sábado, 27 de maio de 2017

CineSesc apresenta obra de Lucia Puenzo





Hoje, 27/5, o CineSesc de Uruguaiana, apresenta a partir das 16h, o filme “O médico alemão”. O longa que tem classificação de 12 anos é dirigido por Lucia Puenzo. A exibição ocorre no Sesc local e a entrada é gratuita.

Sinopse
Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.

Colégio abriga ecoponto

Reciclar é preciso! Diante disso, o Colégio Marista Sant’Ana recebeu um dos ecopontos do projeto “Recondicionar do Polo Marista de Formação Tecnológica”. A iniciativa tem com finalidade contribuir para a preservação do planeta por meio da reciclagem do lixo eletrônico, bem como visa estimular os jovens a pensar sobre o excesso de lixo que se condicionam destes materiais.
O projeto  é uma ação que promove a educação ambiental e estimula o direcionamento correto do resíduo eletrônico produzido pela comunidade escolar. O coletor recebe materiais como: computadores, componentes de informática, celulares, televisores, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e já está disponível na sede da instituição de ensino. Após o recolhimento, os produtos passarão por uma triagem, que será realizada pelos educadores do colégio.
Os computadores inteiros são testados e adaptados para que possam ser doados e utilizados por Telecentros - espaços de informática que atendem a comunidades carentes. Enquanto engrenagens e pequenos motores são destinados à Robótica, as peças menores servem para a construção de materiais artísticos, como mosaicos. Os equipamentos mais antigos serão direcionados para a Hardware Tech, que funciona como uma espécie de museu tecnológico.
Karine Ruviaro

2ª edição: Inscrições para o Sisu podem ser feitas a partir de segunda-feira

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 começam na próxima segunda-feira, 29/5, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, sem pagamento de taxa. Podem se inscrever os candidatos que tenham participado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham zerado a prova de redação. É necessário ainda, informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2016.
O candidato pode concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidos no momento da inscrição. Ao candidato terá direito de alterar as opções até o encerramento das inscrições, que será no dia 1/6.  Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino oferecem vagas reservadas e outras adotam o sistema de bônus na nota do candidato.
A segunda edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 5/6. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera que segue disponível até 19/6. Vale registrar que a lista de espera é única e compreende ampla concorrência e ações afirmativas. No dia 26/6, se você estiver participando da lista de espera, procure a instituição a partir desta data e acompanhe a convocação para matrícula.
A primeira edição do Sisu foi realizada em janeiro deste ano, quando o Ministério da Educação (MEC) distribuiu pelo sistema pouco mais de 238 mil vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.
Karine Ruviaro

Mais um suicídio em Uruguaiana





Uruguaiana registrou mais um suicídio nesta quinta-feira, 25/6. Luciano Boeira Marques, 29 anos, foi encontrado morto na oficina onde trabalhava, na Rua Marechal Setembrino de Carvalho, bairro Vila Júlia.
O rapaz era natural de São Borja e estava em Uruguaiana desde o último dia nove. Desde então, estava trabalhando como ajudante de mecânico juntamente com um primo, quem encontrou o corpo. Luciano foi encontrado enforcado em um fio, nos fundos da oficina, por volta de 8h30min.
De acordo com o primo, no dia anterior Luciano trabalhou normalmente e estava animado. Ele contou ainda que o rapaz não tinha nenhum tipo de vício, mas que estava em processo de separação da companheira, que chegou a vir com ele de São Borja.
O corpo de Luciano foi encaminhado à necropsia, cujo laudo deverá ser conhecido nos próximos dias.

Gabriela Barcellos

Jovem é encontrada morta em piscina





Uma jovem de 21 anos foi encontrada morta, em uma piscina, na Rua Borges da Costa. O fato foi comunicado à Polícia Civil pelo pai da jovem.
Juliane Noronha Costa foi encontrada por terceiros, que acionaram p Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi encaminhado e avisaram os pais da jovem. De acordo com a ocorrência policial, Juliane já chegou sem vida ao pronto socorro municipal.
O pai da jovem contou que ela já não estava mais vivendo com a família, mas que até onde sabe, a filha não tinha desavenças com ninguém. Ainda conforme ele, a jovem sofria de epilepsia, mas desde que se mudou da casa dos pais, não estava realizando o tratamento adequado.
O corpo de Juliane foi encaminhado para exame de necropsia, em Alegrete. A perícia para o local do fato não chegou a ser solicitada, uma vez que o local não foi preservado.

Gabriela Barcellos

Polícia tira cinco traficantes das ruas


Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas entre a tarde de quinta-feira, 25/5, e a madrugada de sexta-feira, 26/5.
Três deles foram presos em uma casa na Rua Monteiro Lobato, bairro Cabo Luiz Quevedo, por policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Na casa, os policias encontraram 22 pedras de crack, quatro buchas de maconha, cinco buchas de cocaína, dois telefones celulares e cerca de R$ 160 em dinheiro.
Fábio Moreira de Oliveira Pereira, de 25 anos, Daniela Suarez Gonçalves, de 24 anos, e Anselmo Oripe Padilha Pereira, de 53 anos, moradores da casa, foram autuados em flagrantes pelo Delegado.
Os outros dois acusados são Sandro Santos Rodrigues, 26 anos, e Denis Rodrigues Gonçalves, de 21 anos. Sandro estava ‘trabalhando’ como flanelinha nas proximidades do bar Mr. Dan, quando policiais militares perceberam atitudes suspeitas do acusado. Sem que Sandro percebesse, os policiais o seguiram até o Prado das Bicicletas, local conhecido pelas várias bocas de fumo que abriga.
No local, os policiais aproximaram da boca, a pé, discretamente, e iniciaram a abordagem. No local estavam cinco pessoas, que reagiram, e foram contidas após dois disparos de arma de fogo calibre .12, com munição antimotim. Com os dois acusados foram encontrados R$ 11, sete papelotes de crack, uma calculadora e documentos pessoais de uma terceira pessoa.
Conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), eles foram autuados em flagrante por Tassi.
Gabriela Barcellos

Caso Patrícia: DPCA indicia dois por homicídio qualificado

O delegado Enio Tassi, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) fechou o inquérito policial que apura o desaparecimento da jovem Patrícia dos Santos Pinto, agora com 18 anos. A menina está desaparecida desde o último dia seis de outubro, quando saiu da casa da mãe, na Rua Prado Lima, para ir a um baile, acompanhada de uma amiga. Tassi indiciou os dois suspeitos, Anderson Rogério dos Santos Pinto, conhecido como ‘Xexéu’, que está recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) e Rodrigo Kunzler, que está foragido. Santos Pinto foi indiciado por tráfico de drogas, facilitação a prostituição, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já Kunzler foi indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Os dois acusados foram vistos com Patrícia, e com a amiga dela, na noite do desaparecimento, pouco antes da jovem sumir. Os dois são considerados suspeitos desde o início da investigação e, dez dias após o desaparecimento tiveram a prisão preventiva solicitada pelo Delegado pela primeira vez. No entanto, o pedido foi negado pelo Poder Judiciário. Ouvidos em mais de uma ocasião, confirmaram ter estado com a jovem na noite do desaparecimento, mas contam histórias divergentes e apontam um ao outro como o último a estar com Patrícia. Em fevereiro, mais uma vez Tassi solicitou a prisão dos dois, que mais uma vez foi negada. Em março, o Delegado representou pela prisão pela terceira vez e, finalmente, foi atendido. Xexéu foi capturado três dias depois, já Rodrigo conseguiu não foi localizado, apesar das inúmeras buscas das equipes policiais, inclusive em outras cidades do Estado.
A DPCA difundiu o desaparecimento da jovem para todo o Estado e diversas diligencias foram realizadas, inclusive em cidades vizinhas. Ao longo dos meses, várias informações chegaram ao conhecimento da polícia dando conta de que a menor teria sido vista em bocas de fumo, ou ainda vivendo em casas de prostituição. Nenhuma dessas informações se confirmou até o momento.
Desde o início da investigação, um tapete, a casa de Xexéu e dois veículos foram analisados por especialistas do Instituto Geral de Perícias (IGP). Os resultados destes últimos ainda não foram emitidos, visto que o procedimento foi realizado na última terça-feira, 23/5.
Apesar de ainda haver diligências em andamento, o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário tendo em vista o prazo para conclusão visto que um dos réus está preso.
Gabriela Barcellos

Programação oficial da Semana do Município está cancelada

Uma notícia que pegou todo mundo de surpresa. O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, comunicou em suas redes sociais na manhã de ontem, 25/5, o falecimento de seu primogênito João Antonio Medeiros Mello, na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. “Foi um guerreiro, um verdadeiro lutador, mas não resistiu. Agradecemos todas as manifestações de amor, de carinho, de fé e de muita força”, escreveu.
Em razão do acontecido, a Prefeitura de Uruguaiana informou também na manhã de ontem que toda a programação oficial alusiva aos 171 anos de emancipação do município, na qual o município faz parte da organização, está cancelada. Na oportunidade, o vice-prefeito Antonio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de Prefeito, assinou o decreto nº 446/2017, o qual decreta o luto oficial no município, por três dias, de 26 a 28/5, em memória ao filho de Mello e da noiva, Caroline Medeiros.
As últimas homenagens ao filho do casal serão prestadas no Ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto até às 12h de hoje, 27/5. Após, o corpo será transladado para o município de Santa Rosa, onde acontecerão os últimos atos fúnebres. 
Karine Ruviaro

Ação judicial pede que Estado contrate nutricionistas

Uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) pede que o Estado contrate, no mínimo, um nutricionista responsável pela elaboração dos cardápios regionalizados e acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em cada Coordenadoria Regional de Educação do Estado. A Ação é assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Fabiano de Moraes.
A ação visa ainda impor que sejam estabelecidas metas para aproximar gradativamente o quadro de nutricionistas do estado ao número considerado ideal pela Resolução CFN nº 465/2010. Dessa forma, a ação asseguraria uma fiel implementação, execução e monitoramento do PNAE nas escolas de responsabilidade do governo estadual.
 Para o MPF, as medidas se fazem necessárias, já que os profissionais de nutrição desempenham papel fundamental na execução e monitoramento do Programa. Além disso, conforme MPF esta função está seriamente comprometida no estado. O Rio Grande do Sul possui atualmente, somente duas nutricionistas contratadas - cargo em comissão-, que atendem 2500 escolas da rede estadual de ensino.
 A apuração do MPF/RS teve seu início após o recebimento de representação de uma cidadã que encaminhou reportagem exibida em um programa de TV, no qual registrava irregularidades na alimentação escolar oferecida por colégios da rede estadual.
Karine Ruviaro

Aeroporto Rubem Berta poderá ter alfandegamento

O Aeroporto Internacional Rubem Berta está em busca do alfandegamento. Entende-se por alfandegamento a autorização, por parte da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), para estacionamento ou trânsito de veículos procedentes do exterior ou a ele destinados, embarque, desembarque ou trânsito de viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados, movimentação, armazenagem e submissão a despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas.
Mas para isso, será preciso algumas adaptações do espaço físico para atender as exigências da Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura. O valor do investimento será de R$ 204.000,00 e será custeado pela iniciativa privada com coordenação da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), Infraero e Polícia Federal. Conforme o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício de chefe do Executivo, esse alfandegamento será de extrema importância para o município. “Com o alfandegamento nossa fiscalização ficará mais eficaz e funcional, pois recebemos muitas pessoas diariamente através dos voos comerciais”, frisou Carús.
Porém, vale ressaltar que o projeto encontra-se ainda em fase de adaptações, o qual posteriormente será analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir da confirmação da Anac, a Receita Federal deverá encaminhar o processo para o alfandegamento. Segundo a Infraero, tanto obra quanto alfandegamento devem estar concluídos até novembro.
Dados
O Aeroporto possui uma pista com dimensões de 1.500 por 30 metros, capacidade de pátio para nove aeronaves e 60 vagas para estacionamento de veículos.
Karine Ruviaro

Cheia do Rio Uruguai deixa 30 famílias fora de casa





A previsão de mais chuva para hoje, 27/5, é motivo de ansiedade entre os moradores de Uruguaiana. Isso porque, diversas famílias do município já estão fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai.
O principal motivo de preocupação é o volume expressivo de chuvas nas regiões norte e noroeste do estado, já que grande parte dessa água chega a Uruguaiana pelo Rio Uruguai.  Em dois dias - de quarta-feira, 24/5, até à tarde de ontem, 26/5 – o número de atingidos pela enchente cresceu consideravelmente. Na quarta-feira, o dado era de 20 pessoas atingidas, já ontem, chegava a 62. “Uruguaiana atualmente possui três famílias desabrigadas, sendo oito adultos e três crianças. Doze famílias desalojadas com 38 adultos e 13 crianças e 15 famílias afetadas, com 46 adultos e 16 crianças”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Rosa Woutheres. Os desabrigados estão sendo levados para o Centro Esportivo Zona Leste, já os desalojados estão na casa de parentes ou amigos.
Ao meio dia de sexta-feira, a aferição da altura do rio chegava aos 8 metros e 51 centímetros, vinte centímetros a mais do que na quarta-feira. As famílias mais atingidas estão no bairro Marduque e Santo Antônio.
Executivo
O vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, no exercício do cargo de chefe do Executivo, esteve na manhã de quinta-feira, 25/5, visitando áreas alagadas pela enchente. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação vem realizando visitas sociais para as famílias afetadas pelas cheias do Rio Uruguai.
Já a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, também esteve trabalhando em diversos bairros da cidade que foram afetados pela chuva. O trabalho foi intensificado principalmente na limpeza de valas e bocas de lobo, objetivando assim, evitar mais alagamentos. Entre os locais de limpeza estão a vala na Rua 7 de Setembro com Joal de Lima e Silva no bairro Vila Júlia; limpezas das valas que passam pelo bairro Cidade Nova; limpeza da tubulação na Rua Aleixo Worlod, no Bairro Cabo Luiz Quevedo e limpeza e terraplanagem na Rua Ivo Rodrigues, no União das Vilas.

Karine Ruviaro

Salmo Dias é eleito novo presidente da Famurs

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, é o novo presidente da Famurs. Ele foi eleito na quarta-feira, 24/5, para comandar a entidade na gestão 2017/2018. A chapa encabeçada por Salmo recebeu 235 votos de prefeitos gaúchos. A posse da nova diretoria acontece no dia 6 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Salmo substituirá o presidente Luciano Pinto na direção da entidade. Entre suas bandeiras está a defesa pela autonomia dos municípios. “Precisamos unir os prefeitos em defesa de propostas como a PEC 61/2015, que faz com que os recursos de emendas parlamentares sejam transferidos diretamente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para que as prefeituras possam gerir esses valores de acordo com a sua necessidade. Isso é autonomia para os municípios”, reivindica. Salmo também promete ser incisivo na luta pela desburocratização da gestão pública. Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras.
O prefeito de Rio dos Índios foi escolhido pelo Partido Progressista (PP) para a presidência da Famurs após eleição interna. Salmo venceu o pleito ao obter 102 votos de prefeitos e vices do PP gaúcho. Também disputou a indicação do partido os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares; e de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, que receberam, respectivamente, 73, 28 e 24 votos.
A indicação de Salmo Dias de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Partido com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.
Gabriela Barcellos

Câmara homenageia Gauba de Paiva nos 171 anos de emancipação

O Poder Legislativo realizou na noite de ontem, 26/5, uma sessão solene em alusão ao aniversário de emancipação política de Uruguaiana, que se comemora na próxima segunda-feira, 29/5. O ato integrou a programação oficial do município.
Para marcar os 171 anos de emancipação, foi realizada uma homenagem póstuma ao escritor uruguaianense Gauba de Paiva.  Paiva ganhou um busto a ser entregue na praça Barão do Rio Branco.
Gauba nasceu em Uruguaiana, no dia 26 de setembro de 1893, foi poeta, jornalista, conferencista, promotor público. Teve como conterrâneos pertencentes aquela geração, Gonçalves Vianna e Alceu Wamosy. Escreveu o livro de poesias, intitulado Folhas, e as obras Hora Azul e Elogio das Cores. Na madrugada do dia 01 de julho de 1938, deu fim a própria vida, deixando uma história marcada pela poesia, pela luta de ideais e pelos serviços públicos prestados.

Vereador propõe título de utilidade pública para ABTI

O vereador Elton da Rocha (PP) quer que a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) seja declarada de utilidade pública. O projeto de lei foi apresentado na sessão ordinária de quinta-feira, 25/5, e encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa.
A Associação representa os donos de transportadoras que atuam no transporte rodoviário internacional de carga de todo o país. Foi fundada no Rio de Janeiro, há 43 anos, e trazida para Uruguaiana pelo empresário José Schutz Schwanck, quando este tornou-se presidente da entidade.
Para Rocha, além de orientar o setor através de palestras, cursos, seminários e capacitações, a entidade também realiza atividades de cunho social. Entre elas está a reativação da iluminação nos arredores do porto seco e atuação junto aos órgãos responsáveis a respeito da segurança, do desenvolvimento da fronteira oeste e do comércio exterior.
Gabriela Barcellos

Metas fiscais: 1º quadrimestre do Governo Ronnie em análise na câmara





A Câmara de Vereadores realiza na próxima quarta-feira, 31/5, audiência pública para apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017. A avaliação, dos meses de janeiro a maio, é a primeira do Governo Ronnie Mello/Brasil Carús.
O evento é promovido pela comissão de Finanças e Orçamento, e cumpre a Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em seu Art. 9º parágrafo 4º, a legislação determina que “ até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1o do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais”. 

Gabriela Barcellos

Carlos Gomes destinou R$ 750 mil para Uruguaiana

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) já destinou R$ 750 mil em emendas parlamentares para Uruguaiana. Primeiramente, ele apontou R$ 300 mil ao Orçamento da União em 2016. Desse valor, R$ 150 mil foram indicados para a saúde e outros R$ 150 mil para o esporte. Já no Orçamento do Governo Federal em 2017 foram R$ 450 mil. O valor será dividido em R$ 250 mil para a agricultura e R$ 200 mil para a saúde. “As três áreas estão entre as que elegemos como prioritárias para alocar receitas que promovam o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, frisou o deputado.
Desse total, já foram pagos R$ 223 mil, oriundos das receitas destinadas pelo deputado em 2016. A verba de R$ 150 mil foi utilizada para a construção do Posto de Saúde no bairro Cabo Luiz Quevedo. Inaugurada no início de abril, a unidade 22 da rede de Estratégia de Saúde da Família (ESF) deverá atender aproximadamente 7 mil habitantes. Para o esporte, um recurso de R$ 73.125 mil foi empregado na aquisição de equipamentos esportivos, que serão destinados a um projeto social da prefeitura que atende aproximadamente 200 crianças e adolescentes, gratuitamente, com a prática de atividades físicas.
Para a agricultura, a verba indicada por Carlos Gomes, em 2017, poderá ser utilizada para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas, patrulha mecanizada e manutenção de estradas vicinais. Já para a saúde, o dinheiro estará disponível para contemplar a rede de atenção básica com a implantação, reforma ou ampliação de postos, centros e unidades de saúde, além da aquisição de equipamentos ou veículos de transporte de pacientes.
A destinação das receitas atendeu a uma solicitação do presidente do PRB de Uruguaiana, Efraim Saltz e das duas representantes da legenda na Câmara de Vereadores, Zulma Ancinello e Suzana Cardoso. Carlos Gomes também elegeu Uruguaiana para receber recurso proveniente de emenda da bancada federal de deputados e senadores do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional para a agricultura.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2764

Cultura

Aconteceu na noite de quinta-feira, 25/5, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, o show de Kleiton e Kledir. Na ocasião, a dupla apresentou novas canções e os já consagrados sucessos. O evento foi promovido pelo “Arte Sesc – Cultura Por Toda Parte”.

Autonomia

A Escola de Educação Especial Recanto Amigo, mantida pela Apae Uruguaiana tem dentre os objetivos pedagógicos a promoção da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla nos âmbitos social, afetivo e cognitivo. Diante disso, trabalha a autonomia e independência de seus alunos, com enfoque, também, nas Atividades de Vida Diária (AVDs), como o ato de servir o prato de comida.

Vacinação

Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá a oportunidade de se imunizar contra a doença até dia 9/6. A prorrogação da campanha do Ministério da Saúde é para alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. Conforme a secretária municipal de Saúde, Thais Aramburu, até à tarde de ontem, 26/5, a porcentagem do público-alvo atingido no município chegava a 80,32%.

Inauguração

O Rotary Club Uruguaiana Cruzeiro Do Sul inaugurou nessa semana, 2/5, o “Projeto Revitalizando o Espaço da Beleza” junto ao SOS Mulher. Participam dos cursos de cabeleireira, auxiliar de cabeleireira e manicure, meninas de 12 a 17 anos matriculadas ou não na instituição. O projeto tem como objetivo capacitar e formar profissionais preparando assim, as meninas para o mercado de trabalho formal ou informal.

Unipampa
A Universidade Federal do Pampa está com inscrições abertas para o concurso público que objetiva a contratação de docentes para as áreas de conhecimento: Desenvolvimento de Sistemas (Campus Alegrete); Sistemas Paralelos e Distribuídos (Campus Alegrete) e Conversão Eletromecânica de Energia, Circuitos Elétricos e Eletricidade Aplicada (Campus Bagé). O período de inscrições vai até 7/6 e o candidato deverá se inscrever por meio do portal eletrônico da Unipampa, na aba Concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e o prazo para pagamento vai até o dia 8/6.

Centenário
Hoje, 27/5, a partir das 9h, na Praça Barão do Rio Branco, acontece o Centenário da Fundação Rotária. Na oportunidade, haverá apresentações artísticas, mateada, cortes de cabelo, praça de alimentação, orientações judiciais, entre outras ações. Parte da arrecadação dos cortes de cabelos será destinada à Fundação. O evento conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana.

Carros
Nos dias 27 e 28/5, a partir das 9h, no Parcão, ocorre o 1º Encontro Internacional de Carros Antigos. No local, além das exposições haverá praça de alimentação e shows.

Cultura I
No dia 11/6, na Concha Acústica do Parcão, acontece o “Domingo Comunitário”, a partir das 11h. Na ocasião, haverá mateada, feira gastronômica e apresentações artísticas locais. O evento é desenvolvido pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Cultura II
Já às 16h, também na Concha Acústica, ocorre o show de Renato Borghetti. O evento conta com a parceria do Instituto CPFL, patrocínio da RGE Sul e apoio da Prefeitura de Uruguaiana.

Rústica
A “9ª Rústica Luz para os povos/Santa Casa de Uruguaiana” que aconteceria amanhã, 28/5, a partir das 9h, foi transferida. O evento organizado pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU), agora será realizado no dia 4/6.

Bingo
A 4ª Região Tradicionalista promove no dia 2/6, a partir das 20h, no CTG Sinuelo do Pago, rodadas de bingo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 99655-0316 ou (55) 99631-0100.

Pastelada
O Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana está organizando para o dia 2/6, a partir das 18h, o evento “Pastelada do Sindicato”. A unidade será vendida por R$ 2. Mais informações pelo telefone 3414 – 2987.

Celemaster
Vem aí a 2ª rodada do campeonato estadual adulto de futsal feminino 2017! Hoje, 27/5, a Celemaster Uruguaianense enfrenta Associação Marauense de Futsal (AMF). A partida acontece em Itaqui, no Ginásio Castelão às 20h.

AEU
Hoje, 27/5, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) encara mais um jogo. Desta vez, em Alvorada. A AEU enfrenta o Ser Alvorada. Esta é a primeira partida sob comando do novo técnico, Henrique Fortes Braibante.

Ed. 2764 - Caso Patrícia: Inquérito aponta dois autores

Aqui a edição digital...
  1. O “grampo perdido”
  2. Cultura
  3. Rústica
  4. Autonomia
  5. Bingo
  6. Pastelada
  7. Vacinação
  8. Unipampa
  9. Celemaster
  10. Centenário
  11. Carros
  12. AEU
  13. Inauguração
  14. Cultura I
  15. Cultura II
  16. Carlos Gomes destinou R$ 750 mil para Uruguaiana
  17. Vereador propõe título de utilidade pública para ABTI
  18. Câmara homenageia Gauba de Paiva nos 171 anos de emancipação
  19. Salmo Dias é eleito novo presidente da Famurs
  20. 1º quadrimestre do Governo Ronnie em análise na câmara
  21. Cheia do Rio Uruguai deixa 30 famílias fora de casa
  22. Aeroporto Rubem Berta poderá ter alfandegamento
  23. Ação judicial pede que Estado contrate nutricionistas
  24. Programação oficial da Semana do Município está cancelada
  25. Sindicatos Rurais fazem sugestões para elaboração de alinhamento estratégico
  26. Cédulas de Produto Rural podem ser revisadas judicialmente
  27. DPCA indicia dois por homicídio qualificado
  28. Jovem é encontrada morta em piscina
  29. Mais um suicídio em Uruguaiana
  30. Polícia tira cinco traficantes das ruas
  31. Aniversário de uma pioneira
  32. Inscrições para o Sisu podem ser feitas a partir de segunda-feira
  33. Colégio abriga ecoponto
  34. MEC prestará atendimento para instituições
  35. CineSesc apresenta obra de Lucia Puenzo
  36. Barrichello dublará personagem de “Carros 3”
  37. “Como Eu Era Antes de Você” traz história de superação
  38. Mallu Magalhães pede desculpas por clipe após acusações de racismo
  39. Atrizes mirins partem corações no Festival de Cannes
  40. Tendências de moda para o inverno 2017
  41. Nasce Madalena, filha de Yanna Lavigne e Gissoni
  42. Fã paga passagem aérea para Antônio Rafaski ex BBB
  43. Malhação
  44. Novo Mundo
  45. Rock Story
  46. A Força do Querer
  47. Fátima Bernardes com as gêmeas curtem show de Ed Sheeran