terça-feira, 23 de maio de 2017

9ª Rústica acontece no domingo

No domingo, 28/5, a partir das 9h, acontece a “9ª Rústica Luz para os povos/Santa Casa de Uruguaiana”. O evento é alusivo ao 17º aniversário da Igreja Luz para os Povos e ao 120º aniversário da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
A largada acontece na Rua Benjamin Constant, nº 1112 (em frente à Igreja) e o ponto de chegada será a Santa Casa, pela Rua Rodrigues Portugal.  Entre os percursos em competição estão: 8.000 metros (percurso principal), 3.600 (percurso menor), 1.200 (percurso infantil), 900 metros (percurso mirim) e 350 metros (percurso pré-mirim).
O evento é organizado pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU). As inscrições podem ser feitas na sede da Associação, que fica anexa ao Ginásio Municipal, até às 18h, do dia 27/5. O valor das inscrições varia conforme o percurso a ser percorrido, sendo R$ 15 para adultos e R$ 2 para as categorias pré-mirim, mirim e infantil.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelos telefones (55) 3414 – 1064 ou (55) 99603-8639, ou também pelo e-mail: meiamaratonaacoru@ibest.com.br.
Karine Ruviaro

Secretaria de Esportes assina convênio com clube

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Paulo Kleinubing e o presidente do Sá Viana Futebol Clube, Martim Lemos Neto, assinaram na tarde de sexta-feira, 19/5, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana, o Termo de Cooperação entre município e o clube. O termo possibilita a abertura do Projeto de Natação, que será coordenado pelos profissionais Fabio Oliveira e Ismael Sanchotene.
Inicialmente, o projeto beneficiará cerca de 40 crianças, de nove a 14 anos, além de beneficiar os alunos do Projeto Dants (Projeto de Saúde, Prevenção e Agravos não Transmissíveis), que farão aulas de natação no Sá Viana. As aulas serão ministradas por estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Unipampa por meio de uma parceria entre Prefeitura e a Universidade.
Durante o evento o secretário Paulo Kleinubing comentou que esse é o pontapé inicial do Projeto. “Acredita que através do esporte é possível mudar as pessoas e junto com a Unipampa faremos isso para que as crianças se tornem pessoas melhores oportunizando um estilo de vida mais saudável”, salientou Kleinubing.
Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Governo, Paulo Fossari, o chefe de gabinete, Frederico Pellegrini, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Leonardo Magno Rambo, o professor Letiéri Panciera do SESC local, além de vereadores, alunos inscritos no projeto e seus familiares. Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria, de segunda a sexta-feira, por meio do telefone 3413 - 6201.

Dia do Desafio
Na oportunidade, o professor Letiéri Panciera, convidou os presentes para participar do Dia do Desafio. Neste ano, o desafio acontecerá no dia 31/5. Uruguaiana enfrentará a cidade de Plaza (Cuba). O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence a disputa.
Karine Ruviaro

Atletas: Celemaster esclarece denúncia de exploração de mão de obra

Após ter o nome vinculado a uma notícia de exploração de mão de obra das atletas, a diretoria da Celemaster Uruguaianense utilizou a rede social do time para esclarecer informações sobre o fato. Conforme André Malfussi, técnico da Celemaster, um órgão de fiscalização de trabalho, foi até a sede da entidade, visando verificar as condições trabalhistas as quais as atletas são submetidas. “A vistoria do Ministério do Trabalho ocorreu na quinta-feira, 11/5. O órgão veio fiscalizar a legalidade do futsal feminino”, disse.
Confira abaixo a nota de esclarecimento postada na rede social:
“Na última semana, fomos visitados por órgãos de fiscalização do trabalho, a fim de verificar as condições das quais nossas atletas haviam sido acordadas com a instituição para a temporada de 2017. A diretoria da Celemaster, prontamente, fez questão de disponibilizar os documentos necessários onde deixa claro que todos os trâmites exigidos, foram realizados. Esclarecemos também que a Celemaster é uma entidade sem fins lucrativos, da qual se mantem através de doações, e com isso se isenta de recolhimentos fiscais, contratos de trabalho e registro em carteira. Mesmo não tendo obrigação jurídica, a Celemaster proporciona as atletas toda a estrutura necessária para permanência na equipe (como faculdade, alimentação, moradia, academia e assistência médica completa) e faz questão de repassar ajuda de custo, entendendo assim, que elas são merecedoras por todo esforço dedicado a entidade. Para finalizar, ressaltamos que Associação de Futebol Feminino Celemaster Uruguaianense continuará com os trabalhos de forma transparente, honesta e exclusivamente dedicada ao futsal feminino uruguaianense”.
Karine Ruviaro

Noninho Menezes deixa o comando da AEU

Na noite de domingo, 21/5, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) anunciou em seu Facebook que Noninho Menezes não é mais o técnico da equipe. Na postagem, a AEU informou que “em reunião entre o presidente Leandro Pavanato e o técnico Noninho Menezes foi chegado, em comum acordo, a decisão de que o técnico deixa o comando da Associação Esportiva Uruguaianense”.
Na internet, a saída de Noninho do comando do time, rendeu diversos comentários. Muitos criticavam a saída do técnico. Em entrevista a equipe de reportagem do Jornal CIDADE, Noninho, esclareceu boatos sobre a sua saída. “Eu entreguei o cargo para o presidente Leandro Pavanato. Creio que já dei a minha contribuição. Agora, é hora de dar oportunidade para outra pessoa”, frisou.
O treinador foi o comandante do título inédito de Campeão Estadual Série Bronze 2016 e deixa a equipe com uma campanha de quatro jogos, uma vitória, duas derrotas e um empate no Estadual Série Prata 2017. Na postagem na rede social, a diretoria da AEU agradeceu pelo trabalho já realizado por Menezes. “A diretoria da Associação Esportiva Uruguaianense agradece imensamente o trabalho dessa grande pessoa e profissional, que sempre defendeu e batalhou pelo bem nosso clube!!”, escreveram.
Na noite de ontem, 22/5, a diretoria do clube anunciou como novo treinador Henrique Fortes Braibante, de 38 anos. O novo técnico vem de Santa Maria, onde atuava no União Independente.
Karine Ruviaro

Escolas do Município comemoraram aniversário

No sábado, 20/5, o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz, a secretária adjunta, Maiza Pereira Jacques e o chefe de gabinete do Prefeito, Frederico Pellegrini, acompanharam as comemorações de aniversário de duas escolas do município. São elas: Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Chica e Escola Municipal de Educação Infantil Cinderela.
A EMEI Vovó Chica completou 44 anos de atividades. Dentro das comemorações houve gincana de integração e atividades culturais envolvendo parte dos 230 alunos. O educandário que localiza-se na Rua Anjico, nº 561, no Bairro Profilurb, foi inaugurado em 18/5/73. Atualmente, a Vovó Chica é dirigida pela professora Katiusca Dornelles Bitencourt.
Na mesma data, também foi dia de comemorar os 29 anos da EMEI Cinderela. Na oportunidade, a comunidade escolar pode presenciar diversas atividades artísticas e culturais - com apresentações dos alunos. Além disso, ocorreram oficinas destinadas aos pais, como a de sabão líquido ecológico. A escola localiza-se na Rua Flores da Cunha, nº 751, no Bairro Mascarenhas de Moraes.
Karine Ruviaro

I Semana Acadêmica de Medicina começa hoje





Começa hoje, 23/5 e segue até sexta-feira, 26/5, a I Semana Acadêmica da Medicina (SAMed) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com o tema “Potencialidades e Desafios da Medicina de Fronteira”, o evento tem como finalidade integrar os acadêmicos do curso de Medicina com os profissionais de saúde da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Na programação, haverá palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas, onde médicos e profissionais de saúde debaterão o assunto com os acadêmicos.  A abertura ocorre hoje a noite a partir das 19h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. No entanto, vale salientar, que as demais atividades ocorrerão no Campus da instituição de ensino.
Amanhã, 24/5, às 9h, acontece a palestra “Semiologia: um olhar à criança e ao adolescente”, sob comando de João Carlos Santana (UFRGS); às 10h40min, haverá a segunda palestra “As notificações compulsórias e a negligência na fronteira” de Walkiria Rosa Frassom e Angelita Colares. Na parte da tarde, às 13h, haverá a primeira mesa redonda com o tema “Enfoque LGBT: particularidades de acolhimento e conduta”, de Lisiane Marques Soares, Nilzar Amin Shihadeh, Leonardo Vilela Cezimbra e Annelise Aguiar; às 15h10min, ocorre o workshop “História da Radiologia: avanços no diagnóstico por imagem” e a oficina “Explorando novas visões: a Medicina Tradicional Chinesa”, Alexsandra Sharapin e um mini-curso “Bases da Sutura”. À noite, a partir das 20h, acontecerá um happy hour em um bar da cidade.
Na quinta-feira, 25/5, a partir das 9h, acontece a palestra “Aperfeiçoamento a Comunicação entre Médico e Paciente”, com Claduia Viviana Alvarez; às 10h40min, será a vez de Daiana Silva de Ávila comandar a palestra “Medicina da Descoberta; por que seguir carreira em pesquisa?”; às 13h, ocorre a mesa redonda “O profissional e a saúde pública no contexto da fronteira”, de Rita de Cássia Fossati Silveira Evaldt, Maurício Luis, Graci Lafuente e Josefine Bussanello; às 15h10min, acontece a oficina “Espiritualidade e Saúde”, de José Eudes Gomes Pinheiro Júnior e os mini-cursos “Bases da Sutura”, “Bases do diagnóstico: exames de imagem”, de Valdir de Paula (Unifra) e “Ausculta Pulmonar: identificando anormalidades”, de Claudio Barzoni Crespo.
No último dia de atividades, 26/5, a manhã começa com a palestra “Quando o paciente também é a vítima”, de Nathalia Stofel e Vanessa Alvez Mora da Silva, às 9h; às 10h40min, acontece a palestra “A importância da equipe multiprofissional no serviço de saúde”, de Márcia Arend.  Na parte da tarde, às 13h, ocorre a mesa redonda “Epidemiologia da Fronteira”, de Cida Bofill, Lucas Pitrez Mocellin, Luciane Dias Freitas e Jorge Raul Altamira; às 15h10min, acontece as oficinas “Bases da Semiologia: sistema nervoso”, de Eduardo Pedrolo e “Além do corpo: um olhar ao estado mental”, de Luana Ribeiro Borges; e os mini-curso “Asculta cardíaca: identificando anormalidades”, de Fábio Motta e “Bases da Sutura”.  O encerramento acontece a partir das 19h15min.
Os interessados que ainda não fizeram inscrição poderão se inscrever presencialmente nos dias 23 e 24/5. Durante o credenciamento, serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis destinados a ONGs do município.
A I SAMed é um evento de iniciativa do Diretório Acadêmico de Medicina Nise da Silveira (DANS) com a colaboração de acadêmicos das turmas 2016.1 e 2016.2 do curso de Medicina.

Karine Ruviaro

PL cria cadastro público de condenados por violência contra a mulher

Inspirada pela lei britânica conhecida pelo nome de Clare Wood, jovem inglesa estrangulada e incendiada pelo ex-namorado que ela conheceu no Facebook, a deputada Manuela d Ávila (PCdoB) apresentou um projeto de lei para que o Estado disponibilize na Rede Internacional de Computadores o nome, a foto e dados processuais de pessoas condenadas criminalmente por crime de violência contra a mulher ou contra sua dignidade sexual. “O Código Penal dispõe que os processos em que se apuram crimes contra a dignidade sexual devem correr em segredo de justiça. Mas a sociedade tem o direito de saber quem foi condenado definitivamente por este motivo”, justifica a parlamentar, que é a procuradora especial da Mulher da AL.
Conforme o PL 43/2017, qualquer cidadão poderá ter acesso ao cadastro, desde a condenação até o cumprimento da pena. Manuela esclarece, no entanto, que o projeto adotou critérios a serem observados para a disponibilização da lista, em consonância com aos princípios constitucionais, para que a punição dada não ultrapasse a pena judicial do condenado.
Inicialmente, a proposta foi apresentada pelo ex-deputado Jorge Pozzobom (PSDB) e arquivada em virtude de o parlamentar assumir a prefeitura de Santa Maria em janeiro de 2017.
Gabriela Barcellos

Traficantes são presos em flagrante

Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas no final de semana. Nos dois casos, os bandidos foram flagrados pela Brigada Militar e conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foram autuados pela delegada de plantão, Alessandra Xavier de Siqueira.
Na primeira ocasião, policiais militares fizeram campana em um endereço apontado por denúncias anônimas como ponto de traficância, na Rua General Propício, bairro Mascarenhas de Moraes. Após algum tempo observando o local, os policiais abordaram Antônio Marcos Garces Brazeiro, de 45 anos, que estava parado junto ao portão de casa. Imediatamente os policiais ingressaram na residência e, ao revistar o quarto de Brazeiro encontraram um balão contendo 16 buchas de cocaína, US$ 7, $160 pesos argentinos, e R$ 193. Em outro cômodo, um dos cães farejadores encontrou outra bucha de cocaína. Marcos confessou aos policiais ser o dono da droga e contou que é usuário e, por necessidade, começou a traficar.
Abner Israel Machado Ruidia, 21 anos, também foi preso em casa, na Travessa Vitória, bairro Cabo Luiz Quevedo. A abordagem ocorreu após Abner ser vigiado pelos PMs por algumas horas. Com ele os policiais encontraram quatro buchas de maconha e, na casa, outras três buchas foram localizadas. A mulher de Abner contou à polícia que o companheiro realmente trafica.
Os dois foram recolhidos à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
Gabriela Barcellos

Uruguaiana registra mais um suicídio

Uruguaiana registrou mais um suicídio neste final de semana. Carlos Rogério de Oliveira Faleiro, 40 anos, foi encontrado no apartamento onde vivia, sozinho, na esquina das ruas Domingos de Almeida e Estilac Leal. O corpo estava com sinais de decomposição avançada e, Carlos não era visto há uma semana.
Uma sobrinha da vítima contou à polícia que foi contatada por uma vizinha de Carlos, referindo-se a fortes odores vindo do apartamento do tio. A moça então foi até o local e acabou acionando a Brigada Militar, que arrombou a porta e encontrou Carlos morto, aparentemente por enforcamento, próximo a uma corda. Ainda conforme a sobrinha, a namorada do tio teria lhe dito que o casal rompeu recentemente o relacionamento, pois Carlos “só fazia coisas erradas e por último estava ameaçando se matar”.
O fato foi registrado como suicídio pela Polícia Civil, ainda assim uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Santana do Livramento, foi acionada para analisar o local. Além do exame de necropsia, também foi solicitado pela delegada Alessandra de Siqueira exames de alcoolemia e toxicológico. Carlos tinha passagens pela polícia.
Desde o início do ano já são pelo menos doze episódios de suicídios no município.na sexta-feira, 19/5, Adão Marques Corrêa, 59 anos, foi encontrado enforcado em uma parreira, nos fundos de casa, no bairro Cabo Luiz Quevedo. O corpo foi encontrado por uma vizinha, que avisou a família. Adão estava sofrendo de depressão.
Gabriela Barcellos

Caso Patrícia: DPCA e IGP farão perícia nos carros dos suspeitos

Uma equipe de especialistas do Instituto Geral de Perícias (IGP), sediando em Santana do Livramento, estará em Uruguaiana hoje, 23/5, para fazer um exame de examinar dois automóveis, de propriedade dos principais suspeitos pelo desaparecimento da jovem Patrícia Pinto dos Santos. A pedido do delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), os peritos irão aplicar luminol, uma substancia química que reage em contato com sangue, nos veículos. O mesmo procedimento já foi realizado em um tapete e na casa de um dos suspeitos, que atualmente está preso. Nas duas ocasiões, os resultados foram negativos para sangue.
Patrícia, agora com 18 anos, desapareceu no dia seis de outubro do ano passado e seu paradeiro permanece um mistério para família e amigos. Naquela noite, ela saiu da casa da casa da mãe, onde vivia, na Rua Prado Lima, para ir a um baile, acompanhada de uma amiga. Da última vez que foi vista, estava com a referida amiga e com dois homens, considerados suspeitos.
A DPCA difundiu o desaparecimento da jovem para todo o Estado e diversas diligencias foram realizadas, inclusive em cidades vizinhas. Ao longo dos meses, várias informações chegaram ao conhecimento da polícia dando conta de que a menor teria sido vista em bocas de fumo, ou ainda vivendo em casas de prostituição. Nenhuma dessas informações se confirmou até o momento. Para o Delegado, nenhuma possibilidade está descartada, inclusive a de que a jovem esteja viva. “Trabalhamos com a possibilidade de encontrada com vida. Enquanto não encontrarmos o corpo, continuaremos procurando e tendo esperanças”, explica.
Suspeitos
Anderson Rogério dos Santos Pinto, conhecido como ‘Xexéu’, está preso preventivamente desde o início de abril, a pedido do Delegado. Para Tassi, não há dúvidas do envolvimento do homem no desaparecimento da menina. ‘Xexéu’, que tem passagens pela polícia por tráfico de drogas é um dos homens vistos com Patrícia pouco antes da jovem desaparecer, e inclusive teria um relacionamento com ela. A casa dele, na União das Vilas, foi alvo de perícias e, embora o laudo oficial dos exames ainda não tenha sido encaminhado à DPCA, já é de conhecimento do Delegado, que não houve resultado positivo nas amostras coletadas.
Assim como no caso de Anderson, outro suspeito também teve a prisão preventiva solicitada pelo Delegado e, finalmente, após três pedidos, foi deferida pelo Poder Judiciário. No entanto, ele não foi encontrado e segue foragido.
Gabriela Barcellos

Continua nesta semana a programação da Semana do Município

A programação oficial da Semana do Município continua nos próximos dias. Entre hoje, 23/5, e amanhã, 24/5, diversos encontros nutricionais, práticas esportivas e apresentações culturais marcarão os 171 anos emancipação.  Confira abaixo a agenda de atividades que reúne vários estilos e preferências e prestigie a data.
Hoje, 23/5, as atividades começam bem cedo, às 7h30min com atividades físicas e encontros nutricionais, - ações estas do Projeto de Saúde, Prevenção e Agravos não Transmissíveis (Projeto Dants) -, no Centro Nutricional, localizado no Posto de Saúde Central; já às 8h30min, na Estratégia de Saúde da Família 03, localizada no Bairro Cidade Nova, haverá orientações na academia; no Parcão, às 9h, acontecem orientações para a prática de ciclismo, roller, patins e patinete; às 9h30min, também no Parcão, haverá uma aula de ginástica coreografada, bem como uma aula de karatê. Já na Biblioteca Pública Municipal, às 10h, haverá a inauguração da Sala Verde - local será destinado a orientações sobre a preservação ambiental. E a lista de programas continua no Parcão, pois às 10h, profissionais da saúde estarão acompanhando atividades de corrida e caminhada; às 10h30min, ocorre um mini-torneio de vôlei de praia em duplas; às 15h, acontece novamente um aulão de ginástica coreografada, uma oficina de skate para os praticantes desta modalidade, bem como torneio de basquete; às 16h, acontecerá uma partida demonstrativa de Rugby. Ainda no Parcão, acontecerá também às 16h30min, aulas de tênis de mesa; pelas ruas centrais do município, às 17h, ocorre uma campanha educativa contra o uso do celular ao volante; já uma roda de capoeira com grupos e associações, ocorrerá às 17h.
Já na quarta-feira, 24/5, no Centro Nutricional, no Posto de Saúde Central, a partir das 7h30min, haverá atividades físicas e encontros nutricionais; às 8h20min, na Estratégia de Saúde da Família 21- Policlínica do Posto Central - ocorrerá um momento de ginástica funcional; já na Biblioteca Pública, acontecerão também apresentações de curtas que apresentem a temática ambiental, às 9h30min, e na parte da tarde, a programação será direcionada aos estudantes do município. E o interior do município não fica de fora das atividades de comemoração, pois no Centro Comunitário do Plano Alto, às 10h, ocorrerá o projeto “Valores da Nossa Terra”. Às 16h, a Estratégia de Saúde da Família 01, no Bairro Rui Ramos, recebe as atividades de Ginástica Aeróbica, do Projeto Dants; às 17h, em frente à Subprefeitura da Barragem Sanchuri, acontecerá uma apresentação do “Valores da Nossa Terra”. A programação do dia termina com a projeção de fotos do “Projeto Olhares & Olhares” dos alunos do 5º e 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Biblioteca Pública Municipal, às 18h.
Karine Ruviaro

Ginásio Municipal foi palco de encontro de arte e cultura

Um dia repleto de apresentações artísticas, cultural e campeira, onde estiveram presentes as melhores invernadas da região. Assim foi o domingo, 21/5, no Ginásio Municipal, com o “1° Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro”.
Na programação, competições nas modalidades de danças tradicionais, chula, dança de salão e de par, declamações, intérpretes solistas vocais, violão e gaitas. Além de algumas provinhas campeiras. E para encerrar, César Oliveira e Rogério Melo, fecharam a noite com chave de ouro em um belíssimo espetáculo.
O evento foi realizado pelo Sesc de Uruguaiana e Centro de Estudos Folclóricos Martin Fierro. E contou com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana e Sest Senat.
Karine Ruviaro

Entidades recebem repasses do Executivo

A semana começou com novos pagamentos. Isso porque, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, que está exercendo a função de chefe do Executivo, assinou ontem, 22/5, diversos repasses a entidades de Uruguaiana.
Os valores referem-se ao pagamento da Santa Casa de Caridade, Programa Mais Médicos e APAE, sendo que os pagamentos fazem parte do convênio que o município tem com as entidades. Ao todo, foram aproximadamente R$ 231 mil.
Foram repassados R$ 18.978,00 ao Banco de Sangue; R$ 115.066,00 para a Hemodiálise e R$ 48.000,00 ao Programa Mais Médicos (referente ao mês de Maio). Além disso, a Prefeitura de Uruguaiana conseguiu colocar em dia o valor - referente ao ano de 2016 - repassado para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que foi de R$ 49.276,00.
Karine Ruviaro

Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira

Quem faz parte do grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a Gripe e ainda não se imunizou contra a influenza, tem até a sexta-feira, 26/5, para ir a até um posto de saúde local e garantir a sua proteção. Em Uruguaiana, até a manhã de ontem, 22/5, aproximadamente 19 mil doses foram aplicadas, alcançando 75% da meta. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Dias Freitas.
Até a manhã de ontem, o número de vacinados entre as crianças menores de cinco anos era de 62%. Já entre os idosos a partir de 60 anos, o número chegou a 80% de atingimento. A meta é vacinar 90% do grupo considerado de risco formado também por trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres em período de até 45 dias após o parto).
As vacinas continuam disponíveis no Posto de Saúde Central das 8h às 12h e das 13h às 17h30min na sala dos idosos. Já na sala infantil o horário é das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o período varia de acordo com seus horários de funcionamento.
No interior do município, os horários são os seguintes: na Barragem Sanchuri e em São Marcos acontecem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min. Já em João Arregui e Plano Alto, as imunizações ocorrem nas quartas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Karine Ruviaro

Bacci propõe obrigatoriedade de câmeras em asilos e creches

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria do deputado Enio Bacci (PDT), que obriga asilos, casas de repouso ou clínicas que abriguem idosos, e creches públicas ou privadas a instalar câmeras de monitoramento. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A matéria prevê que os estabelecimentos “deverão instalar e manter em funcionamento câmeras de segurança com função de gravação de imagem, com funcionamento contínuo, tendo suas imagens mantidas pelo prazo mínimo de 30 dias”. Os equipamentos deverão ser instalados em todos os ambientes, exceto banheiros e vestiários e outros locais de reserva de privacidade individual ou acesso restrito. Além disso, placas indicativas informando que há monitoramento por câmeras, de 30 cm de largura e 40 cm de comprimento, deverão ser fixadas em local visível ao público.
Ao justificar o projeto, Bacci diz que houve aumento da população idosa e também de locais que abrigam esse público, e que se trata de pessoas “vulneráveis, muitos abandonados pelas famílias e fragilizados no aspecto físico e psicológico”. Ele lembra ainda o aumento das denúncias de casos de maus tratos a idosos. “O projeto tem por objetivo fiscalizar os serviços prestados e inibir os maus tratos a idosos que não têm como denunciar as agressões sofridas”, ampliando a proteção às crianças, também vulneráveis a agressões. O monitoramento eletrônico, assegura Bacci, “vai auxiliar de maneira eficaz a atuação de professores perante autoridades e responsáveis, inibindo qualquer atitude violenta que a criança possa sofrer”.
Em caso de aprovado o projeto, os estabelecimentos abrangidos pela lei terão prazo de um ano para adequar-se às normas.
Gabriela Barcellos

‘Escola sem Partido’ será debatido em audiência pública

A Câmara de Vereadores realiza no próximo dia sete, quarta-feira, uma audiência pública para debater o primeiro projeto de lei protocolado nesta legislatura, o PL 001/2017, que institui no âmbito do sistema de ensino do município, as diretrizes do ‘programa Escola sem Partido’. A audiência pública está marcada para às 19h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros e a iniciativa é da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul. O projeto foi proposto pelo vereador Eric Lins (DEM) e busca impedir a manipulação do corpo discente ao encontro do alinhamento ideológico do professor, ou cooptá-los para militância pró reivindicações classistas ou pedagógicas que atendem interesses predominantemente classistas.
A matéria busca a neutralidade ideológica e político-partidária, o pluralismo de ideias no âmbito acadêmico; liberdade de aprender, como projeção especifica, no campo da educação, da liberdade de consciência; reconhecimento da vulnerabilidade do educando como parte mais fraca na relação de aprendizado; instrução e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência; direito dos pais a que seus filhos menores não recebem a educação moral, religiosa ou ideológica que venha a conflitar com suas próprias convicções.
Para isso, veda a prática da doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais dos estudantes ou de seus pais.
Gabriela Barcellos

Régis Lima é novo presidente do PP





Este final de semana foi de convenção para o Partido Progressista (PP). Os membros se reuniram no Diretório da agremiação, localizado na Rua Dr. Maia, para eleger o novo diretório municipal, que conduzirá o partido até 2019.
O então presidente da agremiação, prefeito Ronnie Mello (PP) não concorreu à reeleição e o nome escolhido pelo partido foi o do tecnólogo em recursos humanos Régis Lima, assessor do deputado estadual Frederico Antunes. A escolha foi consensual e não houve inscrição de outra chapa, servido a convenção somente para ‘cumprir tabela’. Mello, aliás, não esteve presente no ato, uma vez que ainda está licenciado, cuidado de assuntos familiares.
Já Antunes fez uso da palavra e lembrou o sucesso do Partido nas eleições de 2014, quando saiu vitorioso nas eleições majoritárias em praticamente toda a região da Fronteira Oeste, e fez um rápido balanço das ações do Governo Ronnie Mello até o momento.
Comissão Executiva
Além de Régis Cleber de Oliveira de Lima como presidente, a Executiva Municipal é composta por Ronnie Peterson Colpo Mello como 1º vice-presidente, Frederico Antunes como 2º vice-presidente, Mariela Jardim Borges Fernandes, como secretária-Geral. O secretário é Antonio João Celino Hemann e o tesoureiro-geral é Francisco Renato Rodrigues. Como tesoureiro ficou Osvaldo Michelena e os vogais são o secretário de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, os vereadores Josefina Soares Bruggemann, Elton da Rocha, e Carlos Alberto Delgado de David, o chefe de Gabinete do Prefeito, Frederico Pelegrini e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Rogerio Auzani.

Gabriela Barcellos

PDT: Marcelo Lemos é reeleito presidente com 70% dos votos





O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou sua convenção na manhã de sábado, 20/5, visando definir os nomes que irão conduzir o partido até 2019. Neste ano, houve duas chapas inscritas, a da situação, encabeçada pelo ex-vereador Marcelo Lemos, que buscava a reeleição, e outra encabeçada pelo professor José Luiz Alves da Silva, que filiado ao partido pelo próprio Lemos, concorreu a vereança nas eleições de 2016. De um lado estavam os membros atuantes do partido que integram a corrente pró-deputado federal Afonso Motta, de quem Lemos é hoje coordenador regional, e de outro, os membros atuantes pró-deputado federal Pompeo de Mattos.
Foram contabilizados 151 votos, dos quais 104 foram para Marcelo Lemos, ou seja, 70% dos votos válidos. José Luiz recebeu 45 votos, e dois foram considerados nulos.
Ao Jornal CIDADE, o presidente reeleito falou dos três principais pontos de prioridade de sua segunda gestão. “O primeiro ponto é extremamente operacional. Vamos fazer um recadastramento geral. Atualmente, temos 2 108 filiados. Desses, a estimativa é de que um terço já tenha falecido ou não reside mais em Uruguaiana. O segundo ponto é o debate com o diretório e com a comunidade e o posicionamento oficial do partido em relação aos principais temas tanto na esfera municipal, quanto na esfera estatual e nacional. E o terceiro ponto são as eleições 2018. Vamos nos preparar e fortalecer o Partido na região, pois no próximo pleito teremos candidato à presidência, ao governo do Estado, ao senado, além dos candidatos a deputado estadual e federal, explica.
Questionado sobre a possibilidade de concorrer a deputância, Lemos não descartou a possiblidade, mas disse que este não é seu foco no momento. “Inicialmente não concorro, mas sou um soltado do meu partido, de Uruguaiana, e da Fronteira Oeste”, disse.

Gabriela Barcellos

Painel Ed. 2762

171 anos

No domingo, 21/5, aconteceu no Ginásio Municipal, a abertura oficial da Semana do Município. As atividades em comemoração aos 171 anos de emancipação de Uruguaiana seguem até o dia 29/5.

Uruguai

No sábado, 20/5, ocorreu a ação “Limpeza da margem do Rio Uruguai”. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente participou da atividade.

Desafio

Na manhã de domingo, 21/5, aconteceu o “Desafio dos Bolichos de Mountain Bike”. A prova percorreu estradas rurais do município. Participaram cerca de 60 atletas de Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, Itaqui e Paso de Los Libres/Argentina.

Ciclistas

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) buscando alertar condutores sobre a presença de ciclistas na estrada rural UR-403, implantou várias placas de sinalizações de advertência e atenção no trecho entre o Bolicho de Tábua (BR-290) até o Bolicho do Itapitocai (BR 472).

Cindapa

A Cindapa está de novo gerente: Ali Soubouh. Nessa semana, a filial de Uruguaiana recebeu a vista do gerente comercial estadual, Walter Cariry. Cariry trouxe da matriz ótimas notícias, dentre elas novas viaturas, bem como técnicos e instrutores para qualificação da equipe, visando assim a melhor prestação de serviço de monitoramento e vigilância na cidade. O mês foi escolhido com carinho, pois maio é o mês do aniversário de Uruguaiana.

Carros
Nos dias 27 e 28/5, a partir das 9h, no Parcão, ocorre o 1º Encontro Internacional de Carros Antigos. No local, além das exposições haverá praça de alimentação e shows.

Celemaster
No sábado, 20/5, às 16h, no Ginásio Marcelo Mioso, em Santo Ângelo, a Celemaster Uruguaianense enfrentou a Associação Santo Ângelo de Futebol Feminino (ASSAF). A estreia da equipe de Uruguaiana no campeonato estadual adulto de futsal feminino 2017 foi vitoriosa. Isso porque, o placar final ficou assim: ASAFF 01 x 10 Celemaster, com quatro gols de Becha, três de Jaque, dois de Juliana e um de Lais.

AEU
No último sábado, 20/5, às 20h, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrentou a forte equipe da AGE Futsal. Em mais uma rodada pelo Campeonato Estadual de Futsal, o placar final ficou da seguinte maneira: AEU 4 x 4 AGE Futsal. Gols da AEU: Rodrigo (1), Sid Love (1), Matheus (1) e Lucas (1); Gols da AGE Futsal: Kelson (1), Vinicius (1), Marcos (1) e Michel (1).

IBGE
Terminam amanhã, 23/5, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) destinado à seleção de candidatos para contratação temporária para realização do Censo Agropecuário 2017. Há vagas para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) de Nível Médio e Recenseador, que exige Nível Fundamental.

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204).

Projeto
O Rotary Club Uruguaiana Cruzeiro do Sul em parceria com o SOS Mulher irá inaugurar, hoje, 23/5, às 10h, o “Projeto Revitalizando o Espaço da Beleza”. Cerca de 20 meninas - na faixa etária de 12 a 17 anos - receberão cursos de cabeleireira, auxiliar de cabeleireira e manicure.

Bingo
A 4ª Região Tradicionalista promove no dia 2/6, a partir das 20h, no CTG Sinuelo do Pago, rodadas de bingo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 99655-0316 ou (55) 99631-0100.

Kleiton & Kledir
O Arte Sesc – Cultura por toda a parte traz para Uruguaiana a dupla Kleiton & Kledir, responsável por contemplar a música gaúcha na cultura brasileira. Os músicos apresentarão novas canções e grandes sucessos, na noite de quinta-feira, 25/5, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Pastelada
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana está organizando para o dia 2/6, a partir das 18h, o evento “Pastelada do Sindicato”. A unidade será vendida por R$ 2. Mais informações pelo telefone 3414 – 2987.

Corais
O já tradicional Festival Uruguaianense de Corais neste ano acontece no próximo dia 27, às 19h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O XXVI Festival Uruguaianense de Integração de Corais contará com a participação de corais do Brasil, Uruguai e Argentina. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Devido ao mau tempo, eventos no Parcão são transferidos

A Prefeitura de Uruguaiana informou na manhã de hoje, 23/5, que em virtude do mau tempo, as atividades da Programação da Semana de Aniversário de 171 anos de Emancipação do município, que aconteceriam hoje no Parcão, foram transferidas para o final de semana.

Ed. 2762 - Lemos consolida liderança do PDT

Leia aqui...
  1. Estado de crise permanente
  2. 171 anos
  3. Carros
  4. Celemaster
  5. Desafio
  6. Pastelada
  7. AEU
  8. Corais
  9. IBGE
  10. Ciclistas
  11. Kleiton & Kledir
  12. Uruguai
  13. Felinos
  14. Bingo
  15. Cindapa
  16. Projeto
  17. Marcelo Lemos é reeleito presidente com 70% dos votos
  18. ‘Escola sem Partido’ será debatido em audiência pública
  19. Bacci propõe obrigatoriedade de câmeras em asilos e creches
  20. Régis Lima é novo presidente do PP
  21. Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira
  22. Entidades recebem repasses do Executivo
  23. Ginásio Municipal foi palco de encontro de arte e cultura
  24. Continua nesta semana a programação da Semana do Município
  25. Chineses buscam intercâmbio de conhecimento no Irga
  26. Preços do boi gordo caem
  27. 28ª Abertura da Colheita do Arroz já tem data e local
  28. Workshop debaterá importância da gestão na pecuária
  29. DPCA e IGP farão perícia nos carros dos suspeitos
  30. Traficantes são presos em flagrante
  31. PL cria cadastro público de condenados por violência contra a mulher
  32. Uruguaiana registra mais um suicídio
  33. I Semana Acadêmica de Medicina começa hoje
  34. Taxa de inscrição do Enem deve ser paga até amanhã
  35. Escolas do Município comemoraram aniversário
  36. Inscrições para o Respostas para o Amanhã estão abertas
  37. Noninho Menezes deixa o comando da AEU
  38. Secretaria de Esportes assina convênio com clube
  39. 9ª Rústica acontece no domingo
  40. Celemaster esclarece denúncia de exploração de mão de obra
  41. Anemia
  42. Votos secretos em cerimônia budista na Tailândia
  43. Prestes a dar à luz, Yanna Lavigne vai ao teatro no Rio
  44. Malhação
  45. Novo Mundo
  46. Rock Story
  47. A Força do Querer
  48. Giovanna Lancellotti ajuda a resgatar cavalo abandonado