quinta-feira, 4 de maio de 2017

CineSesc terá sessão especial hoje

Hoje, 4/5, às 12h30min, o CineSesc exibe o projeto Curtas Gaúchos RBS TV. Por meio do Arte Sesc – Cultura por toda a parte, o Sesc de Uruguaiana oferece à comunidade sessões gratuitas de cinema entre os dias 2 a 30/5. A agenda conta com a exibição de filmes de diversas nacionalidades e, em cada dia, será apresentado um diferente.
No dia de hoje, o curta metragem é “Filé de Borboletas e Outros Causos – Vermissage”. As exibições são realizadas na sede da entidade, na Rua Flores da Cunha, nº 1984.
Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482.
Karine Ruviaro

Festival de Rock reuniu bandas da região





No último final de semana, 29 e 30/4, aconteceu na Concha Acústica do Parcão, a partir das 15h, o “Rock de Rua Fronteira Oeste”. O evento contou com a integração de bandas de Itaqui, Alegrete, São Borja, Santiago e da Argentina.
Com os objetivos de difundir e valorizar a arte musical, promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre as bandas de rock locais e regionais. Bem como, incentivar a criatividade musical e a revelação de talentos voltados à linguagem musical do rock’nroll nasceu o “Rock de Rua Fronteira Oeste”. O Festival que surgiu em Itaqui movimentou a cena do rock na Fronteira Oeste.
Participaram do espetáculo as bandas: Vitrola Maria Band, Old Indians (ambas de Itaqui), The Dark Side, Código W, Soldados de Deus, Forest Wolf, Black Sanga Grande Blues, Hard 3 e Soul Reggae (representando Uruguaiana), Frenesi (São Borja), Moonmath (Alegrete), The Taciturn Thing (Santiago), Carpinchos e Akassia (da Argentina).
A realização do evento ficou por conta da Moretti’s Multieventos juntamente com a Banda Dark Side. Além disso, o “Rock de Rua” contou com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Karine Ruviaro

Uruguaianense tem filme premiado em Festival





Principal evento dedicado à cultura do documentário não apenas no Brasil, mas também na América Latina, o “Festival Internacional É Tudo Verdade” realizou na noite de sábado, 29/4, a entrega dos prêmios de sua 22ª edição. Na competição brasileira de longas e médias-metragens, o grande campeão foi “Cidades fantasmas”, de Tyrell Spencer. O ganhador da categoria estrangeira foi “Comunhão”, de Anna Zamecka.
Os júris estavam assim constituídos: o internacional, pelos diretores Alexandre Philippe e Anne Georget e pela produtora chilena Jennifer Walton. Já o brasileiro, pelo diretor de fotografia Jacques Cheuiche, a produtora Daniela Capelatto e o cineasta Joel Zito Araújo.
O tema “Cidades Fantasmas” surgiu entre uma reunião e outra da produtora Galo de Briga Filmes, pertencente a Tyrell. Nascido em Uruguaiana, Spencer, de 30 anos, registrou a história de quatro cidades fantasmas (Armero, na Colômbia, Epecuén, na Argentina, Humberstone, no Chile e Fordlândia, no estado do Pará).
O processo de criação do filme que mostra aos espectadores lugares abandonados que um dia já foram prósperos foi comentado pelo diretor. “Da elaboração do projeto até a finalização levaram cerca de três anos. Em abril de 2014 viajamos para Humberstone, cidade abandonada no coração do Atacama, em Tarapacá no Chile. Com o que captamos nessa viagem criamos um material promocional do projeto e apresentamos para a Casa de Cinema de Porto Alegre, com quem fizemos parceria junto a Globo News no início de 2016”, disse Spencer.
Já em “Comunhão”, a estreante diretora polonesa Anna Zamecka acompanha a rotina de uma menina de 12 anos que cuida do irmão autista e do pai alcoólatra.

Karine Ruviaro

Estudantes de Uruguaiana assistirão palestra sobre Educação Financeira

Estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como estudantes das universidades, jovens colaboradores e empreendedores locais assistirão no dia 8/5, às 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, uma palestra sobre educação financeira. O evento busca promover no público presente uma reflexão sobre as questões financeiras.
Ministrada pelo empresário Marcio Mâncio, o evento tem entrada gratuita.  A palestra faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira que é uma inciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). A Comissão de Valores Mobiliários - uma das incentivadoras do projeto nacional – instrui que instituições financeiras elaborem a promoção em todo país. A ideia é que essas instituições se engajem com entidades, assim como com comunidades locais, onde promovam ações diferenciadas sobre educação financeira.
O evento é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana e Sicredi. “É uma oportunidade inestimável para os jovens e para toda a comunidade. A CDL e a Sicredi tem como objetivo trazer uma abordagem prática e inovadora sobre planejamento financeiro e o Marcio Mâncio é um dos maiores especialistas da área no País, temos certeza que será uma contribuição importante para empresários e para a comunidade”, afirmou a presidente da CDL, Luciane Lopes.
Palestrante
Marcio Mâncio é empresário fundador e vice-presidente da primeira cooperativa de vendas do Rio Grande do Sul. Possui 15 anos experiência na área de cooperativismo e é ex-conselheiro da SESCOOP-RS. Mâncio é especialista em liderança, motivação, atendimento e vendas.
Karine Ruviaro

Marketing Pessoal: Alunos do Colégio Agrícola participaram de palestra

O salão do Colégio Agrícola Municipal (CAM) Dr. Luiz Martins Bastos recebeu no dia 26/4, a presença de uma equipe do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPro - UFRGS). Coordenada pelo professor Júlio Otávio Jardim Barcellos, uma palestra sobre “Marketing Pessoal” foi ministrada aos alunos.
Ao todo, serão seis participações (uma por mês) do palestrante e sua equipe. Para o final do ano, está prevista uma confraternização entre o Colégio Agrícola e os produtores locais, onde os formandos se apresentarão aos possíveis contratantes e explanarão sobre o que esperam do futuro técnico como agropecuários.
Para o diretor do CAM, Antonino de Oliveira, é de extrema importância essa parceria entre a NESPro/UFRGS e Colégio Agrícola Municipal, visto que  permite que os formandos tenham a oportunidade de orientação desses especialistas.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Karine Ruviaro

Pós-graduação: Unipampa está com inscrições abertas





A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para seleções de ingresso em Programas de Pós-Graduação. São ofertadas vagas para mestrados e doutorados em quatro campi da Unipampa, sendo Bagé, Jaguarão, Alegrete e Uruguaiana. As aulas estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano.
Confira abaixo quais cursos são contemplados e qual o período para realização das inscrições.
Para o Campus de Bagé, as inscrições estão abertas de 2 a 19/5 para o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico.
No Campus de Jaguarão, o curso em questão é para o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional. O período de inscrições vai de 2 a 22/5.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Mestrado Acadêmico do Campus de Alegrete também está aceitando inscrições de 2 a 30/5.
No Campus de Uruguaiana: para os programas Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Mestrado Acadêmico; Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Doutorado Acadêmico; de Pós-Graduação em Bioquímica - Mestrado Acadêmico e de Pós-Graduação em Bioquímica - Doutorado Acadêmico, as inscrições vão de 2 a 31/5. Já para Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - Mestrado Acadêmico, o prazo se estende de 2/5 a 19/6.
Os critérios avaliativos de seleção variam de acordo com o curso escolhido. Os interessados devem consultar as informações nos editais de abertura de cada programa por meio do portal eletrônico da Unipampa.

Karine Ruviaro

Dupla presa depois de esfaquear menor de 14 anos

Um adolescente de 14 anos está internado no Hospital Santa Casa de Caridade, depois que ter sido ferido em uma briga. M.G.S. de 14 anos foi esfaqueado e segue internado em observação, depois de ter sido submetido a cirurgia.
O fato ocorreu por volta de 00h45min de terça-feira, 2/5, na Rua Duque de Caxias, centro da cidade. Os autores do crime foram imediatamente identificados
O fato chegou ao conhecimento da Polícia Civil por meio de um major do Exército Brasileiro, que conduziu os dois acusados até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Ele contou que uma equipe realizava patrulhamento ostensivo na Rua Duque de Caxias, quando viu uma confusão em um bar localizado na esquina com a Rua Dr. Maia. Imediatamente, os militares viram os dois jovens posteriormente identificados como autores deixando o local correndo. Na esquina da Rua Júlio de Castilhos, eles foram abordados e, com eles foi encontrada uma faca.
Trata-se de Guilherme do Nascimento, soldado do Exército Brasileiro de 20 anos de idade e de G.D.F. de 16 anos. Na Delegacia, Guilherme foi preso em flagrante por tentativa de homicídio pelo delegado de plantão, Enio Tassi. Já o menor foi apreendido em flagrante pelo mesmo crime.
Gabriela Barcellos

Homem é assassinado dentro de casa

Um homem foi morto no último domingo, 30/4, provavelmente pouco antes das 2h30min. José Dirceu Baldez Dornelles, 55 anos, foi encontrado em casa, na Rua Rodrigues Portugal com Marechal Deodoro, por volta de 17h, mas testemunhas afirmam que a única movimentação na residência ocorreu ainda na madrugada, quando gemidos foram ouvidos pelos vizinhos.
Tão logo a Polícia Civil foi acionada, a delegada Caroline Huber, de plantão naquele dia, esteve no local, conversou com vizinhos e testemunhas e acionou a perícia, que chegou no início da noite, vinda de Santana do Livramento.
José Dirceu recebeu um golpe na cabeça, cujo instrumento ainda não foi identificado. Ele foi encontrado de cuecas, na varanda dos fundos da casa. Na casa havia sangue em vários locais e sinais de que o corpo fora arrastado do pátio da frente da residência, até os fundos. Ele era usuário de drogas e álcool e frequentemente, recebia “colegas” de vicio no local.
O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia. Procurada, a delegada responsável, Alessandra Xavier de Siqueira, ela não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE ou retornou nossas ligações até o fechamento desta edição. No entanto, informações extraoficiais dão conta de que a equipe de investigação da DP já colheu bons resultados, e, inclusive, já teria identificado pelo menos um suspeito.
Gabriela Barcellos

Pescador encontra corpo de menor desaparecido

O corpo de um jovem foi encontrado por um pescador, no final da manhã de ontem, já área rural, deixando o bairro Cabo Luiz Quevedo para trás. O fato foi incialmente atendido pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a perícia foi acionada.
A vítima foi identificada como Nalbert Roberto Soares Teixeira, de 15 anos. O adolescente estava desaparecido desde o último dia 29, fato que foi comunicado à Polícia Civil pela família, no último domingo, 30/4. Ele foi retirado da água e apresentava lesões no rosto e cabeça, possivelmente decorrente de um ataque de peixes.
O fato será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, aos cuidados do delegado Enio Tassi. Conforme ele, uma série de exames, entre eles a necropsia e exame toxicológico, foram solicitados a fim de apurar a causa da morte, e não está descartado que o menor tenha sido assassinado.
Naubert era usuário de drogas. Ele e um amigo próximo, que também estaria desaparecido (maior de idade, cujo desaparecimento não havia sido comunicado à polícia), estariam devendo a traficantes. A família deste amigo, cuja identidade não foi divulgada pela polícia, esteve na Delegacia na tarde de ontem.
Gabriela Barcellos

Exposição Passaporte em Bagé tem programação intensa





Considerada uma das regiões mais tradicionais do Cavalo Crioulo no país, Bagé (RS) recebe neste próximo final de semana mais uma etapa das Exposições Passaportes que classificam exemplares para a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De 4 a 6 de maio, na Associação Rural do Município, ocorre o evento do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, que integra a trigésima sétima Exposição da Raça Crioula no município.
Conforme o presidente do Núcleo, Luis Mario Dias, a expectativa é de uma exposição com grande participação de criadores e expositores. A programação terá outras atrações como um ciclo de palestras, organizado em conjunto com a Comissão Jovem da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), onde participam o superintendente do Setor de Registro Genealógico da entidade, Frederico Araújo, a criadora Márcia Linhares e o jurado André Narciso Rosa, que será o responsável pelo julgamento da Passaporte. “Temos uma parceria grande com as universidades de veterinária que temos em Bagé, o que deve atrair público”, ressalta.
Sobre o crescimento da raça Crioula na região, que abriga tradicionais e reconhecidos criatórios, Dias salienta também que há um perfil de jovens e profissionais do centro urbano investindo no Cavalo Crioulo, muitos inclusive compondo a diretoria do núcleo. “Seguimos com os tradicionais criatórios de muito resultado na região, mas há muita gente entrando na raça que, com leilões de coberturas, têm acesso a genética importante. São advogados, professores das universidades e outros profissionais liberais que compõem o grupo de associados do Núcleo de Bagé”, observa.
Além da exposição e do ciclo de palestras, também será realizado um leilão de coberturas dos principais garanhões da raça Crioula. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.
 

Confira a programação
4 de maio de 2017 (Quinta-Feira)
8h - Entrada dos animais
15h - Concentração de Machos
18h - Admissão da Morfologia Passaporte
19h - Ciclo de Palestras “Aspectos Morfológicos da Raça Crioula”
5 de maio de 2017 (Sexta-Feira)
8h - Início da Exposição Morfológica
12h - Almoço
14h - Continuação do Julgamento
19h - Coquetel de Confraternização e Leilão de Coberturas
6 de maio de 2017 (Sábado)
8h - Continuação da Exposição
12h - Almoço e Entrega de Prêmios
19h - Leilão Cinco Salsos.
Nestor Tipa Júnior

Campeonato de Angus movimentou a Pastoril no fim de semana


Entre sexta-feira, 28/4, e sábado, 29/4, o Parque Agrícola e Pastoril recebeu excelentes exemplares, tanto machos como fêmeas, que concorreram ao título de Grande Campeão e Grande Campeã da raça, na 15ª Expoutono de Uruguaiana.
Para as fêmeas, a decisão foi na sexta-feira, pelo jurado argentino Carlos Ojea, que destacou a excelência dos animais classificados as três concorrentes como “um luxo, um espetáculo”.
O título de Grande Campeã foi para a Estância do Espinilho, de Cruz Alta, com a vaca Espinilho TEI 195. O animal foi destaque pelo balanço, equilíbrio, condições carniceiras e qualidade racial. O ventre se apresentou com cria ao pé e, segundo o criador Roberto Soares Beck, seguirá sendo utilizada para coleta de embriões. A fêmea vem trazendo vitórias para a propriedade ao longo de 2017. No mês passado, em Londrina, também conquistou o grande campeonato. Contudo, não deverá estar na disputa nas pistas de Esteio, em agosto, durante a Expointer.  “Ela não tem mais idade para a Expointer. Deve participar de mais uma feira em São Paulo e depois encerrar a sua carreira”, comentou o criador.
A reservada de grande campeã é a vaquilhona Angus Guarita 78FIV Federal Chalena, da Estância Guarita, de Alegrete, de propriedade de Sérgio Malheiros da Fonseca. A terceira melhor fêmea é a vaca jovem Umbu 2659 Miss Bea, da Cabanha Umbu, de Ângelo Bastos Tellechea, de Uruguaiana.
Já entre os machos, disputa decidida no sábado, a Estância da Guarita foi o grande destaque. O touro júnior preto Angus Guarita 244TEI Tomahawk levou o título de Grande Campeão, título que lhe foi concedido pela “alta caracterização racial e se diferenciou por ser equilibrado e balanceado”, conforme Ojea. “Fiquei muito impressionado com qualidade dos machos apresentados em Uruguaiana este ano. Há touros aqui com muitas condições de contribuir para o futuro da genética do Brasil”, disse o jurado. A Guarita também levou o prêmio de terceiro melhor macho com o touro Angus Guarita 303 TE Recurso.
Segundo o pecuarista Alex Fonseca, a vitória traz grande satisfação, principalmente com relação ao grande campeão, que foi uma aposta da equipe técnica desde terneiro. “Melhor impossível. São prêmios que só vêm a brindar um trabalho que vem sendo feito com muita dedicação e investimento”, disse.
O touro Angus Guarita 244TEI Tomahawk já está contratado por central de inseminação com disponibilidade de sêmen para o mercado nacional e internacional. Com apenas nove meses, conquistou o prêmio de Campeão Terneiro Maior e Terceiro Melhor Macho em Esteio, na Expointer. Neste ano vai para a exposição mais uma vez disputar o grande campeonato.
O título de reservado de grande campeão foi para a Fazenda Reconquista, do criador José Paulo Cairoli, de Alegrete, com o touro Reconquista TEI 2473 Zeloso Harvestor Pro.
Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, a qualidade dos animais apresentados em Uruguaiana é diferenciada. “Tivemos excelentes filas tanto nos machos quanto nas fêmeas, o que mostra a permanente melhoria genética da raça Angus no Brasil. Por outro lado, o jurado é de categoria internacional e fez comentários absolutamente compatíveis com as suas escolhas, o que tornou o julgamento uma aula de morfologia e orientação para todos os produtores presentes”, disse.
Gabriela Barcellos

Cavalo Crioulo: Uruguaiana sedia Exposição Passaporte para Morfologia


O Parque Agrícola e Pastoril sediou, neste final de semana, a quinta Exposição Passaporte do ciclo 2017, que classificou oito cavalos para a Morfologia da Expointer, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Foram quatro fêmeas e quatro machos, entre os excelentes animais apresentados.
Passaram pela pista de apresentação 75 animais da raça, uma surpresa inclusive para o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea, que esperava 60 animais na disputa das vagas. O julgamento foi de Lauro Martins e o título de grandes campeões foram para ‘Espora de Prata dos Castanheiros’ e ‘São Xavier Huracán’. São Xavier também foi considerado o Melhor Exemplar da Raça.
Martins explica que as fêmeas seguiram a mesma linha em relação às suas características e por isso foram consideradas as melhores. Já entre os machos, São Xavier surpreendeu com sua performance na pista na tarde de sábado, 29/4, segundo dia de apresentações, mas para o Jurado, os três primeiros carregam consigo muito potencial. “Eles possuem o mesmo padrão em termo de comprimento e angulações. Com exceção do quarto, que ainda está em desenvolvimento, devendo chegar a Esteio em condições de se apresentar bem”, salientou.
Fêmeas
Grande Campeã

Espora de Prata dos Castanheiros, criadores e expositores Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, Cabanha dos Castanheiros – Cruz Alta;
Reservada Grande Campeã
Guapa de São Pedro – TE, criador e expositor Eduardo Macedo Linhares, Cabanha Gap São Pedro – Uruguaiana;
3ª Melhor Fêmea
Obra Prima da Reconquista, criador e expositor Marcelo Tellechea Cairoli, Reconquista Agropecuária – Alegrete;
 4ª Melhor Fêmea
KT Baioneta, criadores Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea e expositores Guilherme Tellechea, Tiago Picolli e Eraldo Luquese, Cabanha KT – Uruguaiana.
Machos
Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça

São Xavier Huracán, criador e expositor Caio Cezar Vianna, Cabanha São Xavier – Tupanciretã;
Reservado Grande Campeão
KT Amanhecer, criadores e expositores Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea, Cabanha KT – Uruguaiana;
 3º Melhor Macho
Mano a Mano do Rauna, criador Rafael Augusto do Nascimento e expositores Rafael Augusto do Nascimento, José Inácio e Vinicius Freitas, Cabanha Rauna e Cabanha Escondida – Tupanciretã e Alegrete;
4º Melhor Macho
Um Taura Pampeano, criador Rodrigo Albuquerque Py e expositores Valdecir Souza de Lima e Rodrigo Albuquerque Py, Cabanha Sessenta e Seis – Caxias do Sul;
Gabriela Barcellos

Prefeitura desativa Ecoponto

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), informou nesta semana, que o Ecoponto do município está fechado e não vai recolher mais pneus. A decisão foi tomada pelo prefeito Ronnie Mello, que determinou o fechamento do local e a fiscalização constante pela Ronda Ostensiva Municipal de Uruguaiana (Romu), visto que o Ecoponto funcionava com diversas irregularidades, dentre elas, sem licenciamento ambiental e aval da Corporação de Bombeiros do município.
Conforme Mello, o depósito/abandono de pneus no local está expressamente proibido. “A partir de agora, às empresas e pessoas que forem pegas ou vistas depositando pneus neste local, serão denunciadas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia e tomadas às devidas providências”, ressaltou.
O prefeito frisou ainda que será cumprida a Lei de Logística Reversa, e que quanto aos pneus, a Prefeitura Municipal fará um trabalho social e sustentável após a aprovação do Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Vereadores. “Infelizmente “financeiramente” falando não temos condição alguma de absorver mais um serviço que não é nosso, exceto se utilizados pra fins de projetos sociais e outros”, disse Mello.

Carregamento
Há cerca de duas semanas, no dia 25/4, a SEMA com ajuda da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural realizou o carregamento dos pneus do Ecoponto. No total, foram encaminhados para a CBL Comércio e Reciclagem de Borracha Ltda., 800 pneus inservíveis (carro, moto, caminhão). À época, Ronnie Mello, já avisava que após a limpeza, o local seria desativado. 
Karine Ruviaro

Abertura do Maio Amarelo aconteceu no Teatro Municipal

Na tarde de terça-feira, 2/5, ocorreu no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a abertura oficial do “Movimento Maio Amarelo” em Uruguaiana. A ação que é promovida pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) será desenvolvida em conjunto com grupos e empresas parceiras.
O Teatro Municipal estava lotado. Na oportunidade, com a presença de mais de 700 alunos de escolas públicas e privadas de Uruguaiana, bem como dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Agentes de Trânsito de Paso de Los Libres e de Uruguaiana, representantes do Sest/Senat, e de autoridades locais como o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Eduardo Bertão; do comandante do 1° Bpaf, Luiz Antônio Floresta; da diretora do CFC Shallon, Maraglay Pereira Dias; do vereador, Carlos Alberto Delgado de David; do prefeito Ronnie Mello e do secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, foi dada a largada para as ações do Maio Amarelo.
Fernandes agradeceu em especial a presença das escolas no evento, já que segundo ele, é por meio das crianças que se inicia a educação no trânsito. “É fundamental que os jovens participem de eventos como esse, pois eles vão se tornar cidadãos com hábitos corretos”, comentou.
Em sua saudação, o Prefeito cumprimentou as autoridades presentes pelo trabalho que está sendo realizado em prol da conscientização no trânsito e fez um pedido para as crianças. “Quero que vocês conversem com os pais sobre o que aprenderam aqui das leis de trânsito e sempre que eles fizerem alguma coisa errada vocês corrijam”, disse Mello.
Na ocasião, todos assistiram a uma peça de teatro educativa sobre as leis de trânsito, além de um jogral (espécie de coral falado) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa e a apresentação da “boneca” Maria Eugênia e do mascote da Segtram, o Setranzinho.
A programação do Maio Amarelo será intensa no município. No decorrer do mês, serão desenvolvidas diversas palestras educativas nas escolas e seminários em pontos estratégicos da cidade, assim como será realizada a blitz educativa “Paz no Trânsito” e uma atividade de canoagem no Rio Uruguai.
Karine Ruviaro

Mudança da Farmácia Básica poupa R$ 5 mil/mês da Saúde





Desde terça-feira, 2/5, a Farmácia Básica Municipal está em um novo local. Anteriormente, localizada na Avenida Presidente Vargas - quase em frente a Posto de Saúde, agora, encontra-se instalada no prédio da Antiga Estação Férrea, localizada na Rua Andradas, número 2381 - Largo da Praça Dom Hermeto.
O prédio que abrigava a Farmácia era alugado pela Prefeitura Municipal. Conforme a secretária de Saúde, Thais Aramburu, o aluguel mensal do prédio custava pouco mais de R$ 5 mil. Já o novo local é um prédio público, mais amplo, permitindo assim, um melhor atendimento à população uruguaianense. “Já que o prédio da Antiga Estação Férrea é da Prefeitura, mudamos para lá. Poupamos assim, o valor do aluguel e desta forma, poderemos aplicar esse valor na compra de medicamentos, salientou Aramburu. Ainda de acordo com a Secretária, a ideia é que com o passar do tempo, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também seja transferida para a área anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), poupando assim, mais um valor mensal de aluguel.
No entanto, a mudança de endereço gerou diversos comentários na internet, entre eles está o da moradora Letícia Segabinazzi. “Acho o endereço contramão, principalmente para os idosos. Muitos vão ter que pegar mais de um ônibus para retirar um medicamento. Próximo ao terminal era bem melhor. Tem que facilitar a vida das pessoas. Com isso ganham as farmácias privadas! Assim eu observo!”, escreveu.
Na mesma postagem, o secretário adjunto de Saúde, Raphaelly Felix, escreveu que a Pasta estaria buscando uma solução quanto ao local. “Estamos buscando alternativas para melhor atender a comunidade no que se refere ao acesso. Algumas questões conseguimos resolver de pronto, outras necessitam um tempo mais largo, mas gostaríamos de salientar que estamos imbuídos em buscar a melhor forma para atender as necessidades da população”, disse Felix.

Medicamentos
Para a retirada de medicamentos referente a processos é necessário apresentar um documento do paciente, podendo este ser a fotocópia (RG ou Cartão do SUS). Já para a retirada de medicamentos controlados é necessário apresentar a receita médica que ficará retida na farmácia mensalmente. O atendimento no local ocorre diariamente das 8h às 20h. 

Karine Ruviaro

Secretaria de Infraestrutura relata atividades à Comissão de Serviços





A Comissão de Serviços Municipais recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 3 de maio, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco da Costa Fernandes, e diretor da secretaria, Juca de Lavagem. A presença das autoridades foi requerida pelo vereador Vilson Brites (PMDB) e a reunião contou com os vereadores Eric Lins (DEM) no exercício da presidência da Comissão, Elton da Rocha (PP), Carlos Delgado (PP), Rafael Alves (PMDB) e Mano Gás (PSDB).
Na ocasião foi apresentado o relatório de atividades desenvolvidas desde janeiro, sendo destacada a precariedade de maquinário e inexistência de material para obras e reparos. “Todas as realizações feitas até agora foram conquistadas por doações da comunidade e empresários. O único material que a secretaria dispõe é combustível e previsão de aquisição de pneus”, afirmou Fernandes.
Em atendimentos como limpeza de valas e patrolamentos, no mês de janeiro foram executadas 278 serviços; de março 322 e de abril 406. Na área de iluminação pública, entre consertos e trocas de lâmpadas, 268 atendimentos em janeiro, 277 em fevereiro, 164 em março e 373 em abril. A expectativa de maior investimento neste mês a partir da aquisição de 600 lâmpadas recebidas pela secretaria na última semana.
No município existem aproximadamente 7.500 pontos de luz, com cerca de um terço queimado. Para reposição é feito levantamento por rua e recolocação onde a iluminação está mais deficitária. “O mérito da secretaria andar é dos servidores que estão acreditando na mudança. Não podemos atender a todos por enquanto é por falta de recursos”, finalizou o Secretário.
Pavimentação
Os vereadores questionaram o andamento das obras no bairro Cabo Luiz Quevedo. A respeito da rua Adir Mascia foi noticiada a retomada da obra tratada em reunião com a empresa que presta o serviço na última semana. A situação foi possibilitada com a saída do município do Cadastro de Inadimplentes (Cadin) no Estado que impedia a conclusão do financiamento do Badesul previsto para a rua. Já quanto a rua Monteiro Lobato, os recursos são municipais sendo necessário planejamento da Prefeitura.

Luana Raddatz

Sugestões para o PPA Interativo podem ser enviadas até dia dez

Até o projeto dia dez, a comunidade pode participar da elaboração do Plano Plurianual 2018 – 2021 Interativo (PPA Interativo). O projeto é coordenado pela secretaria de Planejamento Estratégico, comandada pelo arquiteto e urbanista Carlos Prudêncio e a participação ocorre por meio do site da prefeitura, no link www.uruguaiana.rs.gov.br/ppainterativo.
As sugestões estão sendo recebidas desde o dia cinco de abril, e busca possibilitar à população a participar da construção das metas do governo nos eixos básicos: saúde, educação, esporte, cultura e lazer, segurança, trânsito, transportes e mobilidade urbana, assistência social e habitação, meio ambiente e bem-estar animal, infraestrutura urbana e rural, desenvolvimento econômico urbano e rural, além do Poder Legislativo.
As sugestões registradas por meio do site serão analisadas pelas equipes técnicas e a partir daí serão definidas as prioridades e metas até 2021. 
Gabriela Barcellos

Urgência urgentíssima: Câmara vota hoje três projetos do Executivo

A Câmara de Vereadores vota hoje, em regime de urgência urgentíssima, três projetos de lei vindos do Poder Executivo, que buscam autorização do Legislativo para contratação de novos servidores e ainda a abertura de crédito adicional especial no Orçamento para quitar uma dívida referente a desapropriação de terreno no bairro Cabo Luiz Quevedo. As matérias serão apreciadas a partir das 9h30min.
Ampliação de escola
O projeto de lei 20/2017, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no Orçamento vigente no valor de R$ 260 mil. De acordo com o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, que assinou o projeto, o valor será aplicado na quitação de imóvel declarado de utilidade pública para fins de desapropriação na Rua Aleixo Vurlod, destinada a ampliação da escola de educação infantil Tia Nina, visando ampliar a oferta de vagas naquele estabelecimento de ensino. “Importa salientar que, tão logo seja depositado o valor da avaliação judicial, o Município buscará no juízo competente, a imissão provisória da posse, possibilitando, enfim, a expedição de autorização ao início das obras da nova escola”, destaca Carús na justificativa do projeto.
De acordo com o projeto, a referida verba será arrecadada do Programa de Assistência ao Educando, da Educação Infantil.
Agentes comunitários
O projeto de lei 21/2017 dispõe sobre contratação, por tempo determinado, de até 90 agentes comunitários de saúde, vinculados a secretaria municipal de Saúde. Os servidores deverão ser empregados no programa Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), junto às unidades básicas de saúde.
As contratações, por prazo de, no máximo 180 dias, enquanto tramitam as providências administrativas à contratação da empresa ou instituição responsável pelo processo seletivo simplificado, já autorizado.
A carga horária é de 40 horas semanais, com salário de R$ 1.156,33. Para participar, é preciso ter concluído o ensino fundamental, obter classificação em prova escrita, ter concluído com aproveitamento o curso introdutório, morar na área da comunidade em que foi atuar, desde a data da publicação da Lei de autorização dos contratos, e apresentar atestado de bons antecedentes.
Agentes de endemias
O projeto 22/2017 autoriza o município a efetivar a contratação de até cinco agentes de combate às endemias, na condição de supervisores, e até 50 agentes de combate às endemias, vinculados a secretaria de Saúde. A contratação deverá ocorrer por processo seletivo simplificado de provas.
Para o cargo de agente de combate às endemias os requisitos são ensino fundamental completo, e haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório, além de apresentar atestado de bons antecedentes. Já para as cinco vagas de agente supervisor é preciso ter ensino médio completo. Para ambos, a carga horaria é de 40 horas semanais.
Gabriela Barcellos

Ronnie Mello ocupa vice-presidência na FNP

Ocorreu, na semana passada em Brasília, a 71ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com eleição da diretoria, já empossada, que conduzirá a entidade até abril de 2019. O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) integra a nova diretoria.
Mello é o novo vice-presidente de cidades fronteiriças – arco sul. “Devo isso à confiança depositada pelos prefeitos que compõem o Consórcio do Pampa Gaúcho. Sei o quanto será difícil dar sequência ao trabalho do ex-prefeito de Bagé, Dudu Colombo, mas com disposição e integração poderemos superar problemas que nos acompanham há anos”, considerou ele na ocasião.
Trata-se de uma Vice-Presidência Temática e, ao lado dele estão nomes como Nelson Marchezan Júnior (PSDB), prefeito de Porto Alegre, que ocupa a vice-presidência de Ciência, Tecnologia e Inovação; Dr. Davi, prefeito de Planaltina (GO), vice-presidente de Agricultura Orgânica; e Paulo Piau, de Uberaba (MG), vice-presidente de Agricultura.
Já na diretoria executiva, presidida pelo prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, Mello tem como colegas: como vice-presidente de relações institucionais, João Doria, (São Paulo, SP); vice-presidente de ODS, Marcelo Crivella (Rio de Janeiro, RJ); vice-presidente de relações com o Congresso Nacional, Arthur Neto (Manaus, AM); vice-presidente de cidades inteligentes, Rafael Greca (Curitiba, PR); vice-presidente de relações internacionais, Luciano Rezende (Vitória, ES); vice-presidente de reforma federativa, Emanuel Pinheiro (Cuiabá, MT); vice-presidente de mudanças climáticas, Geraldo Júlio (Recife, PE); vice-presidente de regiões metropolitanas, Luciano Cartaxo (João Pessoa, PB); vice-presidente relações com o judiciário, Dr. Hildon (Porto Velho, RO); vice-presidente de relações com fóruns e redes, Edvaldo Nogueira (Aracajú, SE); secretário geral, Antônio Carlos Magalhães Neto (Salvador, BA); 1º secretário nacional Roberto Cláudio (Fortaleza, CE); 2º secretária nacional, Teresa Surita (Boa Vista, RR); 2º secretário, Gean Loureiro (Florianópolis, SC); e 1º vice-presidente nacional, Carlos Amastha (Palmas, TO).
Termos de Compromisso
Já na solenidade de posse, foram assinados novos termos de cooperação entre a FNP e instituições parceiras do municipalismo brasileiro.
FNP e Global Convenant of Mayors – o termo tem o objetivo de firmar o compromisso de apoiar as cidades a avançar com a contribuição brasileira e os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas. O termo foi assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda, pelo presidente da FNP, Jonas Donizette, pelo primeiro conselheiro da União Europeia, Rui Lodovino e pelo secretário-executivo do Iclei para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
FNP e Smart City Expo World Congress – esse termo estabelece a cooperação técnica entre as duas entidades para aprimorar as políticas públicas em sustentabilidade urbana e de cidades inteligentes. Além disso, a FNP se compromete a auxiliar na divulgação do Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha). Assinaram o termo o ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e a área manager Brasil do Smart City Expo World Congress, Paula Mélich Bonet.
FNP e Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro -  estimular o compartilhamento de boas práticas e de iniciativas dos municípios para o combate ao mercado ilegal. Assinaram o termo o ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e o coordenador do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, Edson Vismona.
FNP e Coalizão Latino-americana e caribenha de cidades contra o racismo, a discriminação e a xenofobia – o termo visa apoiar a concretização do plano de ação de 10 pontos propostos pela coalizão.  O termo foi assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda, e a diretora na área programática da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto.
FNP e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) – Cooperação para facilitar e promover a colaboração entre as entidades em áreas de interesse comum, que incluem projetos de infraestrutura de mobilidade urbana, qualidade e eficiência na gestão pública, parcerias público-privada e adaptação das cidades Pós-HABITAT III. Memorando de entendimento assinado pelo ex-presidente da FNP, Marcio Lacerda e pelo gerente de projetos da Unops, David Melo.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2754

Enchente

Na tarde de segunda-feira, 1/5, o prefeito Ronnie Mello esteve junto com a Defesa Civil visitando as áreas alagadas decorrente da enchente. A Prefeitura entregou mantimentos para as famílias desabrigadas, e estuda uma forma emergencial para solucionar este problema.

Skate

Na tarde de domingo, 30/4, no Skate Park de Uruguaiana, localizado no Parcão, aconteceu o “Circuito Streetskate 2017 – primeira etapa”. Em disputa, as categorias amador, iniciante e mirim. O evento teve como objetivo resgatar a essência do skate no na região. A realização ficou por conta da Associação dos Skatistas de Uruguaiana (ASU) e Prefeitura de Uruguaiana.

Arrancadas

Aconteceu no domingo, 30/4, e também na segunda-feira, 1/5, no Brete da Carreteira, a 1ª etapa da Copa de Arrancadas. Ao todo, 150 pessoas participaram das competições de carro e moto que contou com participantes de Uruguaiana, Itaqui, São Francisco do Sul, Quaraí, São Vicente e Argentina. O evento organizado pela Associação de Eventos da Fronteira Oeste (AEFRO) reuniu aproximadamente três mil pessoas, conforme a Associação.

AEU

Vitória Uruguaianense! Jogando fora de casa, no último sábado, 29/4, contra o Horizontina Futsal, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) deu o primeiro passo em busca da série ouro. Os três gols da partida foram marcados pelos atletas do tricolor da fronteira, sendo dois de Grillo e outro de Lucas.

Show
O prefeito Ronnie Mello recebeu o Consultor de Negócios da RGE Sul, Cristiano Pires. Durante reunião, foi fechada a parceria para o “Projeto Música para Todos” que vai trazer para Uruguaiana, o show de Renato Borghetti e Camerata de Porto Alegre. O show será aberto ao público no dia 11/6, e estará dentro das comemorações dos 171 anos de emancipação do município. A Camerata Porto Alegre apresenta o espetáculo sob a regência do maestro Telmo Jaconi, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e regente da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Em breve será divulgado o local e horário da apresentação e da feira.

Carros
Nos dias 27 e 28/5, a partir das 9h, no Parcão, ocorre o 1º Encontro Internacional de Carros Antigos. No local, além das exposições haverá praça de alimentação e shows.

Projeto
A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do setor de Educação Ambiental, está convidando a comunidade do bairro João Paulo II para participar do primeiro encontro de lançamento do projeto “Mãos à Horta” que acontecerá no dia 11/5, às 9h, na Rua Domingos de Almeida número 2177. O projeto tem como objetivo realizar a redução na geração de resíduos orgânicos, bem como fazer a correta separação dos resíduos domiciliares, promover hábitos alimentares saudáveis e fazer com que as famílias dessa comunidade tenham uma opção de renda extra.

ENEM
Começa na segunda-feira, 8/5, às 10h e vai até às 23h50min do dia 19/5, as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio 2017. O cadastro deve ser feito exclusivamente no endereço www.enem.inep.gov.br/participante/.

Armamento
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, na terça-feira, 2/5, que armas de fogo apreendidas devem ser encaminhadas para destruição ou doação, em até 48 horas, pelo juiz competente ao Comando do Exército. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). As armas podem ser doadas aos órgãos de segurança pública ou Forças Armadas - qualquer órgão pode demonstrar interesse pelas armas à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

Vendas
Com o slogan “Pizza do Clã, para quem tem fome de ajudar!”, o pessoal da Cia de Teatro e Dança Clan Destinos estará vendendo no dia 12/5, das 18h às 21h, pizzas de bacon, mussarela e calabresa a R$ 12 cada. Ao comprar, você estará contribuindo com o projeto “Por uma Uruguaiana mais cultural”. As pizzas devem ser retiradas na Rua Venâncio Aires, nº 1930 - fundos.

Baile
No sábado, 6/5, a partir das 23h55min, no CTG Sinuelo do Pago, acontece o baile com Chiquito e Bordoneio. Os ingressos antecipados estão à venda por R$ 20 em diversos pontos de vendas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3413 – 1530.

Bairros
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os representantes das associações de bairro do município para participarem de uma reunião amanhã, 5/5, às 9h, no Salão NUMESC da Secretaria. Na pauta, o Controle da Dengue e da Leishmaniose na cidade.

Corrida
Acontece no dia 6/5, a 1ª etapa do Circuito de Corridas Uninter. As inscrições podem ser feitas nos polos da instituição de ensino ou no site www.ucrsm.com/circuitodecorridasuninter e custam R$ 45. Em disputa, percursos de 4 ou 8 quilômetros. A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Brigada Militar.

Privilégios

As empresas são o centro do ambiente econômico saudável. Elas geram riqueza e recolhem tributos para sustentar o Estado. É lá onde os homens buscam sustento; é lá onde os homens buscam bens e serviços para satisfazer suas necessidades. São as empresas que merecem privilégios.

Abastecimento de água será interrompido na noite de hoje

A partir das 22h de hoje, 4/5, o abastecimento de água em toda a cidade ficará temporariamente suspenso. O motivo é a interligação do pré-sedimentador. 
O sistema tem a finalidade de auxiliar na primeira fase do tratamento por meio da retenção de resíduos e partículas mais pesados da água. Esse processo ocorre logo após a entrada da água captada do Rio Uruguai na Estação de Tratamento de Água (ETA).
A construção do empreendimento teve início em outubro do ano passado. O investimento foi de cerca de R$ 580 mil. “A ampliação da ETA irá facilitar a manutenção e limpeza dos tanques, garantir mais sustentabilidade nos processos operacionais e otimizar o consumo de energia elétrica”, explicou o gerente de operações da concessionária de água e esgoto em Uruguaiana, Herbert Dantas.
A previsão é que o serviço seja normalizado até às 6h de sexta-feira, 5/5.

Ed. 2754 - No Rio Uruguai: Adolescente é encontrado morto

Edição digital, aqui..
  1. Reforma trabalhista é só o começo
  2. Show
  3. Carros
  4. Skate
  5. Arrancadas
  6. Enchente
  7. Armamento
  8. Vendas
  9. Baile
  10. Bairros
  11. Corrida
  12. AEU
  13. Projeto
  14. ENEM
  15. Privilégios
  16. Ronnie Mello ocupa vice-presidência na FNP
  17. Sugestões para o PPA Interativo podem ser enviadas até dia dez
  18. Secretaria de Infraestrutura relata atividades à Comissão de Serviços
  19. Câmara vota hoje três projetos do Executivo
  20. Mudança da Farmácia Básica poupa R$ 5 mil/mês da Saúde
  21. Abertura do Maio Amarelo aconteceu no Teatro Municipal
  22. Prefeitura desativa Ecoponto
  23. Uruguaiana sedia Exposição Passaporte para Morfologia
  24. Campeonato de Angus movimentou a Pastoril no fim de semana
  25. Exposição Passaporte em Bagé tem programação intensa
  26. Pescador encontra corpo de menor desaparecido
  27. Dupla presa depois de esfaquear menor de 14 anos
  28. Homem é assassinado dentro de casa
  29. Unipampa está com inscrições abertas
  30. Estudantes de Uruguaiana assistirão palestra sobre Educação Financeira
  31. UFPel terá cotas na pós-graduação
  32. PUCRS vai aceitar nota do Enem
  33. Alunos do Colégio Agrícola participaram de palestra
  34. Uruguaianense tem filme premiado em Festival
  35. Festival de Rock reuniu bandas da região
  36. Hacker afirma ter divulgado episódios inéditos de “Orange is the new black”
  37. CineSesc terá sessão especial hoje
  38. The Simpsons faz balanço sobre presidência de Trump
  39. Conheça as chamadas Flores de Inverno
  40. Mariana Rios revela que vaidade vem desde a infância
  41. Rafa Gomes curte férias com a família em Orlando
  42. Malhação
  43. Novo Mundo
  44. Rock Story
  45. A Força do Querer
  46. Lana Laham faz sucesso e se firma como modelo

Resistência no JP causa acidente na Flores


Uma colisão envolvendo uma camioneta e um automóvel tirou a vida de um empresário de Uruguaiana. Uma patrulha da Brigada Militar deslocava-se na camioneta, com rapidez e preferência de tráfego, pela Rua General Flores da Cunha, quando colidiu com o automóvel dirigido pelo empresário Eduardo Jacques, que cortou a via pela Rua General Hipólito.
Com o choque, na lateral esquerda, o automóvel foi arremessado sobre um poste na esquina das referidas vias, resultando na morte do motorista. O corpo de Eduardo ficou estendido no interior do veículo, com o tórax no porta-malas. Os policiais também sofreram ferimentos e foram levados ao Pronto Socorro Municipal, onde recebem atendimento e não correm risco de morte.

A resistência
A patrulha se dirigia ao loteamento João Paulo II, onde outros policiais enfrentavam resistência à prisão e desordem generalizada. Após uma abordagem a quatro usuários de entorpecentes, o pai de um, Emerson Peres de Souza, desferiu um soco em um dos policiais, sendo preso imediatamente.
Enquanto os drogados fugiam, Emerson resistia a prisão e conclamava os populares ao enfrentamento com a polícia. Incitada pelo marido, a esposa Maria Cristina Neris, deu continuidade a agressão aos policiais, no que foi seguida por outros populares. Instalada a desordem, disparos de arma de fogo por um dos PM colocou os valentes em disparada, mas Maria Neris também foi presa e conduzida à Delegacia onde, por determinação do delegado plantonista Enio Tassi, foi registrada ocorrência simples por desobediência, resistência a prisão, lesão corporal e dano qualificado ao patrimônio público.

A desmoralização
Enquanto o policial agredido era suturado no Pronto Socorro e recebia 8 pontos cirúrgicos, os delinquentes retornavam ao “doce lar” e ao cotidiano da vida em conflito com a Lei, desmoralizando mais uma vez o Estado, que não garante qualquer segurança ao cidadão, tampouco aos próprios policiais.