quarta-feira, 21 de junho de 2017

Ed. 2780 - Homicida condenado a 12 anos

Aqui a edição digital...
  1. Sua excelência, o corrupto
  2. Doador
  3. Legislativo
  4. PIB
  5. Esporte
  6. Educação I
  7. Educação II
  8. Curso
  9. Debate
  10. Feijoada
  11. Espetáculo
  12. Pracinha
  13. Ajuda
  14. Cronograma
  15. Inverno
  16. Bispo
  17. Jantar
  18. Festival
  19. Município realiza pregão para compra de novos uniformes
  20. Câmara realiza treinamento sobre processo legislativo
  21. Seminário debate integração fronteiriça
  22. Lasier apresenta cinco emendas para tirar abusos da reforma trabalhista
  23. Legislativo recebe respostas do Executivo
  24. Estradas do interior do município estão sendo recuperadas
  25. Semana de Prevenção contra Incêndio será marcada por atividades de orientação
  26. Evento esportivo solidário acontece hoje
  27. Novo Regimento Interno entra em vigor em 4 de julho
  28. OAB divulga lista preliminar de aprovados no Exame de Ordem
  29. OAB está arrecadando doações para flagelados
  30. STJ tem jurisprudência sobre revisão de benefício
  31. Jovem é condenado por homicídio qualificado
  32. SEMED abre turmas de pré-escola no meio rural
  33. MEC autoriza abertura de novos cursos superiores
  34. Pesquisa revela que evasão no ensino médio supera 12%
  35. Sest Senat realiza formatura do Jovem Aprendiz
  36. Rafael Henzel lança livro com relato sobre tragédia da Chape
  37. Daniel Day-Lewis anuncia aposentadoria como ator
  38. Google faz homenagem a Machado de Assis
  39. Green Day anuncia que fará shows no Brasil
  40. Artistas lançam música para arrecadar fundos para vítimas de Londres
  41. Saiba mais sobre o aloe vera
  42. Como cultivar a babosa
  43. Bárbara Borges celebra o aniversário do primogênito com tema super-heróis
  44. Malhação
  45. Novo Mundo
  46. Pega Pega
  47. A Força do Querer
  48. Munik faz cliques românticos de viagem em Paris com noivo
  49. Carol Celico coloca o bronzeado em dia na Grécia

Rede de farmácias doa medicamentos aos flagelados

Representantes do Executivo Municipal receberam na manhã de ontem, 20/6, uma doação de medicamentos para as famílias vítimas da enchente do Rio Uruguai. A doação foi realizada por uma rede de farmácias do município, por meio do coordenador regional das farmácias, Maurício Becker.
Receberam os donativos, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, a secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu, a secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão e o secretário adjunto do Governo, Pedro Braccini. Foram doados quatro tipos de medicamentos para doenças respiratórias.
Segundo Aramburu, a doação irá beneficiar crianças, adultos e idosos durante os atendimentos prestados pelas equipes de saúde (Consultório na Rua e Estratégia da Família) do município. Os grupos estão trabalhando em diferentes turnos para atender pessoas em abrigos e barracas, bem como aquelas que estão nos pontos mais distantes, como as localidades do interior.
Para a secretária de Ação Social e Habitação, Soraya Salomão, este gesto reforça a união de empresas locais em ajudar as vítimas da enchente. Além disso, ela destacou também a colaboração que a rede de farmácias tem perante a comunidade, visto que emprega atualmente 250 colaboradores.
Karine Ruviaro

Novo Bispo esteve conhecendo a Diocese

Chegou a Uruguaiana, na tarde de segunda-feira, 19/6, o novo Bispo, Dom José Mário Scalon Angonese, de 57 anos. O oitavo bispo titular do município, foi recebido no Aeroporto Internacional Rubem Berta pelo administrador Diocesano, Padre Flávio Soares, e pelo coordenador de Pastoral da Diocese, Padre Alvano Tadeo Setembrino Freitas. 
Na oportunidade, Angonese conheceu a Diocese, assim como realizou um primeiro contato com os Padres e Religiosos de Uruguaiana. No entanto, o período de visita é curto e hoje, 21/6, o religioso retorna a Curitiba, no Paraná, onde encerrará a sua atividade como Bispo Auxiliar daquela Arquidiocese. 
Nomeação
No dia 31/5, foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Titular da Diocese de Uruguaiana. Nascido em Unistalda, sua formação seminarística aconteceu no Seminário Maior de Viamão, cursando Filosofia na FAFIMC (1983-1985) e Teologia na PUC de Porto Alegre (1986-1989). Foi ordenado diácono em 23/12/88, na cidade de Nova Esperança do Sul, por Dom José Ivo Lorscheiter. E ordenado sacerdote no dia 16/12/89, no mesmo município, também por Dom José Ivo Lorscheiter.
Durante sua vida sacerdotal, passou por diversos municípios, entre eles Ijuí e Santa Maria. Já no dia 20/2/13, foi nomeado Bispo Titular de Guif e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba pelo Papa Bento XVI, tendo sido na oportunidade, ordenado Bispo no Santuário Basílica da Medianeira. “Acolho com disponibilidade satisfação esta missão que me é confiada”, disse Angonese à época. 
Posse 
Com o lema episcopal: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8), a missa de posse de Dom José será realizada na quinta-feira, dia 20/7, na Catedral de Sant’Ana.
Karine Ruviaro

Parlamento autoriza incentivo a agentes comunitários e de endemias

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de terça-feira, 20/6, o projeto de lei que autoriza a concessão de incentivo adicional aos agentes comunitários de Saúde e aos agentes de combate às Endemias. Servidores da secretaria de Saúde acompanharam a discussão e a votação da matéria, de autoria do Poder Executivo. 
Receberão o incentivo os profissionais efetivos no período de agosto de 2015 a agosto de 2016, com base em Portaria do Ministério da Saúde (N º 1 024/GM/MS/2015); também agentes de combate a endemias, efetivos no ano de 2016, como reconhecimento pela produtividade e importância de suas atuações.
As despesas correrão por conta dos recursos repassados pelo Governo Federal, referentes especificamente para fortalecimento de políticas afetas à atuação desses profissionais, depositados em conta do Fundo Municipal de Saúde. Para os ACS será direcionado R$ 152.100,00 e aos ACE R$ 30.572,10. Os valores têm natureza salarial e não se incorporará à remuneração dos profissionais.
Gabriela Barcellos

Férias:Vereador quer garantir alimentação a alunos carentes

O projeto Merenda nas Férias determina que escolas com mais de 10% dos alunos interessados em receber o auxílio, sirvam almoço aos educandos no período de férias

O vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites (PMDB) quer oferecer refeições gratuitas aos alunos da rede pública mesmo no período de férias. O projeto foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 20/6, e encaminhado para análise das comissões técnicas.
O objetivo é garantir uma refeição diária aos alunos da rede pública municipal a durante as férias escolares. “Via de regra, a rede pública municipal, é frequentada em sua grande maioria por crianças humildes e carentes com pais que trabalham durante o dia e durante as férias não tendo condições de proporcionar a alimentação adequada para seus filhos. Sabemos que nas regiões mais periféricas da cidade não raras as vezes falta na mesa o alimento básico. E comprovado por estudos técnicos que a alimentação é fator fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças, inclusive o intelectual”, justifica ele.
O projeto prevê que, durante o período de férias escolares a partir dos meses de dezembro, janeiro e julho as escolas da rede pública municipal se manterão abertas para no horário de almoço disponibilizar refeição gratuitamente para os estudantes matriculados na unidade.
De acordo com o projeto, a secretaria Municipal de Educação realizará consulta em cada escola, junto aos alunos, a fim de saber se esses têm interesse e se de fato virão na escola no período de férias para alimentar-se com a merenda escolar. Verificando que ao menos 10% dos alunos demonstraram interesse, a referida escola será inclusa no Programa.
O projeto descreve que, a administração poderá alterar os contratos de licitação de merenda escolar em andamento nos termos da legislação para cumprimento do Programa Merenda nas Férias, podendo ainda adquirir merenda escolar por inexigibilidade de licitação e/ou dispensa de licitação nos termos da legislação em vigor.
‘Cabrito’ diz ainda que o projeto poderá ser conciliado com outro programa que vise abrir as portas das escolas para atividades dos alunos durante as férias escolares.
Gabriela Barcellos

Painel - Ed. 2779

Teatro

No domingo, 18/6, às 17h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, ocorreu o teatro “A Incrível História da Princesa Feiurinha”. Sob comando da Cia de Teatro e Dança Clandestinos, o espetáculo foi beneficente. Ao todo, arrecadou mais de 100kg de alimentos e mais de 50 peças de roupas que serão doadas à pessoas carentes da nossa cidade.

Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Uruguaiana iniciou na segunda-feira, 19/6, o curso de Coaching. O mesmo visa gerar aprendizado aos profissionais sobre o ambiente de trabalho em busca de melhoria de performance, visando atingir resultados superiores.

Princesas

No sábado, 17/6, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) foi realizada uma “Oficina de Automaquiagem” direcionada às meninas que integram o “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”. Claudete Basso ministrou a oficina juntamente com suas consultoras. As dezessete adolescentes aprenderam importantes técnicas de maquiagem, que as ajudarão a se maquiar sozinhas, sem correr o risco de errarem.

Alistamento
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30/6 para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do local de residência ou pela internet. O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.

CNH
Este ano, o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças e ganhou itens de segurança que tornaram o documento mais seguro contra fraudes. Agora, a carteira de motorista conta com tecnologias como QR Code, novas cores, papel com marca d’água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas.

Palestra
No dia 1/7, das 14 às 18h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, acontece a palestra “Inclusão no trabalho: obrigatoriedade legal, responsabilidade social ou oportunidade de emprego?”. A atividade será ministrada pelo psicólogo Clairton Pivotto. Serão abordados temas como: trânsito, inclusão social, entre outros. A entrada custa R$ 15 e um 1kg de alimento não perecível.

CAM
Termina no domingo, 25/6, as inscrições para o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) - curso Técnico em Agropecuária. As mesmas podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.colegioagricola.uruguaiana.rs.gov.br. O prazo de inscrições começou no dia 4/6. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3413-6212.

Enchente
As voluntárias Cisne Branco de Uruguaiana estão precisando do seu auxílio para ajudar os atingidos pelas cheias do Rio Uruguai. Para isso, estão arrecadando água potável, alimentos, cobertores, roupas, calçados e material de limpeza. As doações podem ser entregues na Delegacia Fluvial de Uruguaiana.

Workshop
Hoje, 21/6, a partir das 19h30min, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, acontece o Workshop “Comunicação e Oratória – Vença e Lidere através da comunicação”. O facilitador será Rafael Ferreira. Mais informações pelos telefones (55)99978-8816 ou (55)99966-6640.

Curso
A Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana iniciará seu curso técnico em Comércio Exterior. O período de inscrições segue até amanhã, dia 22/6, pelo site www.educacao.rs.gov.br. As matrículas ocorrem de 21 a 28/7. Mais informações pelo telefone (55) 3412-1899.

Campanha
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizará do dia 6 a 13/7, a Campanha “Coleta de Lixo Eletrônico”. No último dia, ocorre o dia D, no Parque Dom Pedro II (Parcão), das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (55) 3911-3027.

Esporte
Na sexta-feira, 23/6, em mais uma disputa pelo Campeonato Estadual de Basquete, a Luba enfrenta as equipes masculinas do Basquete Sinodal de São Leopoldo. Os jogos – nas categorias sub 15 e sub 17 - acontecem no Ginásio Municipal.

Skate
A Associação dos Skatistas de Uruguaiana (ASU) promove no domingo, 25/6, a partir das 9h, diversas atividades. Entre elas estão: a distribuição de panfletos informativos e de conscientização sobre este esporte. As ações fazem parte do Dia Mundial do Skate.

Colaboração
O SOS Mulher de Uruguaiana pede a colaboração de produtos como azeite, margarina, café, alvejante e detergente de louça. Quem puder ajudar, entre em contato pelo telefone (55) 3412-3954 ou também pelo endereço na Rua Domingos José de Almeida, nº 3583.

Corrida
O Circuito de Corridas de Rua ACORU/2017 terá sua terceira etapa no dia 2/7. Nesta data, a partir das 9h30min, acontece a 17ª Rústica de Santo Antônio/Dia do Bombeiro.

Colabore
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Uruguaiana promoverá no sábado, dia 1/7, a partir das 11h, um delicioso almoço. No cardápio, risoto com salada. A porção custa R$ 12 e a venda ocorre na sede da entidade.

17 anos
Ontem, 20/6, completou 17 anos do incêndio na creche Casinha da Emília, localizada na COHAB II. Doze crianças do maternal III perderam a vida em uma de suas maiores tragédias de Uruguaiana.

Emprego
Em maio, o Brasil registrou 34,2 mil novos empregos no mercado formal de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados ontem, 20/6, pelo Ministério do Trabalho.

Campeonato Estadual de Basquete aconteceu no Ginásio Municipal

Na tarde de sábado, 17/7, das 13h às 17h30min, ocorreu o “Campeonato Estadual de Basquete”. No Ginásio Municipal, a disputa ficou entre as categorias sub 15 e sub 17. 
A competição foi acirrada entre a gurizada da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) e os meninos do Esporte Clube Bagé. Com entrada franca, o Ginásio recebeu centenas de espectadores.
Na categoria sub 15, o placar final de jogo ficou assim: 56 para a Luba e 34 para a equipe bageense. Já na categoria sub 17, o placar final garantiu a vitória do time uruguaianense por 76 a 48.
Na sexta-feira, 23/6, em mais um jogo dentro de casa, a Luba enfrenta as equipes masculinas do Basquete Sinodal. Time este vindo diretamente de São Leopoldo.
Karine Ruviaro

AEU perde mais uma partida

Em mais uma rodada pela série prata 2017, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU), jogou mais uma partida no sábado, 17/6. O jogo aconteceu novamente fora de casa – em Fortaleza dos Valos -, onde enfrentou a Associação Fortaleza de Futsal (AFF).
O placar final da partida ficou assim: AFF com três gols contra um gol da AEU. Pelo time uruguaianense, o gol foi de Rodrigo. Já pela AFF, os gols foram de Seco, Alcides e Pablo. Infelizmente, o tricolor da fronteira não conseguiu alcançar o objetivo fora de casa - que era garantir a vitória para sair da situação complicada em que se encontra. 
No entanto, neste sábado, 24/6, o time uruguaianense retorna às quadras – em um jogo em casa – diante da ADCH (Associação Desportiva e Cultural Hip-Hop de Salto Do Jacuí). Com o apoio da fiel torcida Touru, o time buscará a vitória, visando recuperar os pontos perdidos e continuar no campeonato.
Karine Ruviaro

Celemaster vence União Independente em Santa Maria

A campanha impecável da Celemaster se confirmou com mais uma vitória consistente fora de casa no último sábado, 17/6, pelo Campeonato Estadual Adulto de Futsal Feminino. Desta vez, a competição ocorreu em Santa Maria, onde enfrentou o Fames União Independente.
Com o uma diferença de 10 gols a equipe de Uruguaiana derrotou a Fames União Independente por 11 x 1, com gols de Dani Sousa (1), Jaque (2), Francieli (2), Becha (3), Gabriela (1), Dani (1) e Maninha (1). O time se manteve na liderança da tabela de forma confortável.
Sem chances para o time adversário, a Celemaster conseguiu impor seu ritmo e abrir uma boa diferença ainda no primeiro tempo. Depois foi só administrar e ampliar o placar.
O próximo final de semana é de folga para a equipe da Celemaster. Ela retorna no dia 8/7, pela oitava rodada, enfrentando a equipe da Malgi Futsal Feminino, de Passo Fundo, na casa do adversário.
Karine Ruviaro 

​​EaD: UFSM oferta 152 vagas em cursos de Educação do Campo e Pedagogia

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou edital para preenchimento de 152 vagas nos cursos de Educação do Campo e Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD). O período de inscrições, assim como de postagem/entrega de documentos segue até a próxima segunda-feira, 26/6. 
Candidatos em vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção da taxa de inscrição - o valor é de R$ 37. No entanto, o prazo é curto e termina hoje, 20/6. 
O curso de licenciatura em Educação do Campo EaD está ofertando 43 vagas, distribuídas em quatro polos de ensino (Agudo, Cerro Largo, São Sepé e Seberi). As vagas são destinadas para portadores de diploma de graduação e também via modalidade reingresso (externo ou interno) e transferência (externa ou interna).
Já o curso de Pedagogia EaD oferece 109 vagas, distribuídas em nove polos (Agudo, Encantado, Palmeira das Missões, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul, São Francisco de Paula, São Sepé, Sobradinho e Três Passos). As vagas são para a modalidade de reingresso e transferências (externa ou interna).
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Edital nº 039/2017 – Prograd, o qual rege a existência de vagas a serem preenchidas nos referidos cursos. Já dados sobre os cursos podem ser logrados diretamente com o Núcleo de Tecnologia Educacional pelo telefone (55) 3220-8007 ou também pelo e-mail secretaria@nte.ufsm.br.
O início das atividades EaD acontecerá imediatamente após a confirmação da vaga pelos classificados, bem como da efetivação da matrícula em disciplinas pela Secretaria Acadêmica, após 11/7 deste ano.
Karine Ruviaro