quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ed. 2819 - Caso Caroline Tubino: Investigação usa "detector de mentiras"

Aqui a edição digital...
  1. As fraldas do Congresso Nacional
  2. Seminário
  3. Ponte
  4. Noite
  5. Exposição
  6. Segtram
  7. Aniversário I
  8. Aniversário II
  9. Futebol de mesa
  10. Baile
  11. Capo
  12. Dança
  13. Desafio
  14. Encontro
  15. Câmara debaterá LDO 2018 em audiência pública
  16. Articulações para Heinze concorrer ao Piratini estão em andamento
  17. Santas casas podem receber emenda de R$ 500 milhões
  18. Lista de espera para procedimentos de saúde deve ser divulgada
  19. Conferência Municipal de Assistência Social define dez prioridades da área
  20. Semude vai realizar a 1ª Feira dos Doces
  21. Apae tem vasta programação para a Semana da Pessoa com Deficiência
  22. MPT comemora dez anos de atuação em Uruguaiana
  23. Polícia Civil utilizou ‘detector de mentiras’
  24. Realizado o I Seminário de Educação
  25. Mostra pedagógica expõe trabalhos feitos em sala de aula
  26. Unipampa divulga sexta lista de suplentes para o curso de Medicina
  27. Cerveja lança homenagem à Semana Farroupilha em latas
  28. Shonda Rhimes assina contrato com Netflix
  29. Dublê morre em acidente no set de Deadpool 2
  30. CineSesc exibe drama brasileiro no próximo sábado
  31. Aprenda como decorar seu jardim para festas
  32. Filho de Naldo é assaltado à mão armada
  33. Malhação
  34. Novo Mundo
  35. Pega Pega
  36. A Força do Querer
  37. Fãs detonam Safadão e a mulher
  38. Novo visual de Fernanda Vasconcellos à la Justin Bieber

POLÍCIA CONFIRMA ASSASSINATO

A Polícia Civil confirmou que a aposentada Erotildes dos Santos Ambrozio, de 65 anos foi assassinada. O corpo da idosa foi encontrado no final da tarde de segunda-feira, 14/8, em uma valeta na Rua Albertino Pires, próximo ao Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, bairro Cabo Luiz Quevedo. Ela estava desaparecida desde a madrugada de sábado, 12/8, quando foi vista pela última vez por membros da família.
A investigação está sob o comando da delegada Alessandra Xavier de Siqueira. Conforme ela, a necropsia aponta que Erotildes sofreu morte violenta, ocasionada por uma forte pancada na cervical. Apesar de não ter sido possível esclarecer o momento exato da morte da idosa, sabe-se que o crime ocorreu no período de 48 horas antes do corpo ser encontrado. Não há sinais de violência sexual.
Apesar de não descartar totalmente a hipótese de desova, a Delegada disse acreditar que o crime ocorreu mesmo naquele local, considerando características especificas, como o enrugamento dos dedos dos pés e das mãos, indicando que Erotildes esteve submersa. A motivação do crime, conforme Alessandra, ainda não está esclarecida, mas a polícia já chegou a dois nomes, que são tratados como suspeitos.
Erotildes morava nas proximidades do local em que foi encontrada. Era mãe de nove filhos e, durante a madrugada de sábado, foi vista em dois bailes da cidade. Segundo familiares, ela estava acompanhada por um dos filhos e a namorada dele, que a deixaram em casa por volta de 4h30min.

Gabriela Barcellos

Polícia Civil e OAB/RS firmam acordo inédito de cooperação

A Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) firmaram um acordo de cooperação institucional com a criação da Comissão Mista. A iniciativa garantirá o aperfeiçoamento da atuação operacional na tramitação de inquéritos policiais, assuntos administrativos e questões vinculadas à advocacia, facilitando o exercício profissional nas delegacias de polícia do Estado. O acordo é inédito no Brasil.
Junto com autoridades da Polícia Civil, o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, assinou o Termo de Ajuste Institucional, dando início à aproximação entre as instituições. A entidade será representada pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP). A cada dois meses, serão realizadas reuniões nas sedes das instituições para debater, aprimorar e sugerir aperfeiçoamentos para o melhor andamento dos procedimentos criminais. “A aproximação entre instituições garante conquistas para a advocacia gaúcha”, disse Breier.
Para o presidente da OAB/RS, a base da ação de cooperação está no diálogo como prioridade. “Criamos, pela primeira vez, um canal de troca direta com as autoridades policiais. Isso garante a comunicação direta, facilitando a solução dos conflitos e problemas dos advogados em seu exercício diário”, afirmou.
Já o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, disse que advogados, quando perceberem dificuldades com delegados que restringirem determinados acessos, em razão da investigação, ou problemas nas delegacias, em autos de prisão em flagrante, terão essa possibilidade de diálogo na Comissão Mista: “Esse canal de conversação entre autoridades policiais e advogados fará com que cheguemos a um senso comum”, afirmou.
O corregedor-geral da Polícia Civil, delegado Marcos Coelho Meirelles, disse que “a OAB/RS poderá contar com a Polícia Civil sempre que acreditar necessário. Esse é um passo muito importante e acredito que só vai acrescentar às instituições, aos profissionais e à sociedade”.
Com informações da OAB/RS.

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde é realizada

Créditos: ASCOM/PMU
Na última sexta-feira, 11/8, ocorreu no  Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde com o tema “Vigilância em saúde: Direitos, Conquistas e Defesas de um SUS Público de qualidade”. O evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Em seu discurso, a Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, ressaltou a importante iniciativa do Conselho de Saúde em realizar o evento. “É um grande prazer estarmos aqui reunidos. Agradeço a equipe do Conselho Municipal de Saúde, grandes parceiros. Todos nós devemos unir forças, Conselho municipal de Saúde, Secretaria municipal de Saúde, Santa Casa de Caridade, Unipampa, para que juntos possamos colocar a saúde do nosso município no nível de excelência que a nossa população merece”, disse.
A Secretária destacou que o tema vigilância em saúde afeta a comunidade diariamente, pois, é de fundamental importância. “Cada uma das vigilâncias em saúde é importante, por isso então, o Ministério da Saúde organizou que se façam vigilâncias municipais e estaduais que culminará em uma conferência nacional da mesma forma que foi a Conferência da Saúde da Mulher. Que a nossa secretaria possa seguir agregando conhecimento e realizando o seu trabalho de luta e conquista cada vez melhor para o nosso município”, finalizou.
A programação aconteceu durante todo o dia de sexta-feira, 11/8, com palestras sobre vigilância em saúde: Direitos, Conquistas e Defesas de um SUS Público de qualidade com a Enfermeira Jennifer Harter da Unipampa de Uruguaiana; Vigilância em Saúde do Trabalhador com a Psicóloga Anália Ferraz Rodrigues do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Alegrete; Vigilância epidemiológica com a bióloga Marcíria Lamberti, além de trabalhos em grupos com eixos temáticos.

Secretaria de Saúde elabora Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Créditos: ASCOM/PMU
Na manhã de segunda-feira, 14/8, ocorreu a cerimônia de entrega de 100 unidades impressas do Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que serão distribuídas para os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A ideia da criação do manual de normas e protocolos de atendimentos para os profissionais de saúde é baseada no manual do Ministério da Saúde, aliada a preocupação de elaborar um roteiro prático que sirva para nortear as ações dos profissionais da área, garantindo um atendimento com qualidade e, ao mesmo tempo, autorizado pelos órgãos competentes na fiscalização desses profissionais com o objetivo de diminuir a mortalidade de gestantes e bebês no município.
As capacitações estão acontecendo desde março com Planejamento Familiar (pré-natal, anticoncepcionais, laqueadura, colocação de DIU). O objetivo é organizar a rede de atenção básica nessas demandas, dessa forma todos os trabalhos visam reduzir a mortalidade infantil.
O material foi elaborado pela médica Rita Fossati Evaldt; enfermeira Marcia Arend, coordenadora da equipe de Estratégia; enfermeira Alessandra Quintana Kovalski, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher; e revisado pela Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu.
De acordo com a médica Rita Evaldt, a proposta é melhorar o atendimento na rede básica. “Acredito que no final vamos ter um saldo muito positivo”, disse.
“A maternidade da Santa Casa tem sido tratada com muito carinho. Acredito que no final do ano já tenhamos profissionais dessa área interessados em vir para a cidade a fim de compor esse corpo clínico, em especial da maternidade. Vamos ativar o quanto antes a Liga Acadêmica de Combate à Mortalidade Infantil da Unipampa e teremos aí muitos multiplicadores dessa ideia”, afirmou o médico Diego Kleinubing.
A secretária Thaís Aramburu, falou sobre a entrega dos protocolos. “Temos um ideal que é de realmente mudar a saúde de Uruguaiana para dar qualidade de vida para a nossa população. Até o final do ano vamos ter toda a assistência necessária”, comentou.

Médicos: Assembleia geral debaterá desmonte do IPERGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em conjunto com o Sindicato Médico do estado (Simers) e com o Conselho Regional de Medicina gaúcho (Cremers) realizam amanhã à noite, uma assembleia geral para debater o desmonte do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) e os honorários congelados há cinco anos pela entidade
O objetivo, de acordo com a AMRIGS, é conscientizar profissionais de saúde e a população sobre o descaso com a categoria e a defasagem nos valores repassados pela entidade.
A assembleia ocorre às 20h na Unimed Uruguaiana, na Rua Santana. O mesmo encontro já mobilizou a classe médica nas cidades de Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Ijuí.

Gabriela Barcellos

Executivo quer parcelar dívida com a Fazenda Nacional

Tramita desde a última segunda-feira, 14/8, um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que busca autorização do Parlamento para proceder parcelamento de dívida com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Tal dívida supera R$ 320 mil, valor que o município não tem condições de honrar, e que poderá ser parcelado em 96 vezes.
O PL (88/2017) possibilita o parcelamento em 96 parcelas da Dívida Ativa Não Tributária, resultante de infrações geradas pela desobediência à legislação trabalhista na gestão anterior, que implica na inscrição do Município no Cadastro informativo de créditos não quitados no setor público federal (Cadin).
A situação, conforme o Executivo, impossibilita a Administração Municipal de celebrar convênios/contratos e firmar operações de crédito no âmbito dos processos de captação de recursos, junto aos governos estadual e federal, da mesma forma que afeta a execução de contratos em vigor, pela interrupção dos repasses de valores anteriormente contratados.
Ainda segundo a justificativa do prefeito Ronnie Mello (PP) e sua equipe, a autorização “evita o ajuizamento dos valores devidos, inevitavelmente acrescidos de encargos judiciais, juros de mora e multas, que traria enorme comprometimento e irreparável prejuízo ao erário do público municipal”.

Gabriela Barcellos

Prontuário Médico: Aprovado obrigatoriedade de registro de violência doméstica

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
O profissional da saúde, seja ele médico ou enfermeiro, quando se deparar com indícios de que a paciente foi vítima de violência, deverá registrar o fato no prontuário de atendimento da paciente, para fins de prevenção e estatística. O projeto de lei que torna a anotação obrigatória foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de ontem, 15/8, da Câmara de Vereadores.
A matéria é de autoria da vereadora Suzana Alves (PRB) e determina que, se durante o atendimento médico, o profissional identificar sinais de violência contra a mulher, deverá registrar o fato no prontuário, sob pena de sanção administrativa. O documento deverá ser encaminhado à direção da instituição de saúde onde ocorreu o atendimento – seja hospital ou unidade básica –, que terá 24 horas para comunicar o fato à Delegacia de Polícia Civil Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
De acordo com Suzana, o registro no prontuário médico e o encaminhamento ao órgão competente (Delegacia da Mulher), a médio prazo, servirá de base para ações mais consistentes de prevenção, pois, “é necessário mapeamento preciso de tais ocorrências para melhor eficácia de qualquer medida”. Suzana explica que não existem canais de comunicação entre hospitais e delegacias que mapeiem de forma significativa as áreas com maior concentração de violência à mulher. “Muitas vezes a mulher agredida, por medo, deixa de registrar o boletim de ocorrência, porém, procura um hospital devido às lesões. As autoridades competentes, no entanto, não tomam conhecimento do ocorrido. Diante disso, o preenchimento dessa lacuna poderá ser uma boa arma nesse enfrentamento, pois, muitas vezes o médico identifica a violência praticada, porém, não tem opções para fornecer ajuda à vítima”, diz.
O texto segue agora para a mesa do prefeito Ronnie Mello (PP) para sanção no prazo de 15 dias.

Gabriela Barcellos

Programa João de Barro é aprovado pelo Parlamento

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores aprovou ontem, 15/8, o projeto de lei que institui o programa social João de Barro. O projeto é uma iniciativa do vereador Vilson José Borges Brites (PMDB), o ‘Cabrito’, e tem como objetivo auxiliar famílias carentes na edificação e/ou recuperação de suas moradias e mobiliários.
Conforme o PL, poderão ser propostas, pela secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, ações junto ao comércio local e regional, para obtenção de materiais de construção e mobiliários novos ou usados; junto a imobiliárias e empresas da construção civil, para obtenção de qualquer tipo material de construção já utilizado e reaproveitável, provenientes de sobra de obras ou de demolições; junto à comunidade em geral para obtenção de mobiliários usados e reaproveitável, ou
A partir do momento em que um doador for identificado, a Secretaria providenciará a utilização de equipamentos da municipalidade, bem como de mão de obra própria para efetuar a remoção do material doado e depositá-lo em local adequado, para posterior classificação e distribuição das doações.
‘Cabrito’ explica que o projeto objetiva melhorar as condições das moradias da população de baixa renda, visando resguardar as condições de habitabilidade e melhor qualidade de vida e bem-estar, considerando ainda que “Uruguaiana, principalmente a população carente que habita as zonas ribeirinhas, sofre anualmente enormes perdas com as enchentes do rio Uruguai, entre elas a de sua própria habitação e os móveis que as guarnecem, e ainda, não possuírem condições financeiras para as reformas necessárias para poderem regressar aos seus lares”.
de sobra de materiais de construção.

Gabriela Barcellos

Ed. 2818 - Painel



Créditos: Marista Sant'Ana
Califórnia

Aconteceu na sexta feira, 11/8, o show de encerramento do projeto pluri e interdisciplinar Califórnia em Estudo, no Colégio Marista Sant’Ana. Os estudantes apresentaram músicas que marcaram a história das edições das califórnias, músicas premiadas e consagradas do festival. Durante o processo de estudos a respeito das letras de músicas escolhidas desta edição com variadas temáticas, foi abordada a ecologia, a religiosidade, os valores; e as figuras de linguagem, oportunizando aos estudantes o desenvolvimento em espaço tempos da escola marista onde as diferentes aprendizagens acontecem com melhores resultados.
Princesas 

Na manhã de sábado, 12/8, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), as meninas do projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, participaram da oficina “Palavra Acesa”, com a escritora Valéria Surreaux.Durante a oficina as meninas aprenderam como construir um texto e produziram contos que surpreenderam a escritora, pela criatividade e conteúdo.
Créditos: Aciu


Oficina

Seguindo o circuito de oficinas direcionado às adolescentes do projeto “4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), foi realizada na tarde de sábado, 5/8, a “Oficina de Etiqueta”, com a professora Suzana Ribas.Com a oficina as meninas do projeto aprenderam muito sobre o estilo e comportamento. No encerramento da oficina, como é de costume, todas confraternizaram com um gostoso lanche e uma boa conversa.
Créditos: Aciu


OAB 

Na noite de segunda-feira, 14/8, ocorreu um jantar alusivo ao 85º aniversário da instalação da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uruguaiana. A comemoração contou com a presença do Vice-Presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.
Créditos: ASCOM/PMU

Rotary Internacional

Na segunda-feira, 14/8, o prefeito, Ronnie Mello, recebeu a visita cortesia do Governador do Distrito 4780 do Rotary Internacional, Eusébio Prevedello, e sua esposa Marita. A passagem do Governador faz parte das visitas oficiais que estão sendo feitas aos clubes da área 01. Durante o encontro, Eusébio destacou o trabalho que os clubes realizam dentro das comunidades em seus distritos.

Data de Publicação 14/08/2017 - 12:10 Atualizado em 14/08/2017 - 12:10

Créditos: ASCOM/PMU

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482.


Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, sedia desde ontem, 15/8, até amanhã 17/8, a terceira edição do Simpósio de Empreendedorismo Inovador da Campanha. O evento tem como objetivo discutir os temas de empreendedorismo e inovação e o modo como estes podem ajudar no desenvolvimento da Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Nessa edição, o simpósio abordará a temática “Semear o empreendedorismo Inovador na Região da Campanha”.


Marista

Ontem, 15/8, foi comemorado o Dia do Marista, data que lembra aqueles que dedicam seus dias e suas competências profissionais e vocacionais para manter vivo o sonho de Marcelino Champagnat. Há 200 anos, Irmãos, Leigos e profissionais de diversas áreas unem-se no trabalho em escolas, unidades sociais, universidades, hospitais e tantos outros espaços de missão. São lugares de transformação social e, mais do que isso, de histórias, encontros e experiências marcantes para milhares de pessoas nos lugares em que a missão marista está presente. Amanhã, 17/8, o Marista Sant'Ana vai realizar uma missa em celebração ao Dia do Marista, às 17h, no Salão de Atos.


Cova da Onça

No dia 1/9 será lançamento o tema enredo da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. O lançamento será a partir das 21h, na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), que fica localizada na rua Gen. Estilac Leal, nº 3993. Mesas estão à venda aos sábados, das 14h às 16h, na sede social da escola, que fica localizada na rua Bento Martins, nº 1799. Mais informações com Francisco Leal pelo telefone 99979-9610.


Workshop

Na semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, cujo tema é "Pessoas com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações, aAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) convida a comunidade para participar do Workshop em Gestão e Saúde Emocional com renda revertida à instituição. O evento ocorrerá no dia 24/8, das 19h às 21h e os ingressos encontram-se a venda no valor de R$ 30 na sede daApae.


Auriculoterapia

A Unipampa, por meio do projeto de extensão “Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares no SUS”, está oferecendo atendimento de auriculoterapia. O atendimento será no próximo sábado, 19/8, das 8h às 12h. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível. O atendimento vai ocorrer no laboratório 117 – fisioterapia. O agendamento deve ser feito até o dia 17/8, através do e-mail geppicsunipampa@gmail.com ou pelo WhatsApp (16) 99174-7973.