nível superior. Desta vez, as chances são para profissionais na área de saúde como Médicos, Cirurgiões-Dentistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, dentre outras especialidades. As inscrições vão até 15/5 e devem ser feitas na página da DEnsM.