quinta-feira, 18 de maio de 2017

CineSesc apresenta neste sábado um filme de ação


No sábado, 20/5, o CineSesc de Uruguaiana, apresenta a partir das 16h, o filme “Yojimbo – O Guarda Costas”. O longa japonês tem a direção de Akira Kurosawa. A exibição ocorre no Sesc local e a entrada é gratuita.

Sinopse
No Japão do século XIX, Sanjuro (Toshirô Mifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (Tatsuya Nakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.

Professores estaduais participarão de oficinas de robótica


Nos dias 3 e 4/5, servidores ligados aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado participaram da primeira etapa de formação em Robótica Educacional. A ideia do curso consiste em ensinar os servidores para que esses possam compartilhar os aprendizados com os professores de suas respectivas regiões. 
A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também esteve participando das atividades. A servidora do NTE local, Diana Madruga, comentou sobre os próximos passos da formação. “Agora iremos realizar uma oficina experimental aqui no NTE com alguns professores. O objetivo é que eles trabalhem o conteúdo em sala de aula”, disse.
No entanto, ainda segundo Madruga, as atividades acontecerão somente em Uruguaiana. “Por enquanto só para Uruguaiana por se tratar de um projeto piloto. Mas se notarmos que os alunos dessas escolas aprovarem a ideia de robótica em sala de aula, iremos oferecer essa formação também nas cidades da região da 10ª CRE que são Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui e Manoel Viana”, frisou. 
A servidora comenta ainda que em um primeiro momento, não serão utilizados materiais caros, mas sim, produtos que as próprias escolas tenham. “Nos protótipos, usaremos sucatas e materiais recicláveis, como garrafa pet, leitor de CD e DVD estragado, palitos de churrasco, massa de modelar, atílio, cola quente, folhas e clips”, disse. Já em um segundo módulo, o trabalho será realizado com arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). “Nesse momento, não será um trabalho tão artesanal, já que ensinarei a criar robôs, mexer com a programação dele, entre outras atividades”.
Curso
Na quarta-feira, 3/5, os participantes aprenderam um pouco mais sobre as definições de Robótica Educacional e prosseguiram pela história da robótica, sua inserção nas séries iniciais e relação com as tecnologias de informação e a comunicação educacional. Logo após, o estudo envolveu os conceitos básicos de eletricidade e mecânica. Os assuntos foram ministrados pelos professores do NTE da 28ª CRE Juliano Bastianello, Rafael Rother e Suzine Toffoli.
No dia seguinte, os servidores participaram de oficinas práticas nas quais foram orientados em processos de classificação e separação de componentes eletrônicos, assim como na construção de protótipos à base de material reciclável e sucata. 
A capacitação ocorreu em Porto Alegre e foi promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Assessoria em Tecnologia Educacional. A formação para os servidores do NTE terá sequência ao longo do semestre com atividades a distância, além de encontros presenciais no mês de julho.
Karine Ruviaro

18 de maio: um dia para não ser esquecido: Órgãos se unem contra violência sexual de crianças e adolescentes

Em 18 de maio de 1973 uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Em 2000, a data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em alusão à data, o Poder Judiciário Gaúcho, juntamente com Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e OAB/RS, lançou a campanha ‘Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes - O problema é nosso! Denuncie!’, na segunda-feira, 15/6. O ato ocorreu durante a abertura da 2ª Semana do Depoimento Especial, no Palácio da Justiça. Durante todo a semana, uma vasta programação está abordando a violência sexual contra menores em seus vários aspectos.
A titular da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, juíza-corregedora Andréa Rezende Russo, que coordena a campanha, destacou a necessidade de promover ações que incentivem a denúncia dos casos às autoridades competentes. “Um dos motivos de criarmos a campanha é a constatação de que os casos não são sequer notificados. Queremos que toda a sociedade se envolva neste tema: famílias, profissionais que lidam com crianças e adolescentes e, principalmente, os educadores. A porta de entrada das suspeitas dos crimes sexuais contra os jovens é a escola”, ressaltou a magistrada.
A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou a implantação da Lei do Depoimento Especial, metodologia nascida no Rio Grande do Sul e que prevê uma sistemática diferenciada para oitiva de crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais, e que, agora, passa a ser obrigatória no país. “A lei só ratifica o que já vínhamos nos dedicando. Somos também o primeiro tribunal a promover uma semana inteira relativa a esse evento”. Atualmente, o RS conta com 45 salas de Depoimento Especial, e a meta é instalar mais 41 até o final do ano.

Dados
Conforme levantamento da Corregedoria-Geral da Justiça, tramitam no Poder Judiciário 3 074 processos envolvendo crimes contra a liberdade sexual de crianças e adolescentes. Em Uruguaiana, de acordo com o delegado Enio Tassi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), infelizmente o número de estupros de vulnerável é bastante alto. Somente neste ano, mais de dez novos casos foram registrados. Em nível de Brasil, em 2016 foram 77 mil relatos de violação dos direitos infanto-juvenis ao Disque 100, serviço nacional vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. Destes, 15 707 tratava, de violência sexual.

Ambiente
Outro dado assustador diz respeito a relação entre vítima e abusador. “Na maioria dos casos, o agressor conhece a vítima. É um membro da família ou amigo próximo”, diz. Um levantamento da 7ª Câmara Criminal do TJ que analisou os processos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em tramitação concorda com o posicionamento. O estudo mostrou que, em 29% dos processos, o agressor era morador do mesmo bairro, colega, amigos de amigos, motorista de escolar, pastor, professor; em 15% são pessoas que mantiveram algum tipo de envolvimento mais próximo, ex-marido ou ex-namorado. Parentes completam a lista. Pais são responsáveis por 11% dos ataques, padrastos, 14%, tios, 7%, mães, 4%, avôs, 3% e irmãos 1%. Em 35% dos casos, vítima e agressor viviam no mesmo local. Foram analisados 277 processos.

Foco nas escolas
Saber identificar sinais de possíveis agressões é fundamental para dar um basta no ciclo de violência. Um dos focos da campanha é envolver as escolas, onde a temática pode ser trabalhada em sala de aula e junto à comunidade escolar. Isto porque, diante de um caso suspeito ou confirmado de abuso ou exploração sexual, os educadores devem dar o apoio inicial às vítimas e notificar às autoridades competentes.
O Advogado Carlos Kramer, da Comissão Especial da Criança e do Adolescente (CECA) da OAB/RS, destacou a importância de agentes multiplicadores da ideia: “Os danos causados pela pedofilia, estupro e prostituição são os piores para a subjugação e sequelas nefastas. Falta trocarmos as lentes e adotarmos na prática o princípio da prioridade absoluta deste tema.”
A Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Adriana Chaves Barcellos, reforçou: “A defesa dos direitos das crianças e adolescentes é intransferível e inegociável. Reafirmamos o nosso comprometimento em discutir e em construir com a sociedade alternativas efetivas de proteção às nossas crianças.”

Denuncie!
O número de vítimas de violência sexual, apesar de assustador, talvez não chegue sequer a representar a realidade. De acordo com Tassi, uma parcela significativa de crimes desta natureza pode não estar chegando ao conhecimento da polícia. “Não temos como saber o percentual de crimes que não chegam até nós, mas sabemos que há um número bastante significativo infelizmente”, garante.
Neste contexto, uma das principais ‘armas’ da polícia é justamente as denúncias, que podem ser anônimas. “No último ano houve um aumento significativo de denúncias, o que nos possibilitou a investigação desses crimes e responsabilização dos agressores. Mas ainda há muitos casos não registrados, muitos crimes dessa natureza que ficam impune”, comenta.
Informações podem ser repassada à DPCA através do 3412 1127. A PC também dos telefones 0800 642 6400 e (51) 98418 7814 (WhatsApp e Telegram), além do Disque 100. É garantido sigilo absoluto ao denunciante.
Gabriela Barcellos

Dupla leva R$ 50 mil em assalto na Praça do Barão

Um homem de 50 anos foi vítima de um assalto, na Praça Barão do Rio Branco, ás 11h45min de segunda-feira, 15/5. F.B. estava em horário de trabalho, estacionou o carro próximo ao cruzamento entre as ruas Duque de Caxias e Santana, e seguiu a pé em direção à agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), atravessando a praça, e carregando consigo um malote da empresa onde trabalha, contendo dinheiro em espécie e cheques. 
Ele contou que, logo que iniciou a travessia da praça, ouviu o barulho de uma motocicleta atrás de si. Ao virar-se se deparou com uma Honda Titan escura sobre a calçada e tripulada por dois homens. O carona foi em direção à vítima, com uma arma de fogo em punho e mandou que lhe entregasse o malote. Ele obedeceu.
O malote continha R$ 14.590,00 em dinheiro, além de vários cheques, somando a quantia de R$ 50.589,87. O fato foi registrado como roubo a malote e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Gabriela Barcellos

Caso Patrícia: Amostras deram negativo para sangue


O laudo pericial das amostras coletadas na casa de um dos suspeitos do desaparecimento da jovem Patrícia Pinto dos Santos ainda não foi formalmente encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), mas o delegado Enio Tassi já teve acesso ao resultado, que deu negativo para sangue humano.
A coleta foi realizada por uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IPG) de Santana do Livramento, no dia quatro de abril, a pedido de Tassi, na casa de Anderson Rogério dos Santos Pinto, 34 anos, o ‘Xexéu’, que está preso preventivamente. Na ocasião foram encontradas marcas que reagiram ao luminol, uma substancia química que reage em contato com sangue em pelo menos dois locais diferentes da casa. No entanto, o exame técnico apontou que a substancia encontrada não é sangue humano. Também foram coletadas amostras de cabelo e apreendidos alguns objetos, como facas. No pátio, um buraco chegou a ser cavado em local suspeito, no entanto, nada foi encontrado. O laudo oficial deverá dar maiores detalhes sobre o material encontrado, bem como sobre a análise dos cabelos.

O desaparecimento
Patrícia Pinto dos Santos, agora com 18 anos, desapareceu no dia seis de outubro do ano passado, depois de sair da casa da casa da mãe, onde vivia, na Rua Prado Lima, para ir a um baile, acompanhada de uma amiga. De lá para cá, a família nunca mais teve notícias da menina. Da última vez que foi vista, estava com a amiga e com dois homens, considerados suspeitos.
A DPCA difundiu o desaparecimento da jovem para todo o Estado. Uruguai e Argentina também foram alertados. Ao longo dos meses, várias informações chegaram ao conhecimento da polícia, inclusive de que ela teria sido vista em uma boca de fumo na Vila Betânia. Todas foram apuradas e nenhuma obteve resultado. No entanto, Tassi diz que a Delegacia trabalha com a possiblidade de a jovem ainda estar viva. “Enquanto não encontrarmos evidencias cabais de que houve uma morte, estamos investigando um desaparecimento. Ainda há esperanças”.
Gabriela Barcellos

DPCA prende padrasto acusado de estupro


Um homem foi preso por estupro de vulnerável na manhã de terça-feira, 16/5, por volta de 9h, em uma oficina na Rua Santos Dumont, bairro Ipiranga. P.F.R.S. de 45 anos é acusado de tentar abusar da enteada, F.V.S.M. de 13 anos.
O crime chegou a conhecimento da Polícia Civil no início da manhã do último dia cinco. Na ocasião, o delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) o autuou em flagrante. Posteriormente, ele foi colocado em liberdade pelo Poder Judiciário, mas teve a prisão preventiva decretada a pedido do Delegado depois de descumprir as medidas protetivas deferidas pela Justiça. Tassi não quis comentar sobre a investigação, mas confirmou que há suficientes elementos de prova que comprovam o crime e a autoria.
A vítima contou à polícia que dormia em casa, sozinha, quando o padrasto chegou alcoolizado. Ela levantou, abriu a porta para ele e voltou a dormir, mas logo foi despertada já com o P.F.R.S. em seu quarto, tentando violenta-la. A adolescente gritou por socorro e conseguiu chamar a atenção de parentes que moram próximo e acionaram a Brigada Militar. Ela disse ainda que esta não foi a primeira tentativa do padrasto.
Gabriela Barcellos

Microcrédito disponível no Município

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana por intermediação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) oferece à população uruguaianense acesso ao crédito por meio do Programa Municipal de Microcrédito. A ação é destinada a apoiar  empreendedores - formais ou informais -, que desenvolvam atividade produtiva no comércio, indústria ou na prestação de serviços do município.
Além disso, é destinado a pessoas que querem desenvolver ou ampliar uma atividade econômica e reúnem as condições e capacidades pessoais que antecipam o êxito da iniciativa.  Vale salientar que os empréstimos são de pequeno valor.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, o programa visa o desenvolvimento local. “Buscando oferecer uma alternativa para o crescimento voltada a valorização do empreendedor no auxílio da superação das dificuldades, inserimos o microcrédito como uma oportunidade única para o pequeno negócio, proporcionando sustentabilidade, manutenção e criação de postos de trabalho e geração de renda”, afirma Auzani.
 Entre os itens financiáveis estão: o capital de giro, onde ocorre compra de matérias-primas e insumos para produção. Neste item, o limite de crédito é R$ 10 mil; já o capital fixo refere-se ao investimento, onde há a aquisição ou conserto de equipamentos e máquinas, melhoria e/ou ampliação de instalações do negócio e compra ou conserto de veículos automotores ou motocicletas ligados ao empreendimento. Neste, o valor máximo de crédito é de R$ 15 mil. 
 Mais informações podem ser obtidas diretamente na Agência Municipal de Microcrédito junto a Semude, na Rua Duque de Caxias, 1700 (antiga exatoria) ou ainda, pelo telefone 3411-5690. O atendimento ocorre  diariamente das 8h às 14h.
Karine Ruviaro

Auditores fiscais do Porto Seco estão em greve

Os auditores fiscais da Receita Federal do Brasil atuantes no Porto Seco de Uruguaiana aderiram à paralisação nacional da categoria. Desde terça-feira, 16/5, a operação padrão vem sendo realizada. No entanto, deverá ser finalizada ainda hoje, 18/4.
O movimento no terminal aduaneiro neste período está abaixo do normal, já que muitos empresários do ramo de transportes anteciparam a liberação de seus caminhões e cargas antes da greve. Para despachantes aduaneiros estabelecidos em Uruguaiana, a paralisação nacional atinge diretamente o desempenho das atividades normais nas zonas portuárias do país, em especial os desembaraços de mercadorias e cargas. O Comércio Exterior mais uma vez é prejudicado pelos constantes desacordos políticos que nosso país vem passando. Quem perde são os trabalhadores do transporte internacional, nossos Despachantes Aduaneiros que vem lutando bravamente pelo seu desenvolvimento, comentou um despachante aduaneiro que ganha a vida como dirigente sindical.
A decisão foi tomada após Assembleia Nacional ocorrida no dia 8/05, onde a categoria definiu por efetuar Operação Padrão e greve, motivados pela ameaça de não-votação do Relatório da Comissão Mista da Medida Provisória 765.
Conforme determina lei nº 7.783/89, de 28 de junho de 1989, o percentual de 30% de auditores fiscais continua trabalhando no local. Garantindo assim, o despacho de cargas perecíveis, perigosas e demais prioridades definidas em lei.
Karine Ruviaro

Frota do Samu não recebe manutenção


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, está sem ambulâncias. Apesar do serviço contar com quatro ambulâncias, apenas uma está em operação. Como é requisito mínimo do programa a disponibilidade permanente de duas, Uruguaiana trabalha com uma ambulância emprestada da secretaria estadual de Saúde. 
Segundo o secretário adjunto da pasta, Raphaelly Félix, a crise financeira no Rio Grande do Sul e consequente falta de repasses aos municípios, ameaça, mas não abala o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uruguaiana. Segundo Felix, durante os três primeiros meses deste ano, o município não recebeu nenhum repasse do Governo do Estado. “A secretaria municipal de Saúde (SMS) recebeu o primeiro repasse do ano no final de abril, mas especificamente, no dia 28/4. O valor de R$ 90 mil refere-se ao mês vigente naquele período. Os atrasados não entraram. Ficamos esperando para ver se vinha, porém, até agora nada”, frisou.
De acordo com o portal eletrônico do Governo do Estado, o repasse de verbas para o serviço fica distribuído da seguinte maneira. “O governo do Estado investe R$ 61,9 milhões por ano no Samu. A secretaria da Saúde repassa R$ 90 mil por mês para cada município que tem USA (Unidade de Suporte Avançado) e o Ministério da Saúde, R$ 38,5 mil para cada unidade de suporte avançado habilitada. Para cada UBS (Unidade de Suporte Básico), a Secretaria da Saúde repassa R$ 10.232,09 por mês e o Ministério, R$ 13.125,00. Para as motolâncias, o repasse do Estado é de R$ 3,5 mil por mês por veículo e do Ministério, R$ 7 mil”.
Nesse período em que nenhum repasse foi recebido pela SMS, o Samu do município continuou suas atividades com o superávit financeiro dos meses anteriores, e o valor recebido será usado para manutenção dos veículos, pagamento de pessoal, entre outros.  “Estamos fazendo a tramitação desse valor com o setor de contabilidade da secretária municipal de Fazenda. A verba recebida é sempre vinculada, ou seja, temos determinado valor (R$ 10.232,09 mensais) para gastar com as ambulâncias, já outro valor (R$ 3,5 mil por mês) deverá ser usado nas motolâncias e assim por diante”, disse. 
Embora o adjunto fale em superávit dos meses anteriores, a deterioração é decorrente da não aplicação de recursos na manutenção, pois há ambulâncias que foram paradas bem antes do não recebimento dos recursos do governo do Estado. Questionado pela equipe de reportagem do Jornal CIDADE sobre a situação das ambulâncias, Felix nos encaminhou para o gabinete do vice-prefeito, onde deveríamos falar com Antônio Fagundes. Já este nos informou que o secretário adjunto teria as informações e que falaria com Felix sobre o assunto. Fagundes ficou com o telefone da Redação, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. Enquanto fica o jogo de empurra-empurra dos setores, quem realmente sofre com isso é a população de Uruguaiana.
Sem as informações sonegadas pelas autoridades, nossa equipe de reportagem apurou que uma das ambulâncias estava parcialmente destruída devido a um acidente de trânsito ocorrido em 2013; uma Ranger estava com o motor fundido; e a terceira foi retirada de serviço devido a problemas no freio e bomba. Conforme o chefe da frota do município, Jéferson Oliveira, as ambulâncias já estão sendo consertadas. “Estamos esperando as oficinas nos entregarem a frota”, disse.

Estrutura
Das ambulâncias o adjunto não sabe, mas sabe que a atual sede na Avenida Presidente Vargas, junto ao Centro de Especialidades Odontológicas é alugada, e o Samu será transferido de local, pois não se justifica gastar com aluguel quando há espaço público que pode estar disponibilizado para o serviço. A nova base do Samu é anexa à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e foi inaugurada pelo governo anterior, porém sem as mínimas condições de receber o Samu. Contudo, a SMS pretende fazer a mudança de local até o início do segundo semestre.
O Samu conta com cinco médicos, seis enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem – dois atuam na motolância - e nove condutores.  “Todos os profissionais são capacitados para trabalhar com os atendimentos”, finalizou.

Uso de biombos em agências bancárias podem se tornar obrigatório


Projeto de Lei que torna obrigatório o uso de biombos frente aos caixas, em agências bancárias e cooperativas de créditos foi apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana. A matéria de autoria do vereador Clemente Corrêa (PSDB) busca maior proteção aos usuários de bancos. 
A medida dificulta a visibilidade de movimentações bancárias de pessoas presentes nos locais. “É sabida que pessoas de má índole cuidam e aguardam movimentações em espécie nas agências para realizarem assaltos fora dos bancos”, elucidou o parlamentar. 
Considera-se por biombos a cobertura que separa os caixas dos demais clientes que aguardam atendimento. Clemente destacou que algumas agências adotam o dispositivo, entretanto a implantação depende da discricionariedade do gerente. O projeto segue para análise das Comissões Técnicas da Casa.
Luana Raddatz

IPE nega fechamento da agência em Uruguaiana


O presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS), Otamar Vivian confirmou nesta semana que não há possibilidade de fechamento da agência do Instituto em Uruguaiana, esclarecendo rumores surgidos na semana anterior. A notícia foi dada em reunião com o deputado Frederico Antunes (PP).
Vivian disse que “não existe a menor possibilidade do fechamento da agencia de Uruguaiana devido a importância estratégica da cidade no atendimento de nossos usuários e seus dependentes residentes na região da Fronteira Oeste do Estado. A agência IPE de Uruguaiana permanecerá aberta por nossa determinação e solicitação do deputado Frederico Antunes”.
O Presidente do IPE afirmou também que está previsto o envio de novos servidores para a Fronteira a fim de suprir as deficiencias de atendimento na região.
Atualmente, a unidade de Uruguaiana atende também a outros municípios, como Barra do Quaraí, Itaqui e Maçambará.
Gabriela Barcellos

Prefeitura mantém pagamentos em dia

Esta semana tem sido de pagamentos para o Poder Executivo. O vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), que está exercendo a função de chefe do Executivo, assinou na terça-feira, 16/5, repasse para a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), para pagamento da mão de obra carcerária que vem sendo utilizada pela Prefeitura.
Os serviços estão sendo prestados por meio de um convênio entre a Susepe e o município, que mantém dois apenados do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) trabalhando no Cemitério Municipal Senhora Santana. Até o fechamento desta edição, os valores ainda não haviam sido repassados aos apenados, por questões administrativas. De acordo com o diretor do IPU, agente Carlos Roberto Lemos de Souza, houve uma falha na comunicação do repasse, o que ocasionou a demora, mas a situação já foi solucionada. 
Duodécimo
Já a Câmara de Vereadores, que tem direito a seis por cento da arrecadação do município, dividido em doze parcelas mensais, recebeu R$ 830 mil. A autorização para pagamento do duodécimo foi assinada por Carús na manhã de ontem, 17/5.
Além destes repasses, foram pagas as reformas e ampliação das escolas municipais de educação infantil Monteiro Lobato e Mário Quintana, e construção da Unidade básica de saúde da Profilurb.
Gabriela Barcellos

Representantes apresentam o Programa Lider ao Parlamento

O consultor do Sebrae, Marcelo Feres e o professor da Unipampa, Ricardo Oaigen, mostraram os resultados já obtidos e solicitaram apoio dos vereadores.

O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Baranski Feres e o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ricardo Pedroso Oaigen, estiveram na Câmara de Vereadores na manhã de terça-feira, 16/5, quando fizeram uso do espaço de Tribuna Livre para expor o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider). A solicitação para abertura do espaço foi do vereador Rafael da Silva Alves (PMDB).
Na explanação, os representantes contaram sobre a formação, em 2015, de um grupo de líderes dos setores público e privado, com objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento regional tanto no âmbito urbano quanto rural, além de destacarem a mobilização e articulação das ações, os indicadores regionais, os objetivos previstos e o planejamento realizado. Entre as constatações obtidas esta que o desenvolvimento ainda não é prioridade no cotidiano da administração pública e há desintegração das demandas e a dispersão das ofertas que comprometem a eficácia das políticas de desenvolvimento da região Fronteira Oeste. “Precisamos trabalhar articulados, não isolados enquanto municípios”, afirmou Oaigen. Os dois também apresentaram os resultados que o programa já obteve e os eixos estratégicos em que atua: agronegócio, turismo, industrialização e energias renováveis. 
Por fim, eles solicitaram ao Poder Legislativo apoio ao desenvolvimento regional no estudo do Plano Plurianual 2018/2020, também engajamento da Câmara para o crescimento da região de forma sustentável.
O Programa Lider é desenvolvido pelo Sebrae/RS, com foco no desenvolvimento regional e está em atividade na Fronteira Oeste, na região da Campanha e na região Sul reunindo mais de 100 lideranças. A iniciativa tem como objetivo estimular gestores a atuarem de forma empreendedora, fomentando, assim, o desenvolvimento da região em que estão inseridos. São desenvolvidas atividades de dinâmicas de grupo, de palestras e ações integradas entre os municípios que compõem a região, no caso da Fronteira Oeste os municípios de Uruguaiana, São Borja, Maçambara, Itaqui, Barra do Quarai, Manoel Viana, Alegrete e Quaraí.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2760

Leitura

Na segunda-feira, 15/5, a autora de televisão, jornalista e escritora, Letícia Dornelles, juntamente com seu filho Patrick, esteve realizando a entrega de exemplares de “As Aventuras de Patrick na Fazenda” para a Santa Casa de Caridade e Rotary Club. Os livros doados ao Hospital irão fazer companhia às crianças internadas e seus acompanhantes. Já os livros destinados ao Rotary Club serão encaminhados para crianças carentes do município.

Doação

Representantes da Prefeitura de Uruguaiana entregaram na tarde de terça-feira, 16/5, 40 pacotes de fraldas para recém-nascidos à pediatra da UTI Neonatal do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Dra. Ana Maria Schmitt Clausell. As fraldas foram doadas à Prefeitura na semana passada por uma rede de farmácias de Uruguaiana.

Campanha

No final da tarde de segunda-feira, 15/5, ocorreu o sorteio da campanha “Minha Mãe Merece”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana. Ana Eunice Oliveira foi a premiada. Ela ganhou um fim de semana - com tudo pago – em um resort no Uruguai e um book proporcionado por uma empresa de serviços fotográficos do município.

Celemaster
Sábado, 20/5, às 16h, no Ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, a Celemaster Uruguaianense enfrenta a Associação Santo Ângelo de Futebol Feminino (ASSAF). Esta será a estreia da equipe de Uruguaiana no campeonato estadual adulto de futsal feminino 2017.

Medicina
De 23 a 26/5, ocorre nas dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, a “I Semana Acadêmica de Medicina (SAMed)”. O tema proposto para essa primeira edição é “Potencialidades e Desafios da Medicina de Fronteira”. O evento é uma iniciativa do DANS (Diretório Acadêmico de Medicina Nise da Silveira) com a colaboração de acadêmicos das turmas 2016.1 e 2016.2 do curso de Medicina.

IBGE I
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de candidatos para contratação temporária para realização do Censo Agropecuário 2017. Há vagas para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) de Nível Médio e Recenseador, que exige Nível Fundamental.

IBGE II
As inscrições devem ser efetuadas no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss até o dia 23/5. O valor da inscrição varia de acordo com a função: para ACM e ACS, o valor é de R$ 39,50 e para as vagas de recenseador o valor é de R$ 22.

INSS
Estados e municípios terão mais tempo para quitar as dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente da República, Michel Temer, assinou na terça-feira, 16/5, a medida provisória que amplia para 200 meses o prazo para os entes federativos pagarem o débito com a Previdência.

Cultura
Acontece no dia 21/5, a partir das 8h, no Ginásio Municipal, o “1° Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro”. Será um dia repleto de apresentações artísticas, cultural e campeira, onde estarão presentes as melhores invernadas da região. O show de abertura será realizado com a Oficina Martin Fierro, já o encerramento fica por conta de César Oliveira e Rogério Melo.

Maio Amarelo
Amanhã, 19/5, às 9h, na sede da Segtram, acontece diversas oficinas educativas para alunos de escolas do município e comunidade. Na ocasião, serão realizadas atividades de conscientização de segurança e trânsito. Dentre elas, oficinas lúdicas, apresentação da estrutura do órgão, apresentações com cães do canil da Guarda Municipal, sala de vídeos, mini cidade e palestras educativas. O evento faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo de Uruguaiana.

Empregos 
O Rio Grande do Sul fechou o primeiro quadrimestre do ano com saldo positivo de 21.983 vagas formais de emprego, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho divulgados na terça-feira, 16/5. Em abril, porém, o estado teve um desempenho negativo no saldo de vagas, com o fechamento de 3.044 postos de trabalho, uma queda de queda de 0,12% em relação a março.

Guapa
O Grupo Uruguaianense de Apoio à Prevenção da Aids (Guapa) - que atende portadores de HIV e seus familiares - precisa da ajuda da comunidade mais uma vez. Para prestar atendimento às 150 famílias que auxiliam, a ONG necessita da doação de arroz, açúcar, feijão, azeite, massa, farinha de trigo e milho, leite integral e condensado. Para doar basta entrar em contato com o Guapa pelos telefones 99947-9956 ou 98152-9920.

Conferência
Amanhã, 19/5, a partir das 8h, acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”, o evento tem previsão de término para às 18h.

Acessibilidade
Espaços públicos de brinquedos e equipamentos de lazer deverão ser adaptados para pessoas com deficiência, inclusive visual ou com mobilidade reduzida. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 12/5. Conforme a determinação, os locais de diversão terão de adaptar suas estruturas em pelo menos 5%.

Free I
Está sendo ansiosamente esperada para o segundo semestre a conclusão dos trâmites legais para implantação das lojas francas nas cidades brasileiras de fronteira. Por aqui, deverão desembarcar pelo menos três Free Shops.

Free II
Há vários investidores interessados. A questão é quantos manterão o interesse mesmo com as abusivas taxas impostas aos Free Shops pelo Fundo do Desenvolvimento do Comércio, criado por Schneider e sua turma, e que mais parecem ter o objetivo de espantar investidores.

Disputa
O ex-vereador Marcelo Lemos disputa o comando do diretório do PDT, partido que ajudou a renascer em Uruguaiana. Seu adversário é o professor José Luis, rechaçado pelas urnas e pela comunidade escolar que dirigia onde, após 9 anos, recebeu 12 votos na última eleição.