sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Ed. 2821 - Preso por estupro de vulnerável

Confira aqui a edição digital
  1. Um silêncio que faz falta
  2. Segtram
  3. Senac
  4. Aprendizado
  5. IGP
  6. CineSesc
  7. Baile
  8. Exposição
  9. Torneio
  10. Doces
  11. Literatura
  12. Futsal
  13. Corrida
  14. Feira
  15. Curso
  16. Debate
  17. Éric Lins
  18. Maioria do Parlamento é desfavorável ao título de utilidade à ABTI
  19. Fundestradas deverá ser efetivado na próxima semana
  20. Protocolo é válido para exercício da pesca
  21. Falta de luvas atrapalha atendimento do Centro Odontológico
  22. Saque do FGTS aos atingidos pela enchente começa segunda-feira
  23. Reunião debate medidas para cessar furtos de cargas
  24. Circuito Touro Angus Registrado lotou Parque Dr. Lauro Dornelles
  25. Simvet/RS abordará novas regras de combate à brucelose e tuberculose
  26. ABCCC tem novo laboratório para teste
  27. Homem preso em flagrante por estupro de vulnerável
  28. Preso segundo assaltante do Cone Sul II
  29. Luba joga na serra neste final de semana
  30. Celemaster retorna as quadras uma semana após acidente
  31. AEU joga a 17ª rodada fora de casa
  32. Meia Maratona chega a 22ª edição
  33. Resultados das Meias Maratonas de Uruguaiana
  34. Cremoso, matte, gloss…. Conheça os tipos de batom
  35. Morre no Rio o ator e humorista Paulo Silvino
  36. Malhação
  37. Novo Mundo
  38. Pega Pega
  39. A Força do Querer Ellen Rocche posa de biquíni na chapada dos veadeiros

Uruguaianense assassinado em Alegrete

O motorista de ônibus Dilmar de Jesus Saldanha Salazar, de 46 anos, natural de Uruguaiana, foi assassinado ontem, 17/8, na Estação Rodoviária de Alegrete. Ele fazia a linha intermuniciapal São Francisco de Assis/Uruguaiana pela empresa Ouro Prata e chegou ao município vizinho por votla de 10h30min. Logo após descer do veículo, foi surpreendido por Elder Roni Pereira Machado, de 44 anos, que lhe desferiu duas facadas, uma no rosto e outra no pescoço. Dilmar foi socorrido, mas faleceu no Hospital Santa Casa de Caridade, enquanto passava por cirurgia, por vlta de 16h40min.
De acordo com o delegado Peterson Benitez, o crime foi registrado por câmeras de videomonitoramento, que mostram claramente a ação do assassino. O autor fugiu do local em um veículo Corcel II, mas logo foi capturado pela Brigada Militar.
Machado também é motorista de ônibus e trabalha na empresa Nogueira Transporte, de Alegrete. Com ele, os policiais encontraram a faca utilizada no crime.
De acordo com Benitez, o homem preferiu manifestar-se somente em juízo. O Delegado explica que, até o momento as informações dão conta de que se trata de crime passional.
Ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Alegrete.

Gabriela Barcellos

Morador é encontrado morto no Cabo Luiz Quevedo


Um homem foi encontrado morto na tarde de ontem, 17/8, no bairro Cabo Luiz Quevedo.
Marcios Soares Cunha, de 52 anos, foi encontrado na cama, já em decomposição. Ele vivia sozinho, na Travessa 34, casa 217 e não era visto a cerca de uma semana. Um amigo, que lhe prestava serviços foi quem sentiu falta do homem e, pessoalmente, procurou o Corpo De Bombeiros.
Com autorização do amigo, os bombeiros arrombaram a casa e encontraram Marcios deitado na cama. Ele não tinha sinais de violência e, aparentemente, a causa da morte foi um infarto fulminante.
A Polícia Civil foi acionada e um levantamento fotográfico foi realizado. A delegada responsável, Alessandra Xavier de Siqueira também solicitou a realização de um exame de necropsia para determinar a causa da morte. O exame será realizado em Alegrete.

Gabriela Barcellos

BM prende dois após assalto em Quaraí

Dois homens foram presos pela Brigada Militar na noite de quarta-feira, 16/8, por roubo. A dupla é acusada de ter assaltado um taxista na cidade de Quaraí.
Irai de Moura Teixeira, conhecido como ‘Kete’, de 48 anos, e Diego Oliveira dos Santos, conhecido como ‘Dozo’, de 26 anos, são naturais de Uruguaiana e, naquela noite, roubaram o carro, dinheiro e telefones celulares de um taxista, em Quaraí. Durante o furto, um dos bandidos também desferiu uma coronhada na cabeça da vítima.
Tão logo o crime chegou ao conhecimento da Brigada Militar de Quaraí, as corporações de Uruguaiana e Santana do Livramento foram acionadas, pois informações davam conta de que os bandidos poderiam estar a caminho de uma das cidades. De posse da descrição do veículo roubado, uma equipe do setor de informação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) se deslocou até a Rodovia BR-290 e iniciou a vigilância. Quando passavam pelo KM 708, os bandidos foram avistados pelos policiais, que mantiveram a vigilância e finalmente efetuaram a abordagem do veículo a cerca de 15 quilômetros de Uruguaiana, na localidade da Queimada.
Além do carro roubado, os bandidos ainda estavam com cinco telefones celulares, R$ 144,70, além de $1.230,00 pesos uruguaios e a carteira da vítima, com documentos pessoais. Com eles também foi apreendido dois revolver calibre 32, um da marca Rossi, e outro sem marca aparente. Uma das armas estava municiada com três cartuchos intactos e outra com dois cartuchos intactos.
Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foram autuados em flagrante.

Gabriela Barcellos

Defrec tira três traficantes das ruas


A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), sob o comando do delegado Enio Tassi, tirou mais três traficantes das ruas.
Na noite de terça-feira, 15/8, foram presos Fábio Moreira de Oliveira Pereira, de 26 anos, e Endiel Graziela Reis Pereira, de 21 anos, por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte de munição de uso restrito e de uso permitido. As prisões ocorreram durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em casas localizadas na Rua Aleixo Worlod, bairro Cabo Luiz Quevedo.
Nas buscas, os policiais encontraram e apreenderam 27 pedras de Crack, quatro pedras grande de Crack, sete buchas de cocaína, 19 porções de maconha, uma munição calibre 9 mm (de uso restrito) e doze munições calibre 38, além de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Os trabalhos encerraram-se por volta das 2h de ontem, 16/8, com a formalização da prisão em flagrante.
Já na noite de quarta-feira, 16/8, foi preso Renato Farias Benitez, de 57 anos, em uma boca de fumo no bairro Mascarenhas de Moraes. De acordo com Tassi, a prisão ocorreu após os policiais receberem informações de que no local funcionava uma boca de fumo. A traficância foi constatada após algum tempo de campana no local. No momento da abordagem, Renato foi flagrado fragmentando e embalando uma quantidade de cocaína em um prato de vidro.

Gabriela Barcellos

Definidas as datas e horários dos desfiles da Semana da Pátria

Foram definidas as datas e horários do desfile cívico das escolas de educação para a Semana da Pátria. Segundo o Secretário Municipal de Educação, e presidente da comissão organizadora dos desfiles, Emerson Ortiz, o tema deste ano será a inclusão. “Este ano nós escolhemos como tema do desfile a “inclusão”. Tivemos reuniões com todas as escolas e entidades que participam do desfile e aí levamos para as escolas essa sugestão de tema”, comentou.
As homenagens do município neste ano serão para os 100 Anos da Liga da Defesa Nacional em Uruguaiana; o Bicentenário do Instituto Marista; os 125 anos do Instituto Estadual Romaguera Corrêa; os 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Fernando; os 80 Anos do Círculo Operário de Uruguaiana e os 50 Anos da APAE Uruguaiana.
Os desfiles são divididos entre o do interior, da educação infantil e militares, estudantes e entidades. No sábado, 2/9, ocorre o desfile do interior, na Barragem Sanchuri, às 10h. O desfile da educação infantil ocorre na segunda-feira, 5/9, às 15h, na avenida Presidente Vargas. E na quinta-feira, 7/9, ocorre o desfile do dia da Independência do Brasil, com os militares, estudantes e entidades. O desfile começa a partir das 9h, também na avenida Presidente Vargas.
O Fogo Símbolo da Pátria chega no município na próxima quarta-feira, 23/8, às 10h30. A recepção deve acontecer no trevo da BR-472, com Av. Presidente Vargas, e terá o acompanhamento da Liga da Defesa Nacional, Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), Exército, Brigada Militar, autoridades, populares e estudantes. O fogo simbólico será encaminhado ao Instituto Estadual Romaguera Corrêa, onde permanecerá até às 8h30min do dia 1º/9, dia que acontece a abertura da Semana da Pátria. A abertura vai ocorrer na Pira da Pátria, na Avenida Presidente Vargas. Às 8h30min tem a saída do Fogo Simbólico do Instituto Romaguera Corrêa, que será conduzido pela Liga da Defesa Nacional, pelos militares e Acoru, onde seguirá em “corrente humana” formada por estudantes e populares, até a Pira da Pátria na Av. Presidente Vargas. E as 9h ocorre o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria a cargo dos Representantes do Instituto Romaguera Corrêa.

Larissa Vargas

Escolas de futebol, tênis e basquete estão com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura (Smelc) está com inscrições abertas para jovens de ambos os sexos entre sete e 17 anos, que desejam participar das escolinhas de futebol de campo e de salão, tênis e basquete. As inscrições são gratuitas.
Futebol
Na Praça Raul Ferrari Valls, que fica localizada na Vila Rui Ramos, são ministradas as aulas de futebol em parceria com a Ser Ipiranga. Para ter um melhor aproveitamento das aulas, os alunos são divididos de acordo com a faixa etária.
- 08 a 11 anos -  Futsal Masculino - Quartas e sextas das 10h às 11h30.
- 12 e 13 anos - Futsal Masculino - Segundas, quartas e sextas das 15h às 17h.
- Sub-15 - Futebol de campo masculino - Terças e quintas das 15h às 18h.
- 14, 15, 16 anos - Futsal Feminino e Futebol de campo feminino - Quartas e sextas das 16h às 17h.
Tênis
O Projeto 2º Saque acontece na sede da Smelc na Rua Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube. As aulas acontecem nas terças e quintas às 10h e às 15h30.
Basquete
As aulas da Escolinha de Basquete que leva o nome de “Projeto Lance Livre”, acontecem no Centro Esportivo Nova Esperança. Alunos de 10 até 17 anos farão as atividades de segunda à sexta feira das 17h30 às 18h30. Já os estudantes de sete a nove anos terão atividades nas terças e quintas das 16h às 17h30.               Para efetuar a inscrição nas escolinhas é necessário se dirigir à sede Smelc, que fica localizada na rua Padre Anchieta, nº 2975, antigo Juventude Atlético Clube, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, e apresentar xerox da Carteira de Identidade do aluno e do responsável, além de comprovante de residência e de matrícula escolar.

Assembleia reúne médicos credenciados no Ipergs em Uruguaiana

Créditos: Nana Hausen

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizaram na última quarta-feira, 16/8, uma assembleia com os médicos credenciados no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS). Cerca de oito médicos participaram da reunião em Uruguaiana, que ocorreu no auditório da Unimed.
“Os médicos foram extremamente produtivos, porque embora o número fosse pequeno, até foi bom, a gente ficou mais íntimo. Não ficou uma reunião formal. Saímos com algumas deliberações e estamos trazendo para Porto Alegre, e essa reunião em Porto Alegre vai ser feita provavelmente na próxima semana, em que a gente vai estar trazendo todas essas informações dessas assembleias do interior, inclusive a de Uruguaiana”, comentou a diretora do SIMERS, Gisele Lobato.
Na pauta da reunião, segundo o SIMERS, estava a defasagem no valor dos honorários, o atual desmonte que ocorre no Instituto e a proposta apresentada pelo Governo do Estado, que prevê a remodelação do IPERGS, transformando-o em duas autarquias independentes.
Presidindo a assembleia, a diretora do SIMERS destacou que o IPERGS não reajusta há seis anos os valores pagos aos mais de 7 mil médicos credenciados. Segundo ela, o último acordo com a categoria ocorreu em 2011, quando houve o aumento de 40% no valor das consultas, que passaram a valer R$ 47, e de 20% nos procedimentos. Desde então, não houve qualquer correção, apesar de a inflação oficial (INPC/IBGE) acumulada ser de 46,01% (até abril de 2017), o que exigiria que a consulta atual correspondesse a R$ 68,62. Se a referência do reajuste for pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que embasa o cálculo da remuneração médica no País, o valor cobrado deveria ser de R$ 91,65.
“Os médicos estão deixando de atender pelo IPERGS e isso pode fazer com que mais de um milhão de usuários tenham que procurar o Sistema Único de Saúde, sobrecarregando um sistema que já é deficiente”, salientou a diretora do SIMERS.
Segundo Gisele, a receita do IPERGS aumentou 57% no período de cinco anos, passando de R$1,1 bilhão em 2011 para R$ 1,7 bilhão em 2016. Além disso, as contribuições dos beneficiários do IPE-Saúde tiveram reajuste em 2012 e 2016. Apesar dos números, a correção para os médicos conveniados como pessoa física foi de 0% nos valores da tabela-IPE, tanto para consultascomo nos procedimentos.
“É uma situação degradante, pois médico está pagando para trabalhar, já que precisa arcar com os custos para atender em um consultório, como imposto de renda, INSS, luz, telefone, água e secretária, entre outros encargos. É um absurdo a maneira como o Instituto está tratando a categoria, colocando em risco a assistência de boa parte da população gaúcha”, enfatizou Gisele.
Sobre os recentes projetos anunciados pelo Governo Estadual, que transformam o plano IPE-Saúde e a Previdência Social em duas autarquias independentes, a diretora afirmou que o Sindicato analisa que o governador, em vez de propor ações de combate ao desmonte do IPERGS, cria mais burocracia envolvendo o órgão. “A categoria médica espera uma proposta concreta de reajuste das consultas e procedimentos médicos. Estamos aguardando a íntegra deste projeto que foi construído às escondidas, sem o conhecimento do Conselho Deliberativo do próprio Instituto e sem participação da comunidade medica “, comentou Gisele.

Decisão dos médicos

No final da reunião, os profissionais decidiram buscar apoio do poder Legislativo, a manutenção do diálogo, como o prazo de 90 dias, para achar soluções, paralisação de 30 dias de todo o atendimento. Caso as negociações não forem satisfatórias, descredenciamento em massa de todos os médicos da autarquia.
O evento contou com a presença de Cláudio Conte, representando o CREMERS e a AMRIGS. Promovidas em conjunto pelas três entidades médicas nos meses de julho e agosto, as plenárias ocorreram também em Rio Grande, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Ijuí. As decisões tomadas em todos os encontros serão pauta de assembleia estadual, que ocorre em Porto Alegre nos próximos dias.

Ed. 2820 - Painel



Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) fez uma apresentação do grupo de dança da Escola de Educação Especial Recanto Amigo, na Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorreu na última quarta-feira, 16/8.



Cultura
Começaram os ensaios dos alunos unionitas para 36ª Noite de Cultura Gaúcha do Colégio Metodista União.A Noite de Cultura Gaúcha tem um significado muito importante dentro do tradicionalismo. Além de preservar a cultura do povo riograndense, encerra as festividades farroupilhas no mês de setembro no município de Uruguaiana.Participam estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, em um lindo espetáculo de luz, cor, dança e muita emoção.O evento será realizado na noite de 30/9.



CAM
Na terça-feira, 15/8, o diretor da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, servidor Ricardo Simas, efetuou uma visita ao Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM). O diretor do CAM, Nino Oliveira, conduziu uma visita guiada, onde os visitantes puderam conhecer o laboratório de informática, centro de convivência, biblioteca, sala dos professores e outras dependências do Colégio. O CAM e a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó farão uma parceria visando o desenvolvimento de projetos que beneficiarão os alunos no decorrer do curso e atenderá demandas da comunidade.



Diocese
Nos dias 5 e 6/8 os jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) de Uruguaiana, participaram do Encontro Jovens Ousados, em Capão Novo/RS. Com o tema: "Eu vim lançar fogo à terra". Os jovens tiveram momentos de oração e palestras com a finalidade de fortalecer os grupos de jovens que existem dentro do movimento da RCC no Rio Grande do Sul.



Falta de água
A BRK Ambiental comunica que em função da instabilidade do tempo na última semana, a instalação do hidrante de apoio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi transferida para hoje, 18/8. Para que o serviço possa ser executado, o abastecimento de água será temporariamente interrompido das 14h às 18h, nos bairros Nova Esperança, Bela Vista e Francisca Tarragó. O trabalho ocorrerá na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro.
 
Curso
O NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) da 10ª CRE está abrindo as inscrições para as Oficinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (presenciais), que serão ministradas pela professora Cledenir Dri a partir de 28/8, no laboratório do NTE. O público alvo do curso são professores das Escolas Estaduais de Uruguaiana e Barra do Quaraí. O curso é totalmente gratuito e com certificação de 40h. No formulário o interessado deve marcar as opções de dias da semana e turnos em que está disponível para participar das oficinas, pois as turmas serão criadas a partir do número de alunos em cada turno.

Semana
A Semana de trânsito 2017 ocorre de 18 a 25/9.  O tema para as ações de prevenção de acidentes deste ano é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O tema traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro e estará presente em todas iniciativas voltadas à segurança no trânsito em todo o país, como as campanhas de volta às aulas, conscientização de motociclistas, respeito aos pedestres e ciclistas, além das campanhas sobre o uso de celular,  álcool e direção, Movimento Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito e também nas ações voltadas ao Dia Mundial em Memória às vítimas do trânsito, em novembro.

Oficina
No dia 29/8, ocorre a Oficina de Aprendizado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A oficina ocorre das 19h as 20h30 na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo da oficina é que os participantes saibam como acompanhar o trabalho exercido pelos vereadores; conheçam as pautas das reuniões ordinárias; aprendam a verificar em qual comissão encontra-se o Projeto de Lei; tenham acesso aos pareceres, ofícios e outros documentos anexos às proposições. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail escola@camarauruguaiana.rs.gov.br ou  pelo celular 99609-2732. As vagas são limitadas.

Teatro
A Cia de Teatro e Dança Clandestinos juntamente com a Prefeitura de Uruguaiana, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Diretoria de Cultura do Município e gabinete do vereador Elton da Rocha, Cacau Valentini Produções e Companhia Escenica Giratoria anunciaram a realização do Cena Livre 2017 (Festival de Teatro Uruguaianense). O evento acontecerá de 8 a 13/9, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.


CineSesc
Neste sábado, 19/8, o CineSesc vai exibir o filme “Super Nada”, do diretor Rubens Rewald. A sessão ocorre as 16h, no Sesc local, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. Sinopse: Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.

Histórias
O Sesc está com atividades voltadas para o público infantil. Durante o mês de agosto, terá contação de histórias, de segunda a sexta, as 9h e 15h. A história será a da “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado. História encantadora de Ana Maria Machado onde é possível trabalhar as diferenças de uma maneira lúdica e cativante com uma história contada com manipulação de bonecos. Mediante Agendamento: 3412-2482 / 3412-4624 Local: Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984.

Workshop
Na semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, cujo tema é "Pessoas com Deficiência: Direitos, necessidades e realizações, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) convida a comunidade para participar do Workshop em Gestão e Saúde Emocional com renda revertida à instituição. O evento ocorrerá no dia 24/8, das 19h às 21h e os ingressos encontram-se a venda no valor de R$ 30 na sede da Apae.

Nativismo
Os ingressos para o show do cantor Joca Martins já estão à venda. O espetáculo acontece no dia 20/10, às 21h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Mais informações pelos telefones (55) 99700-7474 ou (55) 99693-2899.