sábado, 26 de agosto de 2017

Menor apreendido em flagrante por assalto

Na sequência da onda de assaltos registrados na última semana, e que tiveram pronta resposta policial, um adolescente de 17 anos foi detido há pouco, após roubar uma moça em via pública.
Armado com um revólver, o menor roubou o telefone celular da vítima. Pouco depois, foi localizado e capturado pela Brigada Militar.

Já na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a vítima reconheceu o assaltante, que está sendo autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi. Ele será conduzido ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
Informações completas na edição de terça-feira.

Ballet Cristina Fernandez se destaca no 11º Santo Ângelo em Dança


Entre os dias 18 e 20, o Ballet Cristina Fernandez participou, na cidade de Santo Ângelo, da 11ª edição do Santo Ângelo em Dança e trouxe para casa nada menos que sete prêmios.
Atuando a cinco anos, a escola levou ao evento regional onze alunos, dos quais sete são bolsistas, levou onze coreografias. Destas, dez participaram das competições e uma foi apresentada como amostra.
Das dez coreografias competidoras, sete foram premiadas em categorias de extrema competitividade, destacando-se especialmente nos estilos Ballet de Repertório, em categorias diferentes, como grupo e individual, e Jazz. Participaram mais de 50 escolas da Região Sul do Brasil, com aproximadamente 500 participantes.



Gabriela Barcellos

Exemplo: Projeto oferece atividades de paradesporto


Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla, que é comemorada até a próxima segunda-feira, 28/8, descobrimos um exemplo de incentivo ao esporte inclusivo que é o Projeto Inclusão em Movimento, desenvolvido por acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana.
O projeto começou a ser idealizado no ano passado, mas só saiu do papel em abril deste ano. “Faz um ano que eu tinha feito junto ao meu colega, o Ricardo, um projeto de inclusão através do esporte, de atividades de paradesporto. E esse projeto ficou no papel um bom tempo até que surgiu a oportunidade. A gente tem essa vontade e tinha conhecimento de trabalhar com o esporte e deficiência, só que não tinha o público. E quando apareceu o público, pequeno, era três ou quatro aí a gente procurou um espaço para começar a dar esporte para essas pessoas”, conta o idealizador do projeto, o acadêmico do 6º semestre, Henrique Mendes.
Desde 29/4, todos os sábados, das 14h às 16h, acadêmicos do projeto e pessoas com deficiência que queiram praticar esportes se reúnem. As atividades iniciaram no Ginásio Nova Esperança, mas devido a enchente, os alunos tiveram que trocar de local, pois o ginásio estava abrigando os atingidos pela cheia. Desde então, as atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal De Educação Infantil Cecília Meireles.
Onze integrantes, entre eles pessoas com Síndrome de Down, autismo, cadeirantes e pessoas com deficiência intelectual participam de atividades de basquete, vôlei, boliche, tênis de mesa e atletismo. A professora Martha da Silveira coordena o projeto, que tem como integrantes quatro alunos de educação física e uma de fisioterapia: Henrique Mendes, Ricardo da Fonseca, Vinícius Silveira, Vitória Padilha e Isabel Nebenzahl.
O integrante do projeto, Rodrigo Julian, que antes da paraplegia praticava diversas atividades físicas, como andar de bicicleta, basquete, vôlei, futebol e tênis. Também participou por quatro anos do Centro Operacional de Treinamentos de Esportes Radicais (Coter), que é liderado pelo policial Adahyr da Silva Neto. Com um diagnóstico, de repente essas atividades passaram a não fazer mais parte da vida de Julian, mas aos poucos estão retornando. “A paraplegia foi de repente, comecei a sentir umas dores na coluna, porém, como eu tenho 1,84 de altura, sempre deixei de lado a dor pensando que era má postura. No entanto, essa dor foi aumentando em um curto período de tempo”, conta. “Um dia eu estava estagiando e comecei a sentir formigamentos nas pernas e em questão de minutos o formigamento foi para o abdômen. Prontamente os meus colegas de trabalho chamaram a ambulância e fui direto para o Hospital. Resumindo, fui parar em São Leopoldo realizar a cirurgia para a retirada de um tumor que estava na medula. Hoje em dia estou curado graças a Deus, e fazendo faculdade de Recursos Humanos. Procuro incansavelmente por mais capacitações e conhecimentos”, comentou.
Julian falou que o projeto é vital para tirar as pessoas com deficiência de sua rotina.  “De maneira genérica, levar as pessoas a outro patamar de vida, fazendo com que os mesmos enxerguem o mundo de maneira completa, pois, se eles ficarem só em casa, com a rotina de ir à cozinha e voltar para o quarto, não traz benefício algum. O projeto tem uma missão que é mostrar às pessoas com deficiência que a vida é incrível, e que elas podem fazer muito mais do que elas imaginam. Os benefícios vão além, também trazem inúmeros benefícios às famílias dessas pessoas e à sociedade em si”, observou.

Palestra

De 11 a 16 de setembro ocorre a IV Semana Acadêmica de Educação Física da Unipampa, no campus Uruguaiana. Em parceria com a educadora especial Renata Saldanha, os acadêmicos do projeto Inclusão em Movimento trarão a Uruguaiana o atleta paradesportivo Denilson Souza, de Santa Maria. Denilson também vai palestrar sobre “Superação sem Limites” para a comunidade de Uruguaiana, no sábado, 16/9, às 10h no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, com apoio da Prefeitura Municipal. A palestra é gratuita.

Larissa Vargas

Unipampa: Diretor do campus Uruguaiana cumpre agenda em Brasília


O diretor do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcus Vinicius Morini Querol, esteve em Brasília entre os dias 15 e 17 de agosto. Acompanhado do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello e do secretário de governo do município, Paulo Fossari, o diretor do campus apresentou demandas em Ministérios e Secretarias.
O grupo esteve reunido com o Ministro da Educação, José Mendonça Filho, com o secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone e com o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Silvio Cecchi. Dentre os assuntos tratados, foram explicitadas as necessidades do curso de Medicina, o credenciamento da Unipampa e da Santa Casa de Uruguaiana como instituição de ensino, além do projeto da Clínica Escola. Também foram abordadas as necessidades do curso de Educação Física e a possibilidade de construção de módulos poliesportivos nos campi da Unipampa.
Na Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), foram expostas as necessidades do curso de Tecnologia em Aquicultura do campus Uruguaiana, como a conclusão das obras dos pavilhões de produção e reprodução de organismos aquáticos.
O diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol, salientou que “mesmo passando pelas dificuldades atuais, as quais são de conhecimento da comunidade acadêmica, a gestão não tem medido esforços para a resolução das mesmas. Desta forma, indo ao encontro do nosso ideal, constantemente estamos nos aproximando de instituições e órgãos, articulando novas alternativas”.
Com informações da ACS  da Unipampa.

Professora vence prêmio e garante continuidade de pesquisa

A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, Pamela Billig Mello Carpes, é uma das sete vencedoras do prêmio “Para Mulheres 2017”, da Fundação L’Oreal em parceria com a Unesco. Pamela venceu com o trabalho “Uma investigação dos efeitos de estratégias neuroprotetoras em um modelo de deprivação maternal”, na categoria de Ciências da Vida.
Ela é formada em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), e trabalha na Unipampa desde 2009, quando chegou ao campus para ser professora substituta. Desde 2010 integra o quadro de professores efetivos da universidade.
Já na graduação, a cruz-altense percebeu o gosto pela área de pesquisa. “Percebi que eu gostava mesmo de disciplinas que envolviam mais a descoberta de como as coisas funcionavam. Então eu comecei, durante a graduação, a me envolver em pesquisa, em iniciação cientifica, na área de fisiologia do exercício, e no fim da graduação eu já comecei a me preparar para seleção do mestrado”, comentou.
Depois de formada em Fisioterapia, Pamela foi para Porto Alegre fazer mestrado e trabalhar com professor Ivan Izquierdo – referência mundial – na área de aprendizagem e memória. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também já engatou o doutorado, e começou a estudar a temática do projeto que foi laureado com o prêmio. De lá para cá, novas descobertas foram sendo feitas e quando Pamela veio para a Unipampa, retornou a linha de pesquisa. “Durante o mestrado descobrimos que os animais que eram deprivados da presença da mãe nos primeiros dias de vida, mesmo que por curto período, quando adultos, eles apresentavam déficit de memória, não tinham a mesma capacidade de aprender que um animal que não sofria essa depredação”, contou. “A gente viu também que se pegasse esses animais e submetesse a um treinamento de exercício físico de corrida simples, o exercício tinha um papel neuroprotetor. De forma que mesmo deprivado, se o animal fizesse atividade física ao longo da vida, ele não apresentava mais o déficit cognitivo. Só que na época a gente não chegou a tentar entender o porquê que o exercício tinha esse papel, ou exatamente o que estava acontecendo no cérebro desses animais”, explica.
Em Uruguaiana, o grupo de pesquisa coordenado por Pamela voltou a investigar essa relação do exercício e da ausência maternal com a memória. “Nós vimos que aqueles animais que são deprivados da mãe, nos primeiros dias de vida, eles apresentam algumas alterações no cérebro, entre elas alterações da neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar quando ele recebe estímulos externos, é o que faz a gente aprender coisas novas, por exemplo, e também, alterações no equilíbrio oxidativo”, observou. “Então os animais que eram deprivados, eles tinham aumento do estresse oxidativo nas células do cérebro, e isso acaba levando a danos celulares, e até a morte neuronal. Por outro lado, o exercício tem o efeito oposto, ele melhora a capacidade de neuroplasticidade”, complementou.
Participam do grupo de pesquisa alunos de graduação, docentes ou pós-doutores, além de alunos de pós-graduação, de mestrado e doutorado. E ainda alunos de iniciação cientifica júnior, que são estudantes do ensino médio, de escolas públicas de Uruguaiana, que vão ao campus em período contraturno e participam das atividades do laboratório. “Hoje a gente tem duas estudantes da Escola Rondon que estão conosco. Elas acabam desenvolvendo um interesse bem grande para o ensino superior, conhecendo um pouquinho mais da universidade e divulgam isso também entre os colegas”, disse.
Com as atuais cortes na área de educação, os pagamentos dos programas de financiamento de pesquisas estão atrasados, e a pesquisa possivelmente não haveriam mais recursos para ir adiante. O valor de R$ 50 mil que foi garantido pelo prêmio veio em boa hora para dar continuidade nas pesquisas. 

Mulheres na Ciência

Pamela disse que se sente lisonjeada em ter ganho um prêmio que enfatiza a participação de mulheres na ciência. “Quando as pessoas sabem citar o nome de um cientista, sempre é um homem. Muito dificilmente alguém sabe citar o nome de uma cientista mulher. E a gente tem na história exemplos que são muito marcantes. Esse prêmio tem justamente o objetivo de tentar melhorar a participação feminina na ciência, em busca de uma igualdade. Porque as mulheres acabam muitas vezes enfrentando obstáculos na carreira, que os homens não enfrentam”, enfatizou.

Larissa Vargas

Trio armado faz arrastão em empório e rouba 15 pessoas

Apenas 20 minutos após o crime, a Brigada Militar havia capturado os cinco envolvidos e apreendido armas, dinheiro, drogas e celulares, além de uma moto e um carro.

O atacado de bebidas Bastiani, localizado na esquina das ruas General Canabarro com Flores da Cunha, foi alvo de bandidos no início da noite de quinta-feira, 24/8. Três homens, de cara limpa, entraram armados no local e renderam funcionários e clientes, mantendo-os fechados. Sob ameaça, fizeram um ‘arrastão’ nas vítimas, roubando dinheiro, celulares e produtos do estabelecimento.
Tão logo os bandidos deixaram o local, em um veículo Fiat Pálio branco, a Brigada Militar foi acionada por meio do 190. Pouco depois, uma equipe avistou um indivíduo com as características de um dos autores, no bairro Nova Esperança e o abordou. Ele tinha, na cintura, um revólver marca Rossi, calibre 38 municiado com seis cartuchos intactos e uma pochete com dinheiro. O rapaz foi identificado como M.G.S. de 15 anos, que já tem passagens pela polícia. Ele tripulava uma motocicleta Honda Fan de cor roxa, com licenciamento vencido.
Paralelamente, equipes deslocaram para a Alameda Celi Lisboa, no Beco do Sapo, depois que informações davam conta de que um veículo com a descrição do carro utilizado pelos bandidos fora visto naquelas imediações.
O carro foi encontrado pelos policias em uma casa no assentamento Horta Pública. Assim que avistaram os policias, dois homens empreenderam fuga, correndo para os fundos da casa. Os policiais deram seguimento à perseguição e os abordaram instantes depois. Eles foram identificados como Pablo da Silva Cardoso, 20 anos, o dono da motocicleta aprendida com o adolescente pouco antes, e Rodrigo Pereira, 33 anos, conhecido como ‘Carramanchão’ e já com passagens pela polícia. Além deles foram presas duas mulheres. Sabrina da Silva Freitas, de 30 anos, e Samara da Silva Moura, 25 anos. A primeira é a dona da casa e do carro utilizado no crime, e a segunda escondia dinheiro produto do roubo, nas roupas íntimas, que acabou sendo encontrado por uma policial militar.
Na casa os policiais apreenderam um revólver calibre 32, de seis tiros com duas munições intactas; uma pistola 9mm, de fabricação italiana, marca Bruni modelo 92; oito telefones celulares; uma câmera digital; um tablet; uma aliança de ouro; 15 carteiras de cigarros das marcas Black, Derby e Star; 36 gramas de maconh; uma chave de algema; R$ 608 em cédulas e R$ 40 em moedas. O carro também foi apreendido. A ação dos policiais levou cerca de 20 minutos e foram utilizadas quatro viaturas, com atuação de onze brigadianos.
Os cinco suspeitos foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuados em flagrante pelo delegado Enio Tassi, por roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de duas ou mais pessoas, de acordo com o artigo 157, § 2º - A I e II do Código Penal. Após passar por exame médico na Santa Casa de Caridade, os quatro adultos foram encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana e o menor ao Centro de Atenção Psicossocial (Case).
 
 


Gabriela Barcellos

Operação tapa buraco começou nesta sexta-feira


A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural iniciou ontem, 25/8, a Operação Tapa Buraco com a colocação de massa asfáltica. O trabalho conta com uma equipe de oito pessoas, e começou na rua Quinze de Novembro (em frente ao 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado) e depois seguirá para os locais que mais necessitam do serviço na cidade.
O Prefeito Ronnie Mello afirmou que este é um trabalho que, mesmo que ainda de forma discreta, aos poucos vai sanando problemas que surgiram pela irresponsabilidade das gestões anteriores. “É humanamente impossível corrigir problemas históricos em alguns meses, mas graças à boa vontade, competência e compromisso da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, as ruas a partir de hoje começam a ter uma cara nova. Um passo importante foi dado no sentido de amenizar a situação, enfim, será um processo lento e contínuo em virtude do caos financeiro que nos foi entregue”, comentou.

Começa hoje a Expointer 2017

Créditos: Daniela Barcellos

Chegou o dia! Começa hoje, 26/8, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) 2017. Os portões do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, serão abertos às 8h, para a 40ª edição do evento, que é considerado a maior feira agropecuária da América Latina. A comemoração dos 40 anos, aliás, marcou o lançamento da feira e será celebrado em vários eventos programados para os nove dias da vitrine do melhor do ‘agro’. A programação da Expointer conta com mais de 280 atrações simultâneas, entre exposições, palestras técnicas, shows e eventos culturais, além dos julgamentos e leilões de animais.
Assim como ocorreu no ano passado, a solenidade de abertura da 40ª Expointer será no primeiro dia da feira. A cerimônia está marcada para às 15h, no Restaurante Internacional e terá transmissão ao vivo pela Rádio Web Piratini e pela página do Governo do Estado no Facebook (facebook.com/GovernoDoRS). Na ocasião, o governador José Ivo Sartori e os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, estarão reunidos com autoridades federais, estaduais e municipais – entre elas os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra – e dirigentes de entidades do setor, parceiras do governo na Expointer.
Na solenidade, será entregue a medalha Assis Brasil a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária. Após a cerimônia, acontece o espetáculo ‘Ópera Gaúcha Expointer’, que celebra a história da Expointer. O enredo casa com o tema desta 40ª edição: ‘O campo cria o futuro’.
Neste ano, serão 3 207 animais de argola, de 88 raças, inscritos nas competições, além de 1 437 rústicos. Apesar de o número total ser menor que o do ano passado, a secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapi) avalia como positiva a participação nesta edicao, uma vez que, excluindo pássaros e aves, impossibilitados de participar devido à gripe aviária, o número se manteve estável em relação a 2016.
A 19ª Feira da Agricultura Familiar vai contar com 201 empreendimentos dispostos em 198 espaços e mais quatro cozinhas. São 145 agroindústrias familiares, 47 artesanatos rurais, plantas e flores. Ao todo, a mostra envolve 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos. A feira terá também seis expositores de Minas Gerais. O pavilhão valoriza agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com o governo federal e as conveniadas Emater, Fetag, Fetraf e Via Campesina.

Programação
A programação deste sábado, estão prevista, entre outros, o Salão do Empreendedor; a inauguração da Exposição das 40 edições da Expointer; inauguração do estande do BRDE; reunião Aliança Lactea; instalação da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários; abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar; o lançamento de tecnologias; reunião da Comissão Permanente de Exposições e Feiras; coletiva de Imprensa com Governador e Secretário de Agricultura; abertura oficial da 40ª Expointer; Show Ópera Gaúcha; comemoração de um ano Comissão Angus Jovem; entrega do Prêmio Gente do Campo; celebração dos 30 anos do Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. Além de painéis sobre Genética e Seleção de Ovinos; Geração Agro: A inovação que o campo precisa; Vitrine da Carne Gaúcha; Genética e Seleção de Bovinos de Corte; e Campo em Debate: Comunicação Agro para público urbano;

Bilheteria
Os ingressos estarão disponíveis nas bilheterias dos portões 2, 5 e 6. Pedestres pagarão R$ 13. Para estudantes e idosos, o valor será R$ 6, mediante apresentação de documento. Crianças de até seis anos terão acesso livre. O estacionamento de veículos custará R$ 32 (com direito ao ingresso do motorista). A entrada de pedestres será pelos portões 2 e 6, e de veículos, pelo portão 15.

Gabriela Barcellos

Secretaria de Saúde alerta para medidas de prevenção da dengue


Tendo em vista o fato de que este ano foram detectados inúmeros focos do mosquito Aedes Aegypti em todos os bairros de Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que a população colabore com as medidas de prevenção quanto a proliferação do mosquito, já que é causador de doenças graves como a Dengue, Zika e Chikungunya.
“Este ano nós estamos com 970 focos no município, sendo que no ano passado foram cerca de 700. Praticamente em todos os bairros da cidade há focos. Mas neste ano não temos focos de dengue no município, e nem no Estado”, esclarece a veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde, Laura Ilarraz.
A Campanha Nacional é feita nesta época em função do ciclo vital do mosquito e pela chegada do calor, momento em que ele começa a se proliferar.
Com isso a Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, alerta a população para cuidar dos locais onde moram e trabalham. “Solicitamos às pessoas que prestem atenção e façam a sua parte para que a cidade não tenha outros focos. Estamos perdendo a guerra contra o Aedes Aegypti por não termos cautela em pequenas coisas”, alertou a Secretária.   

-A eliminação dos criadouros é uma das principais formas de controle.
-Confira dicas para manter as residências e locais de trabalho longe do mosquito:
-Mantenha a caixa d’água bem fechada. Não esqueça de colocar tela no ladrão da caixa d’água;
-Mantenha bem tampados barris e tonéis de água;
-Se não puder manter os baldes bem fechados, não armazene água da chuva;
-Encha os pratinhos das plantas com areia até a borda;
-Remova folhas, galhos, e tudo que possa impedir que a água corra pela calha;
-Não deixe água acumulada sobre a laje;
-Os vasos sanitários que estão fora de uso devem ser tampados e vistoriados semanalmente;
-Faça sempre a manutenção de piscinas e fontes com produtos químicos apropriados;
-Bandejas de geladeiras e caixas dos motores das piscinas podem acumular água. Fique atento;
-Mantenha as garrafas com a boca voltada para baixo;
-Junte todo o lixo do seu pátio, coloque sacos e deixe-os para a coleta fora do alcance dos animais;
-Limpe sempre a bandeja do ar condicionado para evitar acúmulo de água;
-Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;
-Lonas usadas para cobrir objetos e entulhos devem ser esticadas para evitar acúmulo de água.

Conta de luz terá baixa em setembro

A bandeira tarifária para o mês de setembro será amarela, com acréscimo de R$ 2, a cada 100 quilowats-hora (kwh) consumidos na conta de luz. Com isso, a tarifa terá redução, em relação ao mês atual, em que está em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 kwh consumidos.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a mudança da bandeira de vermelha para amarela foi a melhora das condições hidrológicas nas regiões Sul e Sudeste. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de R$ 411,92/megawatts/hora, o que determinou a redução da bandeira vermelha para a amarela.
A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração. É definida de acordo com o custo de acionamento das usinas termelétricas. O sistema foi criado para recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas.
Com informações da Agência Brasil.

Escola Legislativa realiza primeiro curso aberto ao público

Acontece na próxima terça-feira, 29/8, o primeiro treinamento proporcionado pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó aberto ao público.
Trata-se de uma oficina de aprendizado sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A ferramenta está disponível no site da Câmara de Vereadores e garante acesso a projetos, portarias, decretos e demais documentos oriundos do Legislativo, ou por ele apreciado, além de conter um guia sobre atividades, parlamentares, sobre as comissões, normas jurídicas, relatórios e pautas das sessões.
O curso oportuniza o conhecimento sobre a navegação no Sistema e será gratuito. As vagas são limitadas e é necessário fazer a inscrição pelo e-mail escola@camarauruguaiana.rs.gov.br ou pelo telefone (55) 996092732, por meio de mensagens. O evento está previsto para iniciar às 19h, estendendo-se até às 20h30min


Gabriela Barcellos

Instituído o ‘Setembro Amarelo’

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores aprovou na quinta-feira, 24/8, o projeto de lei que institui no calendário de eventos do município a campanha ‘Setembro Amarelo’, de valorização da vida. O projeto é de autoria do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP) e foi aprovado por unanimidade.
A campanha visa despertar a sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde pública, que deve ter a atenção de todos e pode ser evitado. Durante o mês de setembro de cada ano, serão desenvolvidas diversas ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, envolvendo tanto a administração pública, quanto entidades civis, ONGs e profissionais liberais. De acordo com Delgado, a campanha já será colocada em prática no próximo mês, e a programação já está sendo organizada. “Vamos divulgar a programação já nos próximos dias”, garante.
Atualmente Uruguaiana é recordista gaúcha em número de suicídios e, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 18 casos. O projeto visa mudar essa realidade através de “ações junto à população visando: alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; contribuir para a redução dos casos de suicídios no Município; estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos”, explica Delgado.

Gabriela Barcellos

Legislativo aprova criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico

Créditos: ASCOM/PMU
A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária de quinta-feira, 24/8, o projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde) e seu respectivo Conselho Fiscal. Com isso, fica extinto o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria (Fumdeci), criando em 2014, pelo então prefeito Luiz Augusto Schneider (PP).
O projeto vincula ao Fundo, “sem exceção, todos os recursos, arrecadados com as taxas de Fiscalização, Vistoria, Ambulantes, Publicidade, Uso de Área, dos Autos de Infração, Licença do Fundo de Comércio, Junta Comercial e os oriundos de programas especiais dos Governos Federal e Estadual; os saldos existentes no Fumdeci e quaisquer outras receitas que lhe possam ser destinadas”.
Os recursos deverão ser aplicados em planos, programas, projetos ou serviços voltados para a área de desenvolvimento econômico, sejam pessoas físicas ou jurídicas, apoiadas pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), como: a) fomento de iniciativas visando atrair investimentos públicos ou privados, nacionais e internacionais, que compartilhem o crescimento econômico com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana visando à geração de empregos e renda para a população local; b) trabalhos na busca de novos canais institucionais que contemplem a participação da sociedade civil para o desenvolvimento de ações conjuntas no enfrentamento dos problemas na área de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.
Abrangendo os setores de indústria, comércio, turismo, agricultura, comércio exterior, transporte internacional, serviços, tecnológico profissional e empregabilidade, o projeto já traz como projetos a serem subsidiados com os aportes iniciais a construção de: a) condomínios empresariais para micro empresas; b) pista de eventos automobilísticos (arrancadão); c) reestruturação do centro de comércio informal (camelódromo); d) parque municipal de eventos; e) implantação de complexo de águas termais no Município; f) estruturação da costaneira na Barragem Sanchuri; g) parque de eventos rurais no interior; h) reestruturação da praia do Caracol, da Formosa e do Cantão; i) implantação da cooperativa de leite; j) implantação de uma casa de produtos rurais no interior; k) estudo para implantação da Maria Fumaça rural, para passeio turístico entre Uruguaiana e o distrito do Plano Alto; l) investimento na apicultura; m) implantação da cooperativa de pequenos agricultores; n) estruturação do Distrito Industrial.

Fundeci

Em relação ao Fundeci, o Fumde traz poucas novidades. Apenas acrescenta alguns novos projetos, mantendo os determinados por Schneider e sua equipe (condomínios empresariais, pista de arrancadão, reestruturação do Camelódromo, instalação do Parque Municipal de Eventos e de complexo de Águas Termais). A principal delas, porém, é a alteração no Conselho Fiscal, que será responsável por gerir os recursos.
Além do secretário da pasta de desenvolvimento (antiga Semic, hoje Semude) e representante da secretaria de Fazenda, tinham assento no Fumdeci, um representante da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), um representante da Associação das Indústrias de Arroz em Uruguaiana (Indarroz), umrepresentante da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU) e um representante da Associação Brasileira de Transportadoras Internacionais (ABTI).
No Fumde, além da Semude e da Sefaz, o Executivo tem ainda um representante da secretaria de Governo (Segov) e da secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan). Após uma negociação, a CDL, que inicialmente havia sido excluída do Conselho, recuperou seu assento, e compõem o grupo ainda um representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e um do Sindicato Rural de Uruguaiana, um representante do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares, um do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e um representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana.

Gabriela Barcellos

Agenda

CineSesc
Neste sábado, 26/8, o CineSesc vai exibir o filme “Oslo, 31 de agosto”, do diretor Joachim Trier. A sessão é gratuita e ocorre as 16h, no Sesc local, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984. Sinopse: Anders (Anders Danielsen Lie) é está se recuperando do vício em drogas numa clínica de reabilitação em Oslo. No dia 30 de agosto ele ganha a permissão para sair da casa de tratamento, visitar seu amigo Thomas (Hans Olav Brenner) e ir em uma entrevista de emprego no centro da cidade. Durante seu dia e noite na cidade, Anders será confrontado com seus erros do passado e irá refletir sobre sua própria existência.

Literatura
No sábado, 26/8, ocorre mais uma oficina literária com Valéria Surreaux, às 14h na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana. A entrada é franca. Informações na Biblioteca Pública Municipal. Uma nova turma com início das atividades no mês de setembro.

Futebol
No sábado, 26/8, tem Estadual Juvenil 2017. O E.C. Uruguaiana enfrenta E.C. São Gabriel, às 15h, no Estádio da Baixada. O ingresso custa R$ 5. Apoio: Prefeitura Municipal de Uruguaiana através da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram).

Futsal
No sábado, 26/8, tem Campeonato Estadual de Futsal da Série Prata. A Associação Esportiva Uruguaianense enfrenta o Passo Fundo Futsal. O jogo ocorre no Ginásio Municipal de Uruguaiana, às 20h. Ingressos à venda nos Supermercados Baklizi.

Formatura
No sábado, 26/8, tem Formatura da Unopar. Os cursos que irão colar grau são: administração, artes visuais, ciências contábeis, educação física, história, letras, matemática, pedagogia, serviço social, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em logística, tecnologia em processos gerenciais e tecnologia em segurança do trabalho. A colação de grau começa às 19h no Tatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

5ª tarde interativa
A 5ª Tarde Interativa, promovida pelo Anime Frontier, vai ocorrer hoje, 26/8, no Sesc Uruguaiana, rua Flores da Cunha, nº 1984. O evento vai disponibilizar diversas atividades, como área k-pop, quiz, just dance, área de games, cinema e jogos de mesa. A entrada é gratuita, mas quem puder colaborar levar 2kg de alimento não perecível para doar a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). O evento ocorre das 14h30 às 19h.

Feira
No domingo, 27/8, tem a tradicional feira da comunidade Uruguaianense, das 9h às 13h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana.

Artesanato
No domingo, 27/8, também tem a Feira do Artesão, das 9h às 18h, na Praça Barão do Rio Branco. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana. Interessados em expor os produtos na Feira devem entrar em contato com Simão Almeida através do telefone (55) 99666-6665.

Várzea
No domingo, 27/8, tem a final da Liga Primavera de Futebol de Campo. Os jogos começam a partir das 13h30 e ocorrem no Esporte Clube Ferro Carril. Os ingressos custam R$ 5.

Mateada
No domingo, 27/8, tem Mateada Inclusiva, às 15h, na Praça Barão do Rio Branco. A mateada é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( Compede), e faz parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. Atrações: Banda Leal, danças, apresentações dos cães da Guarda Municipal.

Capo
A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), estará promovendo um chá beneficente neste domingo, 27/8, a partir das 15h, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, na Rua dos Andradas, 2024, entre as ruas Santana e Presidente Vargas. Ingressos na Poção Mágica.

Ed. 2826 - Painel

Diocese
Os padres da Diocese de Uruguaiana participaram do Retiro Anual do Presbitério, em Vale Vêneto, de 20 a 24/8. O retiro foi assessorado pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin, que possibilitou aos padres refletirem sobre sua caminhada como vocacionados de Jesus Cristo e pastores na Diocese de Uruguaiana. Dom Adilson destacou a figura do apóstolo Pedro, onde sua humanidade representa os limites que se têm e que a sua entrega revela o amor do padre a quem o chamou, o próprio Cristo.


Futebol de mesa
Estão abertas as inscrições para o Campeonato Uruguaianense de Futebol de Mesa. O evento vai acontecer durante todo mês de setembro, a partir das 19h, na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC). As inscrições seguem até a próxima terça-feira, 29/8, e podem ser feitas na Smelc (Rua: Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube).  Mais informações pelo telefone 3413-6201 ou no Clube de Mesa da Nova Esperança - 99923-8003 (Egídio).

Ginástica
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc) está com aulas gratuitas de ginástica para pessoas, de ambos os sexos, a partir de 18 anos. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras das 17h às 18h na sede da Smelc (Rua Padre Anchieta, 2975, antigo Juventude Atlético Clube). O início das aulas vai acontecer assim que atingir um número mínimo de 20 alunos. As inscrições já estão abertas na sede da Secretaria das 08h às 12h e das 14h às 17h, para isso é necessário apresentar uma cópia da identidade do aluno e cópia do comprovante de residência do mesmo. Mais informações através do telefone 3413-6201.

Bingo
A Associação de Protetores Vira Latas estará promovendo o “I Bingo da cachorrada” no dia 6/10, às 20h, no CTG Sinuelo do Pago. Duas cartelas custam R$ 10 e estão a venda na Padaria Pão Kent, Clínica Focinhos e Rabinhos, Templo Academia e Super Pag Poko. Entre os prêmios há cesta básica, split, vale compras, kit churrasco, TV.

Pizza
O projeto Inclusão em Movimento estará promovendo a Noite da Pizza no dia 9/9. As pizzas custam R$ 15 cada, e as opções de sabores são: calabresa, bacon, milho, portuguesa ou mista. O local de retirada é na Av. Presidente Vargas, nº 4563, das 18h às 22h.

Workshop
Ocorreu ontem, 24/8, no Salão Paroquial da Catedral, o “Workshop em Gestão e Saúde Emocional” em benefício à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uruguaiana (Apae). O evento contou com os palestrantes Adriana Ferreira e Diego Padrão. 

Romu
A partir desta semana, agentes da Ronda Municipal Ostensiva Urbana (Romu), passarão a portar mais um equipamento de segurança que reforçará o trabalho. Ocorreu a habilitação de cinco agentes na espingarda calibre 12, junto à polícia federal.