domingo, 30 de julho de 2017

Colégio Agrícola divulga lista de professores aprovados

A lista dos professores aprovados no processo seletivo do Colégio Agrícola Dr. Luiz Martins Bastos (CAM), já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Ao todo foram selecionados cinco engenheiros agrônomos, quatro médicos veterinários e um técnico em informática.
Os aprovados para as vagas de engenheiros agrônomos foram: Clamarion Maier, Celso Alberto de Souza Lemos, Gabriel Franke Brixner, Vanessa Fernandes Araújo e Adriana Biassus Guimarães. Para as vagas de médicos veterinários: Sandro Márcio Nunes Ferrão, Guilherme Silveira Rodrigues de Freitas, Aline Diefenbach Gomes e Gisélida Maria Baquini da Silva. E para a vaga de técnica em informática: Jéssyka Tamara Quaresma Azeredo.
A lista completa de todos participantes e ordem de classificação pode ser conferida no site da prefeitura pelo endereço www.uruguaiana.rs.gov.br. As aulas iniciam no dia 7/8. No turno da manhã o horário vai das 8h às 12h, e à noite das 19h às 23h.
Os cursos têm duração de dois anos e seis meses e estão divididos em quatro módulos de aulas práticas e teóricas, seis meses de estágio obrigatório e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Larissa Vargas

Famurs quer criar conselho estadual

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) criou um grupo de trabalho para debater a criação de um consórcio de abrangência estadual para auxiliar os municípios. Por meio dele, os gestores locais das prefeituras que são filiadas à Famurs poderão acessar bens e serviços de maneira coletiva, diminuindo o uso do dinheiro público na contratação dos mesmos. Segundo o coordenador-geral da Famurs, Luciano Machado, o consórcio irá utilizar a estrutura da Federação e não terá custos adicionais para os municípios. “Será uma iniciativa suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes.
A demanda irá partir dos prefeitos e nós iremos dar o suporte necessário”, explicou Machado. A proposta de estatuto para a fundação do consórcio estadual será apresentada aos prefeitos durante uma assembleia geral prevista para ocorrer no dia 30 de agosto, em Esteio, durante a 40ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer).
Participam do grupo de trabalho os prefeitos de Pantano Grande, Cássio Soares e de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo e o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), João Ernesto Schemmer, além do ex-presidente da Famurs e ex-prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador. “Os municípios ganham na economia, na agilidade e na segurança jurídica ao aderir à proposta da Famurs”, explica Folador.
Gabriela Barcellos

AES Uruguaiana retomará produção

O Ministério de Minas e Energia autorizou a importação de até 2,8 milhões de metros cúbicos de gás natural oriundo, ou importado, da Argentina para reativar a usina térmica AES Uruguaiana.
A portaria fixa um prazo de dois anos para a importação do gás, e permitirá a exportação de energia para a YPF, otimizando a exploração econômica do empreendimento, bem como a sua manutenção em Uruguaiana.
Embora as operações de exportação estejam isentas de impostos, políticos comemoram que a reativação da térmica representará arrecadação superior a R$ 25 milhões para o município.
A termelétrica foi a primeira a operar com gás natural no Brasil, tem capacidade instalada de 639 MW, e entrou em operação pela última vez em fevereiro de 2015.

Gabriela Barcellos

Ronnie quer anular influência de Schneider em projetos de desenvolvimento

Está em tramitação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde) e seu respectivo conselho fiscal. A matéria vincula verbas especificas a um fundo, de forma que sejam utilizadas somente em ações visando o desenvolvimento econômico do município, acaba com dois fundos já existentes, Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural e o Fundo Municipal do Desenvolvimento do Comércio e da Indústria, instituídos pelas leis 3 355 e 4 447 e altera a lista de entidades com assento no Conselho Fiscal. Na prática, o PL retira da gestão do Fundo as entidades “queridinhas” do ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), e acrescenta as queridinhas do atual prefeito, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP).
Deixam de integram o Conselho Fiscal os representantes da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação das Indústrias de Arroz em Uruguaiana (Indarroz), da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), e da Associa- ção Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI). Por outro lado, são acrescentados representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas), Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uruguaiana, e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (Sdaergs), além da secretaria municipal de Governo (Segov), comandada por seu homem de confiança. Paulo Peixotto Fossari.
Verbas
Ficam vinculados ao fundo, “sem exceção, todos os recursos, arrecadados com as taxas de fiscalização, vistoria, ambulantes, publicidade, uso de área, dos autos de infração, licenças do Fundo de Comércio, Junta Comercial, taxa de marcas e sinais, taxa de patrulha rural; os oriundos de programas especiais dos Governos Federal e Estadual, o saldo remanescente do Fumdru e do Fundeci e quaisquer outras receitas que lhe possam ser destinadas”. Os recursos serão aplicados, na sua totalidade ou parcialmente, em planos, programas, projetos ou serviços voltados para a área de desenvolvimento econômico, sob todas as modalidades e formas, diretamente voltadas para o empreendedorismo, agricultura, turismo, comércio exterior e transporte internacional empreendedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, apoiadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE), tais como: a) fomento de iniciativas visando atrair investimentos pú- blicos ou privados, nacionais e internacionais, que compartilhem o crescimento econômico com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana visando à geração de empregos e renda para a população local; b) trabalhos na busca de novos canais institucionais que contemplem a participação da sociedade civil para o desenvolvimento de ações conjuntas no enfrentamento dos problemas na área de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.
Ao justificar o projeto, o Executivo argumentou que o objetivo é unir os recursos dos dois fundos, facilitando assim a realização de políticas de desenvolvimento pela secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com os dois fundos, de acordo com o projeto, a execução das ações depende da harmonia e da colaboração de cada Diretoria – no caso do Fumdru a cargo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. “Assim, não há mais razões para que a gestão do Fundeci e do Fumdru seja separada, pois dificulta e burocratiza a tomada de decisões e a sua execução orçamentária”, diz o documento
Gabriela Barcellos