sábado, 6 de maio de 2017

AEU enfrenta hoje a APF





Após começar a série prata da melhor forma possível, com uma linda vitória fora de casa contra o Horizontina Futsal (por 3 a 0), a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), joga novamente fora do Schmitão. Hoje, 6/5, a disputa é contra a Associação Parobeense de Futsal (APF).
Pela 2ª rodada da série prata, a AEU enfrenta a APF, às 20h, no Ginásio Cleto Dória de Azambuja, em São Borja.  O comando técnico fica a cargo de Noninho Menezes. Avante, tricolor da fronteira!

Karine Ruviaro

Escola de Basquete está com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer está com inscrições abertas para a Escola Municipal de Basquete Lance Livre. Podem participar meninos e meninas entre 7 e 14 anos.
Serão dois dias de aula por semana, sendo na terça-feira e quinta-feira, das 16h às 18h. As mesmas ocorrerão no Centro Esportivo Nova Esperança, bairro Nova Esperança.
Os interessados em participar do projeto devem se dirigir a sede da Secretaria (antigo Juventude Atlético Clube) de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h, acompanhados de fotocópia da Carteira de Identidade do aluno e responsável, matrícula escolar e uma foto 3x4 do aluno para preencher a ficha de inscrição.  Menores devem estar acompanhados dos responsáveis no ato da inscrição.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: 3413-6201.
Karine Ruviaro

É hoje! Circuito de Corridas Uninter visa inclusão social

Acontece hoje, 6/5, às 19h30min, o “Circuito de Corridas Uninter”.  Promovido pelo Polo de Apoio Presencial Uninter de Uruguaiana e Dri Assessoria e Gestão Educacional Ltda., o evento com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, Secretária de Seguranças, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) e Brigada Militar. Com caráter esportivo, o evento objetiva a inclusão social, incentiva ao esporte, bem como realiza a confraternização entre os adeptos da modalidade.
Inscrições
As inscrições que custavam R$ 45 terminaram na última quarta-feira, 3/5. Na oportunidade, os participantes puderam escolher entre correr 4 ou 8 quilômetros com um circuito elaborado pelos promotores do evento.
Para a competição os 200 primeiros inscritos (pagantes) receberam um kit completo composto por: mochila; squezze; camiseta evento; número de peito; adesivo. Já o kit dos atletas inscritos após os 200 primeiros receberam uma mochila; um squezze; um número de peito e adesivo.
Categorias
O “Circuito Uninter de Corridas” estará dividido da seguinte forma: adulto masculino e feminino no qual enquadram-se as categorias de pessoas até 29 anos; de 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; 60 anos ou mais.
Prova
O tempo de duração de prova será de uma hora e meia. O atleta será automaticamente desclassificado nas seguintes hipóteses: empurrar, esbarrar ou, por qualquer meio, prejudicar outro atleta, de modo a impedir ou dificultar a sua progressão na Corrida; deixar o percurso correto da prova.
No local de corrida serão colocados sanitários à disposição dos participantes. Conforme regulamento, a Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico, havendo, contudo, um serviço de ambulância para remoção e atendimento médico dos atletas, tanto de emergência como de continuidade.
Premiação
Em cada etapa premiam-se: os 100 primeiros concluintes de 4km e 8km independente de categorias receberão medalha de participação; troféus para os três primeiros classificados no geral (4km e 8km); troféus para os 1º, 2º e 3º classificados em cada categoria e faixa etária.
Circuito
Esta é a primeira etapa da competição e é a única que acontece durante a noite, com largada e chegada no Polo Uninter Uruguaiana, às 19h30min. A etapa seguinte será realizada no Polo Uninter Itaqui, no dia 26/6. Já a terceira etapa, acontece em 6/8, com largada e chegada no NAC (Núcleo de Apoio e Capacitação) em Alegrete. E a última etapa desta competição ocorre novamente em Uruguaiana, no dia 17/12. “O objetivo é estimular a busca por mais saúde, incentivando a participação dos moradores em todas as etapas. A cada percurso, os corredores receberão partes do que formará uma medalha ao final do circuito. Também faremos a cronometragem eletrônica, somando os tempos de cada fase para a entrega de um troféu especial aos vencedores do circuito completo”, explica Maria Cristina Dri Machado, organizadora do evento e gestora dos polos da Uninter de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete e Quaraí.
Karine Ruviaro

Senac promove Feira de Oportunidades

Em sua 12ª edição, todas as Unidades do Senac no Estado, promovem de 8 a 12/5, mais uma edição  da Feira de Oportunidades do Senac-RS. Em Uruguaiana, a programação é bem diversidade, contando com palestras, oficinas e Talk Shows em diversas áreas do conhecimento. Neste ano, o tema é “Quem se destaca muda de vida”.
Tradicional no calendário gaúcho, a expectativa da instituição de ensino é que em todo o Estado, mais de 100 mil pessoas sejam atendidas gratuitamente por meio das atividades, que também incluem ofertas de emprego, orientação profissional e atendimentos ao público. Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a ação já figura como um dos mais importantes eventos de incentivo à educação profissional do Rio Grande do Sul. “Este ano não será diferente, mais de 100 mil pessoas serão atendidas gratuitamente nos 497 municípios gaúchos. Muito nos orgulha ter um momento especial para mostrar a importância da qualificação profissional no país”, ressaltou Rosa.
A Feira foi criada em alusão ao Dia do Trabalhador e tem como finalidade levar qualificação profissional gratuita ao maior número de gaúchos. Ao longo de 11 edições, 579.685 pessoas passaram pelo evento. As atividades são abertas ao público. O valor da inscrição é simbólico, já que para participar, basta apenas doar um quilo de alimento não perecível.

Programação
Na segunda-feira, 8/5, das 19h30min às 21h, no Auditório do Senac Uruguaiana, ocorre um Talk Show sobre Enfermagem. Entre os participantes já confirmados estão a secretária municipal de Saúde, Thais Aramburu e a professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Drª Daiana de Ávila.
Na terça-feira, 9/5, das 9h às 17h, acontece a “Feira de Empregos”, onde diversas empresas estarão no Senac, selecionando e recrutando profissionais de diversas áreas. No entanto, vale ressaltar que para o candidato participar das seleções, é necessário realizar uma oficina no Senac, sobre elaboração de currículos ou sobre Marketing Pessoal.
 Já na noite de quarta-feira, 10/5, das 19h30min às 21h, também no Auditório do Senac, ocorre um Talk Show sobre Administração. Entre os convidados, o presidente do Sindilojas, Giancarlo Ferriche Fonseca e o empresário Ismael Baklizi.
No dia seguinte, 11/5, em mesmo horário e local, acontece o Talk Show de Informática.  Além dos eventos já descritos acima, o Senac visitará todas as escolas de Ensino Médio de Uruguaiana e Barra do Quaraí, além da Unipampa,  durante a semana da Feira.
Karine Ruviaro

Projeto busca integração com escolas rurais





Aconteceu na quinta-feira, 4/5, a abertura oficial do “XVII Meio Rural em Ação”. O evento ocorreu na AABB de Uruguaiana.
O “Projeto Meio Rural em Ação” tem como finalidade promover a integração entre escolas do meio rural com a comunidade urbana. A inclusão deverá acontecer por meio de atividades recreativas e culturais.
Na oportunidade, houve apresentações de musicoterapia, peça de teatro, hora do conto e brincadeiras organizadas pelo 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Grupo Uruguaiana. O evento proporcionou aos alunos, professores e demais presentes um almoço e café da tarde.
Fazem parte das escolas do meio rural, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Oscar Machado; Vertentes; Dr. Crespo de Oliveira; Dom Fernando Mendes Tarrago; Patrício Lopes e Alceu Wamosy.
O Projeto é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Lions Clube Uruguaiana, e empresários locais. Estiveram presentes na abertura, o prefeito Ronnie Mello, o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz; secretária adjunta, Maiza Pereira Jacques; o casal presidente do Lions Clube Uruguaiana, Rosane e Luis Oscar Kessler.

Karine Ruviaro

Homem morre em acidente na Flores da Cunha



Uma colisão, na noite de quarta-feira, 3/5, por volta de 20h15min resultou na morte de um empresário. O acidente envolveu uma viatura da Brigada Militar e um veículo VW Gol. O motorista do Gol, Eduardo Scholdz Jacques, que estava completando 53 anos de idade naquele dia, morreu instantaneamente. Os policiais militares que estavam na viatura também ficaram feridos, foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal e liberados pouco depois.
No momento do acidente, a viatura prefixo 9478 e  placas IKY-4630, dirigida pelo policial André Luiz Dorneles, trafegava pela Rua Flores da Cunha em alta velocidade e com o “giroflash” acionado, pois deslocava-se em apoio a outra equipe da BM, que atendia uma ocorrência no conjunto habitacional Salvador Faraco. O Gol dirigido por Jacques cortou a via pela Rua General Hipólito.
Com o choque, na lateral esquerda, o automóvel foi arremessado sobre um poste na esquina das referidas vias, resultando na morte do motorista. O corpo de Eduardo ficou estendido no interior do veículo, com o tórax no porta-malas.
A resistência
A patrulha se dirigia ao loteamento Salvador Faraco onde outros policiais enfrentavam resistência à prisão e desordem generalizada. Após uma abordagem a quatro usuários de entorpecentes, o pai de um, Emerson Peres de Souza, desferiu um soco em um dos policiais, sendo preso imediatamente.
Enquanto os usuários fugiam, Emerson resistia a prisão e conclamava os populares ao enfrentamento com a polícia. Incitada pelo marido, a esposa Maria Cristina Neris, deu continuidade a agressão aos policiais, no que foi seguida por outros populares. Instalada a desordem, disparos de arma de fogo por um dos PM colocou os valentes em disparada, mas Maria Neris também foi presa e conduzida à Delegacia onde, por determinação do delegado plantonista Enio Tassi, foi registrada ocorrência simples por desobediência, resistência a prisão, lesão corporal e dano qualificado ao patrimônio público.
A desmoralização
Enquanto o policial agredido era suturado no Pronto Socorro e recebia 8 pontos cirúrgicos, os delinquentes retornavam ao “doce lar” e ao cotidiano da vida em conflito com a Lei, desmoralizando o Estado, que já não garante segurança ao cidadão, tampouco aos próprios policiais.

Engenhos de arroz serão fiscalizados pelo MPT

Um projeto de regularização das condições de saúde e de segurança no Trabalho voltado à indústria beneficiadora do arroz deverá ser iniciado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O plano deve começar pela região de Pelotas, contudo, deve chegar a Uruguaiana ainda este ano.
Responsável pelo projeto, o MPT já iniciou sua organização, que deve seguir o modelo de força-tarefa, já usado em outros projetos voltados a frigoríficos e a hospitais. A decisão de organizar a ação se deu a partir do encaminhamento de uma pesquisa sobre as condições de trabalho no setor. A mesma foi realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA).
Em 2016, duas audiências públicas foram realizadas pelo MPT visando debater o tema: a primeira foi em Pelotas, no mês de abril, e outra no município de Alegrete, no mês de maio.
O projeto de regularização também terá abrangência estadual, especialmente em regiões como a Campanha e Fronteira Oeste, onde se concentram o maior número de empresas desse setor e consequentemente reúnem altos índices de doenças ocupacionais.
Karine Ruviaro

Meio Ambiente é tema de encontro entre autoridades brasileiras e argentinas

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Uruguaiana foi palco de encontro da Comissão Binacional de Meio Ambiente. No auditório da instituição, autoridades políticas, cônsules, advogados, representantes de instituições de ensino, técnicos e ambientalistas debateram ações que visam tornar efetivo um plano de Educação Ambiental não formal na fronteira.
De acordo com o assessor jurídico da Comissão, Luiz Alberto Pirotti, a educação formal e não formal possuem diferenças. “A formal é aquela ensinada pelas escolas que vai do ensino básico até as universidades. Já a educação não formal tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a população da necessidade de se organizar, preservar e melhorar o meio ambiente”, disse. Ainda segundo ele, o Meio Ambiente é responsabilidade de todos.
O presidente da Comissão Binacional de Meio Ambiente, o argentino Roberto Sanches, ressaltou que essa foi a primeira de uma série de reuniões que visam a definição de um projeto de conscientização das populações de Paso de Los Libres e Uruguaiana sobre a preservação do Meio Ambiente, principalmente do Rio Uruguai que faz a divisa entre as cidades. “A população não tem conhecimento das leis ambientais e elas são diferentes no Brasil e na Argentina. Estamos trabalhando para unificar esse tema. É um trabalho difícil”, frisou Sanches.
Além do Cônsul da Argentina em Uruguaiana, Alejandro Massuco, e de Sérgio Taam, Cônsul brasileiro na Argentina, também esteve presente a chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lilian Zenker, que na oportunidade, apresentou a Política Ambiental de Educação Ambiental (PEEA) – Lei nº 13.597 de 30 de dezembro de 2010 -, a qual instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental, criou o Programa Estadual de Educação Ambiental e complementou a Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, no Estado do Rio Grande do Sul, regulamentada pelo Decreto Federal nº 4.281, de 25 de junho de 2003. Segundo ela, a população se desmotiva com a questão ambiental a cada troca de Governo. “Infelizmente, os governos (Estadual e Federal) vão passando e as ações sofrem com a descontinuidade, e por isso, as pessoas se desmobilizam e se desmotivam”, disse.
Karine Ruviaro

Unicred é a nova “dona” da Arena da Cova





A Arena da escola de samba Unidos da Cova da Onça foi mais uma vez leiloada. O remate aconteceu na última quarta-feira, 3/5, às 17h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU). Novamente não houve interessados em arrematar o local. A informação é do leiloeiro Marcos Vinicius Menezes Quadros.
Ainda de acordo com Quadros, agora, a Unicred Centro-Oeste/RS assume a propriedade plena do imóvel e ganha o “direito” de registro do imóvel em Cartório.
Tentando reverter à situação, o advogado da Escola, Marco Aurélio Rodrigues da Costa, informou à equipe de reportagem do Jornal CIDADE que “iremos registrar a ação de usucapião que vem em tramitação desde 2006 junto ao registro de matrícula do imóvel, conforme sugerido pela juíza em determinado momento”, disse.
Entenda
Em meados de abril, o presidente da escola, José Carlos Barbosa Zaccaro foi notificado que a sede da Cova e uma casa – pertencente a escola e localizada na Rua Venâncio Aires - iriam a leilão. O remate foi motivado pelo não pagamento de um financiamento na modalidade fiduciário junto a Unicred Centro-Oeste/RS contraído pelo presidente, tratando-se então, de uma dívida de pessoa física.
No dia 26/4, os dois imóveis foram a leilão em conjunto, no chamado lote fechado, tendo como lance inicial o valor de R$ 1,9 milhão, correspondente a soma dos valores das avaliações dos dois imóveis: R$ 1,3 milhão a sede da escola, e R$ 600 mil a casa. Porém, à época, a casa em que vive Zaccaro foi retirada do pregão devido a uma ação anulatória impetrada na 2ª Vara Cível por Raquel Aymone Klosterhoff e aceita pela juíza Karina de Oliveira Leonette Padilha. Já a sede da Cova, foi a leilão, mas não obteve nenhum remate.  Outra ação também teria sido movida tentando impedir a realização do remate da sede, contudo, esta não teria sido aceita pela magistrada.
Já o segundo leilão aconteceu no início deste mês, conforme descrito acima. E o montante mínimo para arrematação era o valor da dívida corrigido, mais as despesas previstas, que corresponde a R$ 1.406.224,16.

Dívida previdenciária dos municípios será tema de audiência pública

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou requerimento de autoria do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) que propõe a realização de audiência pública para debater o endividamento dos municípios brasileiros em relação ao regime próprio de previdência de seus servidores. A reunião está marcada para o próximo dia 18 de maio, a partir das 9h, no Anexo II da Câmara dos Deputados.
De acordo com Heinze, uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que o débito dos municípios com a União já ultrapassa R$ 62 bilhões. Na justifica, o Parlamentar afirma que o alto grau de pendências financeiras, obriga os prefeitos, premidos pela necessidade das certidões negativas de débitos, a pactuarem com o governo sucessivos parcelamentos mediante a retenção de percentuais repassados via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Toda essa conta renegociada, corrigida pela taxa SELIC, torna-se impagável e o seu consequente atraso gera o bloqueio, parcial ou integral, dos valores do FPM. Essa ação está inviabilizando as administrações locais”, afirma Heize.
O deputado usou números de recentes estudos que revelam a situação dramática de grande parte das cidades brasileiras para fundamentar a urgência do debate. Segundo ele, em 2015 foram transferidos, via FPM, R$ 84,36 bilhões. A retenção naquele ano correspondeu a 8,78% dos recursos devidos. Em 2016, dos R$ 99,21 bilhões pagos, 9,11% foram confiscados. “Na audiência que propus, com o apoio de todos os gestores municipais, vamos cobrar uma ação imediata do governo de forma a permitir que os municípios possam pagar essa dívida sem comprometer investimentos tão necessários e urgentes nas mais diversas áreas” garante.
Prerrogativa do Executivo
Em fevereiro deste ano, Heinze apresentou requerimento de Indicação à Presidência da República, em que sugere ao governo o envio de projeto de lei ao Congresso Nacional para permitir o refinanciamento das dívidas previdenciárias. “A prerrogativa desse tipo de proposta é de competência exclusiva do poder Executivo e não pode partir do legislativo”, explica.
Entenda
A regulamentação geral dos regimes próprios de previdência dos servidores públicos deu-se com o advento da Lei nº 9.717/98 e qualquer modificação do seu conteúdo só pode ocorrer por meio de lei ordinária superveniente, de iniciativa do Presidente da República, conforme preceitua o art. 61, § 1º, inciso II, alínea c, da Constituição Federal.
Gabriela Barcellos

Câmara proíbe ingresso de objetos no plenário

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de quinta-feira, 4/5, um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que proíbe a entrada de vários objetos no plenário da casa legislativa. A justificativa é de que a utilização dos mesmos pode provocar sinistros ou risco de ferimentos. “Nosso objetivo principal é preservar a segurança tanto dos vereadores e servidores, como dos cidadãos que frequentam este espaço público”, disse o presidente do Parlamento, vereador José Fernando Tarragó. De acordo com o Parlamento, a resolução foi criada a partir de um levantamento técnico, feito por profissionais, e que determinou, entre outras coisas, a capacidade populacional do prédio, que ficou restrita a 84 pessoas no auditório.
A resolução proíbe a utilização de tambores, cornetas, apitos e demais instrumentos musicais de quaisquer espécies; velas, isqueiros, fósforos, pilhas de lanterna e assemelhados capazes de gerar chama; garrafas metálicas ou de vidro; líquidos de qualquer natureza, exceto água em recipiente plástico até 1 litro; madeiras e/ou plásticos rígidos de qualquer tamanho, mesmo que façam parte de mastros, bandeiras, banners, álbum seriado, etc; bandeiras, banners, faixas e cartazes de qualquer natureza que excedam um metro quadrado, mesmo que sem qualquer espécie de material rígido que lhe faça parte; e materiais ou compostos tóxicos, ácidos, alcalinos, explosivos, fogos de artifício de qualquer tamanho, volume ou espécie.
Gabriela Barcellos

Empreendedorismo pode virar matéria escolar

O vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB) quer que alunos da rede municipal de ensino recebam, na escola, conceitos de empreendedorismo. O assunto é abordado em um projeto de lei que teve iniciada sua tramitação nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores.
O projeto pede que seja acrescentada a matéria de ‘noções e conceito de empreendedorismo’ como curso extracurricular, considerando a preparação do aluno para o mercado de trabalho. O tema poderá ser incorporado às disciplinas da grade curricular obrigatória a critério da secretaria Municipal de Educação e o Poder Executivo fica autorizado a celebrar convênios para o desenvolvimento de atividades e projetos na rede municipal e para a capacitação do corpo discente. Ainda de acordo com o projeto, estão incluídas no curso: ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação; a introdução de conceitos de educação financeira, cultura organizacional gestão de negócios e de mercado; e o fomento da capacidade de gestão e inovação, através de atividades que estimulem criatividade.
“Acreditamos que a partir da aplicação do projeto serão estimuladas competências que capacitem jovens a tomar decisões, traçar metas e planos, e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas”, disse Brites. Ele também esclareceu que a proposta tem como alvo o desenvolvimento do espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, assim como buscar o crescimento econômico e sustentável em Uruguaiana na medida em que o empreendedorismo é a porta de entrada para a inovação tecnológica.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2755

Fusca

Na quarta-feira, 3/5, o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, e funcionários da Secretária receberam a visita dos representantes do “2° Fusca Cross”. O evento faz parte da programação do Maio Amarelo e vai ocorrer no dia 28/5, no Brete da Carreteira.

Saúde

O prefeito Ronnie Mello fez uma visita não programada aos setores da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, constatou alguns problemas que a comunidade enfrenta, e já se reuniu com a secretária de Saúde, Thais Aramburu, e o secretário adjunto, Raphaelly Félix para buscar soluções imediatas. “É importante escutarmos os anseios da comunidade e ver de perto a realidade como ela é para identificar os pontos de melhoria”, disse Mello.

Bairros

Na manhã de ontem, 5/5, no Salão do NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), reuniram-se representantes das associações de bairros do município e agentes de endemias. Na pauta, o Controle da Dengue e da Leishmaniose na cidade. A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ressocialização

O prefeito Ronnie Mello recebeu na manhã de quinta-feira, 4/5, a visita da vereadora Suzana Alves (PRB) e da obreira da Igreja Universal e coordenadora dos trabalhos nos presídios da região, Eni Margarete Gonçalves. Durante a visita, Mello recebeu um convite para participar da apresentação dos trabalhos do Grupo UNP-RS (Grupo Universal nos Presídios) no auxílio das atividades de ressocialização de presos junto às Instituições Penitenciárias do Estado e na Região que acontecerá no dia 21/5, às 16h, na sede do SIMUR.

ENEM
Começa na segunda-feira, 8/5, às 10h e vai até às 23h50min do dia 19/5, as inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio 2017. O cadastro deve ser feito exclusivamente no endereço www.enem.inep.gov.br/participante/.

Sesc
Hoje, 6/5, às 16h, o CineSesc apresenta em sua programação o documentário brasileiro “A Alma da Gente”, que mostra a história do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, que coordenou um projeto de dança com adolescentes moradores da Favela da Maré, levando à apresentação do espetáculo “Dança das Marés”. O filme mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes. Dez anos mais tarde, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto deste evento em suas vidas.

Guapa
O Grupo Uruguaianense de Apoio à Prevenção da Aids (Guapa) - que atende portadores de HIV e seus familiares - precisa da ajuda da comunidade mais uma vez. Para prestar atendimento às 150 famílias que auxiliam, a ONG necessita da doação de arroz, açúcar, feijão, azeite, massa, farinha de trigo e milho, leite integral e condensado. Para doar basta entrar em contato com o Guapa pelos telefones 99947-9956 ou 98152-9920.

Mais Médicos
Municípios de todo o Brasil terão nova oportunidade de ampliar o número de vagas do Programa Mais Médicos. As prefeituras agora vão poder realizar a contratação de profissionais cubanos, por meio de cooperação direta com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com recursos próprios. A medida também poderá ser adotada pelas cidades que ainda não aderiram à iniciativa.

Convite
Ocorre na terça-feira, 9/5, às 15h, na Biblioteca Pública, uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede).

Palestra
Acontece no dia 10/5, às 14h, na Câmara de Vereadores, uma palestra sobre a conscientização e atenção aos pacientes com Lúpus. A apresentação fica por conta do Dr. Sandro Evaldt. A entrada é gratuita.

Feira
Acontece amanhã, 7/5, a 1ª Feira da Comunidade Zona Leste nas dependências do Centro Esportivo Zona Leste, no bairro Santo Inácio. A ação tem apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O evento que começa às 9h se estende até 13h com diversas atrações como: jogos de integração, presença de grupos musicais, mateada, estandes de informação e venda e exposição de produtos. Na ocasião será vendido um risoto a R$ 10.

Recuperação I
Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural começou na quarta-feira, 3/5, a recuperação de vias no trevo da Rua Duque de Caxias (esquina dos quartéis), seguindo pela Avenida Setembrino de Carvalho. Paralelamente a isso, outro grupo realizou o corte de grama na Praça Argentina e nas Áreas verdes do bairro João Paulo II.

Recuperação II
Já na manhã de quinta-feira, 4/5, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural iniciou o patrolamento da Rua Feliciano Ribeiro, no bairro São João e da Rua Acário de Carvalho, no bairro Ipiranga. Assim como, realizaram a melhoria do acesso ao Instituto Federal Farroupilha, no bairro Cabo Luís Quevedo. Em caso de chuva, os trabalhos serão interrompidos.

Baile
Hoje, 6/5, a partir das 23h55min, no CTG Sinuelo do Pago, acontece o baile com Chiquito e Bordoneio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3413 – 1530.