terça-feira, 16 de maio de 2017

Meio Ambiente: Projeto “Pingos de Chuva” proporciona aprendizagem





Estudantes da turma 01 da Educação Infantil do Colégio Marista Sant’Ana aprenderam de uma maneira diferente um conteúdo tão significativo, como a água. Por meio do projeto “Pingos de Chuva”, que tem como base a Campanha da Fraternidade 2017 e como objetivo os cuidados com o meio ambiente, a turma realizou, na semana passada, 12/5, um passeio ao Rio Uruguai.
Na ocasião, eles puderam coletar a água do local e após realizar a análise da mesma. Os alunos aprenderam sobre o ciclo da água, os seus estados físicos além de uma melhor compreensão de um consumo consciente.
O projeto integra a base curricular que tem por princípio explorar o conhecimento além do espaço de sala de aula. Colocando assim, em prática, o lema da Campanha da Fraternidade: “Cultivar e guardar a criação”.

Karine Ruviaro

Unipampa ofertará novo Programa de Pós-Graduação





A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passa a integrar a rede do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS). O Programa oferta cursos de Mestrado e Doutorado em Associação Ampla, ou seja, em mais de uma universidade simultaneamente.
O PPG Educação em Ciências tem como finalidade proporcionar formação e ambiente propícios à atividade criadora por meio de pesquisa e estudos avançados que permitam atribuir o grau de Mestre ou Doutor em Educação em Ciências para o pleno exercício de atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação em Ciências. Aprofundando e ampliando assim, os conhecimentos adquiridos na graduação e promovendo a formação de docentes-pesquisadores de elevada capacitação profissional.
Atualmente, já fazem parte deste Programa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Juntas, no total, elas já contam com 382 estudantes.
Com o novo Programa de Pós-Graduação, agora a Unipampa passa a contar com 17 PPGs, totalizando 21 cursos. A nova conquista foi comemorada pelo coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana, Edward Frederico Castro Pessano, em sua rede social. “Meus amigos! Venho compartilhar com todos uma grande notícia para a Unipampa, para a nossa cidade e região! Teremos em 2018 um curso de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências! Essa conquista nos traz muita felicidade e orgulho!”, escreveu.
O início das atividades do PPGECQVS está previsto para o primeiro semestre de 2018. Os professores Vanderlei Folmer e Jaqueline Copetti coordenarão o PPG.

Karine Ruviaro

Homem é encontrado morto em valetão

Um homem foi encontrado morto na Rua Bento Gonçalves, próximo a 14 de Julho, na manhã de sábado, 13/5. Ele foi identificado como Paulo Garcez Mercantes, 52 anos, e teria se afogado depois de se desequilibrar da bicicleta ao desviar de um buraco, e cair em um valetão. Assim que a água baixou, um morador da região avistou o corpo e chamou a Brigada Militar.
Ainda que a versão de afogamento seja a mais provável, o corpo de Mercantes foi encaminhado para necropsia, em Alegrete. O resultado do laudo deve ser conhecido em 15 dias.
Gabriela Barcellos

Delegado regional é oficialmente empossado

Ocorreu no início da tarde de sexta-feira, 12/5, a posse oficial do delegado regional de Polícia Civil da 4ª Região Policial, Juliano Aguiar de Carvalho, na Câmara de Vereadores de Alegrete, município que sedia a Delegacia Regional. O evento contou a presença de autoridades das cidades que formam a 4ª Região (Alegrete, Uruguaiana, Manoel Viana e Barra do Quaraí), entre elas os delegados lotados em Uruguaiana, Alessandra Xavier de Siqueira, Caroline Huber e Enio Tassi. O Sub-chefe de Polícia do RS, Leonel Fagundes Caravali e o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Antônio Fernando Sodré de Oliveira.
Natural de Torres e com 15 anos de carreira na Polícia Civil, Carvalho já trabalhou na região da Fronteira Oeste, nos anos 2002/3. No final do ano passado, logo após iniciar sua atual empreitada, assumiu interinamente a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana, permanecendo a frente desta até fevereiro, em apoio as delegadas Alessandra e Caroline, que atuavam sozinhas em seis delegacias.
Gabriela Barcellos

Mulher uruguaianense morre em acidente na BR-290

Totalmente destruído, o veículo parou a cerca de 15 metros da pista. Maria do Carmo morreu na hora.

Uma uruguaianense morreu no início da noite de domingo, 14/5, depois que o carro em que viajava capotou no Km 666 da Rodovia BR-290.
A empresária Maria do Carmo Ribeiro Tellechea, de 57 anos, viajava no banco de trás de uma Toyota Hillux, em direção a Porto Alegre. No banco dianteiro viajavam o companheiro dela, Pedro Chaves Barcellos, 58 anos, que conduzia o veículo, e o filho do casal, Pedro Tellechea, de 21 anos.
A família foi socorrida imediatamente por outros motoristas que passavam pelo local e acionaram a Polícia Rodoviária Federal - PRF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Maria do Carmo morreu na hora. O marido e o filho foram trazidos para a Santa Casa de Caridade, e Chaves Barcellos foi submetido a uma cirurgia; já o filho do casal sofreu fraturas no fêmur e na costela; os dois estão estáveis.
Maria do Carmo pertence a uma família de Uruguaiana, e veio à terra natal para passar o Dia das Mães com os seus.
De acordo com a PRF, um animal, possivelmente uma capivara, estava sobre a pista e provocou o acidente. O veículo, que ficou totalmente destruído, foi parar a cerca de 15 metros da pista, próximo a cerca da Fazenda Santa Zélia. 
Gabriela Barcellos

Trabalho nas redes e ramais de esgoto se intensifica na União das Vilas

Durante essa semana, as equipes da BRK Ambiental, estarão implantando redes e ramais de esgoto no bairro União das Vilas. A implantação ocorrerá em 19 pontos. Os trabalhos irão se concentrar nas ruas 16, 17, 18 e 19, Celi Lisboa, Cabriúva, Guapitangui, Ibirocai, Itapitocai, Imbaá e Rua do Álamos.
 O trânsito nesses locais ficará parcialmente interrompido durante o horário comercial, de acordo com necessidades e orientação dos técnicos de Segurança do Trabalho da concessionária de água e esgoto do município.
 Palestras diárias serão promovidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, visando orientar os moradores sobre a conexão correta das casas na rede pública de esgoto. Além disso, os funcionários da BRK Ambiental também irão informar diretamente a população do entorno sobre a rotina diária das obras.
Karine Ruviaro

Aftosa: Conselho apoia redução do volume da dose da vacina

O Conselho Nacional da Pecuária de Corte – CNPC está apoiando a decisão do Ministério da Agricultura para que se reduza de 5 para 2 ml o volume da dose da vacina antiaftosa em futuro próximo no país. O apoio inclui também a retirada do vírus “C”, considerado atualmente desnecessário dentro da epidemiologia da aftosa. A última ocorrência deste vírus na América do Sul foi em Careiro da Várzea no Amazonas em 2004. Este vírus não foi mais identificado no mundo desde 2005, quando ocorreu pela última vez no Quênia, na África. Países como Colômbia, Equador, Venezuela e Uruguai já tomaram estas medidas. O Peru que agora já é livre sem vacinação já havia decretado estas alterações quando ainda vacinava.
“Com essa redução, o custo da vacina poderia cair em pelo menos 35% para o produtor  e não afetaria sua eficácia na imunização contra os vírus A e O. Seria já a primeira fase  para a  retirada plena da vacinação na maioria dos estados brasileiros”, afirma o veterinário Sebastião Costa Guedes, presidente em exercício do CNPC. Para ele, a febre aftosa já está praticamente erradicada no Brasil, salvo em três estados da região Norte (Amapá, Roraima e Amazonas) onde o MAPA está concluindo os levantamentos sorológicos para declará-los livres da doença com vacinação neste fim de ano. A partir de então deve ser iniciada a retirada da vacinação nos diferentes estados.
Estas medidas vão reduzir os custos dos criadores com a aquisição das vacinas e também as constantes reclamações dos pecuaristas pelas perdas ocorridas na toalete das carcaças nos frigoríficos, causadas pela vacina ou pelo processo de vacinação, da ordem de 4kg de peso vivo por cabeça.
Guedes garante que a redução do volume e a retirada do vírus C das vacinas brasileiras é simples, tanto é verdade que países como a Colômbia, Uruguai, Equador e Bolívia já adotaram esse processo, com amplos resultados positivos.
Com informações da Mecânica de Comunicação Assessoria

Ecoponto poderá ser reativado





Em reunião na manhã de ontem, 15/5, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de Prefeito, determinou a reativação do Ecoponto no município. O local foi fechado no início deste mês, 2/5, por ordem do prefeito Ronnie Mello, que determinou, além disso, a fiscalização constante do Ecoponto pela Ronda Ostensiva Municipal de Uruguaiana (Romu).
Na oportunidade, para um primeiro momento, Carús destacou que quer regularizar a situação do local onde são depositados os pneus, analisar o licenciamento ambiental, bem como o plano de prevenção contra incêndio.  Já para um segundo momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) irá providenciar um termo de ajustamento ambiental junto com as empresas que depositam pneus no local.  Junto ao município, as empresas deverão comprometer-se com a gestão compartilhada destes resíduos - os pneus inservíveis.
O vice-prefeito comentou sobre o processo de reativação dos serviços. “Vamos buscar essa regularização junto com as empresas, prestadoras de serviço. A responsabilidade direta é das empresas, o município entra como órgão de gestão de fiscalização e vai disponibilizar esse local para transbordo de pneus inservíveis para que sejam retornáveis para fábricas através da empresa que recolhe os resíduos que é a Reciclanip”, ressaltou.
Estiveram presentes na reunião, a secretária municipal da Sema, Márcia Pedrazzi Fumagalli, assim como integrantes da Pasta,  o Procurador Geral do Município, Eduardo Martins, o secretário adjunto de Governo, Pedro Braccini, e o assessor Ricardo San Pedro.

Karine Ruviaro

Chuva expressiva deixou casas e ruas alagada

A chuva que chegou a Uruguaiana na noite de sexta-feira, 12/5, e madrugada de sábado, 13/5, provocou transtornos aos moradores do município.  Isso porque, com volumes expressivos de precipitação, diversos pontos de alagamentos foram registrados nas vias urbanas e estradas rurais. Em decorrência, casas ficaram alagadas e valas foram inundadas.
Conforme dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) somente nesse período foram registrados mais de 140 milímetros de chuva. Já a rajada máxima de vento chegou a 78,1 km/h.
No município, entre os pontos mais críticos constatados estavam: a Eustáquio Ormazabal, no bairro Cabo Luiz Quevedo, Rua Alcídes Trein, no bairro Cidade Nova, entre outros. Segundo a Defesa Civil, ao menos 30 residências ficaram alagadas durante a madrugada, mas não houve registro de desalojados.

Executivo
O vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, esteve acompanhando de perto, na manhã de sábado, os trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, sob o comando do secretário João Francisco Fernandes. Acompanhou também Carús e Fernandes, o coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Rosa Woutheres.
Equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e Defesa Civil estiveram na madrugada daquele dia trabalhando nas áreas mais atingidas pela forte chuva. “Estive acompanhando pessoalmente os trabalhos a fim de conhecer melhor as causas dessa situação criada pela chuva e que precisam ser melhor avaliadas a fim de se planejar soluções mais efetivas”, afirmou o Prefeito em exercício. Carús frisou a importância do trabalho e da dedicação dos servidores municipais que trabalharam durante toda a madrugada para amenizar os problemas decorrentes das chuvas.
Karine Ruviaro

Solução para destinação do lixo orgânico será debatida

Acontece hoje, 16/5, na Câmara Federal, uma audiência pública para debater a compostagem de resíduos sólidos orgânicos no Brasil, além do licenciamento ambiental, prestação de serviços aos setores público e provado, e aspectos sanitários da técnica.
A audiência foi proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB), que vem atuando firmemente nas alternativas para destinação final de resíduos sólidos, inclusive em Uruguaiana. Recentemente, Gomes destinou verbas a associações de catadores de lixo de Uruguaiana por meio de emenda parlamentar. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, 51% do lixo gerado anualmente no país é orgânico e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 3,8 (211) dos municípios dispõem de unidades de compostagem, processo de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, que também pode ser chamada de reciclagem do lixo orgânico.
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010, previa que a atividade fosse implementada paralelamente ao fim dos lixões. O que não aconteceu. Os resíduos orgânicos são depositados nesses locais junto com os rejeitos, sem receber nenhum tratamento específico. O que gera a formação de gases nocivos à saúde (metano), a contaminação do solo e de lençóis freáticos”, explica o Deputado. Gomes também frisa que o fator econômico também não é levado em conta, já que o fortalecimento da atividade poderia gerar emprego e renda.
O evento deverá contar com a presença de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura; do Programa de Resíduos Sólidos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre; da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre); da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam); da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); de empresas de compostagem; coordenadores de reciclagem e secretários municipais e estaduais de Meio Ambiente. O debate deverá nortear os proximos passos a serem colocados em prática pelos municípios que ainda enfrentam o problema, como Uruguaiana.
Ainda não há definição de qual a técnica que deverá receber investimento do município. No entanto, o prefeito Ronnie Mello (PP) determinou que o assunto seja tratado com extrema prioridade. “Atualmente, o município gasta mais de R$ 300 mil para encaminhar seus resíduos sólidos para aterro sanitário em outro município. Isso não é investimento, é gasto. É dinheiro que não volta, e não pode ser mantido”, destacou, ainda nas primeiras semanas de governo.
Gabriela Barcellos

Rede municipal: Divulgação de medicamentos fornecidos será debatida hoje

Vai a 1ª discussão na sessão ordinária de hoje um projeto de lei que trata sobre a divulgação de informações acerca dos medicamentos distribuídos na rede municipal de Saúde. A matéria é de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia.
O projeto prevê que seja disponibilizada uma lista de todos os medicamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública, por meio do site oficial da Prefeitura e de fixação de listagem impressa na secretaria de Saúde e em todas as unidades básicas de saúde.
No caso de haver medicamento em falta, o Executivo também deverá informar quais são eles e ainda a previsão de nova aquisição/chegada dos mesmos. Se o projeto for aprovado, a Prefeitura terá 60 dias para regulamentar a lei e a colocar em prática.
Para o Vereador, a informação sobre a disponibilidade dos medicamentos nas unidades de saúde é de interesse público e representa desenvolvimento dos princípios de transparência na Administração Pública. “Entendo que o projeto não gerará despesas aos cofres municipais, uma vez que o município já mantém ativo a página na internet, com a finalidade de acesso do cidadão à obtenção de informações em várias áreas da Administração. E sim, convergirá no sentido de auxiliar a administração da referida Secretaria, desafogando o atendimento na farmácia central do município”, considerou Mano ao justificar a medida.
Esta será a primeira discussão do projeto, que volta a plenário na quinta-feira, 18/5, para segunda discussão e votação.
Gabriela Barcellos

Plenário analisa parecer desfavorável da CCJ

Será analisada pelo plenário da Câmara de Vereadores o parecer desfavorável ao projeto de lei 38/2017, que dispõe sobre o envio de informações à Câmara Municipal de Uruguaiana sobre os pedidos de providências, por meio de requerimentos e de indicações, remetidos ao Poder Executivo.
A matéria passou pela análise técnica da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, para a relatora, vereadora Zulma Ancinello (PRB) não deve tramitar na forma em que foi apresentado.
Em seu relatório, a Vereadora destaca a apresentação de duas emendas, uma modificativa e outra aditiva, ambas de autoria do vereador Clemente Corrêa (PSDB). A primeira delas diz respeito ao prazo para o envio das informações por parte do Executivo. Já a aditiva trata sobre a sanção a ser aplicada no caso do não cumprimento da legislação.
Em relação aos requerimentos, Zulma destacou que já há, na Lei Orgânica Municipal, a estipulação do prazo para decisão ou resposta, mas que no caso das indicações, como são sugestões, não vislumbra-se a necessidade de estipular prazo para que o gestor municipal responda. Com relação à emenda aditiva, que define como improbidade administrativa o não cumprimento da norma, a Vereadora diz também não ser necessária haja visto que a Lei Federal nº 8 429/192, em seu Art. 11, inciso II, já prevê tal fato [Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício].
“Por fim, havendo a intenção do proponente em regrar o formato como as informações devam ser remetidas pelo Executivo Municipal, sugere-se que seja proposta como alteração na Lei Orgânica Municipal, no seu artigo 96, uma vez que a casa está realizando estudos , por meio de Comissão Especial, visando a reforma da lei”, concluiu a Parlamentar.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2759

Mães

A ONG Parceiros Voluntários realizou uma homenagem às mães em visita ao Hospital Santa Casa de Caridade. A sexta-feira, 12/5, foi marcada por muita emoção, além de contar com a entrega de lembranças confeccionadas pelas integrantes da ONG.

Doação

Na sexta-feira, 12/5 o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, acompanhado do chefe de Gabinete, Frederico Pellegrini e do secretário adjunto de Governo, Pedro Braccini receberam a visita do coordenador regional de uma rede de farmácias, Maurício Becker e do Gestor da Farmácia número 2 de Uruguaiana, Manoel Santos. Durante o encontro, os representantes da Farmácia entregaram 40 pacotes de fraldas para recém-nascidos que serão encaminhadas para a UTI Neonatal do Hospital Santa Casa de Caridade.

ACIU

O curso de Costura Básica do projeto “Costurando Ideias”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), está a todo o vapor. Iniciado há um mês, as aulas estão acontecendo na Escola de Educação Profissional do Senai. Nesta etapa, as alunas já aprenderam a operar as máquinas e estão costurando.

Rugby

Mesmo em meio ao barro ocasionado pelas chuvas, ocorreu no sábado, 13/5, o “1º Seven Rugby Uruguaiana”. O evento contou com jogos entre equipes da Argentina, Uruguai e Brasil. As competições aconteceram no 22º Grupo Artilharia de Campanha Autopropulsado.

Diocese
No domingo, 14/5, Irmãs e Irmãos de diversas congregações religiosas da Diocese participaram da Assembleia Diocesana de Religiosos. O evento foi realizado na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A Irmã Albina Carlesso, da Congregação Servas da Imaculada Conceição, trabalhou o tema: “Mística e Profecia”, destacando a importância dos religiosos viverem como “místicos de olhos abertos”, rezando e olhando para a realidade.

Blitz I
Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram) realizaram na noite de domingo, 14/5, uma blitz em um bar 24h de alta concentração de veículos com o som alto. A ação teve como objetivo coibir os excessos e garantir o sossego da população.

Blitz II
Durante a abordagem, foi autuado um veículo que estava com o volume do carro acima dos 60 decibéis permitidos. Agora será aberto um processo administrativo. Vale lembrar que nas blitz realizadas pela SEMA, dependendo do caso, podem ser aplicadas também, multas de trânsito.

Unipampa
A Universidade Federal do Pampa está com inscrições abertas para o concurso público que objetiva a contratação de docentes para as áreas de conhecimento: Desenvolvimento de Sistemas e para Sistemas Paralelos e Distribuídos (Campus Alegrete) e Conversão Eletromecânica de Energia, Circuitos Elétricos e Eletricidade Aplicada (Campus Bagé). O período de inscrições vai até 7/6 e o candidato deverá se inscrever por meio do portal eletrônico da Unipampa, na aba Concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e o prazo para pagamento vai até o dia 8/6.

Show
O espetáculo de Simone e Simaria na Arena da Cova da Onça, na noite de domingo, 14/5, reuniu centenas de pessoas. No entanto, nem todo mundo que comprou o ingresso conseguiu assistir ao show da dupla. Fãs comentavam em rede social que ao questionar a produção do evento sobre o excesso de pessoas no local, ninguém sabia de nada. “E a fiscalização municipal onde anda? Estão esperando acontecer o quê? Uruguaiana merece coisa melhor!”, escreveu uma internauta.

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204).

Oficinas I
A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram) e empresas parceiras realizam na sexta-feira, 19/5, às 9h, na sede da Segtram, diversas oficinas educativas para alunos e comunidade.

Oficinas II
Na ocasião, serão realizadas atividades de conscientização de segurança e trânsito. Dentre elas, oficinas lúdicas, apresentação da estrutura do órgão, apresentações com cães do canil da Guarda Municipal, sala de vídeos e palestras educativas. O evento faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo de Uruguaiana.

Carros
Nos dias 27 e 28/5, a partir das 9h, no Parcão, ocorre o 1º Encontro Internacional de Carros Antigos. No local, além das exposições haverá praça de alimentação e shows.

AEU
No sábado, 13/5, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) voltou a campo em mais um jogo. O adversário desta vez foi a ACBF de Cerro Branco. Na casa do rival, o placar final ficou assim: ACBF 6 x 4 AEU.

Ed. 2759 - Acidente mata uruguaianense

Leia aqui a edição digital..
  1. Confusão no debate sobre a Previdência
  2. Mães
  3. Diocese
  4. ACIU
  5. Blitz I
  6. Blitz II
  7. Unipampa
  8. Show
  9. Felinos
  10. Doação
  11. Carros
  12. Rugby
  13. Oficinas I
  14. Oficinas II
  15. AEU
  16. Ficha Limpa RS: Um ano de conquista
  17. Plenário analisa parecer desfavorável da CCJ
  18. Divulgação de medicamentos fornecidos será debatida hoje
  19. Solução para destinação do lixo orgânico será debatida
  20. Chuva expressiva deixou casas e ruas alagada
  21. Ecoponto poderá ser reativado
  22. Trabalho nas redes e ramais de esgoto se intensifica na União das Vilas
  23. Conselho apoia redução do volume da dose da vacina
  24. Arrozeiros afinam detalhes para atender demanda mexicana
  25. Agronegócio deve ser o setor com maior crescimento neste ano
  26. Área de trigo no Rio Grande do Sul será no máximo 10% menor
  27. Preços médios da carne bovina têm alta de 1,38% em abril
  28. Mulher uruguaianense morre em acidente na BR-290
  29. Homem é encontrado morto em valetão
  30. Delegado regional é oficialmente empossado
  31. Unipampa ofertará novo Programa de Pós-Graduação
  32. UFSM publica edital de ingresso e reingresso
  33. Portaria garante direito à amamentação na rede federal
  34. Inscrições para o ENEM vão até sexta-feira
  35. Projeto “Pingos de Chuva” proporciona aprendizagem
  36. Drauzio Varella fecha trilogia sobre sistema carcerário com “Prisioneiras”
  37. Gravadora pede cancelamento de contrato
  38. Catarata
  39. Letícia Colin fala de novela ‘Novo Mundo’
  40. De maiô neon, Thaila Ayala esbanja sensualidade em clique nas redes
  41. Malhação
  42. Novo Mundo
  43. Rock Story
  44. A Força do Querer
  45. Ex-BBB Emilly paga R$ 11 mil de aluguel em apê do Rio