quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Ed. 2829 - Crioulo Expointer: Melhor exemplar da raça é Basca


Aqui a edição digital...
  1. Por que aprovar a TLP? Eliminar privilégios
  2. Diocese
  3. Saúde
  4. Guapa
  5. Solidariedade
  6. Show
  7. Futebol
  8. Samba
  9. Dia Estadual de Luta
  10. Seminário
  11. Aniversário
  12. Nativismo
  13. Reforma Política: Distritão, Distrital e a falácia do “efeito Tiririca”
  14. PMDB tem nova direção em Uruguaiana
  15. Conselho Municipal de Educação se manifesta contra Escola Sem Partido
  16. Zulma Ancinello é nomeada madrinha da Apae
  17. Eric questiona sobre manutenção de caixas d’água em escolas
  18. Confira o ranking da 3ª Copa da Fronteira Oeste de Tiro Defensivo
  19. Funcionários da Semiur participam de capacitação
  20. Banda do Rondon é premiada em concurso
  21. Uruguaiana é destaque na Morfologia
  22. Emater estima queda na safra
  23. Expositores de máquinas e implementos agrícolas apresentam novidades
  24. Dupla presa após assaltar quatro pessoas no centro
  25. Acidente deixa duas pessoas mortas na BR-472
  26. Jovem foi atropelado após colidir com cavalo
  27. PM é afastado para que tumulto seja apurado
  28. Semed realiza seminário da educação infantil
  29. Será lançado hoje o projeto “A União Faz a Vida”
  30. Unipampa abre inscrições para o 9º SIEPE
  31. Campus Uruguaiana promove o II Sispampa
  32. 40ª edição da Califórnia da Canção Nativa é pré-lançada na Expointer
  33. Divulgada a programação CineSesc para setembro
  34. Flores artificiais: saiba como conservá-las
  35. Giovanna Ewbank revela que teve problema com Fernanda Paes Leme
  36. Felipe Dylon apaga lembranças com Aparecida Petrowky
  37. Malhação
  38. Novo Mundo
  39. Pega Pega
  40. A Força do Querer
  41. Marcela Temer faz vídeo sobre voluntariado, irmã posta e recebe críticas

ACIDENTE MATA JOVEM NA BR-472


No início da noite  de ontem, 29/8, um jovem perdeu a vida, na Rodovia BR-472, em um acidente de motocicleta.
As informações preliminares dão conta de que Bernardo Gomes, de 18 anos, trafegava de motocicleta pelo local, próximo ao trevo de saída para a Barra do Quaraí, quando teria se chocado com um cavalo solto na pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar no local já encontrou o jovem sem vida.
A Polícia Rodoviária Federal isolou a área e levantou informações. Até o fechamento desta edição, o corpo de Bernardo continuava no local, aguardando a perícia, vinda de Santana do Livramento. O cavalo ainda não foi encontrado.

Gabriela Barcellos

Assalto no Posto Schwanck

Créditos: Nilson-Corrêa/JC
Na manhã de ontem, 29/8, o Posto Schwanck, localizado na Rua Santos Dummont, foi mais uma vez alvo de bandidos. Dois homens armados chegaram ao local, tripulando uma motocicleta bordô a fim de assaltar o estabelecimento. Funcionárias do local conseguiram se trancar na sala da administração, frustrando parcialmente a ação dos bandidos. No entanto, os dois vitimaram os frentistas que estavam do lado de fora da sala, roubando telefones celulares e dinheiro. Um dos trabalhadores foi agredido com uma coronhada na cabeça e teve de ser encaminhado ao Pronto Socorro Municipal.
Até o momento não há suspeitos identificados. As testemunhas dizem não ter condições de identificar os assaltantes e os descrevem somente como magros e altos. Até o fechamento desta edição a polícia ainda não tinha tido acesso às imagens das câmeras de videomonitoramento.
As atividades no posto foram encerradas por conta do assalto e assim permanecerá por dois dias. A direção da empresa esteve no local e se reuniu com funcionários. No entanto, não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE.

Gabriela Barcellos

BM prende dois foragidos

Dois homens que estavam foragidos da Justiça foram capturados na manhã de ontem, 29/8, por volta das 11h, pela Brigada Militar. Natanael Franca Figueredo, conhecido como “Nael” ou “Buiu”, tinha dois mandados de prisão. Num dos casos trata-se de uma prisão preventiva. Já no outro caso, trata-se de uma condenação a 14 anos de prisão em regime fechado, por roubo. Já Douglas Camarco Bica, conhecido como “Maninho”, estava foragido desde o dia 21 de julho.
Ao ser abordados pelos policiais, os dois deram nomes falsos aos PMs. A companheira de um deles, D.P.T.C., que também possui antecedentes policiais, tentou impedir a prisão e também acabou conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
As prisões ocorreram na Quadra 14 do conjunto habitacional Salvador Faraco, após informações anônimas repassadas ao 190.

Gabriela Barcellos

Fujão é recapturado pela Polícia Civil

Chegou ao fim os dias de fugitivo de Fábio Júnior Fernandes Santana, o homem que conseguiu fugir de uma equipe de policiais da 2ª Delegacia de Polícia, durante o cumprimento de um mandado na semana passada. Conhecido como Fabio Trilho, ele foi capturado pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) na manhã de ontem, 29/8.
 A prisão ocorreu no bairro Nova Esperança. Desde a semana passada, a Defrec diligenciava a procura de Fábio, e na manhã de ontem, após diversas diligencias, uma equipe de policiais encontrou o foragido em uma casa naquele bairro.
Fábio Trilho é suspeito de tentativa de homicídio e teve a prisão preventiva solicitada pela delegada Alessandra Siqueira, responsável pela investigação. De posse do mandado, uma equipe foi até o bairro Santo Inácio prender o homem. Após ter sido capturado, ele conseguiu fugir, algemado, de dentro de uma viatura, enquanto os policiais faziam buscas na casa. Santana já tinha outras fugas nas contas. Anteriormente, ele já havia conseguido escapar de uma equipe da Brigada Militar, algemado.
O crime pelo qual responde ocorreu no último dia 13 de julho. Na ocasião, ele e um comparsa tripulavam uma motocicleta e efetuaram disparos contra três desafetos, alvejando dois dos alvos.

Gabriela Barcellos

Acidente termina com tiros antimotim na ambulância do Samu

Um acidente de trânsito terminou em confusão, com direito a tiros antimotim na esquina das ruas Duque de Caxias e Antônio Monteiro, frente à escola Laura Vicuña, por volta de 17h30min, minutos antes da saída escolar.
Um militar do Exército que trafegava pela Rua Duque de Caxias em uma motocicleta, foi atingido por um carro que trafegava pela Antônio Monteiro, ficando ferido. Um irmão do rapaz, que chegou ao local pouco depois, ao vê-lo caído ao solo e sabendo que o mesmo havia sido atingido por um carro branco, se descontrolou e iniciou um tumulto, chutando e socando os carros dessa cor que estavam estacionados nas imediações.
Acionada, a Brigada Militar deslocou uma viatura com dois policiais para controlar a situação. De acordo com a BM, ao chegar no local, os policiais encontraram o irmão da vítima de acidente, Jonatas Favero Ribeiro, bastante alterado. Acreditando que o motorista do veículo havia fugido do local, Jonatas – que possui antecedente policial – exigia que os PMs parassem de perder tempo e fossem atrás do motorista, os xingava e desacatava, bem como a uma agente de trânsito. Por fim, agrediu um dos policiais, Wagner Agradem, com uma voadora no rosto, causando lesão. Instalado o tumulto, o policial foi até a viatura, armou-se com uma espingarda municiada com antimotim e efetuou quatro disparos contra o rapaz, que, em meio à cunfusão, foi empurrado para dentro da ambulância do Samu. O pai de Jonatas também teve que ser contido.
Todos foram encaminhados ao pronto socorro, atendidos e liberados. Agradem ficou lesionado no rosto e Jonatas nas pernas por conta dos tiros de antimotim.
Já os familiares do rapaz contam que houve uma forte discussão entre um dos PMs e Jonatas, que de fato, estava alterado e pedia que os policiais fossem atrás no motorista do carro, pois havia sido informado por terceiros que o homem que se apresentou como condutor do veículo não era o verdadeiro motorista. Ainda conforme a família, em meio à discussão, Jonatas recebeu uma pancada com um cassetete, momento em que revidou desferindo um soco contra o policial.
A família conta ainda que, já no Pronto Socorro, houve novo atrito com os policiais e um tio do rapaz foi agredido e teve seu aparelho celular apreendido por conter um vídeo do incidente. Já os PMs alegam que a nova confusão se deu porque o rapaz recusava-se a ser conduzido à DPPA em uma viatura, querendo seguir no carro de sua advogada, procedimento que foge ao padrão policial.
Na DPPA, foi feito registro de ocorrência por desacato, resistência e lesão corporal contra Jonatas.

 Gabriela Barcellos


CDL e Semude tratam sobre melhor organização do centro da cidade

Na última sexta-feira, 25/8, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), Luciane Lopes, e os diretores Valdir do Prado Pereira e Clarindo Martins Barbosa, estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Semude), Aerton Auzani. O objetivo da reunião foi levar ao secretário diversas manifestações de empresas estabelecidas na cidade que estão sofrendo com o uso inadequado do passeio público, principalmente do comércio ilegal e exposição de produtos nas calçadas.
A situação tem preocupado o comércio local, já que vem crescendo das mais diferentes formas de obstrução do passeio público. Segundo a legislação vigente, é proibida a venda e exposição de produtos no passeio público, que deve ser preservado para o transito da população. “Nós entendemos que os dispositivos legais que existem em nossa cidade regulam o comércio de maneira a respeitar os direitos do cidadão, nesse caso de ir e vir, ao mesmo tempo em que garantem a livre concorrência justa e sadia para a nossa economia. Torna-se necessário que esses dispositivos se cumpram na forma da lei”, declarou a presidente da CDL, Luciane Lopes.
O secretário Aerton Auzani foi solícito as demandas e destacou que nos próximos dez dias estará buscando soluções para disciplinar o uso adequado das áreas destinadas aos pedestres, “para que a população e os turistas que nos visitam possam desfrutar de uso pleno do passeio público”, destacou o secretário.

Sefaz agendou últimos atendimentos do Refis

O prazo para adesão do programa de Regularização Fiscal do Município (Refis), terminou ontem às 23h59. O programa, que inicialmente teria 30 dias de duração, começou em junho e foi prorrogado por mais 60 dias, ou seja, ao todo foram 90 dias em que os contribuintes que possuíam dividas com a Fisco Municipal puderam renegociá-las e regularizar suas pendências. Ao longo do dia de ontem, a movimentação no Centro Administrativo II foi intensa por conta do término do prazo.
De acordo com o secretário de Fazenda, Valdir Venes da Rosa, muitos contribuintes acabaram deixando para procurar o serviço ‘na última hora’ e ao longo da última semana a Secretaria trabalhou fora do horário de expediente, na tentativa de atender a toda a demanda. “Dispusemos desse serviço por 90 dias. De 1/6 até a 30/6 foi a primeira parte. Como a lei nos autorizava mais 60 dias, nos procedemos dessa forma, e estendemos o prazo de 1/7 a 29/8. Do dia primeiro de julho até o dia 14 de agosto, que são 45 dias, pouquíssimas foram as pessoas que procuraram a Secretaria”, disse, destacando que o aumento na procura começou a cerca de 15 dias.
De acordo com o secretário, na segunda-feira o atendimento foi até a 1h da madrugada do dia seguinte. “Ontem nós saímos daqui 1h da madrugada, pois tivemos um contratempo pela manhã anterior”, frisou. O secretário se referia ao furto de cabos da rede lógica que atrapalhou o atendimento durante todo o turno da manhã de segunda-feira.
Ontem foram distribuídas 150 fichas para atendimento, ainda no turno da manhã. Depois, o contribuinte que chegava à Secretaria não mais recebia fichas. “As 150 fichas foram distribuídas porque é a quantidade que nós entendemos que é possível atender. Ontem nós estávamos com 236 fichas e conseguimos atender em torno de 145 até o fim do expediente”, disse. Ele disse que a meta da Secretaria era atender a todos, mas que “não temos previsão de término, a princípio será até o final do dia, que é o prazo máximo para atender as pessoas que estão esperando. A nossa ideia é que ninguém saia sem atendimento”.
Embora os atendimentos estivem fluindo normalmente, no meio da tarde, ao perceber que não seria possível atender a toda a demanda até a meia noite, Venes decidiu agendar atendimentos personalizados, que ocorrerão ainda durante os próximos dias. Quem não quis agendar o atendimento, pode continuar aguardando que todas as fichas fossem atendidas, mas somente até a meia noite. “A parir daí não teremos mais como atender. Somente o que já estiver agendado, por meio de um termo”, disse.

Gabriela Barcellos

Acessibilidade: Supermercados devem oferecer carrinhos adaptados

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária de ontem, 29/8, um projeto de lei que obriga os supermercados de grande porte a oferecer aos clientes carrinhos de compras adaptados para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. A matéria é de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia. O projeto determina que cinco por cento da totalidade dos carrinhos sejam adaptados.
Ao justificar o projeto, Mano ressaltou que “de acordo com a última pesquisa do Censo 2010, no Brasil, cerca de 23,92% da população possui alguma deficiência” e destacou que o projeto visa “enxergar as dificuldades que uma pessoa com deficiência encontra para exercer atividades simples do dia a dia, como ir ao supermercado”. Outro ponto destacado foi que algumas redes de supermercados já declararam possuir carrinhos semelhantes para o uso em suas dependências. A lei baseou-se na Constituição e ainda na Lei Federal 13 146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
O projeto prevê que, em caso de descumprimento dos dispositivos, o estabelecimento seja multado em implicará ao infrator a imposição de multa no valor 20 URMs (Unidade de Referência Municipal) – cerca de R$ 60 – e, no caso de reincidência, 40 URMs – cerca de R$ 120. O estabelecimento ainda poderá ter o alvará suspenso se não se adequar.
A matéria segue agora para o gabinete do prefeito Ronnie Mello (PP), que tem 15 dias para sanciona-la. Se assim for, a lei entra em vigor 120 dias após a data de sua publicação.

Gabriela Barcellos

Transparência: Elton da Rocha quer saber porque Santa Casa não está cumprindo legislação

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Em abril passado, o prefeito Ronnie Mello (PP) sancionou a Lei 4 765/2017, de autoria do vereador Elton da Rocha (PP), que obriga os hospitais atuantes no município a prestar contas a respeito dos recursos públicos que recebem. Como recebe verbas oriundas da União, do Estado e do Município, o Hospital Santa Casa de Caridade deve disponibilizar os dados constantes na legislação, no entanto, de acordo com o Vereador, não está cumprindo-a.
A situação levou o vereador a solicitar ao Poder Executivo informações quanto a aplicabilidade da Lei 4 765 e ainda pedir providencias ao Prefeito no sentido de que a legislação seja efetivada. O pedido de Rocha foi aprovado em plenário na manhã de ontem, 29/8.
A Lei regulamenta a transparência de recursos públicos dos hospitais instalados no município, determinado que “todo hospital instalado no Município, de direito público, que preste serviços e receba recursos públicos, disponibilizará, mediante meios eletrônicos de acesso público e em tempo real, dados pormenorizados sobre a execução orçamentária e financeira.
Integram a lista de informações a serem divulgadas: todos os atos praticados pelas entidades no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado; lançamento e recebimento de toda a receita destinada a instituição, inclusive referente a recursos extraordinários; quadro de empregados, contendo nome, cargo, especialidade, carga horária, unidade na qual presta serviço, horário de trabalho; tabela detalhada de cargos e salários; e quantidade de serviços prestados por tipo de atendimento.
A matéria foi sancionada e publicada no dia 27 de abril deste ano, e concedia prazo de 30 dias para adequação das instituições. Até o momento, porém, a legislação ainda não foi cumprida. “O prazo para adequação já findou há tempos e até o presente momento, as informações que constam na Lei não foram disponibilizadas pela entidade, que também não disse porque não a está cumprindo”, explica Elton. O vereador frisa ainda que a lei refere-se à parcela dos recursos públicos recebidos e sua destinação, sem prejuízo das prestações de contas a que os hospitais estejam legalmente obrigados, e não inclui recursos de fonte privada.
A Santa Casa de Caridade foi procurada, por meio de sua assessoria de imprensa e de seu diretor administrativo, Geovane Cravo, no entanto, não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE ou retornou nosso contato até o fechamento desta edição.

Gabriela Barcellos

Ed. 2828 - Painel

Visita
No último sábado, o secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal, Frederico Pellegrini e a presidente do Conselho Municípal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede), Gladis Dal Prá Almeida, receberam o para-esportista colombiano Samuel Bocanegra, seu cão-guia Draco e o jornalista Alex Varom. Samuel, quando Sargento do Exército da Colômbia foi mutilado por uma mina terrestre, em conflito com o grupo terrorista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Com o projeto “A América do Sul Corre”, Samuel pretende passar por 200 cidades - em cada cidade correrá 21 km em direção a próxima cidade acompanhado do fiel amigo Draco - um pastor belga de apenas dez meses.
 

Artesanato
O “Grupo Oficinas das Dorca” da Igreja Presbiteriana de Uruguaiana ofereceu na tarde de sexta-feira, 25/8, uma aula de artesanato para a comunidade. As aulas ocorrem todas as quartas-feiras das 14h às 17h, na Rua General Câmara, nº 2786, e são abertas ao público. 
 

Chá bar
O Centro de Tratamento de Dependentes Químicos (CDQ), que se prepara para uma mudança a fim de atender um maior número de pacientes, precisa de ajuda financeira. Para isso, realiza no próximo dia oito um chá bar, no Grêmio Tiradentes. A entrada custa R$ 30 e pode ser adquirida pelo telefone 996515767.
 
Bingo
A Associação de Protetores Vira Latas estará promovendo o “I Bingo da cachorrada” no dia 6/10, às 20h, no CTG Sinuelo do Pago. Duas cartelas custam R$ 10 e estão à venda na Padaria Pão Kent, Clínica Focinhos e Rabinhos, Templo Academia e Super Pag Poko. Entre os prêmios há cesta básica, split, vale compras, kit churrasco, TV.
 
Senac
Os alunos da Aprendizagem do Senac Uruguaiana, realizaram uma Blitz Ambiental, que é uma conscientização com os cuidados com o ambiente em que vivemos e também distribuíram para comunidade mudas de plantinhas.
 

Felinos
Vamos ajudar o Gato Preto Uruguaiana (Proteção Animal Felina)? O pessoal precisa de material de limpeza, ração para filhotes e também para os felinos adultos, areia higiênica, vermífugos, cobertas, ajuda com as castrações e também voluntários. Para ajudar, basta entrar em contato com a Carla Medeiros (telefone 99620-0204).
 
Feijoada
Acontece no próximo domingo, 3/9, a 1ª Feijoada do Carnaval fora de época de Uruguaiana 2018. O evento vai ocorrer na Associação dos Funcionários Municipais (AFMU), a partir do meio-dia. Os ingressos podem ser adquiridos com as escolas de samba ou na loja oficial do Carnaval, que fica na rodoviária. 

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482.

Encontro
Foi realizada mais uma edição do happy hour temático da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), na quinta-feira, 24/8. O encontro debate a cada mês um tema de relevância para a sociedade. Desta vez a “Reforma Trabalhista e a Terceirização” foram abordados. O delegado regional do Conselho de Contabilidade, Luiz Manuel Trindade e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uruguaiana (SindCur), Alessandro Pavanato, falaram sobre o tema. Por tratar-se de um assunto longo num curto espaço de tempo, foram ressaltados os principais tópicos da Lei 13.467 de 31/03/2017, que passará a ter vigência em 11 de novembro deste ano.


Pizza
O projeto Inclusão em Movimento estará promovendo a Noite da Pizza no dia 9/9. As pizzas custam R$ 15 cada, e as opções de sabores são: calabresa, bacon, milho, portuguesa ou mista. O local de retirada é na Av. Presidente Vargas, nº 4563, das 18h às 22h. 

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural.

Palestra
Na segunda-feira, 28/8, aconteceu na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), uma palestra informativa, em que foram tratados assuntos como o tabagismo, cuidados e prevenção, alusivo ao dia de ontem, 29/8, em que é o dia Nacional de combate ao fumo.