quinta-feira, 11 de maio de 2017

Sesc apresenta programação do Dia do Desafio





Em 31/5, acontece mais uma edição do Dia do Desafio (DDD) em todo o Rio Grande do Sul.  Promovido anualmente pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras, o evento esportivo propõe que as pessoas invistam pelo menos 15 minutos do seu dia para praticar algum exercício físico.
Neste município, entre as atividades propostas para a comunidade uruguaianense estão uma corrida noturna, aula de ginástica, passeio ciclístico, entre outras. Ao longo do dia, os monitores do Sesc local visitarão as empresas do município para desenvolver atividades relacionadas ao Dia do Desafio 2017.
Na região de Uruguaiana, também confirmaram participação os municípios de Barra do Quaraí e Quaraí. A ação acontece em forma de competição saudável entre as duas cidades. O DDD é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.
Programação
Para às 00h01min, está marcada para acontecer uma corrida noturna com saída do Sesc local; às 9h, ocorre a abertura oficial com uma aula de ginástica na Praça Barão do Rio Branco; às 10h, acontece a Blitz Tota – mix de ginástica, também na unidade Sesc do município. Já às 19h, haverá um passeio ciclístico com saída e chegada na Prefeitura Municipal.
Karine Ruviaro

Uruguaiana sediará evento internacional de Rugby

No sábado, 13/5, acontece o “1º Seven Rugby Uruguaiana”. O evento reunirá times da Argentina, Uruguai e Brasil e tem como propósito principal unir times da região da fronteira para estudar o esporte, jogar e confraternizar.
O evento é aberto ao público e não possui nenhum custo. O 1º Seven Rugby Uruguaiana é organizado pelo Angico Rugby Clube Uruguaiana.
O encontro contará com atividades técnicas de desenvolvimento dos praticantes do esporte. Entre eles, haverá uma oficina de arbitragem que ocorrerá às 9h, no auditório do SENAC.  Durante a tarde, o evento contará com jogos entre as equipes Uruguay Rugby La Cruz (Argentina), Bufallos Rugby Bella Union (Uruguai), Club Altlético Libreño (time de Passo de Los Libres) e Unipampa Rugby Team (Uruguaiana). Os jogos serão realizados na modalidade seven, ou seja, quando os times jogam com apenas sete jogadores, sendo que cada delegação trará suas equipes de masculino e feminino. As competições ocorrerão no 22º Grupo Artilharia de Campanha Autopropulsada – Grupo Uruguaiana (22° GAC AP).
No final da tarde, além dos jogos, os times farão uma confraternização chamada de 3º Tempo. A ideia desta parte do evento é aproximar os adversários, trocar experiências e afirmar que as disputas ficam somente em campo.
O diretor esportivo do clube Angico, Douglas Bitencourt Panerai, comentou sobre o evento. “Nós estamos muito orgulhosos de organizar um evento como esse. O Angico é um clube recente que está crescendo assim como o esporte. Nossos parceiros argentinos e uruguaios são de grande ajuda não só com o Now How, mas também sendo os nossos adversários em campo, assim nós melhoramos cada vez mais a qualidade técnica dos nossos times”, explicou Panerai.

Rugby
Um jogo onde o objetivo é levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o rugby. Neste esporte, todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola à frente.
Karine Ruviaro

Circuito de Corridas Uninter reuniu cerca de 200 competidores






Aconteceu no final da tarde de sábado, 6/5, a primeira etapa do “Circuito de Corridas Uninter”.  Promovido pelo Polo de Apoio Presencial Uninter de Uruguaiana e Dri Assessoria e Gestão Educacional Ltda., o evento contou com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, Secretária de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) e Brigada Militar. Com caráter esportivo, o evento objetivou a inclusão social, incentivou ao esporte, bem como realizou a confraternização entre os adeptos da modalidade.
Aproximadamente 200 competidores de Uruguaiana e região além de Paso de Los Libres, na Argentina, percorreram as ruas centrais do município na disputa do troféu das provas de 4 e 8 quilômetros em diversas categorias.
Confira os vencedores no percurso de 8 km:
 Na categoria A para atletas masculinos de 29 anos ou menos, tivemos o primeiro, segundo e terceiro lugar, ocupado respectivamente pelos atletas Pablo Michel Almeida De Almeida (Equipe Uninter), Juan Ramon Alegre (Equipe G.8 de Janeiro) e Leonardo Soares Moreira (Equipe Uruguaiana); na categoria B para mulheres de 29 anos ou menos, o primeiro lugar ficou com Luana Correia Peres (Equipe Mova-se), o segundo com Renata Inda Leites (Equipe Moving) e o terceiro com Andrea Chavez (Equipe Corre Libres); na categoria C masculina para competidores de 30 a 39 anos, o lugar mais alto do pódio ficou com Tomé Gustavo De Souza (Equipe Quyrinus U.), a posição seguinte com Eduardo Pedroso De Freitas (Equipe Amigos da Corrida) e o terceiro lugar com Jose Raul Alegre (Equipe G.8 de Janeiro); na categoria D feminina para atletas de 30 a 39 anos, a primeira, segunda e terceira vaga foi ocupada respectivamente pelas atletas Silvane Da Rosa Tieppo (Equipe Conexão Saúde), Carla Siqueira Martelli Da Silva (Equipe Conexão Saúde) e Mariane Cabral Contursi Piffero (Equipe Mova-se); na categoria E para atletas de 40 a 49 anos, os vencedores foram Carlos Cezar Da Silva Torres (Equipe F. das Gurias), Eduardo Estrada Nascimento (Equipe Uruguaiana) e Icaro Barcelos Pombo (Equipe Conexão Saúde); na categoria F de 40 a 49 anos feminina, a grande vencedora foi Patrícia Conde Buzatto (Equipe Mova-se), em segundo lugar, ficou Rosegley Machado Favero (Equipe Moving) e o terceiro, Aldea Carolina (Equipe Tortuga); na categoria G - 50 a 59 anos masculino -, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Antonio Vanderlei Dos Santos S. (Equipe Bombeiros), em seguida foi a vez de Dorival Repiso Riela (Equipe ACORO) e em terceiro, foi José Roberto Falcão Fleitas (Equipe Uruguaiana); na categoria H para atletas mulheres de 50 a 59 anos, tivemos o primeiro e segundo lugar, ocupado respectivamente pelas atletas Estela Rivelli (Equipe PdeLosLibres) e Rozely Sierra Luques (Equipe Moving); na categoria I - masculina de 60 anos ou mais - Jorge Roberto Sudatti Carvalho (Equipe Uruguaiana) foi o grande vencedor e Floravante Davila Pedroso (Equipe Quarai) garantiu a segunda posição no pódio.   
Confira agora os vencedores no percurso de 4 km:
Na categoria A desse percurso, o primeiro colocado foi Emanoel Felix Pinto Carrazzoni (Equipe Uruguaiana), o segundo a ocupar a vaga no pódio foi Jesus Saldanha (Equipe Corre Libres) e o terceiro lugar ficou com o atleta Victor Ivan Marques Bastos (Equipe Quyrinus U.); na categoria B, Kellen De Carvalho Bagé (Equipe AC Comercial) foi a primeira a cruzar a linha de chegada, logo após foi a vez de Andrielle Rosa (Equipe Uruguaiana), já a atleta Quethele De Oliveira Souza (Equipe Amigos da Corrida) garantiu a terceira posição; na categoria C,  tivemos o primeiro, segundo  e terceiro lugar, ocupado respectivamente pelos atletas Joao Augusto De Miranda Pedroso  (Equipe E.Centauro), Maico Silva Abreu (Equipe Uruguaiana) e Dione Tavares (Equipe Uruguaiana); na categoria D,  o primeiro lugar ficou com Darlene De Cássio Da Silva G.(Equipe Conexão Saúde), o segundo com Gisele Favero Muths (Equipe Amigos da C.) e o terceiro com Milena Rabello Ali (Equipe Uruguaiana); na categoria E, o grande vencedor foi Everaldo Adriano Medina (Equipe Uruguaiana), o atleta Paulo Sergio Da Rosa Barboza (Equipe Acoru) garantiu a segunda posição e Hector Javier Zarate (Equipe MercedesC) levou para casa o troféu de terceiro lugar; na categoria F, as vencedoras foram  Suzana Vieira Leiria (Equipe Ivan Runners), Simone Felippe Dorneles (Equipe Amigos da C.) e Silvia Teixeira Pereira (Equipe Conexão Saúde); na categoria G, a primeira, segunda e terceira vaga foi ocupada respectivamente pelos atletas Jair Soares (Equipe AMB A.M.B.), Rafael Miranda Dos Santos (Equipe Uruguaiana) e  Ramon Alfredo Veron (Equipe MercedesC); na categoria H, a primeira posição foi ocupada por Gilda Teresinha Morin (Equipe Uruguaiana), o segundo lugar ficou com Lidia Rodrigues Da Silva (Equipe Ivan Runners) e a terceira vaga no pódio foi ocupada por Theresinha Pregardier Weber (Equipe UCRSM); na classificação geral (masculina e feminina) deste percurso, os atletas Odacir Rocha Hautter (Equipe Estof.Mirian), Cristian Maier Da Silva (Equipe AMB), Roberto Cardoso Bicudo (Equipe Assistech), Juliana Belmonte Novais (Equipe UCRSM), Andressa Vera Pereira (Equipe Uruguaiana) e Lauriene Couto Rodrigues (Equipe Modapé Esporte) levaram para casa troféu de participação.

Karine Ruviaro

Escolas municipais recebem doação de livros infantis





O vice-prefeito de Uruguaiana, Antonio Augusto Brasil Carús, juntamente com o diretor de Cultura, Ricardo Peró, e a secretária adjunta de Educação, Maiza Jacques, receberam na segunda-feira, 8/5, a visita da autora de televisão, jornalista e também escritora Letícia Dornelles. Letícia esteve na Prefeitura para fazer a entrega simbólica de 25 livros de sua autoria para escolas municipais. “Meu carinho às crianças das escolas municipais de Uruguaiana. Que se divirtam e se emocionem com As Aventuras de Patrick na Fazenda”, escreveu Dornelles em sua rede social.
Sinopse
“As Aventuras de Patrick na Fazenda” é o nome do livro infantil que conta a história de Patrick, um menino de seis anos que conhece a vida numa fazenda de Uruguaiana, a lida dos peões, as tradições gaúchas, o estilo gauchês de falar, o cuidado com os animais.
Trabalho
Para Peró, o livro da escritora tem uma importância especial para o município, pois além de incentivar a leitura dos jovens, já que as histórias são relatos da vida no campo, leva o nome e os costumes da cidade para outros locais.  Ao final do encontro Ricardo Peró convidou Letícia para participar da Feira do Livro do município que acontece em novembro. A autora que é natural de Uruguaiana, atualmente reside no Rio de Janeiro.
Carús destacou o valor de um ato de doação como este. “Ficamos muito felizes em conhecer o trabalho da Letícia e saber que mesmo longe ainda carrega no coração os momentos passados aqui na Fronteira Oeste. Os livros que recebemos com certeza serão valorizados pelos alunos e estes servirão como mais um incentivo à leitura dos nossos jovens”, disse.
Vale registrar que uma quantidade maior de exemplares já foi enviada pelo Correio e será recebida pela Prefeitura nos próximos dias.

Karine Ruviaro

Suspeito de tentativa de homicídio é detido com munições

Um adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela Brigada Militar, depois de ter sido flagrando dirigindo uma motocicleta, obviamente sem habilitação, e portando munições.
O menor foi abordado por uma equipe do Pelotão de Operações Especiais (POE) e encontrou sob sua posse três munições intactas, calibre 32.
O mesmo adolescente havia sido apontado como suspeito de uma tentativa de homicídio ocorrida na sexta-feira, 5/5, na esquina da Avenida Presidente Vargas, com a Rua Benjamin Constant. Na ocasião, foi utilizada uma arma do mesmo calibre que as munições encontradas sob posse do menor.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Gabriela Barcellos

Professora chama a polícia para conter alunos

Na manhã de terça-feira, a Brigada Militar foi chamada na escola Roberval Beheregaray de Azevedo depois que alunos ameaçaram uma professora.
A vítima é orientadora educacional da escola e contou que, diariamente, os adolescentes lhe agridem verbalmente e vêm tentando intimidá-la. Diante de mais um confronto e, assustada com a atitude dos menores, ela acionou a BM por meio do 190.
Um dos menores, A.G.S.G., que acaba de completar 17 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) juntamente com a professora. Foi feito um registro de ocorrência por ‘outros crimes’, que nesta quarta-feira, 10/5, foi encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). De acordo com o delegado Enio Tassi, titular da especializada, um inquérito policial será instaurado para apurar os fatos.
Gabriela Barcellos

Defrec prende trio que roubou R$ 12 mil na Barragem


 A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenada pelo delegado EnioTassi, cumpriu três mandados de prisão em Itaqui. Os alvos são os três homens apontados como autores de um assalto a um casal de idosos, moradores da Barragem Sanchuri, ocorrido no último dia 12 de janeiro.
Em mais uma excelente atuação, a equipe de investigação da Defrec levantou a participação de três pessoas no crime e os três foram identificados em poucos dias, mais precisamente no dia 25 de janeiro. De lá para cá, a investigação seguiu em andamento para realização de outras diligências, a fim de produzir um robusto conjunto probatório contra os acusados. Tão logo foi concluída, o delegado Enio Tassi representou pela prisão temporária dos três suspeitos, deferidas pelo Poder Judiciário.
Gederson de Paula Rodrigues, Marcelo da Silva Ramos e Odinei Dorneles de Matos possuem vários antecedentes. Eles vivem na cidade vizinha, mas já cometeram outros roubos em Uruguaiana, entre eles um assalto às lojas Quero-Quero e outro ao Rei das Cuias. Eles estão recolhidos ao Presídio Estadual de Itaqui.
O crime
O assalto ocorreu durante a tarde, quando o casal estava em casa, onde também funciona um armazém, quando dois hjomens homens chegaram ao local, armados com um revólver e anunciaram o assalto. Eles pediram que as vítimas lhes entregassem uma grande soma em dinheiro. O morador chegou a dizer aos bandidos que não possuía valores no local, mas não converceu. A dupla revirou toda a casa e acabou encontrando R$ 12 mil em espécie. Além do dinheiro, foram levados uma arma antiga, uma aliança e um anel de ouro, e um telefone celular.
A Brigada Militar foi acionada e, por coincidência, no momento a viatura da Patrulha Rural da BM realizava o policiamento ostensivo exatamente naquelas imediações e rapidamente chegou ao local. Ainda assim, os bandidos já haviam deixado o local. Eles foram descritos pelas vítimas e testemunhas como um homem magro e alto e outro baixo e gordo, que tripulavam um veículo VW Gol 4 portas de cor azul. Apesar das inúmeras buscas realizadas tanto pela BM quanto pela Polícia Civil, nenhum dos suspeitos foi identificado naquele dia.
Gabriela Barcellos

Uso de Medicamentos é tema de atividades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ontem, 10/5, em frente à Farmácia Básica do Município, na antiga Estação Férrea, uma ação alusiva a Semana do Uso Racional de Medicamentos. A ação ofertou alguns serviços farmacêuticos como aferição da Pressão Arterial, verificação de glicemia capilar, oferta de testes rápidos (Hep B e C, HIV, Sífilis), orientação sobre uso racional de medicamentos, assim como tirou dúvidas e passou cuidados necessários para se ter uma vida saudável.
O Projeto DANTS (Projeto de Saúde, Prevenção e Agravos não Transmissíveis) também esteve no local. Em Uruguaiana, o projeto oferece a comunidade, práticas de prevenção e promoção à saúde da população - com a ajuda dos profissionais de educação física que integram o projeto - por meio de atividades três vezes na semana em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Dessa forma, o projeto busca a saúde em todos os seus aspectos, ou seja, saúde física, saúde mental e social, e consequentemente combate o uso de fármacos em nossa cidade.
A programação da Semana do Uso Racional de Medicamentos continua hoje, 11/5, com mais atividades (distribuição de folders e conversa sobre uso racional de medicamentos) na sala de espera na Farmácia Básica, na Policlínica Adulto, na Policlínica Infantil, bem como na sala de espera do Setor de DST/AIDS e Tuberculose.
 As atividades estão sendo desenvolvidas e coordenadas pelas farmacêuticas da SMS e pelo curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Karine Ruviaro

Executivo anula decreto que tombava 33 bens urbanos e rurais

No início deste mês, 4/5, o prefeito Ronnie Mello assinou o Decreto nº 403/2017. Este revoga o Decreto n.º 789/2016, que determinava o tombamento de imóveis de interesse histórico e cultural do município.
À época, o decreto assinado nos últimos dias de governo de Luiz Augusto Schneider, incluía no rol do patrimônio histórico e cultural do município, 25 bens imóveis urbanos e oito sítios históricos localizados no interior de Uruguaiana. Na justificativa do projeto, Schneider argumentou que a medida visava “a proteção do patrimônio histórico e cultural do Município, tendo em vista a descaracterização da parte antiga da cidade pela perda significativa de edifícios históricos nos últimos decênios, e atendendo a necessidade de salvaguarda da identidade arquitetônica e histórica do Município de Uruguaiana, bem como a preservação de sítios históricos”.
Em uso de suas atribuições legais, Mello contra argumentou que “considerando que a declaração daqueles bens, como tombados, passaram a gozar indevidamente de isenção tributária, garantida em período eleitoral e, diante da decretação de estado de emergência financeira no âmbito do Município, nos termos do Decreto n.º 080, de 9 de janeiro de 2017, buscando conter benesses tributárias”, decretou o fim dos “intocáveis” imóveis. Além disso, o prefeito Ronnie Mello comenta que no procedimento administrativo de tombamento não consta nenhuma notificação aos proprietários dos bens imóveis, o que deixaria o decreto sem nenhuma eficácia e também não constaria a participação e atuação, dos órgãos de execução dos tombamentos no município, sejam eles Secretaria Municipal de Educação e/ou Conselho Municipal de Cultura.
Lista de alguns imóveis que tiveram o decreto de tombamento revogado: Prédio do Clube Laço do Amor, na Rua Tiradentes, esquina Rua Treze de Maio; Posto de Gasolina localizado na esquina da Rua Duque de Caxias com a Avenida Presidente Vargas; Antiga residência da família Ranquetat, Avenida General Flores da Cunha, 1417, e  as 20 palmeiras imperiais centenárias existentes no pátio; Capela e prédios da antiga Santa Casa de Caridade, na Rua Dr. Maia; As duas torres da cabeceira da Ponte Internacional; Ruínas em pedra da antiga capela jesuítica denominada ‘Casa Branca’, na localidade de Casuarinas, distante aproximadamente 36 quilômetros da cidade de Uruguaiana; Cerca em pedra, construída pelos escravos, denominada ‘Cerca do Juquiri’, na localidade de Juquiri;Capela do Aferidor, na localidade de Aferidor, distante aproximadamente 65 quilômetros da cidade de Uruguaiana; entre outros locais.
O empresário Olívio de Oliveira, dono do posto de gasolina, informou a equipe de reportagem do Jornal CIDADE que somente aluga o espaço que pertence ao Posto Ipiranga. “Eu alugo o local da Ipiranga. Não sei como funciona a cobrança de impostos entre eles e a Prefeitura”, disse.
Karine Ruviaro

Cinco bebês morrem e mães acusam Santa Casa de negligência


Um momento que deveria ser de alegria para várias famílias, tem se tornado de muita tristeza e revolta, isso porque, nos momentos finais da gravidez, já com fortes dores, gestantes que teriam seus partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e procuraram atendimento no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, foram atendidas e liberadas e, quando retornavam devido as dores, já havia passado da hora do parto.
Pacientes relatam em redes sociais o atendimento do corpo médico da Santa Casa. “O que está acontecendo com a Santa Casa (maternidade)? Minha amiga ficou três dias indo e vindo pra casa com dores fortes com muito sangramento e o doutor de plantão achar tudo isso normal deixar ela em observação apenas, fazer ela sofrer com 39 semanas e simplesmente só fazerem uma cesárea quando eles percebem que o coração da bebê não está mais batendo. O que isso, estão brincando com vidas”, escreveu a internauta Eliz Camargo.
O internauta Reinaldo Charão também comentou: “Minha comadre, pessoal, hoje teve seu bebê tirado sem vida. Alguns dias ela vinha peregrinando na Santa Casa. O bebê havia parado de se mexer na barriga e mesmo assim ela era mandada embora. Tragédia anunciada pelas denúncias que vínhamos acompanhando. Até quando o Hospital de Uruguaiana continuará matando bebês? Mais uma vida ceifada pela negligência!”, frisou.
Olga Acosta, comentou que “isso não é de agora. Sempre foi assim. Grávidas dependem da sorte e da boa vontade do plantonista (...) a ser que pague pelo atendimento. Aí as coisas mudam bem ligeiro”, disse.
Nossa equipe de reportagem apurou que cinco mães tiveram seus bebês natimortos nos primeiros dez dias deste mês de maio. Além disso, as gestantes dizem ter sofrido pressão psicológica. “O médico gritava com as mães gestantes. Diziam “o que você quer tendo filho com essa idade?, Já não chega os que você tem?”, disse a acompanhante de uma paciente que pediu para manter sua identidade protegida.
 
“Plano de saúde”
Às 17h de ontem, o prefeito Ronnie Mello, também por aconselhamento médico, tomou a melhor decisão em prol da vida de seu primogênito, João Antônio, que sofreu uma parada cardíaca, removendo-o para o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, em busca de atendimento qualificado.

“Caixa preta”

Procurados pela reportagem, o provedor da Santa Casa, advogado Eduardo Velo, e o administrador Geovane Cravo, mas ambos não atenderam ou retornaram as ligações. O Assessor de Imprensa, Everaldo Jaques, disse que informaria o nome e telefone do responsável pela obstetrícia, mas até o fechamento desta edição, não o fez.

Instituído Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase

O projeto de lei que instituía o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira, 9/5. A matéria é de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB) e promove ações de conscientização e prevenção, conhecimento e tratamento da doença.
O projeto prevê a realização de exame para diagnóstico; desenvolvimento de um sistema de informações e acompanhamento dos casos e estabelecimento de uma rede de apoio psicológico aos pacientes. As ações devem ser realizadas pela rede pública municipal de saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores da doença. Também foi destacada a necessária realização de campanhas de esclarecimento sobre a psoríase, com criação de cartilhas explicativas e divulgação dos endereços das unidades de atendimento.
“A psoríase está associada a um maior risco de desenvolver artrite psoriática, linfomas, doenças cardiovasculares, doença de Crohn e depressão. Não se sabe ainda o que a provoca, mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa”, considerou a Vereadora sobre a importância do projeto de conscientização. “Disseminar informação sobre a doença é a melhor maneira de combater o preconceito. Algumas vezes, os portadores são vítimas de comentários preconceituosos, e podem ser isolados dos grupos”, concluiu.
Gabriela Barcellos

Executivo busca autorização para realocar verbas

A Câmara vota hoje, 11/5, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que visa autorização do Parlamento para alterar a aplicação de verbas em projetos a cargo do município. Ambos já passaram pela Comissão de Finanças e Orçamento, com relatoria do vereador Elton da Rocha (PP) e receberam parecer favorável do parlamentar.
O projeto de lei 013/2017 solicita autorização para abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente no valor de R$ 2.043.356,37
O objetivo do projeto é garantir recursos para a área da saúde. A verba deve ser utilizada para garantir recursos humanos, indenizações e restituições trabalhistas e obrigações tributarias e contributivas do programa ESF Saúde da Família. O setor de epidemiologia também deverá ser beneficiado, com a constituição e/ou manutenção de equipes de campo de vigilância do Aedes Aegypti e demais ações preconizadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Os setores de DST/AIDS, Serviços de Média e Alta Complexidade (MAC), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II, e Saúde bucal, também estão entre os contemplados.
Para isso, o projeto pede a autorização para remanejar saldos de superávit financeiros tanto no Fundo Municipal de Saúde quanto no Fundo Municipal de Assistência Social.
Já o projeto de lei 014/2017 busca autorização para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 6.275.457,25. Parte desse valor também deve ser destinado à área da saúde, em programas como o Primeira Infância Melhor (PIM), Vigilância Sanitária e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além de pagamento a prestadores de serviços e fornecedores. E ainda para a secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, a ser empregado na aquisição de material de consumo para manutenção da Secretaria, e pagamento de indenizações e restituições.
Neste caso, os recursos também serão obtidos com o remanejamento de verbas oriundas de superávit financeiro.
Gabriela Barcellos

Legislativo aprova pedido de revisão e anulação da dação da Floresta

O projeto de indicação da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB), que solicita a revisão do contrato de dação em pagamento de parte da área povoada em madeira da Floresta Municipal em favor da Santa Casa de Caridade, foi aprovado em plenário na sessão ordinária de terça-feira, 9/5.
A revisão e anulação do contrato foi solicitada pela vereadora considerando que houve notória depredação da área. “Entendemos que não já respeito a legislação e quem vive no interior vê uma grande devastação da área”, explicou ela. Para a Vereadora, a extração de madeira da Floresta Municipal não segue as determinações técnicas definidas na Lei 3 354, o Plano de Ação para o Horto Municipal, que determina as ações necessárias para manutenção do equilíbrio e da qualidade do meio ambiente e a proteção do patrimônio no local. Os incisos VIII e IX do Art. 2º do Plano de Ação, que tratam da extração de madeira no local, determinando principalmente limite de tempo e espaço para o processo, não estão sendo respeitados.
Durante a discussão da matéria, as vereadoras Zulma Ancinello (PRB) e Josefina Soares (PP) explanaram sobre a importância do reflorestamento da área, sugerindo ação do Poder Legislativo junto à secretaria de Meio Ambiente para o plantio de novas áreas.
Os vereadores Rafael Alves (PMDB) e Vilson Brites (PMDB) questionaram o valor cobrado pelas árvores de R$ 500 mil, considerado muito abaixo do valor real (lembram que, à época, a venda da extração de madeira pela direção da Santa Casa de Caridade ocorreu às escondidas?). O presidente da Casa Legislativa, vereador Fernando Tarragó (PSD), salientou que a autorização para o ato foi aprovada pela Câmara Municipal, conforme embasamento técnico de engenheiro florestal constante no Projeto de Lei do Poder Executivo que definia o valor da área. “Também registramos que agora nota-se o valor de industrialização da madeira, na época já passada da fase de corte, e está sempre precisará novos investimentos e, assim, será valorizada”, esclareceu Tarragó.
Já o vereador Eric Lins (DEM) destacou a possibilidade de avaliação para checagem se houve vicio no processo jurídico que resultou no contrato.
Gabriela Barcellos

Câmara aprova proibição do uso de fogos com estampidos

Na sessão de terça-feira, 9/5, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de fogos de artificio com estampidos na área urbana do município. A matéria é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e segue agora para sanção do prefeito Ronnie Mello (PP).
Protocolado ainda no mês de maço, o projeto proíbe a utilização, queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampido na área urbana e prevê punição tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, considerando que a prática também é esporadicamente adotada por estabelecimentos comerciais.
A punição será por meio de multa. À pessoa física, será equivalente a 150 Unidades Referencial Municipal (URM), cerca de R$ 455. Já para pessoa jurídica, a multa é de 250 URM, equivalente a aproximadamente R$ 758. A multa será dobrada em caso de reincidência.
Sobre a utilização dos recursos oriundos das multas, o projeto prevê que sejam revertidos os valores para custear ações, publicações e conscientização da população sobre a proporia lei, sobre posse responsável e direito dos animais, para instituições protetoras, abrigos ou santuários de animais ou para programas municipais de controle da reprodução de animais através da esterilização cirúrgica, bem como programas visando a proteção e bem-estar dos animais. “ É importante ressaltar que a proibição se refere somente aos fogos e artefatos com estampido (efeito sonoro)”, diz o autor.
 “Essa prática afeta e prejudica diretamente pessoas hospitalizadas, autistas, idosos, crianças e animais”, disse Delgado logo após a aprovação da matéria. Ele explica ainda que o projeto passa pela conscientização das pessoas, trabalho que deverá ser realizado a partir de agora. “É preciso evoluir e conscientizar a comunidade dos danos ocasionados por essa prática”, conclui.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2757

Solenidade

Na manhã de ontem, 10/5, o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús participou de uma formatura alusiva ao Dia da Cavalaria. A solenidade aconteceu no quartel da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua e contou com a participação de autoridades e militares.

Direitos Humanos

O secretário de Governo Paulo Fossari, acompanhado do chefe de Gabinete, Frederico Pellegrini e da secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão recebeu na tarde de terça-feira, 9/5, a coordenadora Estadual da Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Adriana Costa de Souza e o vereador, Elton da Rocha. Na oportunidade, foi encaminhado à administração municipal ofício, assinado pelo vereador solicitando a Criação da Coordenação dos Direitos Humanos e Assessoria da Diversidade em razão de uma melhoria entre as relações sobre os Direitos Humanos com o Município, Estado e União.

Ossos do ofício

Ontem durante a remoção do busto de Alceu Wamosy na Praça da Rendição, para a construção de um “phanteon” com os bustos de Galba de Paiva, Gonçalves Vianna e do próprio Alceu Wamosy, foi achada a urna com os restos mortais do poeta, que suspeitava-se, encontravam-se ali desde 1953, quando foram transladados de Santana do Livramento.

Capacitação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) realizou ontem, 10/5, às 9h, no Salão Nobre, duas capacitações para o microempreendedor. Os participantes aprenderam características do empreendedorismo, definindo metas e planos. O evento trouxe também a oficina “Sei Planejar”, onde os inscritos aprenderam sobre as ferramentas de planejamento, aplicação de forma ordenada e articulada para contribuir e alavancar o desempenho da sua empresa. As capacitações fazem parte da Semana do Microempreendedor Individual (MEI).

CDL
Aconteceu na noite de segunda-feira, 8//5, a palestra sobre educação financeira promovida pelo Sicredi em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana. A palestra de Márcio Mâncio ocorreu no Teatro Municipal e reuniu um grande número de espectadores, que puderam compreender um pouco mais sobre gestão pessoal e como transformar seu dinheiro em grandes realizações.

Espaços
Uma ação conjunta entre moradores da Cohab II com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, revitalizou espaços públicos do bairro. O trabalho envolveu os moradores que colaboraram com mão de obra e materiais. Já a Prefeitura Municipal cedeu um caminhão para o recolhimento dos lixos e entulhos.

Censo
Começou na segunda-feira, 8/5, o censo funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura de Uruguaiana. Os formulários deverão ser retirados pelos servidores nas suas respectivas secretarias ou por meio do site da Prefeitura. O prazo para a entrega do Censo 2017 encerra dia 15/6.

Vendas
Com o slogan “Pizza do Clã, para quem tem fome de ajudar!”, o pessoal da Cia de Teatro e Dança Clan Destinos estará vendendo amanhã, 12/5, das 18h às 21h, pizzas de bacon, mussarela e calabresa a R$ 12 cada. Ao comprar, você estará contribuindo com o projeto “Por uma Uruguaiana mais cultural”. As pizzas devem ser retiradas na Rua Venâncio Aires, nº 1930 - fundos.

AEU
O resultado não foi o esperado, mas estamos juntos em busca do objetivo. Após perder o jogo (4 a 2) contra a Associação Parobeense de Futsal (APF) no último sábado, 6/5, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) volta a campo neste sábado, 13/5. Dessa vez, a partida será contra a ACBF de Cerro Branco, na casa do adversário, às 19h.

Senac
Começou na segunda-feira, 8/5 e vai até o amanhã, 12/5, no Senac, a 12ª Feira de Oportunidades. Neste ano, o tema é “Quem se destaca muda de vida”, uma referência aos mais de 7 milhões de gaúchos já capacitados nos 70 anos de atuação da instituição. Na programação estão cursos, palestras, oficinas, workshops e atendimentos ao público totalmente gratuitos.

Projeto
A Secretaria de Meio Ambiente, por meio do setor de Educação Ambiental, está convidando a comunidade do bairro João Paulo II para participar do primeiro encontro de lançamento do projeto “Mãos à Horta” que acontecerá hoje, 11/5, às 9h, na Rua Domingos de Almeida número 2177. O projeto tem como objetivo realizar a redução na geração de resíduos orgânicos, bem como fazer a correta separação dos resíduos domiciliares, promover hábitos alimentares saudáveis e fazer com que as famílias dessa comunidade tenham uma opção de renda extra.

PPA Interativo
Terminou ontem, 10/5, o prazo para a população participar do Plano Plurianual Interativo (PPA Interativo). A ferramenta, lançada pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, no início de abril teve como objetivo facilitar a participação dos uruguaianenses na construção das metas do governo nas áreas de Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Assistência Social e Habitação, Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana e Rural, Desenvolvimento Econômico, além do Poder Legislativo.

Reparos
As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural realizaram na segunda-feira, 9/5, diversos reparos em ruas que foram alagadas decorrentes das chuvas. O trabalho também foi concentrado na limpeza de bueiros, recuperação de acessos, e apoio às famílias que tiveram casas atingidas pela enchente, que na oportunidade retornaram para as casas.

Sexta Bagual
Amanhã é dia bagual na Prodócimo. A promoção trás à mesa o tradicional buffet livre com churrasco do meio dia, e o espeto corrido dos fins de semana, mantendo no cardápio a consagrada alcatra na chapa.